quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 13

Olá amigos, graça e paz seja com todos!
Hoje no capítulo 13 da epístola aos Romanos, iremos aprender com alguns ensinos de Paulo muito importante para todo cristão viver bem tanto na igreja como na sociedade.
E oro ao Senhor Deus, para que nos capacite neste estudo, e para que estas palavras sejam guardadas em nossos corações e que façam parte do nosso dia-a-dia, vivendo em obediência ao Senhor Jesus, eu assim peço e agradeço, em nome de Jesus, amém!


___ Romanos capítulo 13 ___


Dos versículos 1 ao 7 .... Da obediência as autoridades ___ Todo homem esteja sujeito as autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,
visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ele traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.
É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.
Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço.
Pagai a todos os que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

(Paulo neste capítulo fornece conselhos práticos para os cristãos. Ensinando que toda autoridade constituída provém de Deus e por isso o cristão deve ser obediente e se sujeitar as autoridades.
Aquele que se coloca contra uma autoridade, é o mesmo que se rebelar contra o próprio Deus!
Paulo diz que elas não foram estabelecidas por Deus para que o povo tenha medo dela, pois, se vivermos na prática do bem não teremos motivo para temer qualquer autoridade.
As autoridades foram instituídas  para o bem das pessoas, para que na sociedade contenha paz, ordem e bem moral.

As autoridades são como servos de Deus para trazer ordem a sociedade, ou espada, como Paulo diz. São usados por Deus para exercer justiça sobre aquele que pratica a injustiça.
Nossa consciência deve ser motivada a se sujeitar as autoridades, não por ter medo delas, mas porque elas são servas de Deus para sua justiça.
(Por mais que a autoridade não cumpra seu papel moral com a sociedade, não devemos nos rebelar contra ela, mas orar, para que Deus possa exercer sua justiça sobre aquele que praticou a injustiça, pois acima de toda autoridade esta DEUS!).

Paulo usa uma frase bem familiar com a de Jesus em (Mateus 22:21), que devemos pagar a todos o que lhe é devido; tributo, que é o imposto devido ao poder público, respeito que é sobre qualquer autoridade (pais, empregadores, professores, pastores e outros), honra, que seria uma espécie de reconhecimento ao que merece ser reconhecido.
Então podemos entender que tudo que se opõe ao que Jesus e o apóstolo Paulo disse, é rebeldia contra Deus e isso seria, não pagar impostos, não respeitar aos autoridades e não dar honra a quem é digno de honra.)


Dos versículos 8 ao 10 .... O amor ao próximo é o cumprimento da lei ___ A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
Por isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
O amor não pratica o mal contra o próximo, de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

(A ninguém fiqueis devendo nada, mas o amor sim devemos ter uns pelos outros sempre, pois o amor é o cumprimento de toda lei. E por mais que amamos o próximo, ainda assim podemos amar mais, por isso o amor seria como uma dívida ainda a ser paga. 
Quando amamos o próximo, com o verdadeiro amor que procede de Deus,  também cumprimos a lei que diz, não adulterarás, não matarás, não roubarás, não cobiçarás, ou invejar. E qualquer que seja o mandamento em relação ao próximo, temos que entender que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Pois, assim como não desejamos o mau a nós, também não devemos desejar o mau à ninguém.
Por isso quando amamos o próximo praticamos a lei, pois o amor nos leva a cumprir a lei.
No livro de Gálatas 5:13-14 Paulo dá conselhos semelhantes a este.)

Dos versículos 11 ao 14 .... O dia está próximo ___ E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; Porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamos-nos das armas da luz.
Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias  e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

(Devemos por isso estar conscientes do tempo em que vivemos, e despertar do sono espiritual em que podemos estar.
Pois a cada dia que passa nossa salvação se torna mais perto de quando nos convertemos ao Senhor.
Paulo dava esses conselhos a igreja em Roma e isso quase a 2.000 mil anos atrás, se naquela época já era uma preocupação do apóstolo Paulo para que a igreja despertasse, para viver o amor cristão, para a obediência a Deus e as autoridades, o que dirá hoje na igreja atual.
Os conselhos de Paulo com certeza deve nos motivar a viver um evangelho genuíno e verdadeiro, praticando o amor de Cristo.

