quarta-feira, 26 de junho de 2013

Marcos capítulo 7... A cura de um surdo e gago




Oi amigos!
Tudo bem com vocês?
Que a paz e a graça do nosso Deus e Pai estejam com todos em nome de Jesus!
Continuando as curas agora no evangelho segundo Marcos, vamos ver uma cura diferente. Jesus usou uma maneira diferente para realizar esta cura, e é isso que iremos estudar com muito temor e tremor.
Vamos orar: Santo Deus, esta é a tua Palavra Senhor, escrita e inspirada com grande sabedoria pelo Teu Espírito! Pedimos para que o Senhor possa nos ensiná-la, nos instruindo em toda verdade, em nome de Jesus te agradecemos, amém!

___Marcos capítulo 7___

Dos versículos 31 ao 37... A cura de um surdo e gago ___ De novo, se retirou das terras de Tiro e Sidom até ao mar da Galileia, através do território de Decápolis.
Então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele.
Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva;
depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá! , que quer dizer: Abre-te!
Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente.
Mas lhe ordenou que a ninguém o dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam.
Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem; não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos.

Jesus tinha saído das terras de Tiro e Sidom, e descido para o mar da Galileia pelas terras de Decápolis, que também eram terras de gentios (pessoas que não eram judeus e nem israelitas).
Jesus já tinha andado por aquelas terras e ate curado um endemoninhado (Marcos 5:1 ao 14), o que deixou o povo daquela região bastante assustado e ate rejeitaram à Jesus por causa disso, pedindo que Ele se retirasse daquelas terras (Marcos 5:15 ao 20).

Mas com a cura do endemoninhado geraseno, a fama de Jesus deve ter percorrido por toda Decápolis e por isso quando o povo viu que Ele estava por ali, já sabiam quem era Jesus.
Uma grande multidão seguia à Jesus, o que era normal em seu ministério, eles levaram ate Ele um homem que era surdo e gago e suplicaram à Ele para que colocasse suas mãos sobre Ele.

Diferente das outras curas, aqui Jesus usa uma maneira diferente para curá-lo: Primeiro, Jesus o tira do meio da multidão e o leva a um lugar à parte, talvez para o deixar mais a vontade, ou para evitar o alvoroço da multidão; Segundo, Ele coloca os dedos nos ouvidos daquele homem; e Terceiro, Ele toca com saliva a língua daquele homem; Quarto e último, Ele olha para céu e suspira, dizendo Abre-te!

Jesus fez muito mais do que colocar suas mãos sobre aquele homem, Ele com grande sensibilidade tocou nas enfermidades daquele homem, naquilo que o impedia de ter uma vida normal.
Jesus colocou os dedos nos ouvidos daquele homem para que sua surdez fosse curada. 
Sua outra debilidade era a fala e isso com certeza se dava justamente por ele não ouvir, pois uma pessoa que não ouve, também tem dificuldades de falar.
Jesus tocou com saliva a língua daquele homem, para que sua gagueira fosse curada. Não sabemos porque Jesus usou a saliva para curar, o que sabemos é que tudo o que Ele fazia era com o propósito de nos ensinar.

Depois que colocou os dedos nos ouvidos dele e tocou sua língua com sua saliva, Jesus olhou para o céu e suspirou. Naquele momento Jesus se reuniu com o Pai para que aquela cura fosse realizada. Olhar para o céu e suspirar foi uma maneira de demostrar sua dependência do Pai, pois tudo o que Jesus fazia era  para que o Pai recebesse a honra e a glória.
Jesus após olhar para o céu diz: Efatá, uma palavra aramaica que significa abre-te. O fato de Marcos ter escrito uma palavra em aramaico (Efatá) e depois ter traduzido a palavra em grego (Abre-te), pode ser que Marcos esperava que gentios fossem ler o seu evangelho.Pois o aramaico era a língua usada pelos judeus.

