quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lucas capítulo 6, O homem da mão ressequida




Oi amigos,como estão?
Que a graça e a paz do nosso Senhor e Deus ,esteja com todos em nome de Jesus!!!
Hoje vamos estudar mais uma cura operada por Jesus e vamos aprender muito com ele.
Vamos orar......... Querido Pai,nos colocamos diante o teu altar para louvar-te e pedir para que através de teu Santo Espírito possa nos ensinar a tua Palavra,te pedimos e te agradecemos em nome de  Jesus!!!

___Lucas capítulo 6 ___

Dos versículos 6 ao 11..... O homem da mão ressequida ___Sucedeu que,em outro sábado,entrou ele na sinagoga e ensinava.Ora,achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida.
Os escribas e os fariseus observavam-no,procurando ver se ele faria uma cura no sábado,a fim de acharem de que o acusar.
Mas ele,conhecendo-lhes os pensamentos,disse ao homem da mão ressequida:Levanta-te e vem para o meio;e ele,levantando-se,permaneceu de pé.
Então,disse Jesus a eles:Que vos parece?É lícito,no sábado,fazer o bem ou o mal?Salvar a vida ou deixá-la perecer?
E,fitando todos ao redor,disse ao homem:Estende a mão.Ele assim o fez,e a mão lhe foi restaurada.
Mas eles se encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus.

(Jesus mais uma vez entra em uma sinagoga,local onde os Judeus prestavam culto a Deus.E ali na sinagoga,Jesus passou a ensinar os que ali estavam.
Entre os que ouviam os ensinos de Jesus estava um homem que tinha a sua mão direita ressequida.O que seria uma mão menor,mirrada,magra,seca.
E também estavam os escribas e fariseus que observava atentamente a Jesus para ver se ele realizaria uma cura,pois era o dia de sábado e como já estudamos antes, os judeus tinham como mandamento o cumprimento do sábado,dia em que  os judeus descansavam e dedicavam ao Senhor em orações.E por conta disso eles não trabalhavam,nem cozinhavam.A comida era preparada um dia antes para no dia de sábado não precisarem fazer.
Era um dia na qual deveria se fazer o bem,um dia de comunhão com Deus,mas na realidade não era o que acontecia e o que era para ser algo bom os escribas e fariseus fizeram parecer algo de peso para muitos.Não existia o amor em cumprir o dia de sábado,e sim regras e mais regras acrescentadas por eles.

Jesus porém conhecia os pensamentos daqueles que ali estavam e com isso chamou o homem da mão ressequida para ir a frente onde ele estava.
E Jesus questionou a dureza dos fariseus e escribas,perguntando a eles se era permitido no sábado fazer o bem ou o mal?Salvar uma vida ou deixá-la morrer?
No evangelho segundo Marcos,ele diz que com o silêncio deles Jesus olhou ao redor indignado e condoído com a dureza do coração deles.
Então Jesus disse ao homem da mão ressequida para que ele estendesse a sua mão e quando ele estendeu a sua mão ela foi curada,restaurada.
A cura realizada por Jesus deixou os escribas e os fariseus com muita raiva,cólera ao ponto de discutirem entre si o que poderiam fazer contra Jesus.

Vamos meditar um pouco mais sobre tudo o que aconteceu na sinagoga onde Jesus ensinava....
Jesus estava ali ensinando ,mas sabia que os escribas e fariseus que ali estavam,procuravam apenas um motivo para ter com que acusar ele.
Eles não recebiam os ensinos de Jesus e não criam nele como o Messias.E o acusavam de blasfemador por se colocar como Deus e por quebrar as ordenança do dia de sábado.
Mas o que na verdade acontecia era que eles tinham seus corações endurecidos e não cumpriam as ordenanças de Deus com o amor que deveriam.
Para colocar uma palavra bem expressiva para a atitude deles seria que eles eram religiosos,mas sem amor e entendimento.
Porque na verdade a origem de guardar o sábado seria o de descansar,e estar em comunhão com Deus e praticar o bem,mas eles cumpriam a risca guardar o sábado para descanso e cumprir seus rituais religiosos,mas já fazer o bem,ou ajudar o próximo ignoravam ser importante.
E achavam que Deus estava recebendo os sacrifícios deles,mas como sabemos nada que é feito sem amor Deus recebe.
A atitude de Jesus de curar o homem da mão ressequida não foi para causar a raiva deles e sim de mostrar a eles que a maneira com que eles observavam a lei era errada.E, se não fosse para o bem e feito com amor,não era recebido por Deus.)

