quinta-feira, 10 de julho de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 8 PARTE 1

Oi amigos!
A graça e a paz!!!
Hoje estudaremos uma parte do capítulo oito, como o capítulo todo é um pouco extenso, achei melhor dividi-lo em duas partes para que possamos meditar melhor nos estudos.
Na parte 1, entenderemos mais sobre a liberdade que temos por andar no Espírito de Deus e a intimidade que este mesmo Espírito nos leva a ter com Deus Pai.
---Oração--- Pai, Paizinho... ensina-nos a tua palavra, de forma viva, pois sabemos que ela nos liberta do pecado, nos dando uma vida no Espírito, opera a tua vontade Senhor, em nome de Jesus, amém! 

___Romanos capítulo 8  PARTE 1___

Dos versículos 1 ao 11 .... Nenhuma condenação. O pendor do Espírito ___ Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que se inclinam para carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
Porque o pendor da carne dá para morte, mas o do Espírito, para vida e paz.
Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.

(Paulo inicia o capítulo oito, dizendo que nenhuma condenação há para os que são de Cristo Jesus, ou seja, aqueles que receberam ao Senhor Jesus, como único e suficiente salvador, e se arrependeram de seus pecados, estão justificados com Cristo, por isso estão livre da condenação do juízo final (Romanos 5:1-2).
A lei do Espírito da vida... essa lei é a que é revelada em Cristo Jesus, pois através de sua morte e ressurreição somos livres da condenação da lei do pecado. A lei do pecado referente as leis do antigo testamento onde aquele que não a cumprisse era condenado com a morte.
A lei se tornou enferma devido ao pecado, pois as pessoas não conseguiam cumprir as leis e com isso pecavam contra à Deus, por isso Deus enviou seu próprio Filho em semelhança de homem, sujeito ao pecado, porém Jesus nos mostrou que era possível cumprir as leis e com isso não pecou e com isso Deus condenou o pecado através da morte de Jesus na cruz do calvário. Por isso em Cristo cumprimos a lei, não pelos nossos méritos, mas pelos de Cristo (João 3:16 e Colossenses 2:13-14).

Paulo destaca a diferença entre aquele que ainda vive preso a uma vida de pecado, com aquele que pela fé creu no Senhor Jesus e teve seus pecados justificados... 
Aquele que se mantém rebelde contra Deus e vive no pecado, ele também esta obedecendo a sua carne, se inclina para os desejos dela e vive para satisfazê-la, mas aquele que ouviu a vontade de Deus, crendo que ele mandou seu Filho para que através de sua morte e ressurreição fosse salvo (João 3:16), este recebeu o Espírito de Deus e por isso é inclinado a obedecer ao que o Espírito lhe conduz a fazer. 
E isso não é algo que o Espírito nos obriga a fazer, muito pelo contrário, ele age mansamente, nos convencendo de que aquilo é o melhor para nossa vida e gera em nós um desejo de agradar à Deus, por isso obedecemos, porque o amamos.

A inclinação da carne, ou seja, a obediência a nossa carne, que é a inclinação para o pecado nos levará para a morte, mas os que se inclinam em obedecer ao Espírito, serão guiados para a vida e paz para com Deus.
E é por isso que aqueles que se inclinam para obedecer a carne, ao pecado, acaba se tornando inimigo de Deus, porque rejeitou a vontade de Deus.
Todos aqueles que creram no evangelho, já não estão mais presos aos desejos da sua carne, isso se realmente creram e receberam o Espírito de Deus. Porque aquele que não têm o Espírito de Deus, esse não pertence à Deus, ou seja, não foi salvo e justificado pela fé em Cristo Jesus. 

Se temos realmente a Cristo em nossas vidas, nosso corpo esta morto para o pecado, não temos mais o desejo de obedecer a nossa carne que é pecaminosa, mas pelo contrário temos o Espírito que trás vida ao nosso espírito, porque fomos justificados por Cristo.
Mesmo estando mortos para o pecado e para os desejos da nossa carne, essa obra ainda não esta completa, mas se temos em nós o Espírito de Deus, que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo Deus também nos dará vida ao nosso corpo mortal, pelo Espírito dele que em nós habita. 
Ou seja, ou na morte, ou no arrebatamento, também teremos nossos corpos glorificados como o de Jesus Cristo nosso Senhor, daí sim seremos totalmente livres do pecado e da nossa carne pecaminosa (Apocalipse 7:9-10).)