Vai alta a noite.... Noite aqui se refere as trevas, que é o pecado e o mundo, duas coisas que podem deixar qualquer cristão dormindo. 
O dia que esta chegando é o próprio Cristo que virá trazer a salvação ao seu povo.
Por isso tudo que nos liga as trevas, como vínculo com o pecado ou práticas mundanas, devemos abandoná-las o quanto antes e nos revestir da armadura da luz que é Cristo Jesus.

Devemos andar de forma digna em Cristo Jesus, ele é o dia, a luz(João 8:12) e na luz não há orgias, bebedices, imoralidades sexuais, brigas e ciúmes que são também as obras da carne, daquele que não anda em Espírito(Gálatas 5:16-21).
Mas devemos nos revestir do Senhor Jesus e não nos vincular ao pecado e ao desejo contínuo de fazer ou ter o que Deus não deseja que tenhamos ou façamos. 
Termino com aquele versículo bem conhecido de todos, aquele que diz estar em Cristo, esse deve também andar como ele andou...(1 João 2:6).)

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Estudo da epístola aos Romanos capítulo 12

Olá amigos, que a graça e a paz de Cristo Jesus seja com todos!
Continuando os estudo da epístola ao Romanos, vemos que neste próximo capítulo a ser estudado, Paulo muda um pouco o contexto, para conselhos cristãos. Nos capítulos anteriores vimos ele, discorrendo sobre os judeus e gentios, explicando sobre a graça e justificação e agora ele fala com eles, ensinando os procedimento a ser vividos para desfrutar a graça de Deus.
A minha oração à Deus e Pai, é para que em sua infinita graça, nos conceda o dom de discernir a sua palavra, para que ela se torne também prática em nossas vidas, em nome de Jesus eu oro e também agradeço, amém!

___ Romanos capítulo 12 ___


Dos versículos 1 ao 2 ... A nova vida ___ Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradáveis a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

(Paulo começa o capítulo 12 de Romanos, usando uma expressão bem forte: Rogo-vos ... pela misericórdia de Deus.
Paulo estava fazendo uma súplica aos irmãos da igreja de Roma, e suplicava a eles, pela misericórdia de Deus, para que lembrasse, da obra de Deus em suas vidas, de como sendo maus, ainda assim não receberam o mau de Deus e sim a sua graça. Isso com certeza deveria motivá-los a oferecer a Deus, suas vidas por completo.
Jesus havia sido o sacrifício de sangue que foi oferecido à Deus por nossos pecados, mas um sacrifício ainda nos restava, colocar em Deus a nossa confiança de fé, este é o sacrifício vivo (1 Coríntios 6:19).

Santo e agradável... santo é o procedimento que todos devem ter depois de terem colocado sua confiança em Deus, através de Jesus. O caminho cristão deve ser um caminho de rendição, de negar a sua natureza pecaminosa, para que o pecado não reine mais em nossos corpos, mas que possamos andar em santidade, e isso se torna agradável a Deus (Romanos 6:12-13)
O culto racional é a maneira com a qual vivemos para Deus. Nosso culto não é só oferecido quando estamos na igreja, mas em nosso dia-a-dia também devemos ter a consciência de que vivemos de forma a oferecer a Deus, com a nossa vida, um culto ao Senhor. E isso implica no nosso falar, nas nossas condutas, na nossa gratidão a Deus, e de mantermos longe do pecado.

