quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 10

Oi amigos!
Graça e paz seja com todos, em nome de Jesus!
Hoje estaremos estudando o capítulo 10 da carta aos Romanos. Também é um capítulo muito importante pois fala sobre o ponto chave da conversão.
---Oração--- Pai, te louvamos e te exaltamos Senhor! Sabemos que só o Senhor é Deus e que a tua palavra é para nós como um tesouro de valor incalculável. Capacita-nos Senhor, para que possamos meditar e aprender da tua palavra, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém!

___ Romanos capítulo 10 ___

Dos versículos 1 ao 15 ... Os judeus rejeitam a justiça de Deus ___ 1- Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.
2- Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.
3- Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.
4- Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
5- Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça da lei viverá por ela.
6- Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo;
7- ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos.
8- Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
9- Se com a tua boca, confessar Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10- Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
11- Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
12- Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13- Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14- Como, porém invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
15- E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

( Paulo inicia o capítulo 10, falando da sua preocupação para com os judeus. Assim, como vimos no capítulo 9, Paulo orava à Deus pelos seus compatriotas israelitas. Era um desejo intenso em seu coração de que os israelitas fossem salvos.
Paulo reconhecia que eles eram um povo dedicado à Deus, mas sua dedicação não era baseada no verdadeiro conhecimento de Deus que é a doutrina de Cristo, pregada pelos apóstolos (2 Timóteo 1:13).
Eles não entendiam a justificação pela graça de Deus em Cristo, e como rejeitavam a doutrina da justificação (Romanos 5:1), buscaram o seu próprio meio de serem aceitos por Deus.
Mas Paulo afirma que a lei tinha chego ao fim em Cristo (Mateus 5:17-19). Pois em Cristo a lei tinha sido cumprida sobre aqueles que creram e foram justificados por Deus. Já não havia mais nenhuma condenação para aqueles que tinham crido na pregação de Cristo (Romanos 8:1-3).
Em Cristo, a lei ganhou um sentido real. E não mais era por obras de justiça, mas sim pelo Espírito de Deus que nos deu vida, pois crendo em Cristo já não andamos na carne, como sendo guiados pela carne, mas andamos no Espírito e vivemos no Espírito para termos comunhão com Deus que nos justificou pelo sangue de Cristo na cruz (Romanos 8:2-5 ; Romanos 5:1 ; Romanos 5:9).

Paulo recorda uma passagem das escrituras que se encontra em (Levítico 18:5), onde Deus fala através de Moisés ao povo, que se o povo cumprisse seus estatutos, suas leis, então viveria por cumpri-las.
Mas Paulo aqui queria fazer uma comparação entre aquele que vive debaixo da lei e aquele que vive pela fé. Em Levítico 18:5, era notório que se havia uma exigência sobre o cumprimento da lei, algo impossível aos esforços humanos, por suas fraquezas e falhas (Romanos 8:3).
Mas a justiça da fé era diferente e era isso que Paulo queria que eles entendessem. Paulo usou a passagem das escrituras que esta em (Deuteronômio 30:10-14), para explicar sobre isso.
Que eles não deveriam perguntar em seu coração quem subiria ao céu para trazer Cristo de lá, ou quem desceria ao abismo para trazer ele dentre os mortos. A justiça da fé era diferente pois não era algo impossível de se alcançar que estaria no céu ou no abismo, mas eram palavras vivas que estavam perto deles, na boca e no coração. 
Ou seja, se tornar justo diante de Deus, era algo que estava perto deles, pois eram as palavras da fé que os apóstolos e discípulos e o próprio Paulo pregava.

Paulo explica que a justificação pela fé, era obtida por, com sua boca confessar a Jesus como Senhor, e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos para poder ser salvo.
Pois com o coração se crê para poder ser justo diante de Deus, e com a boca confessa para ser salvo.
Paulo diz que todo aquele que crer em Jesus, como Senhor e salvador, não será confundido, ou seja, aquele que confiasse na promessa de justificação pela fé, não seria desamparado por Deus.
E, o mais maravilhoso dessa doutrina oferecida por Deus através de Jesus Cristo é que, não se finda apenas ao povo judeu, mas é extensiva para todos os povos, tanto judeus como gregos. Pois ele se tornará Senhor de todos os que com fé suplicarem por sua salvação.

