quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Estudo do capítulo de Isaías 53

Oi amigos, a graça e a paz do Senhor Jesus!
Hoje nosso estudo vai ser um pouco diferente, pois geralmente estudamos um livro inteiro, capítulo por capítulo e hoje estaremos estudando um capítulo do livro de Isaías. 
Sempre oro pedindo direção dos estudos e o Senhor me levou a este capítulo de Isaías que podemos dizer ser a base para o evangelho do Senhor Jesus Cristo. Embora seja uma passagem no velho testamento, ela é a profecia revelada do nosso amado Senhor Jesus.
(Oração)... Senhor, como poderemos conhecer a tua palavra se o Senhor em sua graça não nos revelar? Por isso, te pedimos, ajude-nos Senhor, para que ela seja poder do Senhor agindo para nossa salvação, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém!

___ Isaías capítulo 53 ___

Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
Designaram-lhe sepultura com os perversos, mas com o rico esteve em sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará na suas mãos.
Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.

( Para começarmos este estudo é necessário entendermos que todos estes versículos de Isaías 53, referem-se a Cristo. Uma profecia do profeta Isaías sobre Jesus Cristo, o Messias que haveria de vir.
Ele começa o capítulo dizendo; Quem creu em nossa pregação? No evangelho segundo João capítulo 12:38, João usa essa referência de Isaías 53:1 para falar da incredulidade dos judeus. Pois mesmo Jesus operando tantos sinais na presença dos judeus, eles não creram nele. E o versículo 1 de Isaías 53 já falava de como eles reagiriam com a pregação do reino de Deus por Jesus.

No verso 2, Isaías fala do renovo que surgiu da terra seca: o próprio Isaías em outra passagem de seu livro , capítulo 11:1, fala da genealogia de Jesus, dizendo que ele viria do tronco de Jessé, pai de Davi.
Ele seria um descendente de Israel (povo escolhido de Deus na antiga aliança), mas viria de uma origem humilde, sua aparência não teria formosura, não teria nada atraente ou que possuísse beleza física. 
Jesus veio da tribo de Judá, que também originou a descendência de Davi, por isso se diz que Jesus seria filho de Davi, na verdade isso é o cumprimento de uma profecia de (2 Samuel 7:14 a 17). Tanto Davi como Jesus vieram da tribo de Judá (Mateus 1:1 ao 16) . Davi foi um rei escolhido por Deus, homem segundo o seu coração, Jesus o Messias que haveria de vir, também cumpriria esses requisitos, porem em Jesus não foi encontrado pecado algum (Isaías 53:9 , 1 Pedro 2:22).

No verso 3...Jesus foi rejeitado por muitos em seu ministério terreno, muitos não aceitaram suas palavras como sendo palavras do Filho de Deus e com isso o negaram e rejeitaram.

Nos versos 4 ao 8...João capítulo 3:16-17 diz que: Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo que nele crê não morra, mas tenha vida eterna, Ele enviou seu Filho não para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Esse era o plano de Deus desde do princípio e Jesus seu Filho se sujeitou a este plano, se oferecendo para cumprir a vontade do Pai (Salmo 40:6-8).
Jesus se ofereceu sendo a oferta de sacrifício em nosso lugar. 
Na antiga aliança, quando alguém queria receber o perdão pelos seus pecados, ele ia ao templo e oferecia um sacrifício pelo pecado à Deus (Levítico capítulos 4, 5, 6) . O Sacerdote imolava um novilho, ou um cordeiro ou ovelha, isso dependia muito das condições financeiras de cada pessoa. 
Ao sacrificar o animal, era feito como se uma substituição da pessoa que oferecia o sacrifício pelo pecado e o animal, e assim o animal era morto em seu lugar. 
A condenação pelo pecado era a morte e por isso Deus em sua misericórdia ordenou a Moisés leis para que sua ira pelo pecado fosse apagada através do sacrifícios de animais.
Mas o sacrifício de animais não era suficiente para apagar todos os nossos pecados, ou seja, cada pecado cometido era um animal a ser morto pelo pecado.
Mas Deus em seu amor ofereceu o seu próprio Filho como cordeiro, como novilho a ser morto por todos os nossos pecados. 
Deus é Santíssimo e devido a sua santidade nós éramos separados dele pelos nossos pecados que nos tornavam sujos diante de dele. Mas através da fé, de crermos em Jesus Cristo como o Filho de Deus que veio salvar o mundo, então nós, recebemos redenção dos nossos pecados (Romanos 3:21-26). Nossa dívida de pecado é apagada diante de Deus, através do sacrifício de Jesus feito na cruz pelos nossos pecados (Colossenses 2:13-14). Seu sangue derramado nos limpou de todos os nossos pecados e sua morte aplacou assim a ira de Deus sobre nós pecadores.
Mas para isso é preciso que aquele que crê em Jesus se arrependa de todos os seus pecados cometidos e deixe o pecado para viver uma vida segundo a vontade de Deus (1 João 1:5-9).
Observação: Isso não significa que nunca mais iremos pecar, mas na nossa nova vida em Cristo, e desejando viver segundo a vontade de Deus, nós fugiremos do pecado e não nos deixaremos ser dominados por ele (Tiago 4:7 e também Efésios 4:25-32). E se pecarmos, encontraremos perdão em Deus, através de Cristo, isso se realmente buscarmos ao Senhor de todo coração e arrependidos pedirmos à ele perdão. Como fez Davi, no (Salmo 51).