Não vos conformeis.... Conformar é se adaptar a algo ou se acomodar sobre algo, e Paulo suplica então para que os irmãos não venham a se conformar com o século ou mundo como esta em algumas traduções. 
Quando o cristão através da fé, coloca sua confiança em Deus através de Jesus, sua conduta não deve ser mais segundo os conselhos do mundo, ou segundo a moda do mundo, mas o cristão deve ter sua mente e conceitos renovados (1 João 2:17), e isso é obtido através da meditação das escrituras, que é a palavra de Deus.
Renovar a nossa mente através das escrituras nos fará conhecer e experimentar a boa, agradável  e perfeita vontade de Deus (João 15:3).
Vemos que tudo esta ligado, através de renovarmos nossa mente pela palavra de Deus, deixaremos de ter uma mente mundana, e teremos uma regeneração sendo operada pelo Espírito de Deus em nós (1 Coríntios 6:11), e só assim, poderemos oferecer a Deus um sacrifício vivo, santo e agradável!)

Dos versículos 3 ao 8 ... O devido uso de dons espirituais ___ Porque, pela graça que foi dada, digo a cada um dentre vós que não penseis de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com alegria.

(Pela graça que nos foi dada... Sem merecer recebemos um favor de Deus, não porque éramos dignos de merecer algo. E justamente por isso, Paulo aconselha aos irmãos para que não pense de si mesmo, algo além do que convém, mas todo cristão deve ter moderação, evitar exageros quando pensar sobre si ou falar, lembrando que Deus deu a cada um, uma medida de fé, para que cada um possa caminhar se desenvolvendo no crescimento e no corpo de Cristo (1 Coríntios 12:24-25).

Paulo faz uma comparação com o corpo humano e a igreja de Cristo (1 Coríntios 12:12). O corpo humano possui muitos membros, e cada parte do corpo humano possui uma função, assim também acontece com a igreja que é o corpo de Cristo. Todos nós que estamos em Cristo, passamos a fazer parte do seu corpo que é a igreja viva. E cada um, Deus capacitou com dons e talentos para cooperação do crescimento uns dos outros. Ou seja, o que recebemos não é para nos vangloriar, mas servir uns aos outros em Cristo (1 Coríntios 12:7).

Se o dom recebido foi profecia, então deve ser usada segundo a medida da fé que Deus concedeu. O profeta recebe a medida de fé, que seria a capacidade de profetizar segundo os propósitos de Deus e de acordo com a sua palavra. A profecia sempre deve andar de acordo com as escrituras que é a palavra de Deus.

Se o dom recebido foi ministério, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O ministro, recebe a medida de fé, para que possa ministrar, servir aos irmãos. Jesus mesmo nos deu o maior exemplo de como servir uns aos outros quando lavou os pés dos apóstolos. Ele sendo mestre, se colocou como servo, servindo humildemente aos discípulos (João 13:4-5). Paulo ressaltou também que quando servir, ou ministrar, deve ser feito com dedicação, comprometidos com o serviço, e não fazer como por obrigação.

Se o dom recebido foi ensino, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O que foi chamado para ensinar, também foi capacitado com uma medida de fé para isso. O ensino também deve ser sempre pautado segundo as escrituras(a palavra de Deus) e deve ser feito com esmero, capricho, para entendimento dos irmãos.

Se o dom recebido foi o de exortar, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O que foi chamado para exortar uns aos outros, também foi capacitado com fé para isso. Exortar é aconselhar, animar e ate mesmo encorajar os irmãos na fé. E deve ser feito com dedicação, muitas vezes, os irmãos podem não receber a exortação dada com bons olhos, mas a preocupação do que foi chamado a exortar, deve ser sempre o de obedecer a Deus e não aos homens, e isso requer muita dedicação!

Se o dom recebido foi o de contribuir, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O que contribui, foi capacitado com fé para isso. E deve ser feito com liberalidade, e não com apego ou obrigação. A generosidade deve ser algo presente naquele que contribui. 

