quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mateus capítulo 9... A cura de dois cegos



Oi amigos, tudo bem?
Que a graciosa paz do nosso Deus esteja com todos em nome de Jesus!
Hoje iremos estudar a cura de dois cegos, e embora tenha muitas semelhanças com a cura do cego Bartimeu que estudamos em Marcos 10: 46-52, vemos que esta na verdade é uma outra ocasião em que Jesus usou de grande misericórdia com o povo.
Vamos orar: Pai, nos colocamos em tua presença neste momento Senhor, para mais uma vez estudar a Tua palavra, pedimos para que o Senhor possa nos dar entendimento dela, em nome de Jesus, amém!

__Mateus capítulo 9__

Dos versículos 27 ao 31... A cura de dois cegos___ Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi!
Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor!
Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.
E abriram-se-lhes os olhos. Jesus, porém, os advertiu severamente, dizendo: Acautelai-vos de que ninguém o saiba.
Saindo eles, porém, divulgaram-lhe a fama por toda a terra.

(Mateus coloca esta cura logo após a ressurreição da filha de Jairo ( Mateus 9: 23 ao 26 ), não sabemos se realmente ela aconteceu logo após esta ressurreição, já que cada escritor tinha seu próprio cronograma e ordem para escrever seu evangelho. 
Mas se a cura destes dois cegos realmente aconteceu após a ressurreição da filha de Jairo, então podemos entender o porque deles terem seguido a Jesus e porque clamavam: tem compaixão de nós, Filho de Davi!
A ressurreição da filha de Jairo foi algo extraordinário e embora Jesus tenha pedido para seus pais não divulgarem a ressurreição, este acontecimento se espalhou rapidamente ( Mateus 9:26 ).

Mateus não da detalhes destes dois cegos, mas por eles referirem a Jesus de Filho de Davi, podemos entender que eles conheciam as promessas de Deus para seu povo e criam que Jesus era a promessa de Deus, para libertar, curar, resgatar e dar nova vida ao seu povo (Isaías 42:7).

Eles seguiam a Jesus e tendo Jesus entrado em casa, entraram eles também e se aproximaram de Jesus. 
Jesus perguntou a eles se eles criam que ele poderia fazer isso, ou seja, que ele poderia curá-los.
E eles responderam que sim e o chamaram de Senhor.
Então Jesus tocou os olhos deles e disse que era para ser feito conforme a fé deles e então os olhos deles se abriram e eles foram curados.

Vemos que o primeiro passo desta cura foi que eles reconheceram que só Jesus poderia curá-los, segundo passo, declararam que tinham fé nele e terceiro passo, viram sua fé ser concretizada através da cura, pois veja que, Jesus disse que era para ser feito conforme a fé deles.
Se eles tivesse dito que criam, mas sem crer realmente esta cura não teria acontecido.Porém, Jesus conhecia as intenções verdadeiras de seus corações e sabia que eles tinham fé realmente para serem curados.

Mas umas vez depois de ter curado Jesus pede para aqueles que foram curados não dizerem nada sobre o que lhes aconteceram, mas parece que quanto mais Jesus pedia, ainda mais sua fama se espalhava por toda terra.)

Mas uma vez vemos que a cura só vem pela fé, e a fé que é encontrada quando Deus sonda os nossos corações.
Quando sentir que sua fé é pequena diante as enfermidades, lembre-se que Deus disse em sua palavra que Ele é o Deus que cura (Êxodo 15:26).

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Marcos capítulo 3... Jesus se retira. A cura de muitos a beira-mar


Oi amigos,tudo bem?
A paz do Senhor Jesus seja com todos!
Hoje vamos estar estudando a última cura do livro de Marcos, mas ainda não estamos terminando o estudo das curas realizadas por Jesus, ainda iremos estudar nos outros evangelhos.
Vamos orar: Pai, pedimos ao Senhor para que ao estudarmos a tua Palavra, ela possa produz efeito em nossas vidas de nos curar, libertar, renovar,direcionar e regenerar, e que assim Senhor, possamos gerar frutos de justiça para o teu louvor, te pedimos e te agradecemos em Nome de Jesus ,amém!

