quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estudo do capítulo 1 do Evangelho Segundo João...



Olá amigos,tudo bem?
A paz do Senhor Jesus!

Vou começar a colocar aqui no blog um estudo que estou fazendo com meus contatos do e-mail.É sobre o livro da bíblia Evangelho  segundo João.Desejo que vocês possam acompanhar com suas bíblias e que possam deixar seus recadinhos de edificação....Deus abençoe!!!!


Vou explicar um pouquinho sobre João,que foi quem escreveu o livro evangelho segundo João.João foi um dos discípulos de Jesus,escolhido por Ele mesmo para mais tarde ser um dos 12 apóstolos ,que seriam aqueles que receberam a missão de falar sobre o reino de Deus depois da ressurreição de Jesus.
João quando se refere a si mesmo no evangelho que escreveu se intitula como o discípulo amado de Jesus.Conhecendo a bíblia podemos saber que Jesus não tinha preferidos e à todos tratava da mesma forma,poderia ser que João como Pedro e Tiago eram mais próximos de Jesus,porque em vários capítulos vemos que as vezes Jesus chamava os três para ir com Ele enquanto os outros ficavam esperando,mas isso veremos nos capítulos que ainda iremos estudar.

João era filho de Zebedeu e era irmão de Tiago.O significado do seu nome é Graça de Javé.João escreveu outros livros na Bíblia como 1João,2João,3João e o livro de apocalipse que significa revelação,ambos os 4 bem no finalzinho da Bíblia.
Uma coisa que tenho aprendido com a leitura da Bíblia é que os 4 evangelhos que fala sobre a vida de Jesus foi uma visão de cada um,por isso as vezes ,em um livro os fatos são mais detalhados que outro sendo a mesma narrativa.Por exemplo eu participo de um acontecimento e vocês também,todos nós vimos ou ouvimos a mesma coisa,mas se eu for escrever sobre o que vi sera diferente do que você vai escrever,mas ambas histórias não deixam de ser verdadeiras.

Quero deixar claro que não fiz teologia e o pouco que sei é pelo que tenho estudado,por isso se eu escrever algo que você sabe ou acha que estou errada vamos falar sobre o assunto para aprendermos uns com os outros,tudo bem?

1 capítulo de João....Lendo aprendi que Jesus é tratado como o verbo e que ele estava com Deus antes de vir para a terra e ele participou da criação de todas as coisas.Também o chama de luz que tem a vida.(João cap.1,versículos de 1 a 5)
Depois começa a falar sobre um outro João ,o João Batista,e fala que ele foi enviado por Deus para dar testemunho de Jesus,falar de sua vinda,do que ele faria.Seguindo volta a referir a Jesus como o verbo que veio ao mundo mas que foi rejeitado pelos os que eram dele(os judeus,que eram o povo escolhido de Deus na época,mas depois da vinda de Jesus todos tiveram o direito de ser povo de Deus, depois depois de sua morte passou a ser pela graça de Deus revelada em seu Filho Jesus).E todos aqueles que receberam Jesus e creram nele esses são o povo de Deus,filhos de Deus.(João cap.1,versículos de 5 a 12)

A partir do versículo 19,começa a falar sobre João Batista e de seu ministério,alguns achavam que ele era o Cristo,ou ate mesmo uns dos profetas,mas ele mesmo dizia que não era e se chamava como a voz que clama no deserto.
Alguns não entendia o porque ele batizava as pessoas sendo que ele não era o Cristo.Mas ele explicou que o batismo dele era com água.João ele era curto e grosso quando falava,ele chamava o povo a se arrepender e voltar para Deus,e muitos creram nele.João era um homem de Deus,o qual Deus escolheu para falar da vinda de Jesus,ele dizia que não era digno nem de desatar as sandálias de Jesus,ele sabia que Jesus viria ate ele um dia e por isso esperava e quando aconteceu ,logo quando Jesus veio ate ele para ser batizado ele teve a certeza que aquele era o cordeiro de Deus que viria para tirar o pecado do mundo,e quando uma pomba desceu do céu,João disse que era o Espírito que por estar escrito de letra maiúscula na Bíblia trata-se do Espírito de Deus(Espírito Santo).
João teve a certeza que Ele era o filho de Deus que batizaria com Espírito Santo.(quero parar para explicar sobre isso,o porque que Jesus batiza com Espírito,na Bíblia fala que aquele que recebe à Jesus como Senhor e Salvador e crê nele, recebe também o Espírito de Deus. E depois da conversão o Espírito Santo passa a nos auxiliar nos dando o entendimento do reino de Deus, e também para nos revelar a verdade segundo a palavra de Deus, nos convencer de nossos pecados e sobre o juízo de Deus que virá sobre a terra,mas leremos a respeito disso nos próximos capítulos)