Se o dom recebido foi o de presidir, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. Aquele que preside, ou lidera, também foi capacitado com fé para isso. O líder, deve ser zeloso ao liderar, tendo cuidado para com todos os irmãos.

Se o dom recebido foi o de misericórdia, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O que tem misericórdia, também recebeu fé para exercer misericórdia para com os outros. Ter misericórdia é não desejar o mau do outro, mas se compadecer de suas fraquezas e necessidades e deve ser feito com alegria.)

Dos versículos 9 ao 21 ... As virtudes recomendadas ___ O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;
regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
compartilhai as necessidades dons santos; praticai a hospitalidade;
abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens;
não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque esta escrito: A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
Pelo contrário, se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
Não te deixe vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

(Paulo continua dando conselhos aos irmãos, dizendo que todos deveriam amar uns aos outros com amor de irmãos, sem falsidade, fazendo o bem um para com o outro e sempre considerando as necessidades uns dos outros. Jesus disse que o amor ao próximo era o segundo maior mandamento cristão (Mateus 22:37-39).

Os irmãos, também devem ser zelosos, tendo cuidado uns dos outros e mantendo sempre fervor de espírito ao servir ao Senhor. Não servindo a Deus, com peso, mas com alegria!
A nossa esperança é Cristo e todos os planos de Deus para nós na eternidade e isso deve ser o que nos mantém firmes e alegres no tempo presente.

Devemos ser pacientes na tribulação. Paulo disse em Romanos 5:3, que a tribulação produz em nós perseverança, que fará com que nossa fé seja constante e firme.

Perseverantes na oração, como vimos a cima, a perseverança é um estado de quem esta firme e constante e assim deve ser a vida de oração de todo cristão. 
A oração é algo fundamental na vida do cristão! Cristão que não ora, se torna vulnerável ao pecado, se torna frio espiritualmente e carnal.

A prática da hospitalidade deve ser feita com amor. Compartilhando das necessidades dos irmãos. O cristão deve estar sempre pronto a ajudar aqueles que estão passando por dificuldades, sejam elas físicas ou espirituais. Um modo também de praticar a hospitalidade é recebendo bem os visitantes, para que sejam cheios do amor de Cristo e acolham com mansidão a palavra de Deus.

Abençoar os que nos persegue... por mais que o cristão seja perseguido, deve-se sempre ter em mente a atitude de Jesus, pois ele é o nosso maior exemplo a seguir, por isso somos chamados cristãos, porque devemos parecer com Cristo. E Jesus mesmo disse que devemos amar nossos inimigos e orar por eles (Mateus 5:44), e o próprio Jesus nos deu prova disso em seu ministério terreno, sendo perseguido não desejou o mau de seus perseguidores, mas perdoou e orou por eles (Lucas 23:34).

Paulo também aconselhou aos irmãos para que se alegrassem com os que se alegram e chorassem com os que choram, e isso é, ter sempre os mesmos sentimentos uns com os outros. Ou seja, os cristãos devem ter o mesmo pensamento em relação uns aos outros, agindo assim não daremos lugar para vaidade e inveja no corpo de Cristo.
Também não podemos ser orgulhosos, mas devemos ser comodados como os humildes. Os humildes não pensam mais de si mesmo do que é devido, nem se acham sábios aos próprios olhos, mas se mantém da dependência única de Cristo e é assim que todos devemos agir.

Os cristãos não devem pagar o mal com mal, mas se esforçar sempre para fazer o bem ate mesmo ao que nos fazem mal. O sentimento que deve reger o cristão é a paz para com todos.
Não devemos nos vingar, mas podemos dar lugar a ira, no sentindo de deixar que Deus tome conta desse sentimento.

