quinta-feira, 24 de abril de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 4

Oi amigos, tudo bem?
A paz do Senhor Jesus Cristo!
Continuando nossos estudos de Romanos, estaremos aprendendo um pouco mais sobre Abraão e a justificação pela fé.
( Oração )... Pai, como é preciosa a tua palavra, oh Senhor! Temos prazer e alegria em meditar nela e aprender dela. Fortalece-nos segundo a tua palavra Senhor, e capacita-nos neste estudo em nome de Jesus, amém!

___ Romanos capítulo 4 ___

Dos versículos 1 ao 25 .... Abraão justificado pela fé ___ Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus.
Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida.
Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.
E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independente de obras:
Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;
Bem aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.
Vem, pois, esta bem-aventurança, exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça.
Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso.
E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça,
e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado.
Não foi por intermédio da lei que Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.
Pois, se os da lei é que são herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa,
porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.
Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós,
como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí. ), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 
não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.
Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.
E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,
mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,
o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.

( Paulo usa este capítulo para falar sobre a diferença da justificação pela fé e por obras, e para isso, Paulo, usa a vida de Abraão como exemplo, pois os judeus consideravam a Abraão como um pai da promessa, da circuncisão.
Mas Paulo, quer mostrar à eles que Abraão não tinha sido justificado por guardar as leis, mas por ter crido em Deus primeiro.
Se Abraão tivesse guardado a lei, a justificação seria como uma gratificação dada à ele por seus esforços, um direito dele. 
Mas aquele que não guarda a lei, (por ser algo impossível aos esforços humanos), mas crê naquele que justifica o pecador e transgressor da lei, a sua fé em Deus lhe é atribuída como justiça.

Paulo usou dois versículos do velho testamento, para dizer que Davi, também já acreditava na justificação pela fé. 
Feliz é aquele que tem suas maldades(pecados) perdoadas, e tem seus pecados cobertos(justificados). Feliz o homem que Deus nunca atribuir à ele pecado (Salmo 32:1-2).
E ele continua dizendo que essa felicidade, ou bem-aventurança não foi dada somente aos que são circuncisos (judeus), mas também para os incircuncisos (gentios, não-judeus).
Foi pela fé que Abraão foi justificado por Deus e não por ter ele se circuncidado como selo da aliança feita com Deus ou por guardar os seus mandamentos.

Lembrando que quando Abraão, naquela época se chamava Abrão, foi chamado por Deus, para sair de sua terra, e parentela, e partir para uma terra a qual o Senhor o daria, para fazer dele uma grande nação (Gêneses 12:1-2)
Abraão partiu como o Senhor lhe ordenara, levando consigo, Sara sua mulher, que naquela época se chamava Sarai, e também a Ló, seu sobrinho (Gêneses 12:5).
Então vamos tentar imaginar um pouco o que aconteceu a Abraão: Abraão ouviu uma voz que disse à ele para largar tudo o que tinha, deixar sua família e com sua esposa, partir para uma terra distante, a qual ele ainda nem sabia qual era.
Com toda certeza este encontro que Abraão teve com Deus foi algo muito impactante, pois, ao ouvir a sua voz, foi gerado fé dentro dele, que creu, sem duvidar, e pegou tudo o que lhe pertencia e partiu, confiando que o verdadeiro Deus havia falado com ele.
A fé que Abraão teve de crer que Deus falou com ele e lhe havia feito uma promessa, o fez dele justo diante de Deus.

O segundo ato de fé de Abraão, foi crer que ele e sua mulher Sara ainda pudessem ter filhos apesar da idade de ambos avançada.
Deus tinha dito a ele que dele e de Sara, constituiria uma grande nação que herdaria a terra prometida. 
Mas como Abraão e Sara não possuíam filhos e pela idade nem poderiam, e Sara ainda era estéreo, não podia ter filhos. Com tudo isso, poderia ser algo difícil de acreditar, mas ainda assim Abraão creu, na promessa que Deus fez a ele, de dar a ele um filho de Sara, sua mulher (Gêneses 15:3-4).
E isso foi a justificação pela fé, que Abraão recebeu de Deus, por ter crido somente.
A circuncisão só veio depois, foi um selo que Deus deu a Abraão e a sua descendência, para mostrar que eram o povo escolhido de Deus, um sinal físico.
Por isso, Abraão era o pai da circuncisão, mas também o pai da fé, daqueles que como ele, viessem a crer nas promessas de Deus.

