quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Estudo da carta de 2 Timóteo capítulo 2

Oi amigos, tudo bem?
A graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!
Continuando os estudo da carta de 2 Timóteo, hoje estaremos expondo o capítulo dois, onde Paulo falará com mais detalhes sobre as falsas doutrinas e falsos mestre que estavam diluindo o evangelho de Cristo na igreja em Éfeso.
(Oração)... Pai ,nos colocamos mais uma vez para estudarmos a tua palavra, sabemos o quanto ela nos é preciosa Senhor, por isso te pedimos ajuda-nos a compreendê-la e renova o temor do Senhor em nossos corações para que possamos, aplicar os teus ensinos em nossas vidas... Te agradecemos  Senhor, em nome de Jesus, amém! 

___ 2 Timóteo capítulo 2 ___

Dos versículos 1 ao 13 .... Os estímulos no combate da fé e no sofrimento por Cristo ___ Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.
E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.
Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seus objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.
Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.
O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.
Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas.
Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendentes de Davi, segundo o meu evangelho;
Pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada.
Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, como eterna glória.
Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele; também viveremos com ele;
se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;
se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.

(Paulo começa o capítulo 2, dando uma exortação para que Timóteo se mantenha firme na fé , se fortalecendo na graça que ele recebeu em Cristo Jesus.
Paulo recomenda a Timóteo para instruir outros na mesma fé que na qual ele tinha sido instruído por Paulo. Talvez Paulo estava se referindo de quando Timóteo foi ordenado a presbítero. Paulo esta aconselhando Timóteo a escolher homens fiéis e capazes que também pudessem instruir a outros na mesma fé.

Paulo faz a seguir como que três analogias a respeito daquele que segue a fé genuína.
Timóteo deveria participar dos sofrimentos de Paulo como um bom soldado que vendo seu companheiro ser atingido,continua a luta, se focando unicamente na vitória e não se deixando levar pelo mundo a sua volta, pois o único objetivo do soldado é cumprir as ordens de seu comandante.
E fala também sobre o atleta que se esforça na competição e segue a risca todas as normas para receber a vitória (1 Coríntios 9:25). E também sobre o lavrador que trabalha honestamente, e, é o primeiro a receber a recompensa do fruto quando esta no tempo da colheita.
Todas essas são comparações feitas por Paulo, de como um cristão deve proceder em sua vida depois de sua conversão, quando creu em Jesus e foi por Ele justificado.

Paulo fala para que Timóteo se lembra-se de Jesus Cristo, que foi ressuscitado entre os mortos, pois Jesus era o consumador da sua fé (Hebreus 12:2), seu sacrifício não se compara a nada que possamos passar em nossa caminhada cristã. 
Descendente de Davi, foi a promessa de Deus para Davi e todo Israel, que um dos seus descendentes reinaria eternamente (2 Samuel 7:12 ao 16) e isso era também o evangelho que Paulo pregava.
Paulo sabia que seus sofrimentos eram porque ele pregava o evangelho de Cristo Jesus e que por isso era tido em cadeias e como um malfeitor. Porém, ele sabia que nada disso podia algemar a palavra de Deus, por isso ele suportava todas as coisas, pelos eleitos, aqueles que desde da fundação do mundo tinham sido eleitos para salvação por meio de Jesus Cristo em eterna glória (Efésio 1:3 ao 5).

Os versículos 11, 12 e 13, talvez seja um hino cristão da época. Paulo diz que fiel era a letra deste poema ou hino, e vemos que fala unicamente de Cristo. Se morremos com ele (mortos para o pecado), também viveremos com ele (vivificados pela palavra e pelo Espírito); Se perseveramos, não desistimos, também com ele iremos reinar; Se o negamos, ele diante de Deus também nos negará (Mateus 10:32 e 33); E mesmo que agente seja infiel para com ele, ele sempre continuará sendo fiel, pois não pode negar a si mesmo, seu caráter.)


Dos versículos 14 ao 26 .... As falsas doutrinas e os falsos crentes. Como corrigi-los ___ Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.
Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto.
Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns.
Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.
Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas.
Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,
Disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
Mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.

(Paulo recomenda para que Timóteo desse testemunho, lembrasse aos irmãos diante de Deus de todas palavras por ele ensinadas, para que assim não viessem a se perder em discussões que nada aproveitavam, mas só causavam rebelião e revolta.

Timóteo deveria se apresentar como um obreiro aprovado, ou seja, deveria manejar bem as escrituras, para não ser envergonhado, e ter uma boa conduta na fé e na vida, para que ninguém tivesse do que acusá-lo.
Timóteo não deveria se envolver na conversas pervertidas e profanas, pois isso poderia o levar a se perder na impiedade. Paulo diz que essas conversas profanas eram como um câncer, que destrói e corroí e Paulo lembrou que tinha sido assim que Himeneu e Fileto tinham se perdido. 