Do versículo 35 em diante fala sobre os discípulos,como eles conheceram a Jesus.
André era um discípulo de João Batista. E foi João Batista quem falou à ele e ao outro discípulo que estava com André, que Jesus era o cordeiro de Deus que eles esperavam,e por isso foram atrás de Jesus e passaram a segui-lo.
Andre também comunicou isso a seu irmão Simão que era um pescador,depois Jesus mudou o nome dele para Cefas que significa Pedro.Por isso as vezes ouvimos Simão Pedro,é a mesma pessoa.
Com isso Jesus começou seu ministério,viajando pelas cidades para falar do reino de Deus.E quando Ele encontrava um homem cujo o coração era temente e cheio de fé chamava para segui-lo,porque cai entre nós para você seguir um homem que nunca viu tem que ter fé.Assim foi com Filipe e Natanael.






terça-feira, 29 de maio de 2012

Seguindo Jesus




Oi pessoal!!!
Tudo bem?

Hoje venho escrever sobre algo que há dias o Senhor vem colocando no meu coração.Na verdade eu ouvi uma ministração e mesmo depois de ouvir o Espírito Santo continuou ministrando isso em meu coração.Eu procurei na bíblia um versículo que falasse a respeito e não consegui encontrar o que queria,e foi no domingo na hora do culto que o Espírito Santo me mostrou.
Desejo que isso venha trazer edificação para sua vida e que dê frutos para o reino de Deus,pois este é o propósito.

Em Efésios capítulo 5,versículo 1 e 2,esta assim.....Sede,pois imitadores de Deus,como filhos amados;
Andai em amor,como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós,como oferta e sacrifício a Deus,em aroma suave.

Nós cristãos,que confessamos a Jesus em nossas vidas somos pessoas que estão sendo observadas em tudo o que fala,faz...Ate mesmo aqueles que não creem em Deus ,quando olha para um cristão espera que ele seja (um certinho).Mas na verdade, a bíblia ,ela também nos ensina que devemos ser assim.
As pessoas tem um poder grande de influência na vida uma das outras,e aí fica uma pergunta para nós:Nós,como cristãos,que tipo de influência temos sidos para as pessoas que estão a nossa volta?
Quando passamos a andar com Cristo,é necessário que agente se despoje do velho homem.
(Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos...)Efésios 4.22

Porque se queremos andar com Jesus falando como falávamos antes,agindo e tendo comportamentos que tínhamos antes,então podemos ser visto por outros cristãos como aquele que não nasceu de novo e pelo mundo como um cristão que faz coisas erradas.Mas o que devemos realmente pensar é que em tudo isso o nome que será envergonhado é o de Deus.As pessoas não vão olhar para nós e dizer nossa aquele cristão ainda precisa ter ser carácter cristão aperfeiçoado,eles vão dizer ...ainda é crente!!!
No versículo que lemos Paulo que foi quem escreveu a carta aos Efésios,nos fala que devemos imitar a Deus.E como devemos fazer isso?Deus quando Ele quis mostrar seu carácter humano,nos enviou seu Filho,Jesus. E imitar a Deus é andar como Jesus andou.
Se formos lembrar de 2 mandamentos que Jesus nos deixou como sendo os principais
(Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 
Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.)Mateus 22.37 ao 39

Amar a Deus seria testemunhar seu nome,honrar seu nome,obedecer sua palavra.Amar o próximo seria, tratar a todos com dignidade,estendendo sua mãos quando precisar,demonstrando seu amor com palavras e atitudes.Jesus vai além,fala que devemos amar nossos inimigos e ainda orar por eles.Este foi Jesus,na verdade aqui esta bem resumido o que ele nos ensinou,nos evangelhos podemos ler e aprender de muitos ensinos Dele que são maravilhosos.Mais do que tudo devemos viver a palavra de Deus.Por mais difícil que seja viver a bíblia neste mundo em que vivemos eu creio que o que mais importa é termos o desejo de mudar e buscar a face de Deus para que Ele opere sua obra em nossas vidas e sei que Ele nos ajudará.

Queria terminar com um versículo que pela manhã impactou meu coração e me fez pensar mais afundo nisso...
(Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir ).Salmos 139:16

Deus nos conhece antes mesmo de nascermos e ainda na barriga de nossa mãe, Ele ja tinha um plano para cada um de nós.Talvez na caminhada cristã agente tenha se desviado desse plano de Deus para nossas vidas,mas se ouver um arrependimento e o desejo de voltar para o plano que Ele tem para nós,Deus conhecendo nosso coração nos mostrará como fazer para encontrar o seu caminho.Deixo uma dica muito importante na dúvida de qual caminho seguir,olhe para Jesus e o siga!!!!



segunda-feira, 28 de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Amor por almas






Oi pessoal!!!!
A Graça e a Paz do Nosso Amado Jesus sejam com todos!!!!

