sábado, 28 de setembro de 2013

João capítulo 11... A ressurreição de Lázaro


Oi amigos, a paz do Senhor Jesus!
É com alegria que faço o último estudo sobre as curas realizadas por Jesus em seu ministério terreno, pois temos visto e crido que Ele ainda hoje, continua curando muitos para glória do seu Santo Nome.
Hoje na verdade estudaremos uma ressurreição, mais que uma cura é um milagre e aprenderemos com Jesus em mais uma de suas maravilhosas obras.
Vamos orar: Pai graças te damos pela sua bondade, pela sua grandeza que cobre toda terra.Te louvamos e bendizemos o teu Nome e reconhecemos que precisamos cada vez mais de ti ,ajuda-nos a andar em santidade e capacita-nos a estudar e viver a tua Palavra, em nome de Jesus ,amém!

___João capítulo 11___

Dos versículos 17 ao 46... A ressurreição de Lázaro ___ Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.
Ora, Betânia estava cerca de quinze estádios perto de Jerusalém.
Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão Lázaro.
Marta quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa.
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estivesse aqui, não teria morrido meu irmão.
Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.
Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?
Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho do Deus que devia vir ao mundo.
Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama.
Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele,
pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele.
Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar.
Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe ao pés, dizendo:Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se em espírito e comoveu-se.
E perguntou: Onde o sepultastes? Eles responderam: Senhor, vem e vê!
Jesus chorou.
Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.
Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?
Jesus agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo, era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.
Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.
Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
Aliás, eu sabia que sempre me ouve, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixo-o ir.
Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.
Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara.

  (Depois de saber da morte de seu amigo Lázaro, Jesus ainda permaneceu onde estava e depois foi para Jerusalém. 
Betânia ficava bem perto da cidade de Jerusalém, era uma aldeia vizinha. Jesus estava perto da cidade de onde mais tarde ele seria crucificado.
Mas naquele momento, Jesus estava ali em Betânia com um outro propósito, já faziam quatro dias que Lázaro havia morrido e Jesus estava ali para despertá-lo.

 Ao saber Marta que Jesus se aproximava, saiu ao seu encontro e disse a ele que se ele estivesse ali, seu irmão não teria morrido. Marta estava sendo sincera com Jesus a respeito de seus sentimentos, seu comentário e questionamento deixa claro que foi isso que ela estava pensando a respeito da
demora de Jesus.
Mas mesmo com sua dor e sem entender o porque da demora de Jesus, ela demonstrou ter fé em Jesus .
E, mesmo depois da morte de seu irmão ela cria que Jesus podia orar a Deus, e o que ele pedisse a Deus, iria acontecer.
Jesus encoraja a fé de Marta dizendo a ela que o irmão dela iria ressurgir.

Marta achou que Jesus referia a ressurreição dos santos, do último dia, quando Jesus em glória com os anjos do céu virá nas nuvens arrebatar a sua igreja, os salvos (Mateus capítulo 24, versículos 30 e 31).E os mortos serão ressuscitados (1 Coríntios capítulo 15, versículo 52).
Jesus responde a ela dizendo que ele é a ressurreição e a vida e quem crer nele mesmo que morto viverá e aquele que crê nele não morrerá eternamente.

Jesus revela a Marta o sentindo real de seu ministério terreno.Quando ele diz ser a ressurreição e a vida, fala de si mesmo de forma real, pois todo aquele que nele crê, é morto para o pecado mas recebe uma nova vida através dele(Romanos capítulo 6, versículo 11).
E por isso quem crer nele, mesmo que esteja morto, na sua vinda,ressuscitará e receberá dele um novo corpo transformado e incorruptível(1 Coríntios capítulo 15, versículo 54).
E aquele que crer nele jamais sofrerá a morte eterna(juízo de Deus), pois será salvo, justificado e transformado(Romanos capítulo 10, versículo 9)

Marta responde a Jesus dizendo que ela crê nele, como O Cristo, Filho de Deus, que deveria vir ao mundo. 
Tamanha é a fé de Marta, ela sabia quem era Jesus, não só um simples mestre, mas o Senhor dos Senhores.
Depois disso Marta sai e vai chamar sua irmã Maria e chamando ela em particular diz que o Mestre havia chegado e chamava por ela.
Ambas reconheciam a Jesus como seu Mestre, isso porque Jesus também ensinava tanto homens como mulheres, chamando-os ao arrependimento.
Ao ouvir o que sua irmã Marta lhe dissera, Maria sai apressada e vai ao encontro de Jesus e seus discípulos e muitos dos que estavam com ela consolando-a pela morte de seu irmão Lázaro, sai atrás dela achando que ela iria ao túmulo do seu irmão chorar.