Himeneu e Fileto provavelmente eram uns dos falsos mestres que estavam distorcendo o evangelho de Cristo na igreja de Éfeso. Eles pregavam que a ressurreição já tinha acontecido (1 Coríntios 15:12 ao 14) e muitos tinham se desviado da fé verdadeira por conta dessas falsas doutrinas.

Paulo diz que o fundamento de Deus tinha um selo, que Ele conhecia os que eram dele e que todo aquele que era dele, que confessava que Jesus Cristo era o Seu Filho, não poderia mais fazer parte da injustiça.
Paulo faz uma metáfora entre uma casa e seus utensílios e a igreja de Cristo. Assim como em uma casa tinham utensílios de ouro e de prata, que eram utensílios valiosos, também tinham utensílios de madeira e barro, que eram mais frágeis e de pouco valor. Os utensílios mais valiosos seriam usados com honra, porém os outros inferiores para desonra. 
Ou seja, a igreja, os templos podem possuir cristãos verdadeiros que são valiosos para o Senhor, como também falsos cristão que estariam reservados para o dia onde Deus derramará da sua ira (Colossenses 3:6).
A seguir Paulo usa a metáfora aplicando para cada cristão que se arrepende dos seus erros e busca a purificar-se dos seus maus atos. Esse poderá se tornar um cristão valioso, como um utensílio para honra, santificado para que Deus possa usá-lo para sua glória.

Paulo se dirige a Timóteo dizendo para que ele fugisse das paixões da mocidade. Lembrando que Timóteo era um jovem presbítero e poderia estar sujeito a isso, se não guardasse os conselhos de Paulo.
Timóteo deveria então seguir a justiça, a fé, o amor e a paz que possui os que tinham coração puro e invocavam o nome do Senhor (Romanos 10:13).
Ele também deveria rejeitar as questões loucas e absurdas, pois o fim delas eram contendas, brigas.
O servo do Senhor não poderia estar envolvido com discussões, mas deveria ser manso, paciente, ensinando sempre com mansidão, e tendo por expectativa que Deus possa conceder o arrependimento e o conhecimento da sua verdade para aquele que se opõem ao verdadeiro evangelho.
E, com a graça de Deus, o que antes se opunha ao evangelho, poderia voltar a ter equilíbrio e ser livre dos laços do diabo, que o tinha prendido para que fazer a sua vontade.)

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Estudo da carta de 2 Timóteo capítulo1

Oi amigos!
A graça e a paz do nosso Senhor Jesus!
Hoje começaremos os estudos sobre a carta de 2 Timóteo e veremos mais uma série de conselhos de Paulo ao jovem Pastor Timóteo.
(Oração)... Pai, esta é a tua palavra, na  qual, desejamos conhecer, pois sabemos que ela é a tua verdade revelada. Ensina-nos oh Senhor,  as tuas verdades e nos ajude a vivê-la a cada dia, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém! 


__ 2 Timóteo capítulo 1 __


Dos versículos 1 ao 2... Prefácio e saudação ___ Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus,
ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

(Paulo inicia sua epístola, com uma saudação pessoal ao seu jovem  filho ou discípulo na fé, Timóteo. Lembra a Timóteo da promessa de salvação de Deus para eles e todos que creem em seu Filho Jesus e termina abençoando Timóteo com a graça, misericórdia e paz de Deus Pai.)


Dos versículos 3 ao 5... Ação de graças ___ Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.
Lembrando das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria
pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo  de que também, em ti.

(Um dos objetivos de Paulo nesta carta também era pedir para que Timóteo fosse encontrar com ele. Paulo estava preso e por isso alguns tinham o abandonado(2 Timóteo 1:15), mas em Timóteo Paulo via um irmão com fé genuína. 
Paulo diz sempre lembrar de Timóteo em suas orações noite e dia e de seus sofrimentos e diz estar ansioso por rever seu filho na fé, Timóteo. O encontro com Timóteo, traria grande alegria a Paulo, pois sabia que podia confiar nele como irmão da mesma fé em Cristo Jesus. Paulo sabia que sua fé era verdadeira e que isso também era pelo fato de Timóteo ter tido uma boa base familiar, por ter crescido e sido educado em um lar cristão, pois a avó e a mãe de Timóteo tinham uma fé verdadeira em Cristo Jesus. Seu pai sabemos que era grego(Atos 16:1), mas provavelmente não possuía a mesma fé que sua esposa e sogra, pois isso não é retratado por Paulo em suas cartas.)

Dos versículos 6 ao 14... A prática do zelo, da firmeza e da fidelidade ___ Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,
que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
e manifestada, agora, pelo, aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,
para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre
e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.
Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.
Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.