Com a palavra de Jesus, o seus ouvidos foram abertos e todo impedimento que ele tinha em falar foi tirado e ele passou a falar normalmente.
Isso deve ter chamado a atenção tanto deste homem, como dos que estava a sua volta, pois Jesus lhe ordena para que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.
Mas quanto mais Jesus pedia para que não contassem, mais a notícia se espalhava.

As pessoas ficavam maravilhadas ao saber as curas que Jesus realizava e diziam que tudo quanto Ele fazia, era esplendidamente, pois tinha poder tanto para fazer surdos ouvirem, quanto mudos falarem.)


Jesus tinha um jeito todo especial para tratar e cuidar das pessoas, pois conhecia-lhe os pensamentos e suas necessidades.
Era um homem simples, mas capaz de atrair multidões, pelos seus ensinamentos e por sua compaixão para com os enfermos.

Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser...



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mateus capítulo 15... A cura da filha da mulher cananeia



Oi amigos que a graça e a paz do nosso Deus esteja com todos vocês,em nome de Jesus!
Hoje iremos continuar nossos estudos sobre as curas realizadas por Jesus e dessa vez, nos outros evangelhos, já que terminamos os estudos das curas no evangelho segundo Lucas.
Vamos orar para que Deus nos capacite em mais um estudo de sua Palavra.... Te pedimos Senhor, para que possa nos dar entendimento da sua Palavra e que ela possa ser firmada em nós para crescimento e fortalecimento em Cristo Jesus. Te pedimos e te agradecemos em nome de Jesus!

__ Mateus capítulo 15 __

Dos versículos 21 ao 28... A mulher cananeia ___ Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom.
E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha esta horrivelmente endemoninhada.
Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.
Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!
Então, ele,respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lança-los aos cachorrinhos.
Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Então, lhe disse Jesus: Ó mulher grande é a sua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.

(Jesus tinha se retirado para os lados de Tiro e Sidom, onde a maioria da população era de gentios, ou seja, não eram judeus.
Uma mulher que morava naquela região, tendo sua origem gentílica, ouve falar de Jesus.
Sabendo ela que Ele se encontrava naquela região, e tendo ela uma filha que estava enferma por uma possessão demoníaca, vai atrás Dele, crendo que Ele poderia curar sua filha.

Ao encontrar com Jesus, ela começa a clamar: Senhor Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Ela diz a Ele que sua filha esta horrivelmente endemoninhada.
Ao chamar Jesus de Senhor e de Filho de Davi, ela demostra ter conhecimento sobre a promessa de Deus para o povo de Israel, e mesmo ela não sendo uma israelita demostra sua fé em Jesus, crendo que Ele é o Filho de Deus.

Jesus não respondeu nada a ela sobre seu pedido e com isso os discípulos vão ate Ele, pedindo a Ele para que mandasse ela embora, pois vinha atrás deles clamando.
Os discípulos eram judeus, faziam parte da religião judaica, onde serviam a Deus.
Os judeus não tinham uma convivência amigável com os povos daquela região. 
Este povo eram idolatras e por isso os judeus os chamavam de cachorros e imundos, pois eles criam em vários deuses e praticavam todo tipo de perversidades para esses deuses.

Quando Jesus diz aos discípulos que Ele não foi enviado senão as ovelhas perdidas de Israel, Ele se refere a promessa de Deus para o povo de Israel.
Abraão gerou a Isaque e Isaque a Jacó e Esaú. A descendência de Jacó foi a que Deus escolheu para cumprir a promessa feita a Abraão, que os descendentes dele seriam numerosos como as estrelas do céu ou a areia do mar e seria o povo que Deus tinha escolhido para herdar a terra que manava leite e mel (Gêneses 26:4). E este seria o povo de Deus, o povo da velha aliança, onde todo filho primogênito era circuncidado e consagrado a Deus, como um voto de obediência a Deus.Eles também viviam sobre as leis dada a Moisés no Monte Sinai e faziam parte do judaísmo,( Deuteronômio 4:13).
Deus mudou o nome de Jacó para Israel (Gêneses 32:28) e o por isso o povo de Deus ficou conhecido como o povo de Israel.
Quando Jesus é enviado por Deus a terra, vem para resgatar o povo de Israel que estava perdido, vivendo longe da obediência a Deus. E por isso Jesus pregava para os judeus e todo o povo de Israel.

