terça-feira, 26 de março de 2013

Lucas capítulo 7...A ressurreição do filho da viúva de Naim




Oi amigos,tudo bem?

Graça e paz seja com todos em nome de Jesus!!!
Hoje vamos estar estudando não uma cura,mas uma ressurreição o que poderíamos definir como um milagre e também um prodígio realizado por Jesus.
Oramos a ti Senhor e Deus,para que nos ensine a tua palavra,para que através dela possamos conhecer a tua verdade Senhor,em nome de Jesus,amém!

___Lucas capítulo 7___


Dos versículos 11 ao 17 ..... A ressurreição do filho da viúva de Naim ___Em dia subsequente,dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim,e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão.
Como se aproximasse da porta da cidade,eis que saía o enterro do filho único de uma viúva;e grande multidão da cidade ia com ela.
Vendo-a ,o Senhor se compadeceu dela e lhe disse:Não chores!
Chegando-se,tocou o esquife e,parando os que o conduziam,disse:Jovem,eu te mando: levanta-te!
Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.
Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus,dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
Esta notícia a respeito dele divulgou-se por toda Judeia e por toda a circunvizinhança.

(Lucas escreve dizendo que em dia seguinte a cura realizada por Jesus sobre o servo do centurião ele e seus discípulos junto com uma grande multidão iam em direção a Naim, cidade que se localizava em Israel.
Quando eles estavam perto da porta da cidade ,viram o enterro de um jovem que era o único filho de uma mulher viúva.

Quando Jesus viu a viúva,ele se compadeceu dela e disse para ela não chorar.
Jesus teve compaixão daquela viúva,pois como seu marido havia morrido ela tinha somente seu filho para cuidar dela.Mas com a morte de seu único filho ela estava sozinha e iria viver a custas da ajuda de outras pessoas.
Jesus com certeza imaginando o sofrimento daquela mulher se compadeceu e foi ajudá-la.
Ela já tinha sofrido com a dor e sofrimento da perda do marido e agora seu único filho também morre e mais um sofrimento ela tem então de enfrentar.
Jesus deve ter pensado em tudo isso,mas também deve ter pensado no sofrimento em que ela teria que passar dali por diante,pois como não tinha outros filhos ela não teria quem pudesse cuidar dela,prover ,e provavelmente iria viver dependendo de ajudas de pessoas ou ate mesmo ao ponto de pedir esmola.

A mulher não chegou a pedir ajuda de Jesus,mas seu sofrimento o moveu a ajudá-la.
Jesus chegou ate o esquife,um caixão aberto,costume judaico da época,os que estavam carregando o caixão pararam e Jesus tocou o jovem que estava morto e disse para ele : Jovem eu te mando,levanta-te!
Pelos costumes da época quem tocasse um defunto tornava-se impuro.Isso fazia parte das leis entregues para Moisés no Monte Sinai e pela lei a pessoa que tocasse um morto ficaria impura por sete dias,ou seja,por sete dias não poderia entrar na sinagoga, e prestar culto a Deus.
Mas Jesus era muito mais do que observar a lei, ele era a própria lei que Deus deseja para seu povo.
Pois as leis do antigo testamento muito delas eram mais por algo externo,mas a nova lei vinda através de Cristo mostra que o que realmente importa para Deus não é o exterior e sim o interior do homem,ou seja a pureza não tinha que ser externa e sim interna no seu coração.

Após mandar o jovem levantar,ele se levantou e passou a falar e com isso ele pode voltar para o convívio com sua mãe.
A ressurreição fez com que toda a multidão que acompanhava Jesus,seus discípulos e a multidão que acompanhava o enterro ficasse cheios de temor e reconheceram que isso era uma milagre de Deus.
Davam glórias a Deus pois viam que Jesus era um profeta enviado por Deus e outros dizia que , Deus tinha vindo visitar o seu povo.)

Através desta ressurreição operada por Jesus podemos ver o quando ele era sensível com o sofrimento das pessoas....E ele continua sendo o mesmo!
O mesmo Jesus que olhou para aquela viúva e se compadeceu dela,também se compadece de nossos sofrimentos.Por mais que as vezes parece que ele não esta nos vendo quando choramos por nossos sofrimentos ,ele esta sim ,podemos não entender a maneira com que ele esta agindo.
O que não podemos é deixar de crer Nele,pois isso é o que nos torna diferente da viúva de Naim,nós cremos Nele porque temos o conhecido e sabemos em quem temos crido!
A fé nos aproxima dele e pela fé podemos ter um relacionamento com ele.
Deus os abençoe e ate o próximos estudo se assim Deus quiser....



quinta-feira, 14 de março de 2013

Lucas capítulo 7...A cura do servo de um centurião




Oi amigos,tudo bem?
Que a paz que vem de Deus esteja com todos em nome de Jesus!!!
Hoje vamos estudar mais uma cura realizada por Jesus e aprender com Ele sobre a fé genuína.

Vamos orar....Querido Pai,nos colocamos mais uma vez em tua presença para pedir em nome de Jesus para que nos ensine a tua Palavra e nos dê sabedoria para entendê-la e que ao recebê-la ,ela possa gerar grande fé em todos nós.Te pedimos e te agradecemos Senhor,em nome de teu Filho Jesus.