(Paulo exorta Timóteo para que ele reavivasse o dom de Deus que ele havia recebido através de oração e imposição das mãos do próprio Paulo.
Talvez Timóteo não estivesse desenvolvendo o dom que havia recebido com tanto zelo como no princípio, e Paulo o incentivou a buscar o renovo, deste dom dado por Deus.
A igreja em Éfeso ainda passava por problemas criados pelos falsos crentes e suas falsas doutrinas(2 Timóteo 2:14 ao 26) e isso exigiria de Timóteo pulso firme e autoridade de Deus para corrigi-los, por isso Paulo lembrou a ele que Deus não tinha dado a eles espírito de covardia, mas de poder (autoridade), de amor (piedade) e moderação (domínio próprio).

Paulo diz a Timóteo para que ele não se envergonhasse do evangelho de Cristo, nem mesmo dele, por estar preso, mas Timóteo deveria participar dos sofrimentos com Paulo, pois eram em favor do evangelho de Cristo. Pois Deus em seu poder, os havia chamado para uma vida santa, não por eles terem feito algo para merecer o chamado de Deus, mas sim pela determinação de Deus, sua vontade e graça, que foi dado a eles por sua fé em seu Filho Jesus.
E tudo isso era plano de Deus desde da fundação do mundo, mas só veio a se manifestar quando o Senhor Jesus apareceu como Salvador. O Senhor Jesus destruiu o poder da morte através de sua morte e ressurreição, revelando a vida eterna para os que creem Nele.
Paulo foi escolhido por Deus com o propósito de pregar o evangelho, era um apóstolo de Cristo e sabia que todos os seus sofrimentos eram pela grande responsabilidade recebida, mas isso não o envergonhava pelo contrário, Paulo sabia e conhecia aquele a qual ele cria e pregava, e sabia que Deus era poderoso e o recompensaria no final de tudo.
Paulo diz a Timóteo para ele manter o padrão dos ensinos que ele havia recebido, guardando a fé e o amor em Cristo Jesus e o Espírito Santo que manteria vivo dentro dele as sãs doutrinas de Cristo.)


Dos versículos 15 ao 18... A situação do apóstolo preso e o procedimento de alguns de seus colaboradores ___ Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes.
Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas;
antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar.
O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor. E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso.

(Paulo lembra a Timóteo dos irmãos que haviam o abandonado por ele estar preso e citou o nome de Fígelo e Hermógenes.
Paulo também reconhece a ajuda e o zelo da parte de Onesíforo. Ele não se envergonhou da situação que Paulo encontrava, mas fez de tudo para o animá-lo. 
Paulo termina este primeiro capítulo orando a Deus por suas misericórdia sobre a vida de Onesíforo.
Onesíforo também foi um grande colaborador na igreja em Éfeso, onde Timóteo se encontrava.)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 6



Oi amigos, a paz do Senhor Jesus esteja com todos!
Hoje iremos estudar o último capítulo da carta de 1 Timóteo e assim encerraremos esta carta e nos próximos estudos iniciaremos a carta de 2 Timóteo, se assim Deus quiser....
Vamos orar... Pai infinita é oh Senhor as tuas muitas misericórdias, Tu Senhor também é conhecido por sua grandeza e soberania, diante de Ti nos colocamos Senhor, para meditarmos em tua palavra, ensina-nos oh Senhor pelo amor do teu nome, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém!

___ 1 Timóteo capítulo 6 ___

Dos versículos 1 ao 2 ... Dos senhores e dos servos ___ Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
Também o que têm senhor fiel não o trate com desrespeito, porque é irmão; pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom serviço, é crente e amado. Ensina e recomenda estas coisas.

( Paulo aconselha que os servos fossem sinceros no servir aos seus senhores, de modo que assim ninguém teria do que falar mal da doutrina de Cristo e do nome de Deus.
Os que tinham senhores irmãos da mesma fé em Cristo deveriam trabalhar ainda com mais zelo pelo seu senhor por compartilharem da mesma fé em Cristo Jesus. 
Paulo também dá conselhos aos servos, em sua carta aos Colossenses 3:22, dizendo que eles deveriam obedecer aos seus senhores, não servindo somente para agradar, mas com o coração sincero, sempre temendo ao Senhor.)