Ao se encontrar com Jesus, Maria se joga aos seus pés em choro e diz a ele a mesma coisa que sua irmã Marta havia dito ao se encontrar com ele: que se ele estivesse ali, seu irmão não teria morrido.
Jesus se comoveu em seu espírito com o sofrimento de Maria. 
Muitos dos que estavam com Maria consolando ela pela morte de seu irmão, também choravam, porém muitos não choravam com sentimento verdadeiro como o de Maria e sua irmã Marta.Naquela época era comum existir carpideiras, profissionais contratadas com o propósito de exibir seu luto com choros exagerados e expressões de sentimentos exagerados. Porém Jesus reconhecia o verdadeiro sofrimento de Maria e Marta.

Jesus pergunta a ela onde eles haviam sepultado Lázaro e então levaram Jesus ate o túmulo.
Jesus chorou... esse é o menor versículo bíblico e demonstra também a humanidade de Jesus. Jesus sendo homem, podia se compadecer de nossos sentimentos, pois os compreendia muito bem. 
Alguns dos judeus presentes conseguiram ser sensíveis ao ver os sentimentos de Jesus. Viram que Jesus amava Lázaro e sofria com sua morte, mas outros já não viam desta maneira, pelo contrário, questionaram o fato de Jesus ter curado um cego de nascença(João capítulo 9) e ter deixado Lázaro seu amigo morrer.A dureza do coração destes judeus que o questionava fez com que Jesus agitasse novamente em seu espírito, pois Jesus podia sentir a incredulidade deles sobre ele.

Com isso Jesus pediu para que tirassem a pedra que tampava o túmulo esculpido como uma gruta. Ao ouvir o pedido de Jesus, Marta diz a ele que já se passavam quatro dias da morte do seu irmão e o corpo dele já devia cheirar mal. Vemos que a mesma Marta que demonstrou ter fé em Jesus nos versículos acima, aqui demonstra sua falta de entendimento de entender o que Jesus estava por operar. E Jesus responde a ela que ele já havia dito a ela que se ela cresse veria a glória de Deus.

Quando tiraram a pedra, Jesus olha para os céus e faz uma oração ao Pai:Pai graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
Jesus inicia sua oração agradecendo a Deus por ouvir sua oração sobre a ressurreição de Lázaro e diz estar orando assim para que os que estavam presentes cressem que ele tinha feito isso pela vontade de Deus operando através de sua vida.

Ao terminar sua oração, Jesus em alta voz diz: Lázaro vem para fora! E Lázaro saiu com pés e mãos atadas com faixas e com um lenço em seu rosto. Jesus pede para que tirassem as ataduras dele e deixasse ele ir.
Jesus exerceu sua autoridade sobre a morte. Lembrando que faziam quatro dias que Lázaro havia morrido, isso com certeza foi um milagre extraordinário!
Muitos dos judeus que estavam presente creram em Jesus, porém alguns ainda com seus corações endurecidos se colocaram contra Jesus, indo ate os fariseus contar o que Jesus tinha feito.)

Desde do começo quando Jesus fica sabendo que Lázaro estava doente, já sabia tudo o que iria acontecer, tanto que Jesus em,(João capítulo 11, versículos 12 ao 14) prevê a morte de Lázaro, sendo que quando vão chamar a Jesus, Lázaro ainda estava vivo(João capítulo 11, versículo 3).
Ate mesmo o fato dele ter se demorado para ir ate Betânia quando soube da doença de Lázaro, já era um plano dele para revelar sobre a vida de Lázaro a glória de Deus.
Podemos tirar para nossas vidas vários ensinamentos através desta passagem bíblica, mas uma me chamou muito atenção e gostaria de ressaltar: 
as vezes temos fé e cremos em Jesus, mas questionamos sua maneira de agir por não termos discernimento da situação. Marta agiu assim quando disse: Mas Senhor, já cheira mal.
Jesus sabe o tempo certo de agir em nossas vidas, para nós pode parecer tarde, mas para Jesus é o certo, porque é o tempo de Deus!


Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser.



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

João capítulo 9... Jesus revela-se ao cego (PARTE FINAL)



Oi amigos, a paz do Senhor Jesus!
Tudo bem com vocês?
Vamos estar estudando hoje a última parte sobre: A cura de um cego de nascença, do livro evangelho segundo João. Ao longo desses estudos que fizemos sobre a cura deste homem temos aprendido muitas coisas e hoje encerraremos este estudo e veremos o verdadeiro motivo pela qual ele foi curado.
Vamos orar: Pai, somente o Senhor é Santo e digno de receber todo o louvor e te louvamos Senhor, porque esta é a Tua Palavra e ela é perfeita! Ensina-nos Senhor a entendê-la de maneira viva e eficaz, em nome de Jesus ,amém!

___João capítulo 9___ (PARTE FINAL)

Dos versículos 35 ao 41... Jesus revela-se ao cego ___ Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem?
Ele respondeu e disse: Quem é Senhor, para que eu nele creia?
E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo.
Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.
Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.
Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos?
Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado.

(Lembrando que o homem que antes era cego e que foi curado por Jesus, tinha sido levado na presença dos fariseus que o interrogaram sobre sua cura e sobre Jesus.
Como ele defendeu a Jesus o reconhecendo como sendo um profeta e enviado por Deus, isso deixou os fariseus bravos e com isso expulsaram este homem da sinagoga, impedindo que ele pudesse estar na sinagoga para se reunir com os judeus em adoração à Deus.
Quando Jesus fica sabendo do que aconteceu com o homem que ele havia curado, Jesus o encontrando pergunta a ele se ele crê no Filho do Homem.

Filho do Homem era um título Messiânico. Os judeus esperavam o Messias vindo da parte de Deus para libertar seu povo ( Israel, judeus ). Messias significa ungido e para o povo Israelita, a ungido representava unção e consagrado a Deus, separado. 
Na bíblia temos várias referências sobre o Ungido de Deus, ou o Messias, enviado por Deus para salvar, redimir seu povo, Israel.(Isaías capítulo 42, versículos 1 ao 9)(Salmos 24, A vinda do Rei da Glória, referente a Jesus)(Salmos 45, O Ungido de Deus e a sua noiva, referente a Jesus e sua igreja,os salvos).
Jesus também admitiu ser o Ungido de Deus quando entrou em uma sinagoga, na cidade que ele tinha sido criado, Nazaré, e levantando-se para ler, deram a ele o livro de Isaías, onde falava sobre o Espírito de Deus que tinha ungido a ele e o separado, (Lucas capítulo 4, versículos 16 ao 19).

Já o título Filho do Homem é encontrado no livro de Daniel, quando ele tem uma visão e ao descrever esta visão diz: que via vir nas nuvens um como o Filho do Homem, (Daniel capítulo 7, versículo 13), esta também é uma referência a Jesus, pois é ele quem virá nas nuvens para levar consigo a sua igreja (os salvos), (Mateus capítulo 24, versículos 29 ao 31).

Então voltando a passagem bíblia quando Jesus pergunta ao homem que antes era cego e agora via se ele cria no Filho do Homem, foi a mesma coisa se perguntasse a ele se ele acreditava na vinda do Messias, do Ungido de Deus, o Salvador.
Ele então responde a Jesus: Quem é Senhor para que nele eu creia?
A resposta dele demostra uma profunda confiança em Jesus, pois ele se dirige a Jesus o chamando de Senhor e diz de uma maneira que era só Jesus dizer quem era o Filho do Homem que ele creria.

