terça-feira, 5 de agosto de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 8 (PARTE 2)

Oi amigos, tudo bem?
Que a maravilhosa graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos!!!
Hoje estaremos estudando a segunda parte do capítulo 8 de Romanos e poderemos ver claramente o grande amor de Deus por nós e como que tudo em nossa vida esta trabalhando para que a vontade de Deus seja aperfeiçoada em nós.
--Oração-- Pai, ajuda-nos Senhor, neste momento que nos colocamos para aprender da tua preciosa palavra. Capacita-nos Senhor, e nos revele a tua palavra, em nome de Jesus de pedimos e te agradecemos, amém!

___ Romanos capítulo 8 PARTE 2 ___

Dos versículos 18 ao 25 .... Os sofrimentos do presente e as glórias do porvir ___ Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem se comparar com a glória a ser revelada em nós.
A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.
Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,
na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como espera?
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

( O Apóstolo Paulo, fala como se após ter pensado a respeito tivesse chegado a certeza que todo sofrimento presente, por mais difícil que fosse, não era comparado com a glória de Deus que será revelada para todos que com fé perseverarem ate o fim, e forem salvos. 
Paulo em sua caminhada cristã sofreu com muitos sofrimentos (2 Coríntios 11:23-33), mas ainda assim ele conseguia ver que seus sofrimentos não se comparava a um vida com Deus na eternidade...

Paulo diz que ate mesmo a criação aguarda com expectativa a revelação dos filhos de Deus. Pois no final dos tempos a criação também receberá a libertação do cativeiro que ela esta presa. 
Desde do pecado de Adão, a criação também sofreu, ela assim como a raça humana foi corrompida pelo pecado.
Quando Deus criou o mundo e tudo que nele há, ele viu que tudo era muito bom (Gêneses 1:31), mas como escrevi, o pecado de Adão também corrompeu a criação que era boa, isto podemos ver lá em (Gêneses 3:17 e 18), onde Deus disse à Adão que a terra seria maldita por causa dele.

Por isso Paulo diz que a criação esta sujeita à vaidade, não pela sua vontade, mas pelo pecado cometido por Adão que à sujeitou a isso.
A esperança da criação é que ela também seja liberta da corrupção do pecado, para ser livre como os filhos de Deus, os salvos.
Esse cativeiro que a criação esta pelo pecado, também trás sofrimento, e é como se ela gemesse e sofresse angústias ate o momento, na esperança que nos finais dos tempos ela possa ser livre.
Não somente a criação sofre com o pecado, mas nós que temos as primícias do Espírito, também gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a nossa redenção do corpo, porque fomos comprados por preço de sangue, o sangue inocente de Jesus derramado na cruz do calvário ( 1 Coríntios 6:20 , Apocalipse 5:9 e 1 Pedro 1:18 e 19).

A salvação para nós, é uma esperança. Paulo diz que se nós pudéssemos ver a esperança, ela não seria esperança, pois como podemos esperar aquilo que já estamos vendo?
Mas nós esperamos aquilo que nossos olhos não podem ver, e com paciência aguardamos nossa salvação, onde Cristo virá para nos levar para a nova Jerusalém. )


Dos versículos 26 ao 30 .... A intercessão do Espírito ___ Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza, porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que intercede pelos santos.
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

(Quando ouvimos o evangelho e cremos nele, somos selados com o Espírito de Deus (Efésios 1:13-14) . E o Espírito de Deus é aquele que nos acompanha, sendo também o nosso consolador (João 16), e como ele nos acompanha na caminhada cristã, conhece nossas dificuldades e fraquezas. Muitas vezes quando passamos por lutas e tribulações (Atos dos Apóstolos 14:22 , Romanos 5:3 e 2 Coríntios 4:17), nos sentimos tão abatidos que mal conseguimos orar com palavras, muitas vezes apenas choramos, mas o Espírito de Deus que conhece nossas fraquezas e anseios, intercede por nós com gemidos que nem podemos compreender. Pois o Espírito pede de maneira por nós, tendo a certeza que Deus nos atenderá.
E quando Deus sonda os nossos corações, sabe qual é o pedido do Espírito, que pede ao nosso favor, pois sabe do que precisamos.

Em Deus podemos ter a certeza de que tudo que acontece em nossas vidas cooperará para o nosso bem, para que possamos crescer a imagem de Cristo (2 Coríntios 4:16 e Efésios 4:13)
Isso não significa que somente acontecerá coisas boas, não é isso que a palavra de Deus diz, mas mesmo se passamos por dificuldades e provações, isso estará cooperando para o nosso crescimento espiritual.

Deus tem um propósito para todos que receberam o evangelho de Cristo e creram, e para que este propósito se cumpra, Deus trabalha em nossas vidas, para como Jesus é seu filho o primogênito, nós também possamos nos tornar filhos de Deus, e coerdeiros com Cristo (Romanos 8:17), ou seja herdar através de Cristo a salvação e muito mais.
Foi para isso que Deus nos chamou e também nos justificou, perdoando os nossos pecados para que possamos ser glorificados com Cristo.)

Dos versículos 31 ao 39 .... As provas e a certeza do amor de Deus ___ Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Em todos estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Então podemos concluir que independente do que agente venha passar, temos a confiança que Deus estará conosco e então não precisamos nos preocupar, mesmo que alguém possa querer vir contra nós.
Pois a grandeza do amor de Deus é provada por ele ter dado o seu próprio Filho, para que nós pudêssemos ser livres dos nossos pecados que nos separavam Dele (Isaías 59:2)
E por esta graça é que receberemos com Cristo todas as coisas, sendo seus coerdeiros.

Se fomos justificados, perdoados por Deus, através da morte de Cristo, ninguém poderá nos acusar, pois temos o próprio Deus que nos justificou através da morte e ressurreição de Cristo. 
Jesus Cristo esta assentado no trono de glória, ao lado da Majestosa presença de Deus, onde intercede por nós que cremos nele.

Por isso nada pode nos separar do amor de Cristo, nem tribulação, angústias, perseguições, fome, nudez, perigo ou espada. Pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações (Romanos 5:5), e este amor de Deus em nós, nos leva a sofrer por Cristo, por amor de Cristo e de seu evangelho implantado em nós. Paulo também usa um Salmo para ilustrar isso, dizendo que somos como ovelhas sendo levados para o matadouro (Salmos 44:22).

Em todos essas coisas somos mais que vencedores, pois temos o amor de Cristo em nós.
E por isso nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, alturas, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que esta em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Ou seja, nenhum aspecto em nossa vida poderá nos separar do amor tão grande de Deus, através de Cristo em nós. Pois este amor esta ativo em nossas vidas, trabalhando a favor da vontade de Deus em nossas vidas.)