Dos versículos 3 ao 10... Os falsos mestres e os perigos da riqueza ___ Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de quem nascem invejas, provocações, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.
Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.
Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
Ora, os que querem  ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens em ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 

( Paulo dá características dos falsos mestres, eram homens que estavam pervertendo a doutrina da piedade, que eram os ensinos de Cristo Jesus. Eram pessoas arrogantes, que não entendiam as verdades da doutrina da graça, mas gostavam de discussões, provocando sempre invejas, suspeitas, provocações e difamações.
Tinham suas mentes fechadas e pervertidas para a verdade do evangelho e acreditavam que a piedade, o evangelho da graça, era uma fonte de lucro para eles.
Na verdade a piedade é fonte de grande lucro para nós sim, só que não da maneira com que os falsos mestres criam e ensinavam. O lucro que podemos ter da piedade é a salvação pela graça de Deus(Efésios 2:8), e para os que perseverarem ate o fim(Mateus 24:13)
Tudo que possuímos neste mundo nada levaremos no dia da nossa morte, temos que estar contentes em termos o que comer e no que nos vestir. O evangelho de Cristo Jesus não nos prometeu fartura e riquezas(João 16:33), mas claro que Deus pode conceder sim estas coisas para aqueles que forem obedientes as suas leis(Salmo 1:2 ao 3), porém, não é esse o sentido do evangelho. A promessa é a salvação, o perdão de nossos pecados, uma vida eterna ao lado do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo(Romanos 6).

Paulo diz que os que queriam ficar ricos corriam um grande risco de se perderem, por caírem em tentação, pelas suas próprias cobiças, tornando-se fracos e incapazes de saírem do buraco em que entraram.
Os que amam mais o dinheiro do que a Cristo, se perdem da verdadeira fé, foi o que aconteceu com os falsos mestres em Éfeso.
Quando Jesus disse que ninguém poderia servir a dois senhores,(Mateus 6:24) estava justamente se referindo aquele que serve ao dinheiro e se torna escravo dele.
A ganância fez muitos se perderem na igreja em Éfeso, pois caíram por suas cobiças ao dinheiro, se desviando do evangelho da graça.)

Dos versículos 11 ao 16... Apelo para Timóteo ___ Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também fostes chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todos as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão;
que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo;
a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;
o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

(Paulo exorta a Timóteo para que ele fuja dos enganos pela qual os falsos mestres e alguns irmãos tinham caído.
Mas ele como um homem de Deus, deveria seguir a justiça: seguindo os mandamentos de Deus e andando em retidão; seguir a piedade: tendo devoção pelo caminho da graça; seguir a fé e o amor: a fé a qual foi lhe dado por Deus e, praticando o amor através do ministério e vida cristã; seguir a constância: sendo perseverante na fé a qual ele foi chamado; seguir a mansidão: andando em paz, dominando suas emoções com calma e tranquilidade(Gálatas 5:22).
Paulo chamou a Timóteo para que ele não ficasse acomodado, mas viesse a exercer a fé como um soldado, que sempre esta armado e vigilante.
Assim Timóteo tomaria posse da vida eterna, a qual esta reservada para os que creem(Tito 1:2 e João 3:16), e para isso Paulo lembra a Timóteo da confissão de fé que ele tinha feito diante de muitas testemunhas, referindo-se ao batismo de Timóteo ou uma situação a qual ele confessou sua fé em Jesus Cristo.
Paulo diz a Timóteo que os conselhos dele eram apresentados diante de Deus e de Jesus Cristo, que tinha feito a confissão diante de Pôncio Pilatos (Mateus 27:11 e Marcos 15:2).
Mais uma vez Paulo exorta a Timóteo a se manter firme na fé, guardando os mandamentos de Deus, sem manchas e sem motivo de ter do que acusá-lo e mantendo-se assim ate a vinda de Cristo Jesus(Mateus 16:27), quando em sua vontade Soberana, Deus o revelar.
Reis dos reis e Senhor dos senhores, é um título dado a Jesus(Apocalipse 19:16). E Paulo termina o versículo com um louvor a Deus por sua imortalidade, expressão de glória, e luz inacessível.)

Dos versículos 17 ao 19... Acerca dos ricos ___ Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;
que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;
que acumulem para si mesmos tesouros, sólidos fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.

(Paulo aconselhou aos que na igreja eram ricos, para não apoiarem sua confiança nas suas riquezas, mas suas esperanças deveriam estar sempre em Deus, que nos dá o que precisamos segundo a sua vontade(Mateus 6:33).
Paulo os aconselhou a serem bons, generosos, sempre dispostos a repartir, agindo assim acumulariam um verdadeiro tesouro para a vida eterna(Mateus 6:19).)

Dos versículos 20 ao 21... O conselho final e a bênção apostólica ___ E tu, ó Timóteo, guarda o que foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam,
pois alguns, professando-o, se desviaram da fé. A graça seja convosco.

(Terminando o capítulo Paulo lembra a Timóteo da importância de guardar seus conselhos dado em toda a epístola de 1 Timóteo, evitando conversas inúteis e profanas e tudo que se levantasse contra ao evangelho de Cristo, pois agindo assim muitos tinham se perdido da fé.
Paulo termina deixando a graça com Timóteo)

Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser...