quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Lucas capítulo 5....A cura de um leproso


Oi gente,tudo bem?
Que a sublime graça do Senhor e sua maravilhosa paz esteja com todos,em nome de Jesus!
Hoje continuaremos estudando sobre as curas operadas por Jesus,e é sempre tão bom poder aprender algo sobre Jesus neh!!!
Então vamos orar.... Senhor,nos colocamos diante de ti,oh Pai,e pedimos a tua misericórdia e perdão por nossas falhas e pecados.Ajude-nos a estudar a tua Palavra.Nos ensina Senhor e firma a tua Palavra no nosso caráter,em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos!

___Lucas capítulo 5 ___

Dos versículos 12 ao 16 ....A cura de um leproso ___Aconteceu que ,estando ele numa das cidades,veio à sua presença um homem coberto de lepra;ao ver a Jesus, prostrando-se com o rosto em terra,suplicou-lhe:Senhor,se quiseres,podes purificar-me.
E ele,estendendo a mão,tocou-lhe ,dizendo :Quero fica limpo!E,no mesmo instante,lhe desapareceu a lepra.
Ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse,mas vai,disse,mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação sacrifício que Moisés determinou,para servir de testemunho ao povo.
Porém o que se dizia a seu respeito cada vez mais se divulgava,e grandes multidões afluíam para o ouvirem e serem curadas de suas enfermidades.
Ele,porém,se retirava para lugares solitários e orava.

(Jesus continuava a exercer seu ministério terreno que era propagar a chegada do reino de Deus e foi então que veio a sua presença um homem coberto de lepra,ou o que conhecemos hoje por,hanseníase.
A hanseníase ou a lepra,é uma doença causada por bactérias transmissíveis.Essa doença além de afetar a pele, também atinge os nervos,causando a morte do local afetado o que fazia com que partes do corpo da pessoa caísse,e também em outros casos levava o indivídua a morte.
Mas naquela época todo tipo de doenças de pele também era chamada de lepra (Levítico 13).Não sabemos qual era a real situação deste homem que foi ate Jesus,mas vemos a misericórdia de Jesus mais uma vez  o levando curar uma vida que estava enferma.

Digo isso porque naquela época a lepra era vista como uma doença impura,ou seja,uma pessoa com lepra não podia mais viver em sociedade,ela tinha que viver separada em um recinto fechado e não podia andar nas ruas principais da cidade (Levítico 13).
Mas Lucas diz que Jesus estava em uma cidade quando esse homem que estava enfermo de lepra veio a sua procura ,então vemos que ,ou Jesus estava andando pela periferia da cidade,ou este homem sabendo que Jesus estava na cidade foi a sua procura mesmo sabendo que não poderia sair do local onde estava.
O caso era tão sério que quando uma pessoa que estava com lepra andava nas ruas tinha que sair gritando,leproso,leproso,para que outras pessoas não tocasse nele,ou chegasse perto dele.A pessoa que tocasse uma pessoa com lepra era tido também por impuro e impedido de estar na comunhão com Deus.

Este homem que estava com lepra, prostrou-se aos pés de Jesus e adorou-o.Ele suplicou a Jesus dizendo que se Ele quisesse poderia purificá-lo,ou curá-lo.
Vemos que aquele homem que estava enfermo de lepra sabia quem era Jesus,e do poder que Jesus tinha apenas em exercer a sua vontade.
E Jesus em um ato de misericórdia e compaixão estendeu as mãos e tocou aquele homem dizendo que sim,Ele queria que ele fosse limpo da lepra.
Jesus advertiu aquele homem,dando à ele uma ordem, para não contar a ninguém o que tinha acontecido com ele.E mandou ele  ir ao sacerdote e oferecer sacrifício a Deus pela cura,purificação dele.

Como a lepra era uma doença impura que impedia a pessoa de viver em sociedade e estar no templo adorando a Deus,quando uma pessoa era curada tinha que ir ate o sacerdote para que ele certificasse que aquela pessoa tinha sido mesmo curada e então era feito um sacrifício a Deus,um animal que era morto e oferecido a Deus.E depois a pessoa podia voltar a viver em sociedade e a estar em comunhão com Deus no templo (Levítico 14).

Aquele homem foi ,mas vemos que quanto a guardar segredo de sua cura não fez,pelo contrário fez com que a fama de Jesus se estendesse e com isso multidões se reuniam para ouvir Jesus falar e ser curadas por Ele.
Mas a fama não agradava a Jesus,porque seu ministério era proclamar o reino de Deus e não ser conhecido como um curandeiro.Ele queria que as pessoa ouvisse as suas Palavras que eram de acordo com as Palavras do Pai e ao ouvir as pessoas se arrependessem de seus maus atos e caminhos.
Mas como Jesus recebendo autoridade e poder do Pai para curar e expulsar demônios,Ele tinha misericórdia das pessoa que procuravam à Ele para serem curadas e então as curava.