Mas esta mulher não desistiu em meia a tantas barreiras que a afastava de Jesus. Ela o adorou!
A fé dela estava unicamente em Jesus e com isso ela não olhou as circunstâncias. Em sua adoração ela clamou a Ele, Senhor socorre-me!!!
Ele então disse a ela que não era bom tomar o pão dos filhos e lançar as cachorrinhos.
Veja bem, esta frase parece que Jesus esta sendo seco e ate grosso com ela, mas Jesus conhecia o coração daquela mulher e com isso Ele usa daquela situação para nos ensinar algo muito lindo.
Quando Jesus diz sobre o pão dos filhos, fala sobre o reino de Deus que tinha sido preparado para o povo de Israel(os filhos), e que não era bom Ele deixar de fazer para o povo de Israel (filhos) para dar o reino para um povo que era idolatra e não cria em Deus, como único Deus no caso aqui os cananeus.

Mas a mulher responde a Jesus que ate os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas de seus donos.
O que ela quis dizer é que ela sabia que Jesus tinha vindo para o povo de Israel (Zacarias 12:10), povo escolhido de Deus, mas ela esperava receber algo do que seria dado a eles, como se o que sobrasse ou o que eles rejeitassem ela esperaria receber, como um cachorrinho que come das migalhas que caem da mesa de seus donos.
Esta mulher e mãe teve uma sabedoria muito grande do plano de Deus para seu povo e não só isso como também teve sabedoria de profetizar o que aconteceria depois da morte e ressurreição de Jesus.
Pois com a rejeição sofrida por Jesus pelo povo judeu e de Israel, nasceu então a nova aliança, através do sangue de Jesus.
Então para ser povo escolhido de Deus, não precisaria mais ser judeu,ou israelita, fazer a circuncisão e viver debaixo das leis do antigo testamento. Com a ressurreição de Jesus agora era pela fé. Aquele então que cresse em Jesus, como sendo o Filho de Deus e se arrependesse de seus pecados para viver uma nova vida através dos ensinamentos de Jesus e fazendo tudo isso em obediência a Deus, este seria o  povo escolhido de Deus.
E com isso todos os povos,não importando raça,ou cor poderia se tornar povo de Deus e receber a salvação. O que basta é ter fé e uma vida transformada segundo a vontade de Deus.

Com a atitude daquela mulher, de se humilhar,adorar e reconhecer que ela não era digna de receber nada,mas desejava receber das sobras, isso, com certeza moveu o coração de Jesus.
Ele então diz a ela, que grande era a fé dela e que era para ser feito conforme ela pedia a Ele.
E desde daquele momento sua filha foi curada.
Esta mulher mostrou ter mais fé do que o povo Israelita ou ate os judeus a quem Jesus pregava e tinha sido enviado. 
E foi isso que Jesus quis nos ensinar nesta passagem bíblica, que através da fé todos podemos receber as promessas de Deus, não importa o quão sujo somos, ou em quanta sujeira agente já tenha se envolvido. Ele sempre nos receberá se nos humilharmos e arrependidos, clamarmos , Senhor socorre-me.)

Então da próxima vez em que você for ler este texto bíblico, não fique triste com Jesus, achando que Ele foi grosso,ou estúpido com a mulher, tente entender o texto.
Tudo que foi escrito na Palavra de Deus, foi com o intuito de nos revelar algo, para nosso crescimento e aprendizado.
Deus os abençoe e ate o próximo estudo se assim Deus quiser...


