segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 5



Oi amigos, tudo bem?
Que a graça e paz de Jesus seja com todos...
Nos estudos da carta de 1 Timóteo de hoje, estaremos estudando sobre algumas preocupações de Paulo em relação as viúvas e também sobre o presbitério...
Querido Pai, temos prazer Senhor e muita alegria de meditarmos em tua palavra, ela nos é fonte de vida e fortaleza! Ajuda-nos mais uma vez Senhor, para que possamos aprender da tua palavra, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém!

___ 1 Timóteo capítulo 5 ___

Dos versículos 1 ao 2... Os deveres dos pastores para com várias classes de pessoas ___ Não reprendas ao homem idoso; antes, exorta-o como pai; aos moços, como a irmãos;
às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza.

(Paulo aconselha a Timóteo como ele e os outros presbíteros deveriam tratar aos irmãos. 
Aos homens idosos eles deveriam exorta-los ou incentivá-los como se fossem seus próprios pais, aos moços como a um irmão de sangue, às mulheres idosas como suas próprias mães e com as moças como se fossem suas próprias irmãs. De maneira alguma eles deveriam usar da autoridade que possuíam para corrigir aos irmãos de forma arrogante.)

Dos versículos 3 ao 16... Das viúvas ___ Honra as viúvas verdadeiramente viúvas.
Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus.
Aquela, porém, que é verdadeiramente viúva e não tem amparo espera em Deus e persevera em suplicas e orações, noite e dia;
entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta.
Prescreve, pois, estas coisas, para que sejam irrepreensíveis.
Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.
Não seja inscrita senão viúva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um só marido,
seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado aos pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra.
Mas rejeita viúvas mais novas, porque, quando se tornarem levianas contra Cristo, querem casar-se,
tornando-se condenáveis por anularem o seu primeiro compromisso.
Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas, falando o que não devem.
Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casas e não deem ao adversário ocasião favorável de maledicência.
Pois, com efeito, já algumas se desviaram, seguindo a Satanás.
Se alguma crente tem viúva em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregadas a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas.

(As viúvas sempre foi um motivo de preocupação não só da igreja em Éfeso, como em várias passagens da bíblia vemos o cuidado especial de Deus em relação as viúvas que não tinham com que se sustentar (Deuteronômio 24: 19 ao 21 e Malaquias 3:5).
Paulo destaca dois tipo de viúvas: as que não tinham família e eram reconhecidas por verdadeiras viúvas na qual necessitavam da ajuda da igreja e as que tinham família, que por mais que fossem viúvas, tinham sua família para poder ajudá-las em suas necessidades.
Era um ato de amor da família acolher a viúva e ajudá-la em suas necessidades e um grande sinal de que a família realmente era uma família piedosa que exercia a piedade para com os seus em louvor à Deus.

Mas as viúvas verdadeiras que não possuía família para socorrê-las, deveriam esperar em Deus, dedicando sua vida a orações e as suplicas à Deus dia e noite.
Mas as viúvas que deixasse de lado as coisas de Deus para viver segundo os desejos de sua carne, mesmo estando viva, estaria morta espiritualmente.

Aqueles portanto que sabendo que uma viúva precisava de ajuda e ao invés de acolhê-la, à abandona, é como um cristão negando sua fé em Cristo Jesus, pois o próprio Jesus nos ensinou a amar o próximo como a nós mesmos (Marcos 12:31). E acaba sendo pior que um descrente, pois não vive o segundo maior mandamento das escrituras.

As viúvas para serem escritas na lista de necessitadas, precisavam ter uns sessenta anos pelo menos, ter sido esposa de só um marido, e ter tido um bom testemunho de boas obras através de sua hospitalidade,e também na criação dos seus filhos no socorro aos santos, aos atribulados, e sido zelosa em suas obras.
Porém Timóteo deveria evitar as viúvas mais novas, porque elas se tornavam inconstantes na fé em Cristo Jesus com o passar do tempo e com isso, logo ficavam querendo se casar, quebrando assim seu primeiro voto de compromisso com Cristo, de servi-lo, dedicando-se na oração, em súplicas, e esperando em Deus. 

Paulo diz a ele que, pelo fato delas não conseguirem se firmar em seu compromisso com Cristo Jesus, elas acabavam se tornando ociosas, tagarelando de casa em casa, criando desconfiança e curiosidade, uns dos outros, falando o que não deveriam.
Paulo aconselhou a Timóteo para que as viúvas mais novas se casassem, criassem seus filhos, aprendendo a ser uma boa dona de casa. Assim não dariam motivo de ter do que acusá-las.
Paulo afirma que algumas já haviam se desviado da fé seguindo os enganos de Satanás. É bem provável que tivessem sido enganadas pelos falsos mestres, na qual Paulo já tinha referido no capítulo 1 de 1 Timóteo e também deixou claro em 2 Timóteo 3:6 e 7.
Os irmãos que possuíam viúvas em casa deveriam ajudá-las, para que as igrejas ficassem com as que realmente precisavam de ajuda e não tinham quem ajudá-las.)