Jesus responde a ele que ele já tinha visto o Filho do Homem e em seguida Jesus se revela a ele dizendo ser ele mesmo o Filho do Homem.
Ao ouvir Jesus dizer ser ele o Filho do Homem, este homem que antes era cego, reconhece estar diante do Ungido de Deus e então se ajoelha adorando a Jesus como seu Senhor e dizendo crer nele.
Jesus continua revelando também a todos presentes a sua missão, dizendo que tinha vindo ao mundo para juízo, para dar visão aos que não veem e deixar cegos os que veem, (Isaías capítulo 29, versículo 18).
Aqui Jesus diz sobre a cegueira espiritual e não física. O juízo que Jesus fala é sobre os cegos espirituais que ao crer em Jesus serão libertos da sua cegueira e passaram a ver com os olhos da fé e receberão a salvação, pela fé em Jesus como o Filho de Deus.
E os que diziam enxergar ficariam cegos espirituais, impedidos de ver a verdade, isso foi o que aconteceu com muitos judeus, e seus líderes religiosos, fariseus e escribas. Eles acreditavam saber toda a verdade por fazerem parte de Israel o povo escolhido de Deus, acreditavam viver segundo a vontade de Deus por obedecer as leis de Moisés. Mas na verdade endureceram seus corações para a verdade vinda de Deus (Jesus) e as leis que eles acreditavam cumprir e agradar a Deus, tinha sido tão deturpada pelos líderes religiosos que tinha ate perdido seu sentindo verdadeiro para ser o louvor a Deus.

Os fariseus ouvindo o que Jesus disse, perguntaram a Jesus se acaso eles também eram cegos?
Com essa pergunta vemos a tamanha dureza do coração deles, eles não criam em Jesus e se achavam ser os donos da verdade.
Jesus responde a eles que se eles fossem cegos, não teriam pecado, ou seja, se fossem cegos não conseguiriam enxergar seus pecados e com isso poderiam ser libertos por Jesus.
Mas eles afirmavam ver e conhecer a verdade, com isso não enxergavam que eram pecadores, e precisavam de arrependimento. 
Eles se achavam bons, religiosos, cumpridores das leis, não conseguiam ver que na verdade nada que faziam era o que Deus desejava para eles.)

No final deste estudo vimos a conversão genuína deste homem que antes era cego e foi curado por Jesus. Ele não só foi curado da sua cegueira física como da cegueira espiritual que o impedia de reconhecer os seus pecados diante de Deus.
Mas ao encontrar Jesus e ao reconhecer como o Filho de Deus, o ungido, seu Senhor ele foi salvo.
Deus abençoe a todos vocês e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

João capítulo 9... Os fariseus interrogam o cego (PARTE 2)



Oi amigos, a graça e a paz de Deus esteja com todos em nome de Jesus!
Hoje continuaremos nossos estudos sobre a A cura de um cego de nascença, uma cura encontrada apenas no livro do evangelho segundo João.
Vamos orar: Pai amado, somos gratos a ti Senhor por sua bondade e misericórdia, pois tem nos dado o teu Espírito para nos direcionar a toda verdade que procede de Ti. Guia-nos neste estudo Senhor e nos ensina a tua palavra, em nome de Jesus ,amém!

___João capítulo 9___( Parte 2 )

Dos versículos 13 ao 34... Os fariseus interrogam o cego___ Levaram, pois, aos fariseus o que dantes fora cego.
E era sábado o dia em que Jesus fez lodo e lhe abriu os olhos.
Então, os fariseus, por sua vez, lhe perguntaram como chegara a ver; ao que lhes respondeu: Aplicou lodo aos meus olhos, lavei-me e estou vendo.
Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles.
De novo, perguntaram ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? Que é profeta, respondeu ele.
Não acreditaram os judeus que ele fora cego e que agora via, enquanto não lhe chamaram os pais
E os interrogaram: É este vosso filho, de quem dizeis nasceu cego? Como, pois, vê agora?
Então, os pais responderam: Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego;
Mas não sabemos como vê agora; ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Perguntai a ele, idade tem; falará de si mesmo.
Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam dito que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
Por isso, é que disseram os pais: Ele idade tem, interrogai-o.
Então, chamaram, pela segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: Dá glórias a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.
Perguntaram-lhe, pois: Que te fez ele? como te abriu os olhos?
Ele respondeu: Já vos disse, e não atendestes; por que quereis ouvir outra vez? Porventura, quereis vós também tornar-vos seus discípulos?
Então, se injuriaram e lhe disseram: Discípulo dele és tu; mas nós somos discípulos de Moisés.
Sabemos que Deus falou a Moisés; mas este nem sabemos donde é.
Respondeu-lhes o homem: Nisto é de estranhar que vós não saibais donde ele é, e, contudo, me abriu os olhos.
Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.
Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.
Se este homem não fosse de Deus, nada poderia ter feito.
Mas eles retrucaram: Tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram.