Bom então ate o próximo estudo se assim Deus o quiser....Deus os abençoe!!! 


                         

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lucas capítulo 5... A cura de um paralítico em Cafarnaum




Oi amigos,como estão?

Que a maravilhosa paz e a graça do Senhor e Deus esteja com todos nós,em nome de Jesus!
Hoje vamos estudar mais uma cura operada por Jesus e receber a fé que nos é dada pela Palavra....
Vamos orar.... Deus Pai:maravilhoso é o Senhor e digno de ser louvado,queremos Senhor em nome de Jesus pedir que nos ensine ,nos revele a tua Palavra,que é alimento para nós que nela cremos.Desde de já te agradecemos e te louvamos em nome de Jesus!!!

___Lucas capítulo 5 ___

Dos versículos 17 ao 26 .....  A cura de um paralítico em Cafarnaum ___ Ora,aconteceu que ,num daqueles dias,estava ele ensinando ,e achava-se ali assentados fariseus e mestres da Lei ,vindos de todas as aldeias da Galileia ,da Judeia e de Jerusalém.E o poder do Senhor estava com ele para curar.
Vieram ,então,uns homens trazendo em um leito um paralítico, e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.
E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão,subindo ao eirado,o desceram no leito ,por entre os ladrilhos,para o meio,diante de Jesus.
Vendo-lhes a fé,Jesus disse ao paralítico:Homem,estão perdoados os teus pecados.
E os escribas e fariseus arrazoavam,dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados ,senão Deus?
Jesus ,porém conhecendo-lhes os pensamentos,disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração?
Qual é mais fácil ,dizer :Estão perdoados os teus pecados ou : Levanta-te e anda?
Mas,para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ___ disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te,toma o teu leito e vai para tua casa.
Imediatamente ,se levantou diante deles e, tomando o leito em que permanecera deitado,voltou para casa,glorificando a Deus.
Todos ficaram atônitos ,davam glórias a Deus e ,possuídos de temor,diziam :Hoje,vimos prodígios.

(Jesus estava em uma casa ensinando.Sabendo que Jesus ensinava, veio de outras cidades muitos fariseus e escribas da lei, que eram homens entendidos e mestres de toda a Lei de Moisés.

Nota-se que Jesus estava exercendo o ministério de ensino,mas Lucas deixa claro que o poder de Deus estava com ele para também operar curas.
Jesus já era conhecido de muitos por seus ensinamentos que eram com autoridade e por suas curas e milagres e isso fez com que um grupo de amigos fossem a sua procura, levando seu amigo que era paralítico para que fosse curado por ele.
Eles o levaram em sua própria cama o que na leitura se refere a leito.
Como havia uma grande multidão a volta de Jesus e ate mesmo fora da casa,eles não conseguiram passar pela multidão e ir ate Jesus e foi então que tiveram uma ideia digamos que arriscada.
As casas daquela época tinham uma escada exterior que levava ao telhado,ou terraço da casa.Essas escadas não tinha acesso ao interior das casas e foi por isso que a ideia que eles tiveram foi ariscada. 
Eles tiraram o telhado que era feito de barro e grama e galhos de árvores para descer o seu amigo que estava na cama.Naquela época as cama não eram como vemos hoje, eram na verdade tapetes feitos de pele de animais,ou colchões,ou esteiras.

Vemos que o perigo e os obstáculos não impediram eles de levar o seu amigo paralítico ate Jesus.E, então, desceram ele a frente de onde Jesus estava sentado ensinando.
Talvez tenha sido uma surpresa para multidão que ali estava,mas para Jesus a atitude deles foi vista como um ato de fé.
E Jesus olhando o paralítico disse que pela fé que eles tiveram,referindo a fé dos amigos do  paralítico, os  pecados dele estavam perdoados.
Ao dizer isso Jesus reconheceu em público a sua divindade,porque só Deus tem o poder para perdoar os pecados.E foi por isso que os fariseus e mestres da lei ficaram questionando e também achando que Jesus era um blasfemador,porque para eles Jesus não era Deus para perdoar os pecados. Mas Jesus era o próprio Deus encarnado e por isso ele não estava blasfemando.
A blasfêmia é quando alguém difama,o nome de Deus ou a autoridade de Deus.