___Lucas capítulo 7___

Dos versículos 1 ao 10.... A cura do servo de um centurião ___Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo,entrou em Cafarnaum.
E o servo de um centurião,a quem este muito estimava,estava doente,quase à morte.
Tendo ouvido falar a respeito de Jesus,enviou-lhe alguns anciãos dos judeus,pedindo-lhe que viesse curar o seu servo.
Estes,chegando-se a Jesus,com instância lhe suplicaram,dizendo:Ele é digno de que lhe faças isto;
Porque é amigo do nosso povo,e ele mesmo nos edificou a sinagoga.
Então,Jesus foi com eles.E,já perto da casa,o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer:Senhor,não te incomodes,porque não sou digno que entres em minha casa.
Por isso,eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo;porém manda com uma palavra,e o meu rapaz será curado.
Porque também eu sou homem sujeito a autoridades,e tenho soldados às minhas ordens,e digo a este:vai,e ele vai;e a outro:vem e ele vem;e ao meu servo:faze isto,e ele faz.
Ouvidas estas palavras,admirou-se Jesus dele e,voltando-se para o povo que o acompanhava,disse:Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta.
E,voltando-se para casa os que foram enviados,encontraram o servo curado.

(Este texto bíblico é um lindo texto e os detalhes nos ensina muito.
Aqui fala sobre um centurião que estava com um servo doente.Centurião era um militar que comandava uma tropa de mais ou menos 100 soldados,nos dias de hoje o centurião seria um capitão militar.
Servo era como um escravo e vemos que este centurião era um homem que tinha compaixão pelas pessoas independente de sua posição social.

Jesus tinha acabado de pregar ao povo,um de seus ensinos mais preciosos que  foi o sermão da montanha e assim que terminou o sermão da montanha entrou em Cafarnaum.
Em Cafarnaum morava este centurião cujo o servo estava doente.No texto não diz qual a enfermidade do servo,mas podemos perceber que era algo grave,pois ele estava já beirando a morte.Isso fez com que o centurião,seu senhor se preocupasse ao ponto de pedir a ajuda de Jesus,pois tinha estima pelo servo.

Vemos que este centurião era um homem justo e de bom caráter e era bem visto pelo povo judeu.O próprio centurião também demonstrava simpatia com o povo judeu,ao ponto de construir para eles uma sinagoga,lugar de adoração dos judeus a Deus.
Não sabemos se o centurião era um homem que também frequentava a sinagoga para adorar a Deus,mas vemos que ele mostrava ser um homem temente a Deus.

Ao ouvir falar de Jesus o centurião pede aos anciãos ,(homens de respeito do povo judeu),para que fossem falar com Jesus,para que ele curasse o seu servo que estava doente.
Os anciãos foram ate Jesus e disseram a ele o que o centurião havia lhes pedido,e completaram dizendo que ele era um homem bom e que era amigo dos judeus e por isso era digno de Jesus ouvir o seu pedido.

Lembrando que Jesus a princípio tinha sido enviado por Deus ao povo judeu,que era também o povo de Deus,o povo da promessa.Mas muito deles rejeitaram a Jesus e não receberam ele como o Filho de Deus,ou o Messias que na qual eles esperavam.
Então quando o centurião manda os anciãos judeus ir pedir a Jesus,ele também demonstra a sua humildade,pois sabia que ele mesmo não era digno de pedir algo a Jesus por não ser um judeu.

Mas depois da morte e ressurreição de Jesus,todos que creem Nele ganham direito ao evangelho de salvação,pois Jesus veio primeiro ao judeus,mas eles o recusaram e isso abriu a porta para que todos que antes não era povo de Deus também pudessem receber o evangelho da salvação,porque já não é mais por cumprir as obras das leis e sim pela graça e fé que todos podem se achegar a Deus.

Com o pedido do centurião enviado pelos anciãos,Jesus foi se dirigindo ate a casa do centurião,mas quando estava perto da casa,o centurião mandou amigos para dizer a Jesus que ele não era digno de que Jesus viesse ate sua casa.
Com certeza o centurião teve este ato de humildade por reconhecer seus pecados diante da santidade de Jesus.
Ele também reconheceu que a autoridade de Jesus dada por Deus era sobre todas as coisas,acima da autoridade que ele tinha, sendo um homem rico e influente,capitão militar e sobre aquele que tinha autoridade sobre ele,pois ele era um centurião que trabalhava para o governo Romano.

Ele teve grande fé em Jesus,ao ponto de crer que apenas se Jesus enviasse uma palavra ao servo dele dizendo que ele já estava curado , ele ficaria.
Jesus admirou-se da fé deste homem que nem judeu era para reconhecer o poder de Deus e por reconhecê-lo como enviado de Deus.
Ele mostrou ter mais fé que um judeu que fazia parte do povo de Deus.
E com a fé dele Jesus fez como ele assim pediu,enviou uma palavra dizendo que o servo estava curado e ele foi curado.)

Nós também não somos dignos da presença de Jesus em nossas vidas,mas é por nossa fé Nele,que podemos recebê-lo e ter Ele como Senhor.Temos nossos pecados justificados,apagados,pela fé em Cristo Jesus...
Deus os abençoe e ate o próximo estudo se assim Deus quiser....