O terceiro ato de fé de Abraão, foi quando Deus pede a ele que pegue seu filho Isaque e leve ele ao Monte Moriá para o sacrificar em holocausto ao Senhor (Gêneses 22:2).
Abraão obedeceu a Deus, sem exitar, de madrugada pegou seu filho e foi. No caminho seu filho reconheceu que o pai tinha as brasas e a lenha para queimar o animal (holocausto) e pergunta ao pai onde estava o animal que seria sacrificado? Abraão responde ao filho que Deus proveria para si um cordeiro (Gêneses 22:7-8).
Que tamanha fé teve Abraão não é mesmo? Abraão não olhou as circunstâncias, mas creu que Deus cumpriria sua promessa.
E por isso ele foi tido como justo diante de Deus, por sua grande fé!

Se a herança dada a Abraão e a seus descendentes dependesse da obediência à lei, a fé seria anulada, ou seja, a fé não seria levada em conta por Deus.
Mas a lei suscita a ira, ou seja, a lei revela o pecado, então se fosse pela obediência a lei, seria impossível Abraão e seus descendentes receberem a promessa, porque todos os homens são pecadores e falhos em guardar as leis.
Por isso é pela fé, porque a fé revela a graça divina, que justifica aquele que crê, mesmo sendo pecador. Por isso a promessa é firme, porque não depende da obediência humana, mas da graça divina (favor dado por Deus sem nós merecermos).

E como isso aplica a nós hoje? Todos que como Abraão crê nas promessas divinas, também serão justificados pela fé. 
Aquele que crê em Deus e em sua promessa, de ter ressuscitado ao Senhor Jesus Cristo dentre os mortos, o qual foi entregue para ser morto em nosso lugar, pelos nossos pecados foi ele crucificado, para ser justiça em nosso lugar.
Se cremos nisso, também teremos nossos pecados perdoados e apagados e seremos como Abraão justificados porque cremos na promessa divina, por isso Jesus ressuscitou para que todos que creem sejam justificados.

Complemento dizendo que o pecado só é perdoado daquele que realmente se arrependeu dele, para viver segundo a vontade de Deus. Nisso podemos meditar no Salmo 51, onde mostra Davi arrependido por seus pecados e quebrantado, crendo ele no perdão de Deus. )

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 3

Oi amigos!
Que a graça e paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos!
Hoje estaremos estudando o terceiro capítulo da carta aos Romanos e veremos umas das passagens mais importantes de todos novo testamento. Entenderemos sobre pecado, sobre a fé, obras, e justificação.
( Oração ) --- Pai, tem misericórdia de nós, pois somos pecadores, mas se conhecermos verdadeiramente a tua palavra, por ela, seremos salvos! Revela-nos Senhor a tua palavra, e dai- nos o Espírito regenerador, em nome de Jesus! Amém!


___ Romanos capítulo 3 ___

Dos versículos 1 ao 8.... Paulo responde a objeções ___ Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.
E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?
De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.
Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, não será Deus injusto por aplicar a sua ira? ( Falo como homem. )
Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo?
E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador?
E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.