Algo que acho bonito também sobre o caráter de Jesus,que a fama não atingia seu coração o fazendo orgulhoso,soberbo,pelo contrário,no último versículo vemos que sempre Ele se retirava para estar sozinho com o Pai,Deus e orava.Tudo isso o fazia mais dependente de Deus.)

Este é o nosso salvador a quem devemos seguir.Lindo Jesus!!!
Deus abençoe a todos e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lucas capítulo 4 ... A cura da sogra de Pedro e Muitas outras curas


Oi amigos,tudo bem com vocês?
Que a paz do Senhor Deus,esteja com todos em nome de Jesus!!!
Hoje vamos estudar mais uma cura,feita por Jesus e aprender mais da sua pessoa,através da Palavra de Deus.
Então vamos orar e pedir a Deus para que possa nos capacitar....

Senhor Deus,poderoso,magnífico,nos colocamos na tua presença Senhor....e humildemente prostrados reconhecemos nossas fraquezas e pecados...perdoe-nos e tem misericórdia de nós!
Te pedimos carecidos de Ti,que nos revele a tua Palavra e nos ensine a Tua verdade,em nome de Jesus,amém!


___Lucas capítulo 4___


Dos versículos 38 ao 39.....A cura da sogra de Pedro___ Deixando ele a sinagoga,foi para casa de Simão.Ora,a sogra de Simão achava-se enferma,com febre muito alta,rogaram-lhe por ela.
Inclinando-se ele para ela,repreendeu a febre,e esta a deixou;e logo se levantou,passando a servi-los

(Jesus tinha acabado de curar um endemoninhado na sinagoga que foi o ultimo estudo que fizemos e logo em seguida saindo da sinagoga se dirigiu a casa de Pedro.
Simão também é Pedro,Jesus mudou o nome dele quando ele passou a segui-lo,se tornando seu discípulo.
Nos versículos a cima vemos que a sogra de Pedro estava de cama e com uma febre alta.
Os discípulos que acompanhavam Jesus pediram pela vida dela isso vemos quando no versículo 38 logo no final onde diz rogaram-lhe por ela.
Aqui vemos algo importante:A palavra rogar também pode ser suplicar,pedir .O que seria hoje o orar ou interceder pela vida ou saúde de alguém à Deus em nome de Jesus.
Jesus ouvindo as suplicas dos que estavam presentes inclinou-se sobre a senhora e repreendeu a febre.O fato de Jesus ter repreendido a febre pode ser um sinal de que esta enfermidade não era de origem natural mas sim por atuação de satanás.
Assim que Jesus repreendeu a febre,a febre a deixou e ela levantando-se passou a servi-los.A atitude da senhora de logo levantar-se e passar a servi- los vemos que ela ficou totalmente restabelecida da sua enfermidade,sua saúde foi restaurada.
E assim que se viu bem vemos que ela teve uma atitude de gratidão para com aqueles que pediram por sua saúde e por Jesus,o Seu Senhor,aquele que a curou.Ela passou a servi-los.)

Dos versículos 40 ao 41 .... Muitas outras curas ___Ao pôr-do-sol,todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam;e ele os curava,impondo as mãos sobre cada um.
Também de muitos saíam demônios,gritando e dizendo:Tu és o Filho de Deus!Ele,porém,os repreendia para que não falassem,pois sabiam ser ele o Cristo.

(As curas de Jesus por aquela região já estava sendo conhecida por todos e isso levou aqueles que tinham enfermos a procurar a Jesus.
Vendo eles que Jesus operava curas milagrosas,tiveram esperanças de que Ele seria o único a curar seus enfermos.E isso gerou fé naquelas pessoas em Jesus.
Jesus se compadecia de todos,pois vemos que Ele recebeu um por um colocando as mãos sobre eles para que fossem curados.
Ele podia simplesmente dizer estão todos curados e pronto,mas o fato de receber cada um e colocar as mãos sobre cada um mostra o tamanho da sua compaixão,amor e misericórdia.
De muitos saíam demônios,isso mostra que possivelmente algumas enfermidades eram de origem maligna,ou seja causada por um espírito maligno.