No verso 8... Jesus foi crucificado por todos os que não creram em suas palavras principalmente pelos próprios judeus, por isso Isaías diz no final do verso 8 que pelas transgressões do meu povo, foi ele ferido, Isaías também era judeu.
Jesus foi traído por Judas, um de seus discípulos (Mateus 26:47). Ele entregou a Jesus por trinta moedas de prata (Mateus 27:3), aos sacerdotes e os anciãos do povo. 
Os sacerdotes e escribas, fariseus, anciões, viam em Jesus um blasfema, por ele dizer ser o Filho de Deus.
Eles esperavam o Messias profetizado pelos profetas, mas quando ele veio tendo nascido de uma simples mulher, de origem humilde, tendo como pai um carpinteiro, tudo isso foi demais, digamos assim, para o orgulho deles que esperavam um Messias rico, que viesse de uma linhagem real.
Israel sofria com a grande opressão sofrida pelo governo Romano, e por isso também esperavam um Messias poderoso para livrar eles do domínio Romano. Mas o plano de Deus ia muito mais além de libertá-los do domínio Romano, pois ele queria salvar a alma deles da condenação pelo pecado. 
Deus poderia dar a eles um Messias que dissesse tudo o que eles queriam ouvir e os livrassem do poder Romano, mas isso não salvaria a alma deles e nem mesmo os tornariam justos diante de Deus.
As palavras de Jesus os confrontavam, pois revelavam a eles a falsa fé na qual eles estavam vivendo.

No verso 9.... Jesus foi levado a casa de Caifás, o sumo sacerdote da época (Mateus 26:57). Eles acusaram a Jesus de blasfêmia e o condenaram a morte (Mateus 26:65-67). Mas eles não podiam tomar nenhuma decisão se o governo Romano não aprovasse e por isso o levaram ate Pilatos que era tipo um prefeito da província Romana da Judeia. Pilatos o mandou a Herodes que o mandou de volta a Pilatos, isso porque eles não viam culpa nele para o condenar a morte. Por isso Pilatos diante do povo lavou suas mãos dizendo que ele não seria culpado do sangue daquele inocente (Mateus 27:24). Pilatos procurava soltar a Jesus, mas foi constrangido pelos judeus que gritavam, se soltas a esse não és amigo de César, o governador de Roma.
Jesus foi zombado, cuspiram nele e o açoitaram, (João 19:1-5). E foi entregue a morte, para morrer crucificado ao lado de dois ladrões (Mateus 27:38)
Ate mesmo na cruz Jesus foi zombado, quando ele estava com sede deram para ele beber vinho com fel(uma planta amarga), e ainda o transpassaram com uma lança.
Depois de sua morte um homem chamado José de Arimateia, homem rico e proeminente da época pediu o corpo de Jesus para o enterrar em um túmulo que ele possuía (João 19:38). E junto com Nicodemos (João 3:1-15), preparou o corpo de Jesus e o depositaram no tumulo (João 19:38-42).

Nos versos 10 e 11... Todavia Deus agradou moê-lo, enfermar. Este versículo com certeza desmente uma grande heresia que é ensinada em algumas igrejas, onde dizem que foi o Diabo quem matou Cristo na cruz e aqui vemos que não é verdade. Foi o próprio Deus quem o colocou-o na cruz, para que nós pudêssemos ser redimidos através da morte de Cristo na cruz.
A morte de Jesus resultaria em glória mais tarde. O plano de Deus havia sido consumado na cruz e Jesus no terceiro dia ressuscitou, subindo aos céus e assentou a direita do Pai (Marcos 16:19) o qual deu a ele honra, poder, autoridade e domínio sobre todas as coisas (Daniel 7:13-14).

No verso 12... Através da morte de Jesus na cruz, o plano de Deus foi cumprido,pois ele derramou a sua alma na morte e carregou sobre ele todas as nossas transgressões, e assim receberia a glória do Pai, e ficaria feliz por saber quantas vidas iriam receber a salvação por crer em seu sacrifício na cruz.
Jesus foi contado como um transgressor, porém nele não foi encontrado pecado algum, mas para satisfazer o cálice da ira de Deus carregou nossos pecados para que sobre ele a ira fosse derramada.
Mas em sua ascensão aos céus foi recebido como Justo (Isaías 53:11), pelo Pai. E agora esta ao lado do Pai, onde intercede pelos pecadores, lembrando ao Pai de seu sacrifício feito na cruz do calvário, por cada um de nós que cremos Nele.)