Mas seguindo veja algo interessante,sem com que eles falassem alguma coisa,Jesus sabia o que estava se passando nos pensamentos deles e por isso disse a eles o que era mais fácil para eles,perdoar os pecados ou curar aquele homem da sua paralisia.
Então Jesus mais uma vez deixa claro que Ele era o Filho do Homem,ou seja o Filho de Deus e tinha autoridade dada por Deus tanto para perdoar os pecados como para curar e então deu uma ordem ao paralítico dizendo que era para ele levantar pegar a cama dele e ir para casa.
Vemos aqui que Jesus se chama de o Filho do Homem,esse nome usado por ele,representa sua divindade,e que ele era o Messias esperado pelos Judeus.Jesus usou este nome para falar dele mesmo várias vezes no novo testamento e no velho testamento vemos este nome no livro de Daniel capítulo 7.

Com a ordem dada por Jesus o paralítico se levantou pegou sua cama e foi para sua casa, reconhecendo que Jesus operava milagres pela autoridade dada a ele por Deus,e então, foi pelo caminho dando glórias a Deus.
A cura deixou a multidão atônita ,ou seja, eles ficaram sem reação com o que viram.
Eles davam glórias a Deus e ficaram possuídos de temor.O temor talvez seja porque como eles achavam que Jesus estava blasfemando contra Deus dizendo que perdoava pecados, com a cura, reconheceram que só alguém que tem o poder de Deus poderia fazer algo assim e reconheceram que o que viram eram prodígios.

Neste estudo vemos que Jesus reconhecia a fé genuína de alguém e tinha misericórdia.
Vimos também que ele tinha tanto poder para ensinar com autoridade,como para perdoar pecados,como para curar qualquer enfermidade e ainda podia saber os pensamentos das pessoas.
Este é o nosso salvador e libertador.Deus que veio ao mundo como homem para nos ensinar o caminho de volta para Ele. )

Deus abençoe a todos e ate o próximo estudo se assim Deus quiser....


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Como sei se sou salvo?


Oi gente,tudo bem com vocês?
Que a graça e a paz do Senhor esteja com todos,em nome de Jesus!!!
Hoje vou escrever algo que a semanas o Senhor vem me ensinado e me levado a aprender mais profundamente sobre isso.
Então iremos meditar sobre a salvação,pois tenho crido e aprendido que embora os templos estejam cheios e lotados,muitas das pessoas que estão dentro delas não são realmente salvas.

Efésios capítulo 2 versículo 8___ Porque pela graça sois salvos,mediante a fé,e isto não vem de vós,é dom de Deus;


Para entendermos mais sobre a salvação,precisamos entender sobre a graça de Deus.

Graça é algo que recebemos sem merecermos,isso é graça.
E também precisamos entender mais sobre misericórdia.
A misericórdia de Deus,nos impede de receber a justiça que deveríamos receber pelos nossos pecados,a condenação.
Ou seja,salvação também poderia ser definida por graça e misericórdia da parte de Deus em nossas vidas,mas na verdade vai muito mais além...

No livro de efésio o apóstolo Paulo escreveu que somos predestinados antes mesmo da fundação do mundo a sermos adotados como filhos de Deus por intermédio de Jesus Cristo.


Ou seja,antes de conhecer a Palavra , o evangelho da salvação, éramos maus,corruptos,invejosos,mentirosos,impuros,cheios de iras,idolatras,presos a vícios ,e cheios de desejos imorais.
E pela nossa maldade e prática do pecado éramos seres condenados a ir direto ao inferno e estávamos em divida com Deus.

Mas o evangelho nos apresentou a Jesus Cristo, que veio ao mundo para cumprir um propósito do seu Pai.Ele veio para assumir esta dívida que tínhamos com Deus e através da sua morte na cruz foi feito sacrifício oferecido à Deus pelos nossos pecados.

E o sangue de Jesus nos lavou da sujeira do pecado.
E isso foi revelado por Deus a nós.Ele nos deu o dom da fé para crermos em seu Filho Jesus e em seu sacrifício feito por nós.

Então vamos entender melhor:Éramos maus e cheios de pecados e condenados a irmos para o inferno,mas por termos crido em Jesus e desejarmos viver pela fé Nele,Deus nos perdoou os pecados e recebemos a salvação pela fé.Foi assim que a misericórdia de Deus agiu em nossas vidas, nos livrou da condenação ao inferno no juízo final.


E a graça? Bom, por termos crido, recebemos o selo do Espírito da Promessa,ou seja,o mesmo Espírito que nos convenceu de que éramos pecadores e de que precisávamos da graça de Deus.

Também pela fé em Jesus,ganhamos direito de sermos adotados por Deus e nos tornamos seus filhos ,e recebemos parte na herança que Deus preparou para seu Filho Jesus.
Isso é a graça,por sermos maus nós não merecíamos nada disso e sim a condenação,mas por termos crido em Jesus e o recebido como nosso Senhor,recebemos a salvação e todas bênçãos que Deus tem preparado para aqueles que creem em seu Filho.