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lucas capítulo 18... A cura do cego de Jericó




Oi amigos,a paz do Senhor Jesus!!!
Tudo bem com vocês?
Hoje estudaremos a última cura registrada no livro de Lucas, mas ainda não será o último estudo sobre as curas realizadas por Jesus, pois ainda veremos algumas nos outros evangelhos.
Vamos orar: Querido Pai, nos capacite Senhor para podermos estudar a tua Palavra de forma a ser para nós alimento sólido a nos firmar e solidificar na fé em Cristo Jesus... Te louvamos e te agradecemos em nome de Jesus, amém!

___Lucas capítulo 18___

Dos versículos 35 ao 43... A cura do cego de Jericó ___ Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.
Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno.
Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: 
Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor que eu torne a ver.
Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

(Nos versículos a cima conta que Jesus se aproximava da cidade de Jericó, não sabemos qual cidade era, já que naquela época existiam duas cidades de Jericó e ambas perto uma da outra, coisa de 1.5 km de distância. Existia uma cidade antiga de Jericó e depois Herodes construiu uma outra cidade.(referência Bíblia de estudo de Genebra)
Então poderia ser que Jesus saia de uma Jericó e se aproximava da outra Jericó isso explicaria os outros evangelhos (Mateus 20:29 e Marcos 10:46), que narram que esta cura aconteceu quando Jesus saia de Jericó.

(Assentado a beira do caminho estava um cego pedindo esmolas. No evangelho de Marcos (10:46) diz que este cego chamava-se, Bartimeu. 
E Mateus (20:30) conta que eram dois cegos assentados a beira do caminho.
Lucas (18:35) e Marcos (10:46) falam de apenas um cego, talvez seja porque dos dois cegos que foram curados apenas um tenha seguido a Jesus, como relata em Lucas e Marcos e já em Mateus não conta sobre eles terem seguido a Jesus, na verdade Mateus faz um relato bem resumido sobre este fato, mais mesmo para relatar a cura dos dois cegos. 
Lucas e Marcos fazem um relato mais detalhado, relatando que este cego,(um deles) chamava-se Bartimeu e que teve fé e por sua fé foi curado e salvo e passou a seguiu a Jesus.
Podemos ver algo semelhante em a cura dos dez leprosos (Lucas 17), dez foram curados, mas apenas um voltou para agradecer a Jesus e creu Nele.)

Ele ao ouvir o barulho da multidão que passava pergunta para os que estavam próximos a ele o motivo daquele barulho e alguém diz a ele que era porque Jesus o Nazareno passava por ali.
Jesus é chamado de Nazareno por causa da cidade onde ele foi criado, ele nasceu em Belém da Judeia(Lucas 2:4) onde ficou um tempo, mas depois foi para Nazaré cidade da Galileia (Lucas 2:39).

Quando Bartimeu o cego ouve dizer que Jesus passava por ali ele começou a clamar e gritar: Jesus Filho de Davi tem compaixão de mim!
Bartimeu chamou Jesus por um título atribuído a Ele que cumpria uma profecia bíblica.(2 Samuel 13 ao 16)
Lembrando, no antigo testamento fala sobre aquele que viria e seria grande da casa de Davi. Isso, porque Jesus vem da linhagem de Davi . 
José seu pai (terreno e adotivo) porque Jesus foi gerado pela obra miraculosa do Espírito de Deus, onde Maria que era desposada,noiva de José, sendo ela virgem recebeu a visita do anjo Gabriel que deu a ela a mensagem que ela conceberia e daria a luz a um filho e este seria gerado pelo Espírito de Deus e seria Filho de Deus (Lucas 1:26 ao 38).
Mas voltando ao assunto, José era descendente de Davi(Mateus 1:1 ao 16) e sendo pai adotivo de Jesus, cumpria a profecia de que Jesus era Filho de Davi.
Naquele tempo a genealogia era algo muito importante, inclusive muitos recebiam nomes de seus ancestrais. E sabendo de onde você vinha, tinha muita influência do que você era e como seria tratado.
Por isso Jesus também era chamado de Rei dos reis e Senhor dos senhores ( Apocalipse 19:16),pois Ele teria autoridade sobre reis e senhores e também, porque ele tinha uma linhagem real terrena e celestial.