(Lembrando que no estudo anterior, Jesus havia curado este homem da sua cegueira. Sendo ele um cego de nascença os judeus acreditavam que este homem era um pecador ou sofria com consequências de pecados cometidos por seus pais, para ter nascido cego. Mas Jesus diz que a cegueira deste homem era para que fosse manisfesta na vida dele a glória de Deus e então vai ate ele e o cura.

No final do estudo vimos que mesmo depois de ter sido curado por Jesus, o homem demonstrava não conhecê-lo tão bem e fala de Jesus de forma sem ter muita intimidade ou reconhecendo ele como sendo enviado por Deus.
Alguns perguntaram a ele quem o curou ou abriu os seus olhos e ele responde que um homem chamado Jesus fez lodo com saliva e colocando em seus olhos mandou ele lavar no tanque de Siloé e assim ele foi curado.

E nos versículos acima vemos que os fariseus sabendo do acontecido chamam este homem para o interrogar.
Eles queriam saber como ele tinha chegado a ver se antes era cego e ele responde o mesmo que disse ao povo antes, que Jesus tinha aplicado lodo nos olhos dele e ele lavando passou a ver.
Os fariseus não aceitavam esta cura como vinda da parte de Deus, pois o dia em que Jesus curou este homem era sábado e com isso acusavam Jesus por não guardar o sábado.
Eles acusavam a Jesus de ter feito lodo em dia de sábado (trabalho) e curado um cego, mas na verdade no quarto mandamento, LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO PARA O SANTIFICAR (Êxodo capítulo 20, versículos de 8 a 11), não diz ser proibido o que Jesus fez, isso foram regras acrescentadas por eles mesmos.
Com isso ouve uma discussão entre eles, pois alguns diziam que como podia um homem pecador fazer tantos sinais? Ou seja, chamavam Jesus de pecador por não guardar o sábado, mas ao mesmo tempo pensavam que como ele sendo um pecador fazia tantos sinais, milagres.

Então perguntaram ao homem, o que ele achava de Jesus, por ele ter o curado. E ele responde a eles que achava que Jesus era um profeta.
Profeta eram homens escolhidos e enviados por Deus para falar suas Palavras ao povo, e eram homens cheios do Espírito de Deus e faziam grandes milagres pelas mãos do SENHOR.
Veja que agora quando perguntaram para ele novamente sobre quem o curou ele muda sua atitude. Da primeira vez, ele disse que era um homem e que se chamava Jesus, dessa vez ele diz que foi um profeta quem o curou.

Isso causou certa dúvida nos fariseus e chamaram seus pais para saber se aquele era mesmo o filho deles e se ele tinha nascido cego. 
Os pais dele admitem ser ele o seu filho, e que ele havia mesmo nascido cego, mas dizem não saber sobre a sua cura ou sobre quem o curou.
Na verdade, os pais dele estavam com medo de sofrerem represálias da parte dos fariseus e líderes religiosos, pois eles tinham dito ao povo que aquele que admitisse ser Jesus o Cristo, seria expulso da sinagoga, lugar onde o povo judeus se reunia para adorar a Deus. 
E por isso eles respondem aos fariseus que perguntasse a seu filho sobre sua cura, pois já tinha idade de responder por si mesmo.

Então, chamaram pela segunda vez o homem que tinha sido curado por Jesus e disseram a ele que ele tinha que dar glória a Deus por sua cura, pois Jesus era um pecador e não podia curar.
Ele diz que se Jesus era pecador isso ele não sabia, mas que ele tinha o curado isso ele sabia.
E novamente perguntam a ele o que Jesus fez para o curar. 
Ele diz que já havia contado a eles e eles não quiseram entender e então porque queriam que ele falasse de novo?! 
E sendo um tanto irônico, disse a eles, se era porque eles queriam se tornar discípulos de Jesus.

