quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 16 (Final)

Olá irmãos!
Que a graça e a paz do nosso Deus e Pai, esteja com todos!
Hoje partiremos para o último estudo da série que fizemos da epístola aos Romanos. 
Ao estudarmos esta carta encontramos um tesouro, pois ela nos fala muito sobre salvação, justificação e amor, tanto de Deus para conosco como de nós, para com os outros.
Neste último capítulo, veremos Paulo em sua saudação pessoal e também seus últimos conselhos à igreja.
Minha oração ao Senhor Deus, é para que ele possa guardar a sua palavra em nossos corações de tal maneira que ela se torne vida pratica em nossas vidas, para louvor da sua glória, em nome de Jesus que peço e também agradeço, amém!

___ Romanos capítulo 16 ___


Dos versículos 1 ao 2 ... Paulo recomenda a Febe ___ Recomendo-vos a vossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia,
para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.

(Paulo termina a carta aos Romanos fazendo várias saudações pessoais a irmãos que foram companheiros dele em algum dado momento da vida cristã.
Ele recomenda aos irmãos em Roma a irmã Febe, talvez ate mesmo a portadora da carta, a pessoa encarregada por Paulo de levar a carta ate Roma.
Febe servia a igreja em Cencreia, localizada na cidade de Corinto.
Ele pede aos irmãos da igreja de Roma que receba a irmã como uma irmã em Cristo e para que eles pudessem ser atenciosos com ela em tudo quanto ela precisasse.)

Dos versículos 3 ao 16 ... As saudações pessoais ___ Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus,
os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios;
saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.
Saudai Maria, que muito trabalhou por vós.
Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.
Saudai Ampliato, meu dileto amigo no Senhor.
Saudai Urbano, que é nosso cooperador em Cristo, e também meu amado Estáquis.
Saudai  Apeles, aprovado em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo.
Saudai meu parente Herodião. Saudai os da casa de Narciso, que estão no Senhor.
Saudai Trifena e Trifosa, as quais trabalhavam no Senhor. Saudai a estimada Pérside, que também muito trabalhou no Senhor.
Saudai Rufo, eleito no Senhor, e igualmente a sua mãe, que também tem sido mãe para mim.
Saudai Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrofas, Hermes e os irmãos que se reúnem com eles.
Saudai Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, Olimpas e todos os santos que se reúnem com eles.
Saudai-vos uns aos outros com óculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.

(Paulo continua o capítulo com suas saudações pessoais a Priscila e a Áquila, um casal que hospedou Paulo quando moravam em Corinto. Paulo trabalhou com eles no ofício de fazer tendas(Atos 18:3).
O casal também foi responsáveis por salvar a vida de Paulo, arriscando as suas próprias vidas. Paulo reconhecia o sacrifício feito pelo casal e era grato a eles por salvá-lo.
Priscila e Áquila também foram quem instruíram a Apolo(1 Coríntios 1:12), no evangelho de Cristo(Atos 18:24-26).
Eles também cuidavam de uma pequena igreja, irmãos que se reunião na casa deles, e Paulo saudava a esses irmãos.

Paulo saudou a Epênetro, não há mais registros bílicos a seu respeito, mas pelo que Paulo disse foi o primeiro convertido na Ásia.Seu nome significa digno de louvor.
Paulo saudou a Maria, apenas reconhecida por ter trabalhado pelos irmãos.

Ele saudou a Andrônico e Júnias, alguns tradutores chegaram a achar que Júnias poderia ser uma mulher e então Andrônico e Júnias se trataria de um casal, mas o que parece o nome é masculino.
Eles eram convertidos antes que Paulo ao evangelho e aqui fala que eles eram notáveis entre os apóstolos, o que seriam mensageiros de Deus as igrejas ou para abrir novas igrejas. Aqui não quer dizer que eles foram reconhecido junto com os doze Apóstolos, mesmo porque o significado da palavra apóstolos é aquele que é enviado, mensageiro ou embaixador. Então é bem provável que eles serviam a igreja desta maneira, como mensageiros.
Paulo os chama de parentes, não sabemos se eles eram mesmo parentes de Paulo ou se eram reconhecidos como parentes por fazerem parte da mesma linhagem que Paulo, lembrando que Paulo era da tribo de Benjamim.

Paulo também saudou a alguns outros irmãos que pelos seus nomes era bem provável que fossem escravos romanos, como Amplíato, Urbano, Estáquis.
Ele também saudou a Apeles, um nome de origem grega. Paulo reconheceu a fé de Apeles, pois mesmo tendo passado por provas, permaneceu fiel.
Saudou a Aristóbulo, o que parece não fazia parte da mesma igreja na qual a carta foi direcionada, mas também era um irmão em Cristo.
Também saudou a Herodião o chamando de parente e os cristão convertidos da casa de Narciso.
Saudou a Trifena e Trifosa, cujo o significado dos nomes era dócil e delicada, bem provável que fossem duas irmãs.
Saudou a Pérside, uma mulher com um nome escravo e que também muito trabalho no Senhor.
Saudou a Rufo e sua mãe, cujo Paulo demostrou uma grande afeição.
Saudou a Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que se reunião com eles.
E saudou a Filólogo, Júlia, Nereu e Olimpas sua irmã e todos os irmãos que se reunião com eles. Era possível que os irmãos se reunião em casas para orar, estudar a palavra, louvar o Senhor e partir o pão(Atos 2:42-47).
Paulo saudou a todos com ósculo santo, um costume da época de saudar com um beijo, um beijo dado no rosto em sinal de comunhão entre irmãos.)

Dos versículos 17 ao 20 ... As admoestações ___ Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes, afastai-vos  deles,
porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.
Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal.
E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.

(Paulo chamou os irmãos a discernirem entre aqueles que poderiam causar divisão e escândalos entre os irmãos, se opondo as doutrinas ensinadas que é o evangelho do Senhor Jesus.
Paulo ressaltou que esses irmãos embora fizessem parte da igreja não eram realmente servos do Senhor Jesus Cristo, mas serviam suas próprias vontades e usavam de palavras brandas para seduzir e enganar os irmãos que não estavam vigiando e discernindo o que eles falavam.

Paulo reconheceu a obediência dos irmãos em Roma e chamou-os para serem sábios para o bem e simples para o mal.
Paulo os confortou dando a eles a esperança que muito em breve o Deus da paz, esmagaria a Satanás debaixo dos pés deles. Pela linguagem de Paulo, ele queria que os irmãos entendessem que a atitude de divisão era causada por Satanás que estava usando a vida de uns para entrar no meio da igreja e causar divisão. E que Deus reagiria repreendendo a Satanás e o colocando por debaixo dos pés deles.
Isso também é a revelação do juízo de Deus que esta preparado para Satanás, seus anjos e seguidores(Mateus 25:41).)

Dos versículos 21 a 24 ... As saudações dos companheiros ___ Saúda-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.
Eu, Tércio, que escrevi esta epístola, vós saúdo no Senhor.
Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!

(Paulo também deu saudações dos irmãos companheiros que estavam com ele. Timóteo, seu filho na fé(1 Timóteo 1:2), chamado aqui por Paulo de meu cooperador. Também saudou Lúcio, Jason e Sosípatro, Paulo os identificou como seus parente.
Tércio também saudou os irmãos, e foi quem redigiu a carta de Paulo, como um secretário.
Gaio também deu saudações, ele era o responsável por hospedar em sua casa a igreja de Cristo. Erasto também deu suas saudações, ele era o tesoureiro da cidade.
O último a saudar foi o irmão Quarto e todos saudaram com a graça do Senhor Jesus Cristo a igreja em Roma.)

Dos versículos 25 a 27 ... A doxologia ___ Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do ministério guardado em silêncio nos tempos eternos,
e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,
ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!

(Paulo termina com uma doxologia, uma forma de louvor a glória de Deus.
E ele exalta a Deus e reconhece o seu poder para confirmar a pregação do evangelho de Jesus entre os irmãos e os gentios que estavam acolhendo a palavra do evangelho. Esta palavra que antes foi guardada por Deus, mas com a vinda de Jesus revelada e confirmada pelas profecias do velho testamento.
Onde a morte de Jesus na cruz do calvário trouxe redenção, libertação na vida de todos que creem nele(João 3:16 ; Romanos 5:1).
Paulo reconheceu a grande sabedoria do plano perfeito de Deus e a ele deu glórias, por meio de Jesus Cristo seu Filho que foi quem operou o plano perfeito de Deus(João 3:17-18). Aleluias!)