Os cristãos não devem ter as mesmas atitudes que o mudo tem em relação a ira, a vingança. Mas como servos de Cristo, agimos baseados no que a sua palavra nos ensina.
E por isso, devemos alimentar nosso inimigo se ele estiver passando fome, dar água se ele estiver com sede, porque através de nossas atitudes amontarás brasas vivas sobre ele. (Não sabemos o sentindo certo que Paulo referia aqui nesta frase, se seria brasas vivas, representando que nossa atitude boa faria arder a consciência da pessoa, ou se brasas vivas no sentido de ser a vingança de Deus sobre a pessoa, por ver nossa obediência a sua palavra e o mal que a pessoa tem feito).

Temos sempre que vencer o mal com o bem!Jesus nos deu um belo ensinamento sobre não retribuir o mal com mal, em (Mateus 5:38-48), por mais que seja difícil, temos que lembrar que temos conosco o consolador (João 16), o Espírito Santo que nos ajuda, nos  fortalecendo nos momentos que mais precisamos.
E tudo que fazemos, fazemos unicamente para louvor do nome de Deus!)

Deus os abençoe!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 11

Oi amigos!
Graça e paz!
Hoje iremos estudar o capítulo 11, da carta aos Romanos e entenderemos mais sobre o futuro de Israel e as promessas de Deus ainda existentes para eles hoje.
Minha oração à Deus, é para que em sua infinita graça nos conceda revelação e entendimento da sua palavra, para que não seja apenas um estudo da palavra, mais que através deste estudo possamos ser edificados ainda mais em Cristo Jesus, oro e peço em nome de Jesus, amém!


___ Romanos capítulo 11 ___

Dos versículos 1 ao 10 ... O futuro de Israel ___ 1- Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
2- Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo:
3- Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida.
4- Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal.
5- Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.
6- E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.
7- Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos,
8- como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje.
9- E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição;
10- escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.

(Paulo faz uma pergunta, de uma maneira clara que a resposta seria não. Terá Deus rejeitado à Israel, seu povo? É evidente que não, prova disso é o próprio Paulo, que era um israelita, da descendência de Abraão e da tribo de Benjamim (Filipenses 3:5), lembrando que a tribo de Benjamim, era a mesma de Saul (1 Samuel 9:1-2), primeiro rei de Israel e também a tribo onde o território, a cidade de Jerusalém ficava (Jeremias 6:1).
Deus não rejeitou o seu povo, mas assim como disse a Elias (1 Reis 19:18), ele sempre tem os seus remanescentes, como Paulo e os sete mil homens que não se renderam ao culto a Baal, que foi a resposta de Deus a Elias.
Paulo argumenta que é pela graça que Israel é recebido, e não por obras da lei como eles acreditavam (Efésios 2:8).
 As boas obras não é o que faz a pessoa merecedora da graça de Deus, pois se fosse assim não seria graça (receber um favor de Deus), as obras são simplesmente o que acompanhará a fé da  pessoa que foi alcançada pela graça de Deus (Tiago 2:17-18).

Mesmo que parte de Israel tenha rejeitada a Cristo, prova disso foi seus corações endurecidos ao evangelho, mesmo assim sempre terá um que se manterá firme nas promessas de Deus pela fé, os remanescentes.
O resultado da dureza de seus corações foi que Deus permitiu com que eles permanecessem neste estado, a cegueira deles é a incapacidade de discernir o evangelho da graça.
Israel poderia se achar próspero espiritualmente, por serem o povo escolhido de Deus, mas isso foi como uma armadilha para eles, pois, quando veio realmente a promessa de Deus para eles, o (Messias,Daniel 9:25-26; João 1:41), os seus conceitos espirituais impediram de crer e enxergar a promessa de Deus que se cumpria em Cristo Jesus.
Jesus mesmo muitas vezes quando pregou o evangelho a eles, pregou por meio de parábolas, para que ouvindo não entendessem e vendo não enxergasse, tudo isso porque seus corações estavam endurecidos para Cristo (Mateus 13:10-16).)