Dos versículos 12 ao 17 .... Filhos e herdeiros ___ Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis.
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Porque não recebeste o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebeste o espírito de adoção, baseado no qual clamamos: Aba, Pai.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

(Paulo nos diz que somos devedores, não a carne, que nos leva ao pecado e a morte, mas nossa divida seria como se por termos o Espírito de Deus, devemos ser constrangidos a viver de acordo com o Espírito.
Porque se formos viver segundo as vontades da nossa carne, o caminho que ela nos levará será para a morte, e esta morte aqui é a morte eterna, separação total de Deus. 
Mas se temos o Espírito de Deus, este mesmo Espírito nos ajudará a resistir aos desejos pecaminosos da nossa carne e com isso viveremos (Gálatas 5:16-26).

Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus, são seus filhos. 
Porque o Espírito de Deus nos trouxe vida, e nos libertou daquela escravidão que vivíamos do pecado.
Recebemos então o espírito de adoção, pois fazemos parte da família de Deus e temos a liberdade de chamar a Deus de Pai, e ate mesmo de Paizinho.
Aba, Pai, é uma expressão usada pelo próprio Jesus ao se dirigir a Deus (Marcos 14:36). Assim como Jesus, nós também podemos dirigir a Deus, ao Pai com profunda intimidade, aba(paizinho).

Através do Espírito Santo que habita em nós, podemos ter a certeza da nossa salvação, pois o Espírito de Deus testemunha em nosso espírito que somos filhos de Deus.
E sendo filhos de Deus, também nos tornamos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, pois se sofremos por amor a Cristo, seremos recompensados por receber assim como ele um corpo por Deus glorificado e a vida eterna.)

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 7

Oi amigos!!!
A graça e a paz do nosso Senhor Jesus !!!
Continuando nossos estudos da carta de Paulo aos romanos, hoje aprenderemos conceitos de Deus, muito importantes para nossa caminhada cristã.
Oração: Pai, agradecemos pela tua palavra, pois ela trás vida e nos liberta, ela nos fortalece e nos revela a tua preciosa vontade! Ensina-nos a andar no Espírito e não mais nas nossas próprias vontades, em nome de Jesus, amém!

___Romanos capítulo 7___

Dos versículos 1 ao 6... A analogia do casamento ___ Porventura, ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida?
Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal.
De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.
Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim que frutifiquemos para Deus.
Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para morte.
Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.

(Paulo começa o capítulo sete da sua carta aos romanos, fazendo uma analogia, e para isso ele usa o casamento para explicar sobre a lei, o pecado e o cristão.
Todo homem esta debaixo de uma lei enquanto ele vive, porém se ele morre, a lei já não mais se aplica à ele. E nisso Paulo usou o casamento para nos ensinar sobre a lei.

Um casal quando casa, ficam obrigados um ao outro pelas leis do casamento. A mulher esta ligada ao marido enquanto este estiver vivo e vice e versa. Quando o marido morre, a mulher fica livre das leis deste casamento, tanto que se ela vier a se casar novamente não cometerá o adultério, porém se seu marido estiver vivo e ela se casar, será considerada adúltera (1 Coríntios 7:1 ao 11 e Lucas 16:18)

Paulo fala que assim como a mulher esta livre das leis do antigo casamento, pela morte de seu marido, nós também cristão morremos para à lei, e isso através do sacrifício de Jesus na cruz, que entregou a si mesmo para que nossos pecados fossem cancelados. Por isso hoje somos livres da lei que tinha como consequência a morte eterna, e somos livres com Cristo, para pertencermos a Deus que ressuscitou a Jesus dentre os mortos e assim, para ele vivermos e darmos frutos (1 Coríntios 6:17 ao 20).