___Marcos capítulo 3___

Dos versículos 7 ao 12... Jesus se retira. A cura de muitos a beira-mar ___Retirou-se Jesus com os seus discípulos para os lados do mar. Seguia-o da Galileia uma grande multidão. Também da Judeia,
de Jerusalém, da Idumeia, dalém do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom uma grande multidão, sabendo quantas coisas Jesus fazia, veio ter com ele.
Então, recomendou a seus discípulos que sempre lhe tivessem pronto um barquinho, por causa da multidão, a fim de não o comprimirem.
Pois curava a muitos, de modo que todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar.
Também os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam; Tu és o Filho de Deus!
Mas Jesus lhe advertia severamente que o não expusessem à publicidade.

(Jesus sempre que podia se retira com o intuito de descansar, orar e ter comunhão com o Pai ( Lucas 5:16.. Ele, porém se retirava para os desertos e ali orava. )
Mas vemos que seu ministério já era muito conhecido e sua fama se espalhava por toda parte. Vemos que pessoas de diversas partes estavam se deslocando para ir a procura de Jesus: do Sul ( Jerusalém, Judeia e Idumeia ), do Leste ( dalém do Jordão ) e do Norte ( Tiro e Sidom ).

Jesus pediu para seus discípulos para deixarem preparado um barquinho, por causa da multidão. Pois assim poderia sair para o mar quando a multidão o comprimissem.
Jesus sempre se compadecia de todos que vinham a ele para serem curados, mas o fato de tanta gente seguindo ele desta forma podia ate impedir com que ele cumprisse a missão dada à ele por Deus.
E lembramos que Jesus veio com o propósito de anunciar o arrependimento a todos para que se voltassem para Deus de forma genuína. Pois temos visto nos estudos que a maioria vivia apenas uma religião. Eram religiosos e hipócritas, pois distorceram o princípio que Deus desejava para a obediência à ele.
E Jesus tinha o propósito de mostrar aonde eles estavam errando e como deveriam ser diante de Deus. Pois o que Deus desejava era amor, compaixão, misericórdia... (Mateus 9:13) Ide porém e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.

Jesus já havia curado muitas pessoas, pois aqueles que estavam doentes se lançavam com força para poder tocar nele. E muitos foram curados.
Aqueles que viviam atormentados por espíritos malignos, também eram curados. Os espíritos imundo quando viam a Jesus se prostravam sobre seus pés, em um sinal de reverência sobre a autoridade de Jesus e exclamavam: Tu és o Filho de Deus!
Jesus os repreendia, impedindo eles de falarem, pois eles estavam revelando a verdadeira identidade de Jesus, e ainda não era tempo dessa verdade ser revelada, pois antes ele ainda deveria passar pela rejeição do povo e ser crucificado, para no terceiro dia ressuscitar em Glória.

E assim todos que cressem nele como o Filho de Deus, e se arrependessem de seus pecados recebendo o Senhor Jesus como Senhor de suas vidas, poderiam ser justificados. Pois o sangue de Jesus derramado na cruz era o poder de Deus para o perdão, remissão de nossos pecados isso nos reconciliava com Deus novamente para uma nova vida em Cristo Jesus.)

A Palavra de Deus só é compreendida quando nos esforçamos com zelo para entendê-la. Lembrando que também para isso fomos selados com o Espírito Santo, para que ele pudesse nos revelar toda verdade.
Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser...






terça-feira, 2 de julho de 2013

Marcos capítulo 8.... A cura de um cego em Betsaida



Oi amigos!
Tudo bem?
Que a paz de Deus esteja com todos em nome de Jesus!
Hoje estudaremos a cura de um cego e veremos o que Jesus quis nos ensinar através desta cura.
Vamos orar: Pai ,ajude-nos a estudar a sua Palavra, e aprender dela de forma verdadeira para que possamos vive-la em nossas vidas, em nome de Jesus te pedimos e te agrademos, amém!