Hoje gostaria de falar sobre o amor...Mas um amor diferente...
E para meditar trouxe um versículo que esta em 2 Timóteo capítulo 2,versículo 10.

Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. (2 Timóteo 2.10)

Paulo escrevendo sua segunda carta à Timóteo parece dizer um desabafo,tudo sofro por amor dos escolhidos!
E Paulo sofreu muito mesmo com o empenho de pregar o evangelho de Cristo.Mas lendo a bíblia não vemos Paulo reclamando para Deus de seu sofrimento,ou falando para Jesus que já estava cansado de falar as palavras que Ele havia lhe falado,ou dizendo ainda ,ai não aguento mais!!!
E sabe o porque Paulo se esforçou e perseverou em sua fé?Bom além de ele ter uma fé convicta e plena do evangelho de Cristo,Paulo também recebeu Dele,o amor pelas almas.
Hoje nós cristãos evangélicos, somos muito egoístas,me desculpe a expressão.Hoje nós temos nos contentado com a graça que recebemos e pronto.Não temos olhado para o lado nesse mundo em que vivemos e nos compadecido pelas almas.
Achamos que ser salvo,ir a igreja todo domingo,ou alguns dias por semana já é o suficiente para cumprir nosso papel de cristãos.Eu digo isso porque já andei tão acomodada com a vida cristã,que quando o Senhor começou a me mostrar meu erro,me sentia angustiada.Eu estava desanimada sabe,parece que minha fé vivia em uma roda gigante,eu só conseguia olhar para os meus problemas e foi preciso passar por muitas coisas para que eu acordasse.
Cheguei a orar para  Deus, pedindo que Ele me despertasse,me acordasse,pois não queria estar da maneira que estava,eu queria mudar,mas não encontrava forças.Mas quando oramos e insistimos em orar,Jesus nos mostra o caminho para que a mudança chegue,e foi o que Louvado Seja à Deus aconteceu.
Hoje ,mais do que nunca irmãos é preciso que tenhamos o amor pelas vidas,pois sabemos pela Palavra que estamos caminhando para o final de todas as coisas,vivendo o princípio das dores como Jesus disse lá em Mateus capítulo 24.
Quando nós fómos separados por Ele e recebemos sua graça redentoura,Ele também nos deu dons e talentos para que sejam usados para sua obra.
Mas será que temos usados nossos dons e talentos a favor do reino?Ou temos enterrado eles com medo de usar?

Hoje nós temos o privilégio de conhecer o amor de Cristo e tudo que Ele fez por nós.Mas se olharmos a nossa volta podemos ver quantas vidas estão vivendo presas em seus pecados,presas pelo engano do mundo.
Quando estou orando o Senhor me lembra disso,e sabe o mesmo amor que Ele teve por mim ou por você quando estávamos perdidos e fomos resgatados por Ele.Este mesmo amor Ele tem ,pelos nossos vizinhos,familiares,parentes,amigos,colegas de trabalho ou qualquer pessoa que agente encontre na rua.Isso não te deixa impactado???
Talvez você queira fazer algo mas não sabe como.Mas tem algo que você pode fazer,orar por uma vida,ou pelas vidas que Deus colocar em seu coração.
As vezes não vai ser por suas palavra que alguém que você conhece vai se chegar à Cristo,talvez O Senhor use uma outra vida,mas uma coisa te falo,suas orações foram muito importantes para que isso acontecesse.Porque nossa luta não é contra carne ou sangue,mas principados e potestades que cercam este mundo,levando vidas ao cativeiro.E a oração tem o poder graças à misericórdia de Deus de quebrar cadeiras,correntes. 
Todos nós podemos ser um instrumento precioso para Deus.Basta querer e se colocar a disposição Dele,que Ele nos conduzirá no que podemos fazer.
Uma pessoa me disse uma vez que quando ia orar por uma vida não tinha o mesmo entusiasmo de quando orava por sua vida ou alguém querido.Isso é normal,mas podemos pedir à Deus que nos dê o amor por vidas ,porque quando temos este amor,nossa oração é convicta,cheia de fé.

Bom é isso,por hoje deixo esta mensagem de coisas que tenho aprendido com Deus,desejo que possa te edificar em algo que esteja precisando.
Deus te abençoe!!!!


quarta-feira, 16 de maio de 2012

A oração sincera....



