terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Estudo da carta de 2 Timóteo capítulo 4

Oi amigos, a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!
Hoje estaremos estudando o último capítulo da série que fizemos das epístolas de Timóteo.
Paulo escreve a Timóteo seu filho na fé, para ajudá-lo com os problemas que a igreja em Éfeso estava passando e no final pede sua visita.
(Oração)... Senhor, Deus e Pai, mais uma vez pedimos a tua graça, para que possamos estudar e meditar na tua palavra. Conceda-nos o teu Espírito Senhor de entendimento e fortalecimento, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém!

___ 2 Timóteo capítulo 4 ___

Dos versículos 1 ao 5 .... A fidelidade e o zelo na pregação ___ Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

(Paulo lembra a Timóteo da grande importância e responsabilidade que ele tinha em suas mãos. Lembra a ele também, da esperança da fé de todo cristão que é a volta eminente de Jesus Cristo. Ele  virá como o grande juiz(João 5:22 ao 27), que julgará a cada um segundo as suas obras(Romanos 2:6 ao 8).
Timóteo deveria insistir na pregação do evangelho, deveria aproveitar os momentos, corrigir os que estavam no erro, incentivar com paciência, segundo a doutrina de Cristo.
Paulo diz a Timóteo que haveria um tempo que as pessoas não suportariam as sãs doutrinas, que são as verdades da palavra de Deus. As escrituras mesmo afirmam do poder que ela tem para discernir as intenções do coração do homem(Hebreus 4:12)
E por não suportarem a verdade se deixariam levar por falsos mestres que pregaria segundo o que cada um gostaria de ouvir, segundo suas próprias vontades e cobiças do coração.
Por recusarem dar ouvidos a verdades santas, se entregariam as fábulas, mitos, heresias.
Mas Timóteo deveria ser moderado em suas atitudes e ensino, suportando as aflições(João 16:33) e cumprindo fielmente seu trabalho e ministério.)

Dos versículos 6 ao 8 .... O apóstolo prevê o seu martírio ___ Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

(Paulo sabia que sua morte já era algo previsto, mas isso não o deixou desencorajado, pois via sua morte como uma libação. Libação era um ritual usado no velho testamento ou antiga aliança como oferta de gratidão a Deus(Números 28:7 e 2 Reis 16:13). Libação é o derramar de vinho no altar. E esse era o conceito que Paulo tinha a respeito de sua morte, uma oferta para Cristo, porque Paulo seria morto por pregar o evangelho de Cristo.
Paulo entendia que já tinha completado sua obra, tinha guardado a fé e vivido como um bom soldado(2 Timóteo 3 ao 4).
Paulo sabia que por ter sido um bom soldado de Cristo, tinha seu galardão(Mateus 5:12) reservado no grande Dia do Senhor(1 Coríntios 1:8), e não somente a ele, mas esta guardado também, para todos quanto vivem como bons soldados de Cristo, guardam sua fé e esperam com alegria a volta de Cristo. )

 Dos versículos 9 ao 18 .... O apóstolo abandonado pelos homens, não por Deus ___ Procura vir comigo depressa.
Porque Demas, tendo amando o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois é útil para o ministério.
Quanto a Tíquico mandei-o até Éfeso.
Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.
Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.
Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras.
Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!
Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças , para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!

(Paulo desejava logo ver Timóteo, pois via em Timóteo um companheiro na fé, um filho. 
Ele cita o nome de alguns que tinham o abandonado, Demas, que tinha amado o presente século e ido para Tessalônica, Crescente que tinha ido para Galácia e Tito para Dalmácia. 
Paulo diz que Lucas estava ainda com ele, o mesmo Lucas que escreveu o evangelho segundo Lucas e o também chamado por Paulo de médico amado(Colossenses 4:14)

Ele pede para que Timóteo em sua vinda trouxesse a Marcos. Marcos, também conhecido por João Marcos, é o mesmo que abandonou a Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária(Atos 13:13). Vemos que Paulo perdoou a Marcos, dando um belo exemplo de como exercer o perdão em Cristo. Depois disso, Marcos voltou a trabalhar com Paulo(Colossenses 4:10) e no fim de sua vida,  Paulo desejava a sua presença, pois seria útil para o ministério.