Quando vivíamos segundo a carne,  segundo as paixões da nossa carne, a lei claramente revelava o pecado em nós e os frutos dos nossos pecados era a morte, segundo a lei de Deus.
Mas através da morte de Cristo, fomos libertos da lei e morremos para o pecado, pois agora recebemos o Espírito de Deus (Romanos 6:6-7), que nos leva a viver em novidade de espírito, porque a letra(lei) já foi anulada.)

Dos versículos 7 ao 25... A lei e o pecado ___ Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.
Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.
Outrora, sem lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri.
E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para a morte.
Porque o pecado, prevalendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou.
Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
Acaso o bom se me tornou em morte?De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de um coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno.
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido a escravidão do pecado.
Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém o efetuá-lo.
Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu que o faz, e sim o pecado que habita em mim.
Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
mas vejo, nos meus membros, outra lei que guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas , segundo a carne, da lei do pecado. 

(Paulo deixa claro que sem a lei, jamais teríamos conhecido o pecado e com isso ele dá seu próprio exemplo dizendo que não saberia que a cobiça era um pecado se não tivesse conhecido a lei, onde diz: Não cobiçarás, que é o décimo mandamento (Êxodo 20:17).
Paulo diz que a partir do momento em que conhecemos os mandamentos de Deus, é despertado dentro de nós um desejo contínuo de quebrá-lo, porque antes da lei, o pecado era morto. Mas depois que os mandamentos de Deus foram revelados, o pecado se tornou vivo e visível em nós e este pecado nos matou, segundo as leis do mandamento.

Os mandamentos vieram para levar a vida com Deus, mas o pecado prevalecia e com isso a morte. 
Mas ainda assim a lei ou o mandamento continuava sendo santo, justo e bom, pois ele nos revela a vontade de Deus para cada um de nós.
Não foi o mandamento que é bom que levou a morte, e sim o pecado que foi revelado pelo mandamento. O mandamento mostrou o quanto o pecado era maligno.
Paulo diz que a lei é espiritual, ou seja, ela vem do Espírito de Deus, que revela sua vontade (João 16:13).

Ao continuar Paulo cita uma expressão que levou muitos a questionarem se ele se referia a si mesmo antes da conversão, ou após a conversão, pois, um cristão não pode estar preso ao pecado, ser escravo dele se ele foi liberto por Cristo. 
Bom, mas se analisarmos os versículos seguintes podemos entender a expressão forte a que Paulo usou para falar de si mesmo. 
Ele diz que não compreendia o seu próprio jeito de agir, pois não fazia o que preferia e sim o que detestava.
Nisso podemos aplicar em nossas vidas e entender o que Paulo quis dizer. Quantas vezes sabemos o que devemos fazer e desejamos fazer, mas não conseguimos fazer, ou ate fazemos o contrário disso?!

Os desejos da nossa carne, é contrária as vontades de Deus, e mesmo tendo em nós o desejo de agradar a Deus, ainda assim pecamos, porque acabamos sendo inclinados a obedecer a nossa carne do que a Deus.
Paulo diz que isso é porque o pecado ainda existe em nós, pois também, bem sabemos que só seremos totalmente transformados quando Cristo vier nos buscar (1 Coríntios 15:50-58).
Essa é também a luta da carne e do Espírito, a carne nos leva a pecar contra Deus e o Espírito nos leva a obediência a Deus. Todo cristão regenerado, sofre essa luta no seu interior (Gálatas 5:16-25), mas podemos vencer se buscarmos forças em Deus (Efésios 6:10-18).

Após tudo quanto disse, Paulo entendeu que ele era um homem infeliz e exclamou, quem poderia livrá-lo do corpo desta morte, ou seja, livrá-lo de não mais pecar, porque o pecado leva a morte.
E ele mesmo entendeu, que graças a Deus, pelo Senhor Jesus Cristo, porque através de sua morte somos livres da condenação do pecado (Efésios 2:1).
Paulo conclui que por ele, ele aprova e desejava obedecer a lei de Deus, embora o pecado ainda permanecesse dentro dele.
Mas concluo irmãos, que mesmo o pecado ainda habitando em nós, podemos vencer não com as nossas forças, mas sim com as de Deus!
Deus os abençoe...)