 Olá irmãos em Cristo Jesus e amigos que meditam nas palavras deste blog.Fazia tempo que não entrava para escrever ,na verdade meses,mas tenho ate uma boa desculpa não sei se assim posso dizer.É que nesse tempo todo comecei a trabalhar e descobri que estava grávida,como se passaram algum tempo,minha filhinha já nasceu e atualmente esta com 1 ano e 1 mês. Estou muito feliz por receber mais uma bênção especial de Deus em minha vida,o nascimento dela foi muito especial.Em Salmos 127,vers.3,diz que os filhos são herança do Senhor.Lindo não é!!!!Ela é uma princesinha ,seu nome é Isabela que significa ,dedicada à Deus!e foi por conta disso que parei de escrever,estava curtindo a maternidade.
Bom mas agora vou falar da Palavra que o Senhor tem ministrado em meu coração por estes dias.E a minha oração é para que assim que a Palavra de Deus tem sido luz em minha vida ,assim também ela venha ser na sua vida,creio que a Palavra de Deus ,tem grande poder para moldar e nos restaurar ,ela é viva e alimento para nossa alma sedenta.
Gostaria de compartilhar com vocês em.....1 Crônicas capítulo 28 versículo 9 parte b em diante. 

 porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. 

.                    

 O que gostaria de compartilhar sobre este versículo é algo que aprendi uma vez ouvindo uma ministração da palavra de Deus.Neste versículo a cima fala que Deus ,Ele conhece as intenções de nossos corações e, é por isso que muitas vezes nossas orações não são atendidas...
Quando nos colocamos diante de Deus,para falar com Ele em oração,ou petição.Ele através de seu Espírito vem sondar os nossos corações e com isso Ele sabe realmente as intenções de nossas palavras.
Vou citar alguns exemplos para ficar de mais fácil compreensão. 
As vezes chegamos diante Dele e pedimos perdão por nossos pecados,ou por um pecado e nesse momento o Espírito Santo vem sondar o nosso  coração,para saber se realmente nos arrependemos daquele pecado,ou de nossos pecados.Assim também acontece na oração,exemplo se estamos em grupo de oração,ou no culto e começamos a orar alto,bonito,naquele momento o Espírito Santo sonda o  nosso coração para saber a intenção.E Ele sabe se nossa intenção foi chamar atenção dos homens que ali estavam,Ou de chamar a atenção de Deus.
Outro caso também é a oração de petição,quando pedimos por algo específico ou por vários pedidos de oração,a mesma coisas acontece,o Espírito Santo sonda os nossos corações para saber o porque estamos pedindo aquilo,vou citar uma situação que poderia fazer com que nossa  petição não seja recebida por Deus...
Uma mulher é casada,ela é convertida e seu esposo não,ele tem problemas sérios com bebidas e quando esta em casa só o que sabe fazer é xingar ,criticar sua mulher por tudo ,principalmente por ela ir à igreja,e por ler a bíblia.Essa mulher chega diante de Deus e ora pedindo à Deus para que ele(seu marido) se converta e pare de beber.O Espírito Santo por sua vez vem ate ela e sonda o coração daquela mulher e vê que ela na verdade, deseja que seu marido se converta só para que ele pare de beber e brigar com ela, ela não esta preocupada pela alma do esposo,pela sua cura,libertação e salvação e ate mesmo pela restauração de seu casamento.
Pois digo o que mais importa na oração é que sejamos sinceros com Deus,em tudo que pensamos e sentimos,não adianta falar palavras lindas para Deus ,sendo que você  nem esta sentindo vontade de falar aquelas palavras.Se fosse sincero,ou sincera,diria que naquele momento não consegue dizer que o ama,ou que Ele é importante porque esta chateada,ou triste,preocupado.
Precisamos ser sinceros com Deus,exemplo,Senhor eu queria pedir perdão pelos meus pecados,mas não consigo me arrepender.Uma vez, eu enquanto orava não sentia que tinha pecado para confessar naquele momento,e com isso orei pedindo que o Espírito Santo me lembrasse e que eu me arrependesse.Continuei orando e depois de minutos começou a vir em minha memória.Pude reviver cada cena em minha cabeça e o Espírito Santo me mostrava exatamente onde tinha sido minha falha ,e fui me arrependendo .Me senti mal por não ter lembrado antes,mas foi bom porque aprendi algo importante ,ser sincera.
Um versículo em Jeremias fala de como devemos nos apresentar diante de Deus....Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.Jeremias capítulo 29,versículo 13.
Só acharemos à Deus quando desejarmos mesmo isso,quando formos sinceros com Ele sobre nossos sentimentos.Quando não nos envergonharmos diante Dele,de dizer que sentimos e pensamos e que somos falhos e temos atitudes ruins.
Assim termino ,espero que esta palavra te ajude em algo.Deus abençoe a cada um que leu,Em Nome de Jesus!!!!