Dos versículos 11 ao 24 ... A rejeição de Israel não é o fim ___ 11- Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes.
12- Ora, se a transgressão deles redundou em riquezas para o mundo, e o seu abatimento, em riquezas para os gentios, quanto mais a sua plenitude!
13- Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,
14- para ver se, de algum modo, posso incitar à emulação os do meu povo e salvar alguns deles.
15- Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos?
16- E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também  os ramos o serão.
17- Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, fostes enxertado em meio deles e te tornaste participantes da raiz e da seiva da oliveira,
18- não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabes que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
19- Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
20- Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.
21- Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.
22- Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.
23- Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo.
24- Pois, se fostes cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!

(Paulo inicia novamente o versículo com uma pergunta já se antecipando a uma resposta negativa.
De modo nenhum o tropeço de Israel foi para que permanecessem caídos, mas o pecado deles, foi como uma oportunidade para que o evangelho chegasse ate os gentios.
Israel estará como que por um período em abatimento, para que os gentios recebam a salvação (Romanos 11:25). Imagine então, quando eles tiverem novamente a chance de se arrepender e receber o evangelho? Muito mais bênçãos serão resultantes da conversão de Israel (Zacarias 12:10).

Paulo se considerava apóstolos dos gentios (não judeus) e se orgulhava do seu trabalho para com eles. Paulo achava que talvez pudesse fazer com que os seus compatriotas israelitas ficassem com ciúmes do evangelho estar sendo pregado aos gentios e com isso talvez alguns deles pudessem também ser salvos por quererem entender o evangelho.

Quando os israelitas (judeus), foram rejeitados por sua dureza de coração, o mundo pode ser reconciliado com Deus, puderam se tornar amigos de Deus, imaginem então quando Israel tiver a sua oportunidade de se reconciliar com Deus? Ate mesmo os mortos receberão vida (É difícil saber ao certo o que Paulo realmente queria dizer com isso, mas pensando que talvez a reconciliação de Israel seja o último estado dos fins(o juízo de Deus), podemos então imaginar que aqui Paulo se referia aos mortos em Cristo que seriam ressuscitado. Mas não podemos afirmar isso ao certo).

Paulo usa uma comparação dizendo que se a primeira massa de um pão, for boa, todo o restante dela também será.
Assim também é com uma oliveira, se a raiz dela for pura, os seus ramos também serão.
Paulo usa uma analogia, para fazer uma ilustração da reconciliação, dos gentios para com Deus e dos israelitas (judeus), para com Deus.
Israel é a oliveira verdadeira, e alguns galhos foram quebrados dela, ou seja, os israelitas que rejeitaram a Cristo. 
Também possuía uma outra oliveira, representada pelas pessoas do mundo que eram desconhecidos de Deus, e alguns galhos dessa oliveira foram tirados e enxertados na oliveira verdadeira. 
A oliveira brava, que são os gentios, tiveram a oportunidade e receberam então as bênçãos que apenas Israel tinha e por isso não poderiam desprezar os israelitas que tinham sido rejeitados.
Não poderiam nem se orgulhar, pois faziam parte da oliveira brava, e foram enxertados na verdadeira oliveira. 
E Paulo lembra que não era o galho que sustenta a raiz, e sim a raiz os galhos, ou seja, os gentios se tornaram herdeiros das promessas de Deus feitas a Israel, pois creram no Messias prometido de Deus para libertar a seu povo e é graças as promessas feita a eles que nós (gentios) também recebemos a salvação.
Mesmo que os galhos que foram tirados, (os judeus que não creram)  tenha dado lugar para que os gentios fossem recebidos sendo enxertados na oliveira, eles só foram enxertados porque creram na pregação do evangelho (Cristo). E isso não deveria ser motivo de orgulho e sim de temor diante de Deus. 
Porque se nem os judeus que faziam parte da oliveira natural, Deus deixou de castigar, então também não deixará de castigar os gentios que foram enxertados na oliveira verdadeira, mas permaneceram no pecado.