Mas como eles poderiam suplicar a Deus se ainda não tivesse crido? E como poderiam crer, se nunca tivessem ouvido sobre Cristo? E como poderiam ter ouvido se não tivesse quem pregasse a palavra de salvação à eles? Como poderiam ir pregar a palavra se ninguém os enviasse?
Paulo quis mostrar que para uma pessoa chegar ao pleno conhecimento da verdade, era preciso que vidas fossem preparadas para levar as palavras de Cristo, para que ao ouvir as palavras elas pudessem crer para que com fé suplicassem a salvação do Senhor.
Ele completa dizendo que os pés daqueles que anunciam coisas boas (as palavras de vida eterna), são belos, bonitos.)  

Dos versículos 16 ao 21 ... Israel não pode alegar falta de oportunidade ___ 16- Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?
17- E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
18- Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, ate os confins do mundo.
19- Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira.
20- E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim.
21- Quanto a Israel, porém diz: Todo o dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente.

(Paulo diz que nem todos que ouviram as palavras de salvação, acreditaram nessas palavras, e citou a passagem de (Isaías 53:1), para autenticar que já era algo previsto nas escrituras pelos profetas.
Ele explica que a fé é obtida quando se ouve a palavra de Cristo sendo pregada.
E por isso os judeus não poderiam se desculpar, pois tiveram a oportunidade de ouvir as palavras de Cristo, pois nas escrituras mesmo diz que por toda a terra seriam pregadas essas palavras de salvação (Mateus 24:14).

Paulo lembra uma profecia de Moisés através de um cântico, onde dizia que Deus colocaria Israel em ciúmes com um povo, que não fazia parte da nação escolhida de Israel, um povo que ate então eram loucos e isso seria como uma provocação que deixaria o povo de Israel irado (Deuteronômio 32:21)
Na profecia de (Isaías 65:1), Paulo completa que O Senhor tinha sido achado por aqueles que não haviam procurado a ele e ele tinha se revelado para aqueles que não tinham perguntado por ele. Essa é uma profecia de que as palavras de salvação alcançaria ate mesmo aqueles que dantes não era povo de Deus como Israel. Louvado seja a Deus pois suas promessas, pois graças a elas podemos estar hoje meditando e crendo em sua palavra de vida.
E sobre Israel o Senhor disse que, todo o dia ele estendia as mãos para um povo que era rebelde e contradizente (Isaías 65:2), pois sempre andavam por caminhos ruins e seguiam seus próprios pensamentos.

Conclusão: Se ouvimos a palavra de Cristo, e cremos somos salvos... E se somos salvos, devemos viver esta pslavra em nossas vidas e também devemos levar a palavra de Cristo para aqueles que ainda não ouviram e nem creram, pois a fé vem pelo ouvir da palavra de Cristo sendo pregado.
Aquele que crê, não será desamparado!!!)

Deus os abençoe!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Estudo da epístola aos Romanos capítulo 9

Oi amigos!
Tudo bem com vocês?
A paz do Senhor Deus seja com todos, em nome de Jesus!
Hoje estudaremos o capítulo 9 da carta aos Romanos e confesso ser um desafio para mim... Peço à Deus graça e sabedoria para poder entender pelo Espírito este capítulo a ser estudado.
---Oração--- Senhor Deus, te louvamos pela tua palavra! Como é maravilhoso o conhecer de seus mandamentos! Ajuda-nos a meditar nela hoje Senhor, com a sabedoria que o Senhor concede para aqueles que pedem com fé!Desde de já lhe agradecemos Senhor, em nome de Jesus, amém!

___Romanos capítulo 9___

Dos versículos 1 ao 5 ... Paulo e a incredulidade dos judeus ___ Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:
tenho grande tristeza e incessante dor no coração;
porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor dos meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.
São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;
deles são os patriarcas, e também deles o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

(Paulo começa o capítulo 9 de Romanos, demonstrando sua preocupação com seus compatriotas judeus. Paulo demonstrou não só se preocupar com eles, mas sentir tristeza e dor em seu coração, por ver que Israel rejeitava à Deus. E, de uma maneira radical, Paulo disse que desejaria ser maldito de Deus, por amor aos seus compatriotas israelitas, lembrando que Paulo descendia da tribo de Benjamim (Filipenses 3:5).