Mas para Bartimeu chamar Jesus de Filho de Davi, ele também deveria conhecer as promessas de Deus para seu povo, e ele deveria esperar estas promessas e ter reconhecido em Jesus como aquele que viria para libertar seu povo, aquele que seria o Messias (Zacarias 12:10), o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Ele clamava por Jesus ao ponto de algumas pessoas repreenderem ele, ficarem bravos dizendo para ele ficar quieto.
Mas isso não o impediu de clamar ainda mais alto, e gritava Filho de Davi tem compaixão de mim!
E Jesus o ouvindo mandou o chamar e perguntou a ele: O que queres que eu te faça?
E ele disse que eu torne a ver.
Um detalhe importante que também podemos ver aqui é que ele não é um cego de nascença, pois pede a Jesus para que ele torne a ver novamente.

Jesus mandou ele recuperar a sua vista e disse a ele que a fé que ele tinha tido havia o salvado.
Mais uma vez vemos Jesus curando alguém, e dizendo que esta pessoa por ter tido fé estava salva. 
A salvação aqui não é somente por ele ter recebido a cura, mas por ter crido em Jesus como Filho de Deus, vemos isso também porque no versículo 43, quando ele se vê curado passa a seguir a Jesus e glorifica a Deus pela cura recebida.
Então ao ser curado por Jesus ele recebeu a cura como sendo Divina, crendo que Jesus curava pelo poder de Deus a Ele atribuído.
E isso fez com que ate as pessoas que o seguiam louvassem a Deus pela cura de Bartimeu.)

Que linda passagem! Uma das lições que mais temos visto e aprendido nas curas de Jesus é que a fé não só nos leva a ser curados por Ele, mas o principal nos leva a salvação.
Porque ser curado é importante claro que sim, mas você passar a eternidade ao lado do seu Mestre e ser justificado por Ele, é ainda melhor! 
E isso se dá pela fé, pois não o vendo mas crendo que Ele é o Filho de Deus que nos resgatou, livrando-nos da condenação que receberíamos por sermos infiéis e pecadores. Ele nos justifica diante do Pai, Deus, por crermos Nele. E por crermos Nele somos livres da divida de pecados que tínhamos contra Deus.
Deus os abençoe em nome de Jesus!



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lucas capítulo 17.... A cura de dez leprosos


Oi amigos,que a graça e a paz estejam com todos em nome de Jesus!!!
Hoje continuaremos nossos estudos sobre as curas de Jesus e aprenderemos da Palavra de Deus que tem poder para nos fortalecer na caminhada cristã e para nos salvar...

Vamos orar... Senhor Deus e Pai, em nome de Jesus te pedimos para que nos dê a tua graça para aprendermos da tua Palavra e que ela possa ser guardada em nossos corações sendo luz para nossos caminhos. Te pedimos e agradecemos em nome de Jesus, amém!



___Lucas capítulo 17___


Dos versículos 11 ao 19 ... A cura de dez leprosos ___ De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia.
Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos;
que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!
Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que , indo eles, foram purificados.
Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz;
e prostrou-se com rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.
Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

(Os samaritanos não gostavam dos judeus (João 4:9) e com certeza não gostaria de ver Jesus com seus muitos discípulos que o acompanhava andando por suas terras por serem eles judeus. E com isso, Jesus ia com seus discípulos percorrendo as fronteiras das cidades.
Ao entrar em uma aldeia alguns leprosos se aproximaram deles gritando por Jesus. Eles chamavam Jesus de Mestre e pedia para que Ele se compadecesse deles.