Com essa pergunta eles se sentiram ofendidos por ele e disseram que eles eram discípulos de Moisés e que eles sabiam que Deus tinha falado a Moisés e que Jesus eles não sabiam nem de onde ele tinha vindo.
O homem responde a eles que isso era estranho, sobre eles não saberem de onde Jesus tinha vindo, sendo que ele tinha curado ele. E disse que todos sabiam que Deus não atenderia um pecador, mas ao contrário atenderia aquele que teme a ele e faz a sua vontade. E disse que desde de então ninguém tinha ouvido falar de uma cura como a dele, de um homem cego de nascença passar a enxergar e completa dizendo que se Jesus não fosse de Deus não poderia ter curado ele.

Neste ponto vemos que ele passa a defender a Jesus na frente dos fariseus, agora ele reconhecia que Jesus não poderia ser um pecador como os fariseus afirmavam. E que Jesus temia a Deus e fazia a sua vontade e por isso o curou.
Os fariseus retrucaram o acusando dizendo que ele era um pecador e queria ensinar a eles e expulsaram ele da sinagoga.
Os fariseus endureceram ainda mais seus corações contra Jesus e não criam que ele era vindo de Deus, porém o homem que foi curado por ele já demonstrava crer em Jesus. 
Vimos que ele passou por alguns estágios, primeiro ele via Jesus apenas como um homem que o curou, depois o reconheceu como podendo ser ele um profeta de Deus e no fim reconhece que Jesus fazia a vontade de Deus, e vinha de Deus e por isso o curou.)

Este homem esta em um processo de conversão, agora já tem fé sendo gerada dentro dele por Deus em seu Filho Jesus, mas vamos entender bem isso no estudo final sobre esta cura.
Deus os abençoe e ate o próximo estudo se assim Deus quiser....


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

João capítulo 9... A cura de um cego de nascença, PARTE 1



Oi amigos, tudo bem?
Que a graça e a paz do nosso Deus e Pai esteja com todos, em nome de Jesus!
Bom, continuando as curas do livro de João, veremos hoje uma cura também bastante conhecida. A cura em si se dá logo nos 12 primeiros versículos, mas não tem como estudar esta cura sem estudar também o que aconteceu com este homem depois dela. E, como é um texto um pouco extenso vamos estar dividindo este estudo para podermos meditarmos melhor na Palavra e aprender tudo que o Senhor deseja nos ensinar através dela.
Vamos orar: Senhor, sabemos que a tua Palavra é inspirada pelo teu Espírito e que ela tem imenso poder de agir na vida daqueles que com fé meditam nela, por isso te pedimos que pela tua graça nos ajude a ter discernimento neste estudo e que a tua Palavra possa ser como torre forte em nossas vidas, em nome de Jesus, amém!

___João capítulo 9___ ( PARTE 1 )

Dos versículos 1 ao 12.... A cura de um cego de nascença___ Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Respondeu Jesus: nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.
É necessário  que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego,
dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.
Então, os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que estava assentado pedindo esmolas?
Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu.
Perguntaram-lhe, pois: Como te foram abertos os olhos?
Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo.
Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.

( Jesus caminhava com seus discípulos quando viram um homem cego. E pela narrativa diz também, que era mendigo e pedia esmolas. Ao ver este homem os discípulos perguntam a Jesus o porque daquele homem ter nascido cego; se era porque ele havia pecado, ou seus pais.
Mas Jesus responde à eles que nem ele havia pecado e nem seus pais, mas a situação daquele homem era para que na vida dele fosse manifesta as obras de Deus. 
Os Judeus acreditavam que uma criança poderia pecar ainda no ventre materno e que uma pessoa poderia sofrer com consequências dos pecados cometidos por seu pais.
Jesus não confirmou o que eles disseram, mas deu a eles uma terceira opção.

É um pouco complicado o que os discípulos disseram, dizendo que uma criança poderia cometer pecado no ventre materno?! Sabemos que todos nós sofremos como que a maldição do pecado original, o pecado de Adão (Romanos 5, versículo 12), mas uma criança ate onde sabemos é inocente e pura (Lucas capítulo 18, versículo 16),  para cometer o pecado em si. Embora o pecado original esteja em seu DNA,ou na sua natureza, só será manifestado quando ela começar a ter consciência, quando a criança começar perder a inocência.

Sobre os pais pecarem e os filhos sofrerem com consequências podemos entender que também pode ser algo possível, pois vemos isso na família de Davi, seu pecado foi perdoado quando ele realmente se arrependeu, mas toda sua família sofreu com as consequências dos seus pecados (2 Samuel capítulo 12 versículos 9 ao 12).
Mas no caso deste homem ter nascido cego foi para que Jesus fizesse a vontade de Deus sobre a vida dele e para que ele conhecesse verdadeiramente Jesus para sua salvação. 