(Paulo no capítulo anterior tinha falado que Deus não fazia acepção de pessoas (Romanos 2:11), e de fato não faz, mas aqui Paulo reconhece que os judeus tinham uma certa vantagem por terem recebido os oráculos de Deus, que é a mensagem de Deus revelada no antigo testamento.
Mas também sabemos que por eles terem de certa forma tido esta vantagem, aumentaria o juízo sobre eles pela desobediência (Lucas 12:48, parte b).
E por mais que no antigo testamento Israel, os judeus, tenham respondido a Deus muitas vezes com incredulidade, vemos que Deus sempre se manteve fiel em suas promessas. 
Mesmo que a rebeldia dos judeus fizesse que a justiça de Deus viesse a luz, para sua glória, ainda assim Deus não era injusto por aplicar a sua ira.
Quando Paulo diz, (falo como homem), ele esta demonstrando a maneira com que alguns homens poderiam pensar ou pensavam.
Pois muitos poderiam pensar que se pecar, faz com que Deus recebesse glória, então vamos pecar liberalmente, mas não, o pecado na verdade nos afasta de Deus e por isso não devemos viver em pecado (Isaías 59:2).)

Dos versículos 9 ao 18 ... Todos os homens nas condições de pecadores ___ Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;
como está escrito: Não há justo, não há um sequer,
não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,
a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;
são os seus pés velozes para derramar sangue,
nos seus caminhos, há destruição e miséria;
desconhecem o caminho da paz.
Não há temor de Deus diante de seus olhos.

(Paulo usou passagens do velho testamento para deixar claro que todos estavam sobre a mesma condição. Todos estão debaixo da ira de Deus, tanto judeu como gentio. Não há quem se diga justo, que entenda e busque a Deus, mas todos se perderam na prática do mal.(Salmo 14:1-3 e Salmo 53:1-3)
O pecado veio como um vírus, contagiando todo ser humano. Tanto que sua garganta esta aberta e dela procede morte, suas palavras são enganosas e são como veneno de cobra tanto para o que fala como para aquele que a recebe.(Salmos 5:9 e Salmo 140:3)
Sua boca só diz palavras de maldição e vivem amargurados.(Salmo 10:7)
Seus pés caminham para a morte, velozes para derramar sangue inocente e encontram sempre destruição e miséria porque estão longe de Deus.(Isaías 59:7-8)
Tudo isso é resumido em que não há temor de Deus diante dos olhos de todo ser humano que ainda vive no pecado(Salmo 36:1).)

Dos versículos 19 ao 20 ... O judeu não constitui exceção ___ Ora, sabemos que tudo que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável diante de Deus,
visto que ninguém será justificado por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

(A lei servia para revelar o pecado ao pecador e por isso todo o mundo será culpável diante de Deus. As boas obras da lei não servirá de justificação para ninguém.)

Dos versículos 21 ao 30 ... A justificação pela fé em Jesus Cristo ___ Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos { e sobre todos } os que creem; porque não há distinção,
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manisfestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impune os pecados anteriormente cometidos;
tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei.
É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios,
visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.
Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.

(Mas agora Cristo veio como a justiça manifesta de Deus, o que a própria lei e os profetas já anunciavam (Jeremias 31:31-34).
Mas para essa justiça ser justiça, é necessário ter fé e crer em Jesus Cristo. Porque todos pecaram e estão distantes de Deus.
Todos que pela fé, creem em Cristo Jesus, que nos libertou, nos resgatou, da dívida de pegados que tínhamos diante de Deus, são justificados gratuitamente por ele.
Pois através do sangue de Jesus derramado na cruz do calvário, sangue inocente que nos lavou, nós, que éramos culpados diante de Deus, passamos a ser salvos, e tivemos nossa pena justificada mediante a fé em Jesus.
Jesus foi como o sangue inocente derramado no propiciatório (2 Coríntios 5:21), para apagar a ira de Deus que era contra nós pecadores (Êxodo 32:30 e Êxodo 29:36).

Desde da criação, Deus tem sido tolerante para com o pecador, para que no tempo presente a sua justiça mediante a fé em Jesus Cristo fosse revelada. 
Pois assim, ele seria justo em aplicar a sua justiça e também o nosso justificador por nos ter dado seu Filho Jesus. Que morreu, para que nossos pecados fossem apagados, nos justificando, nos libertou, pagando a dívida de pecado que tínhamos contra Deus (Colossenses 2:14).