Paulo também lembra do privilégio que os israelitas tinham recebido, e cita a adoção, onde Deus os escolheu para que fossem seus filhos (Deuteronômio 8)
A glória, porque Deus se manifestou entre eles diversas vezes, no Sinai (Êxodo 19:18-19), na caminhada no deserto (Êxodo 13:21-22), no tabernáculo (Êxodo 40:34-38), no templo (2 Crônicas 7:1-3)
As alianças, que foram feitas por Deus,como sinal de promessa a ser cumprida por Ele. Como a aliança feita com Noé (Gêneses 6:18 e Gêneses 9:11), a aliança feita a Abraão (Gêneses 15:18), a aliança feita a Moisés (Êxodo capítulo 20 ao capítulo 24) e a aliança feita a Davi (2 Samuel capítulo 7)
A legislação, ou a lei, que foi dado por Deus à Moisés no monte Sinai, o que seria a bênção de Deus para o seu povo, para que soubessem a maneira que deveriam viver (Êxodo capítulos 19, 20, 21, 22, 23)
O culto, onde Deus havia separado a Israel para ser o seu povo, nação santa, sacerdote eleito, e eles foram chamados para o culto e adoração à Deus (Êxodo 19:6 e 1 Reis 8:22-53)
As promessas, foram feitas por Deus a seu povo (Deuteronômio 28)
E os patriarcas, que foram os grandes pais de fé para Israel como, Abraão, Isaque, Jacó. E por essa descendência também veio Jesus Cristo (Mateus 1:1-17)
Pela carne Jesus veio de José, descendente de Davi, tribo de Judá. 
No versículo 5, Paulo chama Jesus de Deus bendito: Paulo afirma a divindade de Jesus Cristo neste versículo, o chamando de Deus bendito para todo sempre, amém!)

Dos versículos 6 ao 13 .... A rejeição de Israel não é incomparável com as promessas de Deus___ E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;
nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa.
Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho.
E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai.
E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),
já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço.
Como está escrito: Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú.

(Paulo afirma que não era porque Israel tinha rejeitado à Deus, que a palavra de Deus tinha falhado, porque Deus separou a Israel para ser o seu povo. 
E Paulo explica que nem todos de Israel eram de fato israelita, nem mesmo por serem  descendentes de Abraão, eram todos filhos de Abraão. Pois o que deveria contar não era a descendência da carne e sim a que vem da promessa, ou seja, os da fé!
Deus deu uma promessa a Abraão e a Sara, sua mulher, e depois a Isaque seu filho e a Rebeca sua mulher, e foi pela fé que receberam a promessa e creram.

Rebeca teve dois filhos Esaú e Jacó, eles eram gêmeos e Esaú foi o primogênito, o que nasceu primeiro, mas Deus em sua soberania, escolheu o mais novo, Jacó, para herdar assim suas promessas. De fato, eles ainda nem tinham nascido quando Deus escolheu a Jacó, não tinham feito bem ou mal, para que isso justificasse a escolha de Deus, mas Deus em sua soberania escolheu a Jacó,para que seu propósito perante a humanidade fosse cumprida (Gêneses 25:19-26). E mais tarde, Jacó teve seu nome mudado para Israel, que significa: O que luta com Deus (Gêneses 32:28).)

Dos versículos 14 ao 18 .... A rejeição de Israel não é incompatível com a justiça de Deus ___ Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!
Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
Assim, pois, não depende de quem quer ou quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.

(Mesmo antes que alguém pudesse dizer que Deus fez injustiça, por escolher um e não outro, Paulo enfatiza a soberania de Deus quanto a sua eleição.
Ele lembra do que Deus disse a Moisés, terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer (Êxodo 33:19)
E Paulo deixa claro que não depende de querer ou fazer algo para merecer e sim unicamente de Deus usar a sua misericórdia, lembrando que misericórdia e quando merecemos o mau de Deus e recebemos o bem!
Paulo também lembra de Faraó, que nas escrituras diz que Deus o levantou, para mostrar o seu poder e para que toda terra conheça o seu nome. 

 Lembrando que através de Moisés, Deus disse a Faraó que deixasse seu povo ir, pois estavam cativos no Egito, mas Faraó não ouviu a voz de Deus, e endureceu o seu coração. Com isso Deus enviou as dez pragas, pois por algumas vezes Deus falou a ele, que deixasse seu povo ir, e ele não aceitava, mas antes endurecia o seu coração e por isso Deus enviava as pragas (Êxodo capítulo 7 ao capítulo 12)
Através das dez pragas e da abertura do mar vermelho e o resgate do povo que era cativo, Deus se tornou conhecido de todas as nações, que o temia por saber de seus grandes feitos.

Por isso ele disse que Deus tem misericórdia de quem quer e também endurece a quem quer. Deus teve misericórdia do povo de Israel e permitiu que o coração de Faraó continuasse endurecido para que se cumprisse os seus propósitos sobre a terra.
Quando Deus derrama da sua misericórdia sobre alguém, não faz porque essa pessoa merece, mas unicamente por sua graça que o faz, (graça, receber um favor que não merecemos de Deus).
E no caso de Faraó, Deus permitiu que ele fosse entregue as suas vontades desenfreadas e malignas (Romanos 1:26).
Na verdade como Faraó, todos somos maus e merecemos a ira de Deus, mas por sua misericórdia, aqueles que creem Nele recebem a graça e o seu perdão.)