Jesus disse que era necessário que eles fizessem as obras de Deus enquanto fosse dia, porque chegaria a noite quando ninguém poderia trabalhar.
O que Jesus queria dizer é que enquanto ele estivesse no mundo seria como a luz que dá ao dia a sua claridade e mesmo depois de sua ascensão ao céus, Jesus nos enviou o consolador (João capítulo 16, versículo 7) que é o Espírito da verdade (João capítulo 16, versículo 13), aquele que trás a luz a Palavra de Deus, nos dando entendimento e compreensão. Enquanto o Espírito de Deus estiver no mundo ainda é dia para que a obra de Deus seja feita. Pois haverá um tempo, que a justiça de Deus virá sobre aqueles que não receberam a sua Palavra, que não creram em seu Filho, essas pessoas sofreram com a ira divina e viveram dias de profundas trevas. (Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá cada um conforme as suas obras...Mateus 16:27).

Depois disso Jesus cuspiu na terra e fez lodo com a saliva e aplicou sobre os olhos do cego e disse para que ele fosse ao tanque chamado Siloé e se lavasse.
Não sabemos o porque Jesus usou a saliva para curar este homem, pois ele poderia ter curado numa simples palavra, ou toque, mas Jesus sabia exatamente como tratar a cada um e neste caso foi esta maneira que ele usou para curar. Jesus também usou a saliva para curar o cego de Betsaida,(Marcos capítulo 8, versículos de 22 ao 26), inclusive já estudamos esta cura.

Jesus o tocou: O toque é algo importante para uma pessoa que nada pode ver, pois através do toque se transmite sentimento. Ambos os cegos curados e relatados nos evangelhos, Jesus tocou neles antes de os curar, cego de Betsaida (Marcos capítulo 8, versículos de 22 ao 26), o cego de Jericó,(Lucas capítulo 18, versículos de 35 ao 43)e esta cura, a qual estamos estudando.
Com o lodo nos olhos Jesus diz para ele se lavar no tanque Siloé: Não tinha nada de importante neste tanque para que pudesse atribuir a cura deste homem, mas a sua fé em crer no que Jesus estava fazendo que foi a grande razão para que ele fosse curado. Ele obedeceu a Jesus e foi se lavar e através de sua obediência foi curado.
Assim que lavou, voltou vendo.

 Este homem havia nascido cego, e era a primeira vez que ele via. Com sua visão aberta uma mudança se iniciou em sua vida, tanto que vizinhos e conhecidos não podiam reconhecê-lo ao ponto de ele mesmo ter que afirmar que era ele.
Então perguntaram a ele como que os olhos dele tinham sido abertos e ele disse que um homem chamado Jesus tinha feito lodo e aplicando em seus olhos disse para que ele fosse se lavar no tanque Siloé. E ele indo, lavou e voltou vendo.
Todos queriam saber de Jesus, onde ele estava e perguntavam a ele, mas ele dizia não saber.

Este homem teve um encontro com Jesus, e mesmo tendo sido curado por ele, não demonstrava ter conhecimento ou intimidade com Jesus. Mas depois que seus olhos foram abertos muitas coisas começaram a mudar em sua vida e ele começa a mudar ate mesmo a maneira de falar de Jesus. Este homem esta no primeiro processo para uma conversão e no próximo estudo vamos meditar sobre o que o encontro com Jesus proporcionou para este homem.)

Deus os abençoe e ate a parte 2 deste estudo se assim Deus quiser...

domingo, 1 de setembro de 2013

João capítulo 5... A cura de um paralítico


Oi amigos, tudo bem?Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos!
Hoje vamos começar a estudar as curas do livro do Evangelho segundo João, e começaremos com uma cura bem conhecida.
Então vamos orar : Senhor Deus e Pai, em tua graciosa presença nos colocamos para podermos estudar a tua palavra, dai-nos a graça de podermos aprender Senhor e de podermos viver a tua Palavra em nossas vidas ,em nome de Jesus ,amem!

___João capítulo 5___

Dos versículos 1 ao 18.... A cura de um paralítico___Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco pavilhões.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e paralíticos, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar curado?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou curado; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.