Ele também cita o nome de Tíquico, dizendo que o tinha enviado para Éfeso, cidade onde Timóteo estava. Todos deveriam ser bem conhecidos de Timóteo, por isso Paulo citou por nome a cada um e compartilhou com Timóteo o que havia acontecido.
Paulo pede a Timóteo também que em sua vinda trouxesse alguns pertences seus deixados na casa de Carpo, provavelmente um irmão na fé. 
A capa era uma vestimenta usada para se proteger do frio, ventos e chuvas, lembrando que o inverno estava próximo(2 Timóteo 4:21). 
Os livros e pergaminhos, materiais de estudo de Paulo, e os pergaminhos poderiam bem ser partes do velho testamento.
Paulo também cita o nome de Alexandre, identificando como o latoeiro, esse havia causado muitos males a ele, mas ele sabia que pelas suas más obras ele receberia o juízo de Deus. Paulo aconselha a Timóteo para que ele não se envolvesse com Alexandre, pois ele tinha resistido ao evangelho.

Paulo estava em prisão domiciliar, e quando teve sua primeira audiência seus amigos e companheiros na fé tinham o abandonado, mas ainda assim ele demostra perdão quando diz que isso não fosse levado em conta a eles.
Mesmo tendo sido abandonado pelos amigos, Paulo recebeu a graça de Deus que o fortaleceu, para que mesmo na presença de gentios pudesse com ousadia pregar o evangelho e isso deu a ele um pouco mais de tempo de vida.
Paulo sabia que a morte seria para ele um livramento de Deus, pois iria para o céu, junto com o Senhor e por isso dava glórias ao Senhor.)

Dos versículos 19 ao 22 .... As saudações finais e a bênção ___ Saúda Prisca, e Áquila, e a casa de Onesíforo.
Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto.
Apressa-te a vir antes do inverno. Êubulo te envia saudações; o mesmo fazem Prudente, Lino, Cláudia e os irmãos todos.
O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.

(Paulo termina sua carta com uma saudação final sua e de outros irmãos a Timóteo.
Priscila e Áquila eram grandes amigos de Paulo, ele também trabalhou com eles, pois possuíam a mesma profissão, fazedores de tenda(Atos 18:2 e 3)
A casa de Onesíforo(2 Timóteo 1:16) também mandava saudações a Timóteo.
Paulo fala de Erasto(Romanos 16:23) que havia ficado em Corinto e Trófimo(Atos 20:4) que doente havia ficado em Mileto.
Êubulo também estava enviando saudações a Timóteo e também Prudente, Lino, Cláudia e todos irmãos.
Paulo termina abençoando a Timóteo com uma oração, o Senhor seja com teu espírito e a graça com todos irmãos.)

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Estudo da carta de 2 Timóteo capítulo 3

Oi amigos, que a graça e a paz de Cristo esteja com todos!!!
Hoje no estudo da carta de 2 Timóteo estaremos aprendendo com o Apóstolo Paulo sobre a corrupção dos últimos dias e a importância da Palavra de Deus.
Oração: Pai, nos colocamos Senhor para meditação da tua Palavra e te pedimos para que o Senhor possa nos ensinar segundo a Tua Soberana Vontade, em nome de Jesus.... Amém!

___ 2 Timóteo capítulo 3 ___

Dos versículos 1 ao 9 ....  Os males e as corrupções dos últimos dias ___ Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínios de si, cruéis, inimigos do bem,
traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,
que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistiram à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto a fé;
eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.

(Paulo começa o capítulo 3 de sua carta a Timóteo, falando à ele sobre os últimos dias. Lembrando que Timóteo era o presbítero responsável da igreja de Éfeso (1 Timóteo 1:3) e a igreja passava por um período de dificuldades, pois alguns estavam se  levantando contra as verdades do evangelho de Cristo Jesus (1 Timóteo 1: 3 ao 7). Esses foram identificados por Paulo como falsos mestres e falsos crentes (2 Timóteo 2:14 ao 26).
Então Paulo fala de como seria difíceis os últimos dias e de como as pessoas teriam seus caráteres deformados e corrompidos.
Seriam homens egoístas, amantes do dinheiro, orgulhosos, arrogantes, se opondo em palavras e atitudes contra Deus, desobedientes aos pais, ingratos, com falta de respeito as coisas de Deus. Seriam também homens que teriam perdido a capacidade de amar, seriam cruéis, envaidecidos e orgulhosos de si mesmos, mais amigos dos prazeres deste mundo e da carne do que de Deus.
As características que Paulo deu foi para que Timóteo pudessem identificar os falsos mestres e os que estavam no erro, porém podemos identificar essas características ainda hoje no homem moderno. Isso tem sido a característica da sociedade em que vivemos e ate mesmo de alguns que dizem professar sua fé em Cristo.