As enfermidades por origens malignas acontecem muitas das vezes quando a pessoa teve algum tipo de envolvimento com ocultismo (o que seria macumbaria,espiritismo,tarô,leitura de mão,benzimento e todo tipo de coisas onde são invocados espíritos).
As vezes nem foi a pessoa quem procurou estas coisas,mas alguém de sua família e a maldição cai sobre aqueles que não estão revestidos pelo poder de Deus.
Por isso se você se lembra de ter tido envolvimento com essas coisas,peça perdão a Deus!

Na bíblia fala que não devemos invocar espíritos (Deuteronômio 18:9 ao 14).Por mais que digam ser almas ,isso não existe!Porque na bíblia diz que cabe ao homem morrer somente uma vez e depois disso ele ou vai para o descanso eterno ou para o Hades,inferno (Hebreus 9:27).
E a alma não tem mais poder de atuar na terra.Mas satanás sim tem poder de enganar a muitos se disfarçando de pessoas que morreram para iludir a muitos (2 Coríntios 11:14 e 15) ,ele sabe que isso vai contra a vontade de Deus e que com isso muitos tem se perdido pelo caminho do mal,porque tudo que fazem  é contra a Palavra de Deus,estando em pecado e rebeldia contra Deus.

Os demônios reconheciam a glória e o poder que saía de Jesus e isso mostrava para eles que Jesus era mesmo o Filho de Deus,pois tinha autoridade sobre eles que eram espíritos do mal.
Jesus os repreendia para que não falassem,porque eles sabiam que ele era o Cristo,o ungido ,separado de Deus para cumprir uma missão na terra.E também porque não era tempo que o plano de Deus fosse revelado ao povo.)

Que maravilhoso ver como Jesus lidava com as pessoas não é.Ele tinha contato direto com elas e não tinha preconceito em estar colocando suas mãos sobre elas independente de qual enfermidade elas tinham.
Este Jesus continua sendo o mesmo meus amigos,muitas vezes os que nos impede de crer Nele é a nossa pouca fé e a falta de dependência Dele para a situação em que estamos vivendo.
Deus os abençoe,em nome de Jesus!!!!



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Lucas capítulo 4...A cura de um endemoninhado em Cafarnaum


Olá pessoal!!!
Que a graça e a paz do nosso maravilhoso Deus esteja com todos em nome do seu Filho Jesus!!!
Como estão todos?
Bom,hoje vamos aprender um pouco mais sobre Jesus,o Filho do Deus vivo.E para isso vamos estudar as curas realizadas por Ele.
Sua misericórdia e compaixão por aqueles que sofriam por enfermidades ou oprimidas por espíritos malignos.

Então vamos orar....Pai,na tua presença nos colocamos Senhor e reconhecemos nossas fraquezas diante de ti e que sem o Senhor nada somos e nada podemos...Por isso pedimos Senhor:Ensina-nos a tua Palavra e traga vida ao nosso coração!Que a tua Palavra para nós seja revelação dos céus e tudo isso seja, para que nossas vidas sejam convergidas para tua Glória,em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos,amém!

___Lucas capítulo 4 ___


Dos versículos 31 ao 37..... A cura de um endemoninhado em Cafarnaum ____E desceu a Cafarnaum,cidade da Galiléia,e os ensinava no sábado.
E muito se maravilhavam da sua doutrina,porque sua palavra era com autoridade.
Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo,e bradou em alta voz:
Ah!Que temos nós contigo,Jesus Nazareno?Vieste para perder-nos?Bem sei quem és:o Santo de Deus!
Mas Jesus o repreendeu,dizendo:Cala-te e sai deste homem.O demônio,depois de o ter lançado por terra no meio de todos,saiu dele sem lhe fazer mal.
Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si,dizendo:Que palavra é esta,pois,com autoridade e poder,ordena aos espíritos imundos,e eles saem?
E sua fama corria por todos os lugares da circunvizinhança.

(Aqui vemos a primeira cura feita por Jesus registrada no livro de Lucas.
Jesus havia acabado de começar seu ministério e depois de ter sido rejeitado por pregar em Nazaré,cidade onde foi criado,Ele então desceu a Cafarnaum,uma cidade da Galiléia e ali passou a ensinar na sinagoga,ou ,o que seria a igreja hoje.