Dos versículos 17 ao 25.... Acerca dos presbíteros. Vários conselhos ___ Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.
Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo.   E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.
Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.
Quando aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam.
Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.
A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserta-te a ti mesmo puro.
Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.
Os pecados de alguns homens são notórios e levam a juízo, ao passo que os de outros só mais tarde se manifestam.
Da mesma sorte também as boas obras, antecipadamente, se evidenciam e, quando assim não seja, não podem ocultar-se.

(Paulo continua dizendo a Timóteo como deveria ser o proceder na igreja em relação aos presbíteros. Aqueles que se dedicavam único e exclusivamente a expansão do ministério de Cristo, se aplicando a evangelização e ao ensino da palavra, deveriam ser honrados por seu trabalho, recebendo salário. Ele também usou uma frase dita pelo próprio Jesus (Lucas 10:7) ,que o trabalhador era digno do seu salário e usou também uma passagem do velho testamento (Deuteronômio 25:4), que não amordaces o boi, quando ele pisa o trigo.

Outra questão tratada foi sobre presbíteros que estivessem vivendo em pecado e a maneira com que eles deveriam ser exortados.
Paulo diz a Timóteo que ele não deveria receber denúncia contra presbíteros, sem que tivessem duas ou três testemunhas e se realmente fossem pego em pecado deveriam ser repreendidos por seu pecado na frente de toda igreja, para que servissem de testemunho para os outros irmãos.

Paulo aconselha a Timóteo a guardar seus conselhos para ser zeloso com a igreja e não tomar favoritismo no julgamento de um dos lados desfavorecendo o outro.
Na continuação Paulo fala para Timóteo não impor suas mãos precipitadamente, para não se tornar cúmplice dos pecados dos outros. 
Bom, sabemos que a imposição de mãos era usada para ordenação e também na oração, se aqui Paulo se referia a ordenação, então o seu conselho a Timóteo era para que ele tomasse cuidado em impor suas mãos para ordenar algum irmão a presbítero, pois se esse estivesse em pecado, Timóteo seria participante dos erros deste presbítero por ter sido a autoridade que o ordenou.
Como no contexto Paulo também fala sobre presbíteros ou irmãos pegos em pecados, então Paulo também poderia estar falando a Timóteo sobre uma situação em que Timóteo teria que usar de sua autoridade para restaurar um presbítero ou irmão que antes estava em pecado, e ele teria que tomar cuidado para que isso não fosse algo precipitado, pois assim estaria sendo cúmplice do pecado deles.

Paulo aconselhou Timóteo a usar um pouco de vinho como algo medicinal para sua saúde, é bem provável que Timóteo não tinha a prática de tomar o vinho, talvez por uma questão de princípio, mas Paulo o aconselha a usar um pouco de vinho com água por causa de suas enfermidades.
Paulo volta ao assunto sobre o pecado, lembrando a Timóteo que muitos poderiam viver em pecados ocultos e isso poderia ser evidenciado somente depois e por isso ele teria que ter muito cuidado com quem ele escolheria para ordenação, para o presbitério.
E já alguém que era piedoso, rapidamente suas obras seriam conhecidas de todos os irmãos, pois é algo que não se poderia ocultar-se.)

Deus os abençoe irmãos e ate os próximos estudos se assim Deus desejar....


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 4



Oi amigos, tudo bem?
A paz do Senhor Jesus seja com todos...
Hoje continuaremos nossos estudos na carta de 1 Timóteo e veremos conselhos que Paulo fez a Timóteo sobre falsas doutrina e do perigo da apostasia, que é o abandona da fé verdadeira em Cristo Jesus por outra crença.
Querido Senhor Deus, sabemos que só o Senhor é Deus, poderoso e soberano e que só podemos entender a sua palavra pela sua infinita graça, por isso te pedimos Senhor, ensina-nos a tua palavra para que ela seja para nós mais preciosa do que ouro ou prata, em nome de Jesus, amém!

___ 1 Timóteo ___

Dos versículos 1 ao 5.... A apostasia nos últimos tempos ___  Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
que proíbem o casamento e exige abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;
porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.

(Paulo começa este capítulo falando de uma revelação que o Espírito Santo tinha dado a igreja, que nos últimos tempos alguns deixariam a fé em Cristo Jesus por dar ouvidos e obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.
A igreja em Éfeso, estava passando por algumas crises a respeito de falsas doutrinas (1 Timóteo capítulo 1, versículos 3 ao 7), tanto que a pedido de Paulo, Timóteo ficou em Éfeso, com o propósito de exortar os irmãos a fé verdadeira em Cristo Jesus.
E aqui no capítulo quatro, Paulo, continua alertando Timóteo sobre o perigo das falsas doutrinas e que elas são originadas por espíritos enganadores, por demônios.
A intenção deles era usar pessoas fracas, soberbas e hipócritas e que tinham suas mentes fechadas para o verdadeiro evangelho,  para que com seus ensinos pudessem diluir o verdadeiro evangelho, ensinando falsos ensinos, que vão contra a palavra de Deus, para que muitos deixem a verdadeira fé em Cristo e sigam falsas crenças.