(Jesus tinha ido para Jerusalém e ali acontecia uma festa dos judeus que João não identifica qual.
João fala de um tanque que existia perto da Porta das Ovelhas também conhecido em hebraico por Betesda que possuía 5 pavilhões, que eram tanques que serviam de reservatórios para coletar águas das chuvas.
Perto deste tanque havia vários enfermos, pessoas portando diversos tipos de enfermidades. Eles esperavam por um milagre, acreditavam que em tempos um anjo descia do céu e agitava as águas do tanque e o primeiro que no tanque entrasse era curado de sua enfermidade.

João conta que ficava ali também um homem que estava doente a 38 anos. Não fica específico o tipo de doença que ele tinha, mas por depender de alguém para poder andar podemos entender que ele possuía alguma enfermidade em suas pernas.
Quando Jesus viu este homem, sabendo o quanto tempo ele estava naquela situação, chegou ate ele e lhe perguntou? Queres ser curado?
Pode parecer estranha a pergunta de Jesus, pois aparentemente se o homem estava doente e estava perto do tanque esperando uma chance para ser curado, com certeza ele gostaria de ser curado.
Mas em sua resposta vemos que mesmo estando ali esperando uma oportunidade para que pudesse ser curado com o passar dos anos ele já havia perdido a fé de ser realmente curado.
Ele responde a Jesus não dizendo sim eu quero ser curado, mas se justifica dizendo o porque era difícil de ele ser curado, pois dependia de alguém para ajudá-lo a chegar no tanque e antes que alguém pudesse ajudar ele, outro doente entrava no tanque em seu lugar.

Mas porque então Jesus perguntou isso à ele? Podemos ver que foi para despertar sua fé que a tempos estava adormecida.
E então Jesus diz à ele: Levanta, pegue sua cama (esteira) e ande! E ele foi curado naquela mesma hora e pegou sua cama e saiu andando. No caminho encontrou com judeus que o questionaram por ele estar carregando sua cama em dia de sábado.
 Para os judeus não era permitido um homem carregar sua cama em dia de sábado. Como já vimos em outros estudos o sábado era o dia de descanso, o dia em que os judeus tinham para o Senhor, onde iam no templo fazer suas orações e não podiam exercer nenhum tipo de trabalho. E para eles carregar a cama era considerado como, carregar uma carga e com isso ele estava trabalhando. Mas na verdade nas leis de Moisés  (Êxodo capítulo 20, versículos 8 ao 11) não diz nada que proíba um homem de carregar sua cama, isso foi algo acrescentado pelos líderes religiosos daquela época).
O homem que foi curado responde à eles que aquele que tinha o curado também disse para ele pegar sua cama e sair andando. Eles queriam saber quem era o homem que havia dito isso à ele, mas ele não sabia dizer quem era.

Mais tarde Jesus encontra o mesmo homem que ele havia curado no templo e diz à ele: Já que você esta curado , cuidado para não pecar mais, para que não te aconteça coisa pior.
Na verdade o que Jesus queria dizer à ele é que se ele continuasse em uma vida de pecado poderia não só perder sua saúde mas pior a sua salvação.

O homem se retirou dali de onde Jesus estava e foi ate os judeus para dizer que tinha sido Jesus quem o havia curado. Isso fez com que os judeus perseguissem a Jesus por ele curar um homem em dia de sábado. Mas Jesus respondeu à eles que se o Pai dele (Deus), trabalhava ate aquela hora ele também deveria trabalhar.
Jesus queria mostrar à eles que o mais importante no dia de sábado era ter misericórdia uns dos outros e era o que Deus desejada de cada um, pois muitos exerciam a fé cheios de hipocrisia, não com compaixão, amor e misericórdia e com isso não adiantava guardar o dia de sábado.

Isso fez com que os judeus ficassem com mais raiva de Jesus, não só por ele não guardar o dia de sábado, como por se colocar igual à Deus dizendo ser seu filho.
Porém as obras de Jesus testificavam de que ele fazia a vontade daquele que o enviou, (Deus Pai) e nos trouxe ensinamento de como devemos realmente exercer nossa fé em Deus.)

Deus os abençoe e ate os próximos estudos de assim Deus quiser...