Era sábado,dia em que os judeus tinham como o dia de descanso,onde não podiam trabalhar,hgghvccozinhar e nem mesmo arrumar suas camas.
Era um dia tirado para Deus,onde eles podiam estar mais em comunhão com Deus.Mas na verdade como temos estudado bastante à respeito disso,o povo foi se deixando corromper pelo seu egoísmo e o que era para ser algo Sagrado,se tornou uma bagunça,onde alguns criaram suas próprias visões daquilo que podia ou não ser feito e com isso visando seu ego e bem próprio.
E era por isso que Jesus não deixava de socorrer um necessitado mesmo sendo dia de sábado.Porque uma das missões de Jesus também era mostrar ao povo a forma errada pela qual eles estavam interpretando a lei.
Por isso Jesus curava mesmo sendo sábado,porque essa era a vontade de Deus e a cura era atribuída para glória de Deus.

E Jesus ensinava na sinagoga e suas palavras eram vistas como uma doutrina maravilhosa,os que ali estavam,recebiam suas palavras como alguém que ensinava com autoridade.
Na verdade ensinar era algo que somente os rabinos faziam,mestres entendidos da lei judaica,ou da Torá,os 5 primeiros livros da bíblia.Mas Jesus sempre que estava em uma sinagoga se levantava para ensinar e acredito que era impossível impedi-lo de fazer isso,porque eram palavras que mexiam com qualquer um.

E enquanto Jesus ensinava com suas palavras maravilhosas e de grande autoridade,vemos que isso abalou o inferno e um homem que ali estava possesso por um espírito maligno gritou tentando atrapalhar Jesus e disse:Que temos nós contigo ,Jesus Nazareno?Vieste para perder-nos?Bem sei quem és:o santo de Deus!
Aqui vemos que os demônios temiam a Jesus.E Jesus para eles representava condenação.Eles sabiam que Jesus era o Filho de Deus que tinha vindo a terra para libertar os pecadores e cativos das mãos de satanás e restabelecer um reino Santo para Deus,este era o plano de Deus e ainda é.

Jesus ordenou para que Ele se cala-se,exercendo autoridade sobre o maligno e depois ordenou para que saísse daquele homem.
Jesus o impediu de falar porque sabia que a intenção do demônio era se opor e impedir a vinda do Filho de Deus.

Quando recebeu ordem dada por Jesus para sair daquele homem,o demônio o lançou por terra,jogando-o ao chão e assim saiu do homem.
Tudo isso fez com que os que estavam presentes de admirassem com o poder e autoridade com que Jesus ensinava e ainda expulsava demônios.

Esta cura feita por Jesus foi diferente daquela que estudamos sobre a mulher enferma e que estava doente da coluna devido a uma enfermidade de origem maligna.
Este homem tinha sido tomado por um espírito maligno.Sabemos que uma possessão demoníaca se dá de diversos tipos,e no novo testamento as pessoas que apresentavam estar possessas eram tidas como:dotadas de uma força incomum,espuma na boca,mudez ou voz que não soa natural,cegueira,fúria descontrolada e um domínio sobre a personalidade da pessoa, exercida pelo demônio.
E foi disso que Jesus curou aquele homem.

E com isso a fama de Jesus se espalhou por toda aquela redondeza .)

Deus abençoe a todos e ate os próximos estudos se assim Deus quiser...



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Lucas capítulo 13....A cura de uma enferma

Oi amigos!!!
Como estão?
Que a graça e a paz do nosso Deus esteja com todos,em nome de Jesus!!!
Bom,como disse no e-mail anterior,hoje estaremos iniciando o primeiro estudo sobre as curas feitas por Jesus.E estaremos estudando as curas que estão no evangelho de Lucas e no decorrer dos estudos vamos seguindo conforme assim o Senhor nos guiar e desejar.
Quero lembrar que Jesus cura ate hoje e sei que muitos tem testemunhos de curas recebidas e se você sentir de estar testemunhando isso fique a vontade ,porque aqui à Glória é para o Senhor!
Nosso primeiro estudo sobre as curas de Jesus esta em Lucas capítulo 13 e é a cura de uma mulher e veremos algo muito interessante nesse estudo...

Vamos orar....Senhor me coloco debaixo da tua misericórdia pedindo aquilo que só o Senhor pode nos dar que é o entendimento e revelação da sua palavra...Ensine-nos Senhor e a guarde em nossos corações em nome de Jesus te peço e te agradeço,amém!

___Lucas capítulo 13 ___


Dos versículos 10 ao 17... A cura de uma enferma ___Ora,ensinava Jesus numa das sinagogas.
E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade,havia já dezoito anos;andava ela encurvada,sem de modo algum poder endireitar-se.
Vendo-a Jesus,chamou-a e disse-lhe:Mulher,estás livre da tua enfermidade;
E,impondo-lhe as mãos,ela imediatamente se endireitou e dava glórias a Deus.
O chefe da sinagoga,indignado de ver que Jesus curava no sábado,disse à multidão:Seis dias há em que se deve trabalhar;vinde,pois,nesses dias para serdes curados e não no sábado.
Disse-lhe,porém,o Senhor:Hipócritas,cada um de vós não desprende da manjedoura,no sábado ,o seu boi ou o seu jumento,para levá-lo a beber?
Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro ,em dia de sábado,esta filha de Abraão,a quem satanás trazia presa há dezoito anos?
Tendo Ele dito estas palavras,todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto,o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava.