Deus é duro, para com aqueles que caíram, mas também é um Deus misericordioso para com aquele que se arrepende e crê.
Se Israel (judeus), abandonar a dureza de seus corações, eles também poderão ser enxertados novamente na sua própria oliveira, pois Deus tem todo o poder para isso.
Se os gentios que faziam parte da oliveira brava, contra a própria natureza foram enxertado na oliveira boa, então, será muito mais fácil os israelitas serem enxertados na sua própria oliveira.

Israel eram o povo que recebeu as promessas de Deus, mas quando Deus cumpriu suas promessas, que foi mandar seu Filho(O Messias), para libertar, perdoar e restaurar seu povo (Israel), eles não creram em Jesus como sendo o Filho de Deus. Mesmo sendo o povo escolhido, Deus não poupou seu povo do castigo, por terem se mantido rebeldes e com seus corações endurecidos aos planos de Deus.
Já os gentios que antes não eram o povo escolhido de Deus, creram em Jesus, como o Filho de Deus, e creram nele como o seu salvador e por isso Deus os recebeu como seus filhos, e assim os gentios receberam as promessas que antes tinham sido feitas ao povo de Israel.
Mas se Israel ainda hoje se arrepender de seus pecados também serão novamente recebidos como filhos.)

Dos versículos 25 ao 32 ... O último desígnio de Deus é misericórdia para com todos ___ 25- Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios.
26- E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades.
27- Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.
28- Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas;
29- porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
30- Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles,
31- assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida.
32- Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.

(Paulo revela então que tudo isso era um grande segredo divino, e que por isso os gentios não deveriam se achar por sábios, pois o endurecimento de Israel duraria apenas o tempo para que todos os gentios que irão se salvar sejam salvos. 
E, assim todo o Israel será salvo (Não se sabe o que Paulo queria dizer com TODO O ISRAEL, se ele se referia a todo o Israel como o Israel verdadeiro de Deus, os que alcançaram a graça de Deus, ou se referia a toda nação de Israel).

Paulo cita a profecia de (Isaías 59:20-21), uma promessa para o povo de Israel, que fala sobre a vinda de Cristo para libertar a seu povo e livra-los dos  seus pecados.
E também a profecia de (Isaías 27:9), da aliança de Deus para com seu povo de tirar os pecados deles. Podemos lembrar de Cristo novamente, pois ele foi reconhecido por João Batista, como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo(João 1:29).

Por não crerem no evangelho, Israel tinha se tornado inimigo de Deus, mas por Deus ter escolhidos eles como seu povo, eram amados por Deus por fazerem parte dos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó.
Porque Deus não muda de ideia quando escolhe e abençoa , sendo os seus dons irrevogáveis.
No passado os gentios tinham sido desobedientes para com Deus, mas agora os gentios puderam receber a misericórdia de Deus (Não receber o castigo que merecia), e isso pela desobediência de Israel. Assim também Israel que ainda agora esta desobediente, irá alcançar a misericórdia de Deus que foi concedida para eles.
Deus permitiu que todos fossem presos em sua desobediência para que pudesse usar as suas muitas misericórdia para com todos.)

Dos versículos 33 ao 36 ... A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos ___ 33- Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34- Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
35- Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
36- Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

(Paulo termina o capítulo exaltando a sabedoria de Deus. Que seus planos e juízos são insondáveis.
Ninguém conheceu os pensamentos do Senhor, e muito menos poderiam dar conselhos a ele. Ninguém se quer podaria dar algo a ele para que recebesse depois.
A grandeza de Deus se resume que através dele, e por meio dele, tudo foi criado e todas as coisas são feitas.
A ele seja a glória, eternamente, amém!
Este é um louvor genuíno feito por Paulo para expressar a tamanha admiração de Paulo por poder entender os mistérios de Deus para todos que receberam e irão receber a sua misericórdia.)

Deus abençoe!