Onde a jactância, ou arrogância? Ou seja, nem mesmo os judeus poderiam se gloriar. A arrogância foi excluída porque já não é pela lei e sim pela fé que somos justificados.
E por isso Deus era Deus tanto de judeus como de gentios. O mesmo Deus que deu a Israel as leis no antigo testamento (Êxodo 20), agora aprimorava essa sei pela fé em Cristo Jesus.
A lei não foi anulada pela fé, pelo contrário foi confirmada em Cristo Jesus.
Jesus mesmo disse isso em (Mateus 5:17-18).

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 2

Oi amigos!
A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo!
Continuando nossos estudos das cartas aos Romanos, hoje entenderemos um pouco mais sobre como os judeus praticavam sua fé nas leis e em obediência à Deus...
(Oração)... Pai, nos colocamos para meditação da tua palavra neste momento, te pedimos para que nos ajude neste momento a entendê-la, de maneira com que ela seja fortalecimento para nossa fé, em nome de Jesus, te pedimos e te agradecemos, amém!

__ Romanos capítulo 2 __

Dos versículos 1 ao 16 .... Os gentios e os judeus igualmente culpados. O juízo de Deus ___ Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que jugas a outro a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.
Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas.
Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?
Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que conduz ao arrependimento?
Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:
a vida eterna aos que, perseveraram em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;
mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.
Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;
glória, porém e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.
Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.
Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos.
Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,
no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.

(No capítulo 1, como estudamos anteriormente, vimos que Paulo fez uma analise sobre os gentios( todos homens e mulheres que não são judeus). 
Paulo fez uma descrição da vida dos gentios, para poder mostrar os pecados em que eles estavam envolvidos.
E aqui no capítulo 2, Paulo fala sobre os judeus e o porque eles também eram culpados diante de Deus, mesmo sendo o povo da promessa.
Os judeus se consideravam o povo escolhido de Deus, e de fato eram como vemos em (Deuteronômio 7:7-9). Deus separou este povo para que guardassem as suas leis (Êxodo 20), para que tivessem um relacionamento com ele através do conhecimento de suas leis. Porém, os judeus, por diversas vezes quebraram as leis, e com o tempo acrescentaram muitas outras coisas as leis entregues por Deus à Moisés. Com isso deixaram a lei cheia de ordenanças e jugos. Jesus mesmo define bem tudo isso em (Mateus 15:1-20).

Os judeus se achavam justos diante dos homens e de Deus, porém eram de igual modo pecadores, porque não guardavam as leis com inteireza de coração (2 Crônicas 25:2).
Eles não reconheciam que Deus através de sua bondade davam a eles o pesar de seus pecados, para que tivessem a oportunidade de se arrependerem e serem justificados diante de dele.
E com tudo isso mantinham um coração duro, pois não reconheciam seus pecados. A rebeldia e impenitência deles apenas estava acumulando ira e justo juízo que Deus derramará sobre os injustos.

Deus não faz nenhuma acepção sobre as pessoas. Não é porque os judeus são o povo da antiga aliança, que estarão livres do julgamento Divino.O julgamento de Deus será proporcional as atitudes das pessoas. Tanto judeus como os gentios são indesculpáveis diante de Deus, pois cada um teve um tipo de revelação da vontade de Deus, seja por leis(Êxodo 20), seja pela natureza(Romanos 1:19-20) ou consciência(Romanos 2:15).
As leis foram dadas por Deus, para que pudessem reconhecer o pecado. Os judeus pela lei tiveram a revelação da vontade de Deus e por isso serão julgados.
O mesmo será com os gentios, pois mesmo não conhecendo as leis, em suas consciências sabem que o que estão fazendo é certo ou errado, e por suas consciências serão julgados.)

Dos versículos 17 ao 24.... Os judeus são indesculpáveis ___ Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;
que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas,
instrutor de ignorantes, mestres de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade;
tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos?
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.

