quarta-feira, 21 de maio de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 5

Oi amigos!
A graça e a paz do nosso Deus, seja com todos, em nome de Jesus!
Continuando nossos estudos da carta aos Romanos, veremos hoje como se dá o fundamento da nossa fé, e o que a fé nos faz alcançar mediante a graça de Deus.
(Oração)... Obrigada Senhor, pela tua palavra, que trás renovação para nossa fé e grande esperança! Ajude-nos neste estudo Senhor, nos capacite a entendermos para que esta palavra esteja viva dentro de nós, em nome de Jesus, amém.

___ Romanos capítulo 5 ___

Dos versículos 1 ao 11 ... A justificação pela fé e paz com Deus ___ Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
Dificilmente, alguém poderia morrer por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 
Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

(Paulo inicia este capítulo falando sobre a justificação pela fé, ou seja, se temos fé e cremos no Senhor Jesus Cristo e no seu sacrifício feito na cruz para que nossa dívida de pecados fosse canceladas, então o sangue de Cristo, derramado na cruz nos justifica, nos torna justos diante de Deus e, é por isso que por meio de Jesus Cristo, conseguimos ter paz com Deus (Colossenses 2:13-14).
É através da fé em Jesus que recebemos esta graça de Deus (Efésios 2:8), este favor imerecido de termos nossos pecados por Ele perdoados, e por isso nos gloriamos em Deus, que nos recebeu como filhos (Gálatas 4:7).

Mediante tamanha graça derramada de Deus em nossas vidas, ate mesmo nas tribulações, ou pressões, deveríamos nos gloriar, por ter a certeza pela fé que a pressão sofrida na caminhada cristã estará trabalhando para nos tornar perseverantes ou tolerantes em meia as provações, tentações e dificuldades.
E quando conseguirmos ser tolerantes nas tribulações, receberemos experiência e um caráter aperfeiçoado. Nosso caráter será transformado para que possamos chegar a estatura de perfeitos homens e mulheres em Cristo (Efésios 4:12-13) .
E com a experiência nas tribulações receberemos a esperança, de que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi concedido.
Isso é como se pudêssemos então desfrutar da alegria de sermos salvos por Cristo e termos nele nossas esperança de justificados. 

O amor de Deus por nós pecadores e a obediência de Cristo ao Pai foi provada por ele ter morrido por pessoas ímpias, descrentes e indiferentes para com ele e para com Deus.
O ser humano jamais teria este amor que Cristo teve, pois somos seres egoístas e pensamos apenas em nós mesmos. Talvez morreríamos por um filho, ou por alguém que temos laços e vínculos de amor, mas não morreríamos por uma pessoa só porque ela é justa ou boa.
Mas Jesus Cristo morreu por todos nós quando ainda vivíamos em uma vida de pecados, indiferentes a justiça de Deus.

E sendo justificados pelo sangue de Jesus, seremos salvos da ira de Deus que será derramada sobre a terra, no Dia do Senhor (Joel 1:15 e 2 Pedro 3).
Se sendo nós pecadores, Deus fez o mais difícil que foi dar o seu próprio Filho Justo, para nos justificar e nos reconciliarmos com ele, ainda mais fará o que é mais fácil que é, já reconciliados com ele, nos salvar pela fé em Cristo Jesus.
Por isso nos gloriamos, e nos alegramos no Senhor Jesus Cristo, pois por ele podemos ter paz para com Deus e sermos reconciliados com ele.)

Dos versículos 12 ao 21 .... Adão e Cristo ___ Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.
Entretanto, reinou a morte desde de Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que haveria de vir.
Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.
O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação.
Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.
Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meia da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça;
a fim de que, com o pecado reinou a morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

(Paulo faz uma comparação entre Adão e Cristo. Adão foi desobediente para com Deus o que resultou na entrada do pecado no mundo, mas Cristo foi obediente, e a obediência de Jesus Cristo resultou em salvação.
Com a entrada do pecado no mundo, todo ser humano descendente de Adão, já nasce com a natureza pecaminosa, por isso todos pecaram, porque o pecado nos foi passado pelo pecado de Adão em Gêneses 3. 
Porém, cada um será julgado pelas suas próprias obras, sejam elas boas ou más (2 Coríntios 5:10).

Antes de Moisés, Deus ainda não tinha dado os princípios básicos da obediência à ele. Ou seja, não estavam escritos em detalhes. Mas a partir de Moisés, o povo recebeu as leis de Deus, escritas pelos próprios dedos de Deus. Mas o fato de antes de Moisés ainda não estarem as leis escritas não torna os homens daquela época desculpáveis, porque Deus se revelou através da sua criação (Romanos 1:20-25).
A morte reinou depois de Adão, até Moisés, pois a raça humana continuou no pecado, mesmo não pecando como Adão pecou contra Deus, foram desenvolvendo outros pecados, como por exemplo Caim que matou seu irmão Abel (Gêneses 4:8-16), constituindo o primeiro assassinato no mundo.
E novamente Paulo faz uma comparação entre Adão e Cristo, dizendo que Adão prefigurava aquele que haveria de vir, Cristo. Adão foi o primeiro representante da raça humana, através dele todo ser humano descendeu, mas Cristo representa um novo Adão, obediente a Deus, que através dele, todos que por ele fossem justificados seriam então a descendência de uma nova raça humana que seria justificada diante de Deus.

Assim pela desobediência de Adão, o pecado reinou levando muitos a morrerem por seus pecados e serem condenados, mas o dom (presente) gratuito de Deus, que é nos ter dado seu Filho para morrer por nós, será abundante sobre todos que nele crer.
O julgamento e condenação veio a todos pelo pecado de Adão, mas a graça de Deus, o presente que ele nos deu de salvação, é sobre todos os pecadores para justificação. Ou seja, todos podem receber este presente através da fé em Jesus Cristo.
Com a ofensa, pecado de Adão, reinou a morte, mas todos quantos receberem a graça de Deus, reinarão com a vida de Cristo Jesus, para vida eterna.
Por isso somos justificados pela obediência de Cristo Jesus.
Através da leis o pecado se tornou visível, mas mesmo sobre tantos pecados a graça de Deus foi abundante, pois pode salvar a todos que creem, independentes de seus pecados passados.
Mesmo que através de Adão o pecado reinou para a morte, a graça de Deus também reinará para que sejamos justos e salvos,mediante Jesus Cristo nosso Senhor.)