(Podemos ver pontos muito interessantes nesta cura realizada por Jesus.
Vemos que Jesus estava em uma sinagoga ensinando.Sinagoga é o que seria uma igreja hoje,onde era lida a Palavra de Deus para todos que estavam presentes.

Jesus viu uma mulher entrar na sinagoga e viu que era enferma.Olhando para ela Jesus soube que sua enfermidade não era natural,mas sim demoníaca.Ou seja,a enfermidade daquela mulher tinha origem demoníaca,era causada por um demônio ou espírito maligno.
E esta enfermidade causada por um espírito maligno fazia com que ela andasse encurvada.Sua enfermidade deveria ser algo em sua vértebra.
Isso não quer dizer que todos que tem um problema na coluna,ou anda encurvado é devido a um espírito maligno.Na situação daquela mulher a origem era demoníaca.
Mas outros tipos de enfermidades também podem ser causadas por satanás.
Nos dias de hoje a unica maneira de sabermos é orando à Deus e pedindo para Ele revelar a causa da enfermidade.
Mas nem toda enfermidade é de causa demoníaca,mesmo porque a enfermidade passou a fazer parte do ser humano depois do pecado de Adão.O pecado corrompeu o homem e toda a criação de Deus (Romanos 8:12 ao 21).Antes do pecado,tudo era perfeito e ate mesmo a mulher só depois do pecado que foi ordenado ela sentir dores de parto.

Mas voltando ao estudo, imagine a situação daquela mulher,ela não conseguia levantar sua cabeça para olhar o céu,não conseguia sentar-se ereta e para deitar jamais deitava de barriga para cima ou de bruços.Sua situação a impedia de ter uma vida normal e tudo isso fez com que a misericórdia de Jesus se movesse em direção à ela.
Veja que a mulher não pediu para ser curada,foi Jesus que à chamou e disse para ela ficar livre daquela enfermidade e a tocou.
Mas assim que foi curada aquela mulher atribuiu a cura à Deus,ou seja,ela sentiu que o toque de Jesus era o toque de Deus.

Com a cura o chefe da sinagoga ficou indignado,porque para os judeus o sábado era o dia do Senhor.Ninguém podia trabalhar e ate a comida que era comida naquele dia tinha que ser preparada um dia antes.
Na verdade esse foi um mandamento do próprio Deus entregue à Moisés no Monte Sinai.Porque Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo dia descansou e sábado quer dizer descanso (Deuteronômio 5:12 ao 15).
Mas com o passar dos anos a lei foi sendo corrompida pela povo judeu que começou a visar a lei para seu bem próprio.Ou seja,algumas coisas não podia fazer,mas outras eles relevavam .
E foi esse o motivo de Jesus os chamar de hipócritas (Lucas 11:45 ao 52) e ate citou algo que eles faziam que descumpriam a lei,achando que estavam cumprindo.Eles tiravam seus animais ,bois e jumento que ficavam presos na manjedoura e levavam eles ate o poço ou rio ,lago para beber água.Para eles isso era tolerável,porque eram seus animais,mas ver uma mulher sendo curada viram como uma afronta ao dia de sábado.

Jesus levantou em defesa daquela mulher e lembrou a eles que aquela mulher também era uma filha de Abraão,assim como eles,e depois de dezoito anos sendo presa por satanás através de uma enfermidade que a impedia de ter uma vida normal,ela merecia ser curada.
Jesus quis dizer a eles que se eles achavam que bois e jumentos eram importantes para Deus,por isso Deus não acharia ruim de eles levarem seus animais para tomarem água em dia de sábado,o que dirá então a cura daquela mulher que Jesus chamou de filha de Abraão,querendo dizer ser ela uma herdeira da graça de Deus.
Em nenhuma outra parte da bíblia tem essa citação,filha de Abraão,apenas filho de Abraão.
Após ter dito isso,os que estavam presentes e tinham sido contra a cura daquele mulher por Jesus em dia de sábado, se envergonharam,porém, o povo se alegrava de ver as gloriosas ações que Jesus realizava.)

Deus os abençoe e ate o próximo estudo da Palavra de Deus!!!