Mas a salvação tem que ter evidências e por isso somos chamados a andar como Jesus andou.

Então como sabemos que somos salvos?

Gálatas capítulo 5,versículo 24 e 25: E os que são de Cristo Jesus,crucificaram a carne,com suas paixões e concupiscências (desejos sexuais).Se vivemos no Espírito,andemos também no Espírito.


Estes versículos a cima nos deixa bem claro não é.

Se antes, eramos maus,mentirosos,ladrões,corruptos,vaidosos,perversos,e andávamos praticando todos os desejos de nossa carne,então ao crer em Jesus e receber o Espírito Santo,não podemos mais andar como andava antes mas temos que andar como o Espírito Santo nos direcionar a andar.

Em Gálatas capítulo 5,versículo 22 e 23 fala que os frutos do Espírito é:amor,alegria,paz,bondade,paciência,desejo de fazer o bem,fidelidade,mansidão,domínio próprio.


Se antes nós éramos seres maus,depois que recebemos o selo da salvação, temos o Espírito de Deus operando em nossas vidas,então o nosso ser que antes era corrupto,vai ser regenerado,transformado pelo Espírito Santo para que possamos gerar os frutos do Espírito Santo.

É claro que isso não é em um piscar de olhos e tudo já mudou dentro de nós.É um processo de aperfeiçoamento de Deus em nossas vidas e isso levará tempo e só será completada quando Jesus vier buscar os que creram Nele.

Mas como eu sei se isso esta acontecendo em minha vida?


Tudo se inicia nas nossas vontades.Quando entendemos pela Palavra de Deus que éramos pecadores e nos arrependemos e cremos no evangelho da salvação,então o Espírito Santo agirá nas nossas vontades.
Outra coisa importante,a santificação não e algo que começa no exterior do homem,e sim no interior.
A salvação ou conversão não se da porque antes éramos pecadores e agora vamos a igreja,mudamos nosso jeito de vestir,deixamos o vício e o pecado.
Se vamos a igreja,mudamos o nosso jeito de vestir,deixamos o vicio e o pecado,mas dentro de nós, ainda temos vontade de ser como éramos antes e praticar as coisas que praticávamos antes,e só não fazemos por medo do que as pessoas podem pensam,ou por medo de perder um cargo na igreja,ou por medo de ir ao inferno....
Então não fomos realmente salvos,o evangelho da salvação não penetrou em nosso coração, não fomos convencidos pelo Espírito Santo de toda verdade (João 16: 8 ao 11).

Veja bem,a evidência de que fui salvo é porque meu interior esta mudado,não me inclino mais para o pecado porque não quero desagradar a Deus com minhas atitudes.

E quando eu vou a igreja,vou unicamente para adorar o Senhor ,louvar o Nome Dele  e estar em comunhão com os irmãos,e faço de todo coração.
E mudei meu jeito de vestir porque passei a ser templo do Espírito Santo de Deus e já não posso mais ser sensual,carnal,promíscuo.
E deixei o vício porque sendo templo do Espírito Santo não posso mais contaminar o meu corpo e corromper o que Deus criou.
Ou seja,tudo que faço ,faço unicamente para Deus!!!!

A salvação nos leva para perto de Deus e nos faz sentir dependência Dele.

Já não queremos mais viver para o nosso eu,mas queremos viver para a Glória de Deus.
O livro de 1 João fala sobre as evidências da salvação.E meditando no livro de 1 João podemos saber se realmente fomos salvos e se a Palavra penetrou em nosso coração.

Romanos capítulo 8,versículo 16__O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.


Se ao ler isso você descobriu se auto avaliando de que não foi salvo.Então ore pela sua salvação e leia a bíblia,porque a fé só vem pelo ouvir e meditar da Palavra de Deus.

E leia e medite e ore ate ser convencido do pecado e o pecado se tornar totalmente visível e pesado para você.
Pois daí o Espírito Santo te guiará no que fazer....


Lembrando que estamos em luta contra o pecado constantemente.
A salvação não significa que nunca mais iremos pecar,mas através da salvação teremos meios para lutar contra o pecado e não iremos mais querer  viver pecando.
 E se pecarmos,ficaremos profundamente arrependidos ,e será como um peso em nosso coração e enquanto não orarmos a Deus e pedir perdão não ficaremos em paz diante de Dele.

Bom gente é isso,oro para que  Senhor Deus e Pai, possa dar entendimento sobre o que meditamos e que venha ser uma Palavra de Dele para todos que lerem,em nome de Jesus!