Paulo também deu exemplos de como alguns falsos mestres estavam corrompendo a igreja de Éfeso; eles estavam proibindo o casamento e exigindo abstinência de alimentos.
Paulo no capítulo três já havia falado do casamento, não só apoiando o casamento, como dando conselhos de como marido e mulher deveriam ser um para com outro (1 Timóteo capítulo 3, versículos 2 ao 5 e Efésios capítulo 5, versículos 22 ao 31).
O casamento também foi abençoado por Deus desde da criação, em Gêneses capítulo 2, versículo 24.

Outra questão também era que eles estavam proibindo o consumo de alguns alimentos, como uma prática religiosa. Paulo então lembra que todo alimento foi criado por Deus para nosso consumo. Todo que crê e tem o conhecimento dado pelo Espírito Santo sobre a verdade do evangelho (João capítulo 3, versículos 16 e 17 e Romanos capítulo 3, versículos de 21 ao 28), pode receber qualquer alimento como preparado por Deus, pois os que não crê, não acreditam que foi Deus quem criou todas as coisas.
Quando recebemos o alimento, agradecemos à Deus pelo alimento que Ele preparou, pois com orações e pela palavra de Deus o alimento é santificado.
Vemos que eles estavam introduzindo leis aos cristãos que contradizia a própria palavra de Deus, justamente porque eles mesmos não tinham o pleno conhecimento da graça de Deus através de Jesus Cristo.) 

Dos versículos 6 ao 16.... Exortação à fidelidade e à diligência no ministério ___ Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentando com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
Mas rejeita as fábulas profanas de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade.
Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.
Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. 
Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador  de todos os homens, especialmente dos fiéis. 
Ordena e ensina estas coisas.
Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 
Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.
Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual foi concedido mediante profecia,com a imposição de mãos do presbitério.
Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como os teus ouvintes.

(Paulo aconselha a Timóteo a ensinar os irmãos sobre a verdade, para que não sejam influenciados pelos falsos mestres, pois agindo assim ele será um bom ministro de Cristo Jesus, alimentando os irmãos com as palavras da fé verdadeira e da doutrina que ele mesmo Timóteo seguia.

Paulo diz a Timóteo para que ele não dê ouvidos as fábulas profanos de velhas caducas, velhas senhoras que estavam ensinando mitos que rejeitavam as coisas sagradas de Deus, ou seja, que iam contra a palavra de Deus.Talvez tenha sido por isso que Paulo disse em 1 Timóteo capítulo 2, versículo 12, que proibia que a mulher ensinasse e exercesse autoridade como a de homem, porque algumas senhoras estavam agindo assim e introduzindo ensinos falsos na igreja.

Mas Timóteo deveria exercer um espírito de devoção as doutrinas de Cristo. Paulo afirma que a prática do zelo, da devoção a doutrina de Cristo, era mais aproveitoso do que o exercício físico, pois praticar a devoção as doutrinas de Cristo, manteria ele firmado no verdadeiro evangelho que o conduziria ao próprio Cristo para sua salvação.
Paulo afirma que esta palavra era fiel, e que esse era o propósito pela qual eles trabalhavam, pois tinham a esperança em Deus que é o Salvador do seus fiéis.

Paulo diz a Timóteo que embora ele fosse moço ainda,ninguém deveria desprezá-lo e se ele se aplicasse nos estudos da palavra, no bom proceder, no amor, na fé e na pureza, ele poderia se tornar um padrão para os irmãos que ele estava ensinando.

Paulo ainda aconselha a Timóteo a se aplicar na leitura da palavra, ensinando os irmãos e corrigindo eles quando preciso, assim ele não seria negligente com o dom que ele havia recebido do Espírito através de profecia entregue a ele por imposição de mãos dos presbíteros.
Paulo termina dizendo à Timóteo para que pense bem em tudo quanto ele havia escrito e para que no fim ele fosse zeloso, para que isso fosse notório de todos os irmãos.
Paulo diz para ele se cuidar e cuidar da doutrina, da fé a qual ele tinha em Cristo, pois assim ele seria salvo e os que ouvem os seus ensinos também.)

Este capítulo são conselhos de Paulo para Timóteo em como rejeitar as falsas doutrinas, e a importância de buscar o conhecimento através dos estudos da palavra, para que assim ninguém se perca da fé, deixando a fé verdadeira em Cristo , por ensinos de demônios.
Estes conselhos de Paulo, é real para nós também no presente tempo da igreja!
Deus abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....