(Os judeus se gloriavam nas leis de Deus. Por terem o conhecimento das leis.
Realmente tinham o conhecimento das leis e conheciam a vontade de Deus através de seus mandamentos.
E poderiam assim instruir aqueles que se encontravam cegos, em trevas e ignorantes segundo a verdade. Mas eles demostraram só conhecer a verdade e não viver esta verdade.
Ensinavam e cobravam das pessoas aquilo que nem eles faziam realmente.
Como compartilhei a cima, em (Mateus 15:1-20), Jesus ilustra bem isso, chamando eles de hipócritas.
Os judeus se achavam justos por guardarem ritualmente as leis, mas as leis tinham sido contaminadas por leis de homens, virando assim doutrinas de homens.
Mas Jesus deixa claro nesta passagem que o pecado nasce no coração e pelo coração vem a contaminação.
Exemplo cumpriam a lei que dizia não poder cometer adultério, mas no seu íntimo cobiçava a mulher do próximo (Mateus 5:27 e 28)
Para Deus o julgamento será segundo as intenções dos nossos corações.
E as atitudes deles faziam ate com que os gentios blasfemasse o nome de Deus, pois achavam que Deus era responsável pelos judeus fazerem o que faziam.

E como nos dias de hoje, todo cristão foi chamado para refletir a vontade de Deus através de suas atitudes, tendo uma vida reta, justa, verdadeira e irrepreensível. 
Como disse Jesus em (Atos 1:8 parte b)e sereis minha testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra...  esse último se encaixa mais no nosso caso, confins da terra.
Mas aquele que diz ser cristão e ate se veste, ou aparentemente parece como sendo, mas de fato não é. Suas atitudes e obras ou frutos, serão a evidência de que ele realmente não é um cristão, porém as pessoas que não conhecem a Deus(gentios), e não conhecem a sua palavra, não sabe que de fato essa pessoa não é um cristão verdadeiro e por isso levará em conta as suas atitudes más, blasfemando assim o nome de Deus, como se Deus fosse responsável por suas atitudes.
Por isso Jesus disse em (Mateus 7:15-20), pelos seus frutos os conhecereis, isso vale tanto para líderes cristãos, como para ovelhas serem avaliadas.

Por isso a maneira com que vivemos é muito importante!
Mas isso não quer dizer que a salvação virá pelos bons atos cometidos. Aquele que realmente foi salvo por Deus, justificado  mediante a fé em Cristo Jesus, não será suas obras que fará com que ele seja salvo, (Efésios 2:8), porém sua fé o levará a fazer boas obras, e isso será um desejo constante em seu coração.
A obediência a vontade de Deus, é a nossa atitude diante da fé para com Deus.)

Dos versículos 25 ao 29 .... O verdadeiro israelita ___ Porque a circuncisão tem valor se praticas a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão.
Se, pois, a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão?
E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei.
Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circunciso a que é somente na carne.
Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

(A circuncisão (Gêneses 17:12-13) também foi dada por Deus como um sinal físico de que eles eram o povo escolhido de Deus.
E aqui Paulo diz que a circuncisão só teria valor, se guardassem a lei, porque para aquele que quebrava a lei, transgredindo a lei, a circuncisão já não fazia sentido.
A circuncisão só teria valor para aquele que em seu coração também tinha se circuncidado para Deus. Esse sim é herdeiro da promessa feita por Deus à Abraão (Gêneses 15:4-5).
Abraão mesmo o qual os judeus chamavam de pai(Lucas 3:8), foi justificado por ter crido em Deus e não por ter se circuncidado (Gêneses 15:6), a circuncisão apenas serviu para testificar a fé que Abraão tinha em Deus e em suas promessas.
O verdadeiro judeu, é aquele que não só conhece as leis, mas as pratica por fé, e tem a circuncisão como um testemunho desta fé em Deus.

Concluímos que hoje, a verdadeira circuncisão é a fé que temos para com Deus, tendo o batismo como o testemunho desta fé. 
Porque cremos em sua promessa, de nos ter dado seu Filho, para morrer na cruz, por amor de nós (João 3:16), para que por nossa fé, sejamos justificados por ele, tendo nossa dívida de pecado cancelada diante de Deus (Colossenses 2:13-14).)