Paulo diz a Timóteo que alguns poderiam ate ter a forma de piedade, ou seja, parecer seguir a fé em Cristo, mas seu interior estava corrompido e não haviam sidos transformados pela regeneração do Espírito de Deus (Tito 3:3 ao 7). Eles chegam a negar o poder de Deus para salvação, que são as verdades do evangelho (Romanos 1:16).
Algumas mulheres na igreja de Éfeso tinham se perdido, por darem ouvidos sem discernimento aos falsos mestres. Eram mulheres vulneráveis por ainda estarem em pecado.

Paulo fala sobre Janes e Jambres, homens que resistiram a Moisés. Nas escrituras, (bíblia) não se encontra o nome destes dois homens. Uma tradição judaica identificou estes dois homens como sendo aqueles mágicos que eram conselheiros de Faraó (Êxodo 7:8). Esses foram homens que resistiram a verdade, assim como os falsos mestres e falsos cristãos da igreja de Éfeso e ambos  tinham suas mentes corrompidas e se mostravam condenados quanto à fé. 
A exortação e repreensão de Timóteo sobre estes falsos cristãos e mestres deixaria evidente a falta de razão deles perante todos, assim como Moisés fez com aqueles dois homens, Janes e Jambres (Êxodo 7:12).)

Dos versículos 10 ao 11 ....  Paulo elogia a Timóteo por sua firmeza e o exorta a permanecer leal à verdade ___ Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,
as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônico e Listra, _ que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor.
Ora, todos os que querem, viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

(Paulo lembra a Timóteo da sua própria perseverança na fé, mesmo tendo passado por oposições e  perseguições. 
Paulo cita o nome de três cidades nas quais sofreu com oposições e perseguições, Antioquia, Icônico e Listra, a cidade de Listra inclusive é a cidade natal do próprio Timóteo. 
Paulo diz a Timóteo que por mais que tenha passado por tantas dificuldades e perseguições, Deus os livrou de todas.
Paulo diz a Timóteo que, todos que querem viver piedosamente em Cristo, tendo um espírito de devoção ao Senhor, sofreram por perseguições. Na verdade isso é uma certeza que todo cristão deve ter ao se converter ao evangelho de Cristo, que a caminhada não será fácil (João 15:20), mas se for fiel e perseverar, o Senhor dará uma chegada segura, e alcançará a coroa de glória (2 Timóteo 4:8).
Mas os homens que insistirem em seus erros, vivendo de forma perversa, receberam condenação por suas vidas de enganos (Salmos 9:17).)

Dos versículos 14 ao 17 .... A inspiração, valor e utilidade das Santas Escrituras ___ Tu, porém, permanece naquilo que aprendestes e de que fostes inteirados, sabendo de quem o aprendestes
e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

(Paulo exorta a Timóteo a permanecer fiel em tudo que ele aprendeu ainda na sua infância. Pois o conhecimento das Escrituras é o instrumento de Deus para que seja gerado fé dentro de nós (Romanos 10:17) , e pela fé em Cristo sermos salvos (Efésios 2:8).
Timóteo recebeu o ensino das Escrituras ainda criança, isso mostra a sabedoria de sua avó Loide e sua mãe Eunice, que foram as responsáveis por discipular ele quando criança e com isso Deus em sua graça, honrou a fé de sua avó e mãe, pois Timóteo não se desviou deste caminho (Provérbios 22:6).

Paulo declara que toda Escritura é inspirada por Deus, ou seja, Deus não só é o personagem principal das Escrituras como autor de toda ela. Deus através de seu Espírito inspirou homens fiéis, justos a escrever a sua Palavra.
E por isso ela é útil para ensinar qualquer um sobre o evangelho de salvação (CRISTO), para repreensão e condenação para aqueles que estão no pecado, para corrigir os que estão no erro e para que todos tenham o conhecimento da verdade para salvação.
Se tornando habilitado para caminhar na justiça e retidão do Senhor.)