Dos versículos 19 ao 29 .... A soberania de Deus ___ Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?
Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?
Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,
a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,
os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada;
e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.
Mas, relativamente a Israel, dele clama Isaías: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
Porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, cabalmente e em breve;
como Isaías já disse: Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

(Paulo diz que alguns poderiam querer se justificar dizendo que, como então, Deus poderia encontrar culpa nelas, se ninguém pode resistir a vontade de Deus. Mas Paulo enfatiza que ninguém é digno de questionar os planos de Deus.
Nós somos criaturas de Deus, ele nos formou ainda no ventre de nossas mães (Isaías 44), agora pois, se ele nos formou e nos deu a vida, como podemos querer discutir com aquele que nos criou, achando nós que sabemos mais do que ele?
Assim como o oleiro tendo sua massa de barro nas mãos pode dela fazer um vaso para honra, também pode do mesmo barro fazer outro para desonra, assim também Deus tudo pode.
Deus preparou tudo para conhecimento de sua glória e por isso ele tem pacientemente suportado as pessoas más, mas um dia elas receberão a justiça que lhes cabe, a sua ira.
E também tem guardado pessoas que por ele foram justificadas, para serem justas diante dele, e conhecer a sua glória, a qual somos nós, todos que confessamos nossa fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus (Romanos 10:9-11).

Paulo lembra uma profecia de Deus entregue ao povo por meio do profeta Oséias. Deus usou Oséias para profetizar ao povo que na época sofria com o exílio, por sua própria rebeldia contra a aliança de Deus. 
Mas Deus em sua misericórdia promete ao povo uma restauração, onde o povo voltaria para sua terra. Deus permitiu que o povo fosse mandado para o exílio, pois eles estavam adorando outros ídolos e procurando apoio em terras idólatras e pagãs, como Egito e a Assíria e por isso nem pareciam mais ser o povo da aliança de Deus, pois não eram mais dependentes de Deus e tinham se perdido a idolatria e costumes pagãs dos povos a sua volta. 
Mas na restauração, Deus através de Oseias diz que chamaria seu povo aquele que não era seu povo e amada a que não era amada, isso porque em Oseias capítulo 1 versículo 9, Deus tinha dito que o povo já não seria mais seu povo e ele não seria mais o seu Deus.

Nas profecias de Isaías, Deus deixa claro que mesmo que os descendentes de Israel sejam tantos como a areia do mar, os que restarem ate o fim é os que serão salvos.
O que Paulo queria dizer é que nem todos os descendentes de Israel seriam salvos, mas sim, os que restassem ate o fim, ou seja, perseverassem em fé.

E na segunda profecia de Isaías, Paulo diz que se o Senhor Deus dos Exércitos, não tivesse deixado a eles descendência, teriam se tornado como Sodoma e Gomorra.
O que Paulo quis dizer é que se não fossem os remanescentes, o seu povo já teria se corrompido como Sodoma e Gomorra. Sodoma e Gomorra foi destruída por Deus, por seu pecado que se multiplicou e se agravou (Gêneses 18:16-21 e Gêneses 19:23-29))

Dos versículos 30 ao 33 .... Israel é responsável pela sua rejeição ___ Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé;
e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.
Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço,
como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.

(Paulo termina o capítulo 9, com a conclusão sobre a soberania de Deus, que os gentios, ou seja, o povo que não era judeu e não buscava a justificação, conseguiram alcançá-la, por meio da fé, pois creram na pregação do evangelho, onde Jesus morreu para justificação dos nossos pecados.
E Israel, que buscava se justificar através da lei, ou seja, por suas obras, não conseguiram atingir os requisitos da lei (Êxodo capítulos 19, 20, 21, 22, 23).
Tropeçaram porque cumpriam a lei por mero ritual e não pela fé. E quando Cristo veio e expos a eles essa verdade, eles não aceitaram e tropeçaram nele, porque não creram em sua palavras. 
Jesus é a pedra de tropeço que Israel rejeitou e o teve como um escanda-lo (João 6:41-59 ; João 12:37-43). Mas nas escrituras diz que aquele que crer, em Jesus não será confundido, pois, o Espírito Santo trará revelação da obra de Deus através de Cristo (João 16:8-14).)

Deus os abençoe........