___Marcos capítulo 8___

Dos versículos 22 ao 26... A cura de um cego em Betsaida ___ Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse.
Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?
Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando.
Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito.
E mandou-o Jesus embora para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia.

(Jesus e seus discípulos tinham chegado a Betsaida, uma aldeia de pescadores que ficava a margem do mar da Galileia e lar de Filipe, André e Pedro.
Chegando lá os moradores trouxeram a Jesus um homem cego pedindo a Ele para que o tocasse.
Jesus pegou nas mãos dele e o levou para fora da aldeia e aplicou saliva em seus olhos, depois colocando as mãos sobre ele, perguntou-lhe se ele via alguma coisa.
Então ele começou a enxergar e disse a Jesus que via os homens, mas como árvores os via andando.

No versículo 24, diz: que ele, recobrando a vista, via os homens como árvores andando. Se a tradução da palavra recobrando estiver correta do original no grego, vemos que ele não é um homem que nasceu cego, pois recobrar também significa recuperar algo que tinha sido perdido. Isso explicaria o fato dele ter respondido a Jesus que via os homens andando e se parecia com árvores.
Um cego de nascença não poderia descrever uma árvore, mas um homem que teria perdido sua visão e depois voltado a enxergar sim.
Com a resposta dele vemos também que por mais que ele tenha recobrado a sua vista, ainda não conseguia ter uma visão nítida das coisas, pois os homens andando para ele era uma imagem distorcida de árvores andando.

Então Jesus novamente colocou as mãos sobre os olhos dele e ele passou a ver claramente e ele foi curado da cegueira e via tudo perfeitamente.
Jesus com certeza poderia ter curado este homem no primeiro momento em que lhe tocou, como já vimos em vários estudos de curas realizadas por Jesus, mas porque Ele podendo não curou?
Porque Jesus queria nos ensinar que há determinadas curas que são graduais em nossas vidas, como por exemplo a cegueira espiritual.

A cegueira espiritual é aquela que nos impede de reconhecer a obra de Deus em nossas vidas e na vida das pessoas.
Quando nós buscamos a Deus, saímos do mundo, aqui no texto representado pela aldeia. 
E Jesus nos resgatando do mundo, começa um processo de cura em nossas vidas. Passamos a ser transformados pelo Espírito de Deus, ao receber a Palavra em nossas vidas, e no começo não conseguimos enxergar o reino de Deus de forma nítida.
Mas conforme somos regenerados, mais revestidos de Cristo somos,e começamos a receber o seu caráter em nós, o que nos faz enxergar tudo com olhos de fé, pelas perspectivas de Deus e o reino de Deus se torna claro para nós.
A conversão genuína é a cura de uma cegueira gradual em nossas vidas e creio que é isso que Jesus nos ensinava também nessa cura.

No ultimo versículo Jesus manda ele embora para casa e diz para ele não entrar na aldeia.
Jesus queria evitar a publicidade que aquela cura poderia trazer, e por isso disse a ele para não entrar na aldeia.
Mas não entrar na aldeia, também nos revela algo importante no processo de uma conversão. Se a aldeia representa o mundo, então ao sermos convertidos para Deus, não devemos voltar ao nosso estado anterior, onde vivíamos no mundo.
Jesus diz para ele ao invés disso ir para casa,que também representa um lugar de proteção em Deus. Jesus disse em Mateus 21:13, que a casa Dele seria conhecida como casa de oração, o que conhecemos também por igreja.
A casa de oração, ou igreja é um lugar onde um curado espiritualmente pode receber apoio espiritual, para crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo Jesus (Efésios 4:15).)

Deus abençoe a todos e ate os próximos estudos se assim Deus quiser...