Os samaritanos eram um povo que se corrompeu ao se misturar com outras culturas pagãs, ao ponto de praticarem bruxarias e adoração a outros deuses. E mesmo depois de terem voltado do exílio, onde estiveram cativos por anos, ainda mantiveram muito dos costumes pagãos de onde estiveram cativos (2 Reis 17:7 ao 23).
Ao voltar para sua terra de origem tentaram restabelecer o culto a Deus, mas ignoravam as doutrinas dos judeus praticando suas próprias doutrinas.
Eles tinham o pentateuco como sua base religiosa, os cinco primeiros livros da bíblia escritos por Moisés. Eles também ignoravam o fato de Jerusalém ser a cidade santa onde o povo judeu se dirija para no templo fazer seus sacrifícios a Deus e onde as festas eram comemoradas.
Eles construirão seu próprio altar de sacrifício no monte Jerezim, para oferecer seus sacrifícios à Deus o que para os judeus era uma profanação ate um escândalo (base bíblia de estudo de Genebra).

Mas embora existisse essa rixa entre judeus e samaritanos, esses dez leprosos tinham ouvido falar de Jesus, pois sua fama percorria todas as cidades.
Eles chamaram Jesus de Mestre reconhecendo a sua autoridade e pediram para que Ele tivesse compaixão deles.
Com certeza Jesus teve compaixão deles pois se dirigiu a eles dizendo para que fossem se mostrar aos sacerdotes.
Era de costume da Lei de Moisés, que quando um leproso se visse curado fosse a procura do sacerdote para que esse pudesse certificar da sua cura e com isso, essa pessoa pudesse voltar ao seu convívio normal com a sociedade (Levítico 14). Um leproso era considerado uma pessoa impura e não podia fazer parte da sociedade e nem participar de cerimônias religiosas. Eles viviam nas periferias das cidades e por onde passassem tinham que gritar impuro, impuro, para evitar contato físico com outras pessoas. A lepra era uma doença contagiosa e por isso era impura (Levítico 13).

Jesus se dirigiu a eles dando uma ordem o que exigiu deles realmente fé para obedecer, lembrando que para eles eram um Mestre judeu quem dava essa ordem.
Mas eles obedeceram e por sua obediência eles indo a procura do sacerdote foram curados.
Mas somente um voltou para agradecer a Jesus pela cura recebida. E este reconhecia que sua cura era divina, pois voltou glorificando a Deus e chegando ate Jesus se prostrou aos pés Dele agradecendo  por estar curado.

Jesus pergunta a ele se não eram dez, os que tinham sido curados e onde estavam os outros nove?E acrescentou que dos nove que foram curados não tinha havido gratidão da parte deles para com Deus, mas somente de um que era estrangeiro.
O fato de Jesus dizer que dos dez só um estrangeiro tinha voltado dando glória a Deus, pode ser que entre os nove que não voltou poderia ter judeus que era o povo escolhido de Deus. Na verdade isso não fica claro nos versículos.
Jesus o chamou de estrangeiro porque ele não era judeu e também porque Jesus estava cumprindo a missão que Deus tinha lhe confiado de resgatar seu povo (os judeus),ou seja, Jesus tinha sido enviado  a princípio para os judeus (Zacarias 12:10), mas como temos estudados muitos deles não o receberam.
Mas depois da ressurreição de Jesus o plano de salvação de Deus foi derramado para os gentios,( todos os povos no mundo todo que não são judeus.)(Efésios 2)

Jesus diz a ele que a fé dele tinha o salvado. Porque além de ser curado ele teve um coração agradecido e o fato de voltar e reconhecer que Deus tinha o curado ele recebeu a salvação por ter tido fé em Jesus, Filho de Deus.
Isso nos mostra que não devemos buscar somente algo que Deus pode nos dar, mas temos que acima de tudo o reconhecer como Senhor e Salvador e ter uma vida de adoração à Ele.
Tenho convicção que o mais importante do que curas, bens materiais, dons, é receber direito à salvação. Para aqueles que desejam este caminho sabem em seu coração que  podem encontrar paz, alegria e prazer na presença de Deus.)

Deus os abençoe em nome de Jesus e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....