segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Estudo da Epístola aos Colossenses capítulo 2


Olá amigos!
A paz do Senhor Jesus!
Hoje estaremos estudando o segundo capítulo da carta aos colossenses e veremos detalhes que o apóstolo Paulo começa a dar sobre como eram as falsas doutrinas que estavam entrando nas igrejas.
---Oração--- Pai, te louvamos porque o Senhor é bom! E não há nada que o Senhor não conheça ou saiba! Obrigada pela tua palavra Senhor, ajuda-nos a meditar nela, com entendimento e sabedoria do teu Santo Espírito, assim te pedimos e te agradecemos, amém!

 ___ Colossenses capítulo 2___

Dos versículos 1 ao 5.... O interesse de Paulo pelos colossenses ___ Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram faze a face;
para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo,
em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.
Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes.
Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e firmeza da vossa fé em Cristo.

Paulo começa o capítulo 2 desta carta mostrando sua preocupação e sofrimento pelos irmãos da igreja em Laodicéia.
A carta foi escrita para a igreja em Colossos, mas Paulo esperava que ela fosse também lida na igreja em Laodicéia, pois Colossos e Laodicéia eram cidades vizinhas junto com outra cidade Hierápolis.
Estavam percorrendo falsos ensinos na igreja em Laodicéia e isto preocupava Paulo. Ele nunca tinha ido visitar a igreja de Laodicéia, mas nutria um grande sentimento pelos irmãos presentes nesta cidade.
Paulo orava para que os irmãos em Laodicéia fossem confortados, unidos no amor, ricos em entendimento, para que pudessem compreender totalmente o plano de Deus através de Cristo Jesus.
Paulo desejava que os irmãos compreendessem que a plenitude Deus em Cristo Jesus era algo que seria revelado a eles conforme buscassem e se aprofundassem em conhecer seus mistérios.
Paulo sabia que os falsos mestres eram homens inteligentes, que usavam de linguagens elaboradas para tentar enganar os irmãos e por isso ele os alertava para que não fossem enganados.
E mesmo longe Paulo se mostrava presente através das suas orações e alegria em saber da fé que eles possuíam em Cristo Jesus. 

Dos versículos 6 ao 7.... O desejo de Paulo pelo progresso espiritual dos colossenses ___ Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,
nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.

Paulo lembra os irmãos em Colossos que assim como eles haviam aceitado os ensinamentos de Cristo, deveriam andar neste ensino, enraizados e firmados, para que pudessem amadurecer na fé, crescendo sempre motivados pelo conhecimento do Senhor Jesus Cristo.

Dos versículos 8 ao 15 .... A advertência contra falsos ensinos. A divindade de Cristo e a sua obra redentora ___ Cuidado que ninguém venha vos enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição de homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;
porquanto, nele, habita, corporalmente, toda plenitude da Divindade.
Também, nele, estais, aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.
Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,
tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
E a vós, outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, no qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

A tradução original deste texto revela que o termo usado como filosofia não seria a busca racional da verdade e sim práticas ocultas que eram usadas para discernir os mistérios dos poderes cósmicos.
Era uma mistura de gnosticismo, ascetismo e leis judaicas. 
Os gnósticos acreditavam que Jesus nunca tinha existido como homem, acreditavam que ele possuía uma aparência ou forma angelical, e isso é totalmente absurdo porque nega que Cristo veio em carne e viveu como homem. 
Os ascéticos acreditavam que a graça não era suficiente para salvação mas ela deveria ser acompanhada de abstenções de prazeres, dietas rigorosas, castigos físicos.Por isso Paulo deixa claro em boa parte desta epístola da suficiência do Senhor Jesus Cristo para salvação.
Leis judaicas eram aquelas entregues por Moisés ao povo de Israel, o que seria o povo judeu, essas leis podemos encontrar nos primeiros livros da bíblia como Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
A verdade era que, estavam misturando costumes pagãos ao evangelho de Cristo e acreditavam que esses rudimentos, eram necessários para salvação. Por isso vemos Paulo reforçar tanto que Cristo é o princípio a razão de tudo, ou seja, o sacrifício dele foi suficiente para salvação. E só em Cristo podemos obter sabedoria e discernimento para entender os mistérios de Deus porque ele é o próprio Deus que se fez carne.
Paulo no capítulo 11, fala sobre a circuncisão, que em Cristo ganha um sentido diferente da antiga aliança e passa a ter um significado espiritual, ou seja, passa a ser o pecado da qual fomos libertos por Cristo, o nosso coração que foi transformado pela palavra de Deus. 
Nós nos despimos do velho homem, para sermos novo homem em Cristo, por isso Paulo da a entender que o batismo hoje tem o mesmo significado da circuncisão da antiga aliança.
Na antiga aliança, aquele que fazia parte da circuncisão se tornava filho de Abraão e herdeiro das promessas que Deus fez a ele e o batismo também tem o mesmo sentido, pois nos torna parte da família de Deus, mediante a fé que publicamente confessamos no batismo e por isso também nos tornamos filhos de Abraão e herdeiros das promessas de Deus.
Antes de crermos e sermos batizados eramos como incircuncisos de coração (Atos 7.51). O pecado endurecia nosso coração, nos tornando amortecidos, impossíveis de crer em Deus e em suas promessas. 
Mas ao crer, recebemos vida através de Cristo, somos perdoados de todos os nossos pecados e temos nossas dividas canceladas diante de Deus.
Todos os nossos pecados são tirados de nós através da fé no sacrifício de Cristo na cruz do calvário, e ao ser tirado de nós é lançado, encravado sobre a cruz.
Através da morte, Jesus carregou sobre si todos os nossos pecados (1 Pedro 2.24 e Isaías 53.4), tirando o poder dos principados e potestades que eram sobre nós. Por isso eles perderam o poder de nos intimidar e de nos acusar. Mas não significa que deixarão de nos tentar, mas em Cristo recebemos graça para resistir a eles (Tiago 4.7 e Romanos 6.14). Jesus triunfou vitoriosamente sobre eles na cruz, porque morreu e ressuscitou.

Dos versículos 16 ao 19 .... O cerimonialismo, sombra de coisas futuras ___ Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto aos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.

Aqui nestes versículos 16 ao 19, vemos que umas das coisas que estavam acontecendo na igreja em Colossos, eram o cumprimentos de rituais em relação a comida, bebida e festas. Sabemos que nas leis judaicas muito destes rituais eram guardados como cumprimento da lei. Mas aqui Paulo não deixa claro se era rituais judaicos ou pagãos, mas o fato era que estavam tendo uma certa discórdia entre irmãos que guardavam estes rituais e não.
Mas o que Paulo queria ensinar aos irmãos era que tudo isso já não tinha mais sentindo na nova aliança, porque em Cristo todas estas coisas tinham perdido seu sentido de lei (Romanos 7.6).
Paulo orienta aos irmãos para não aceitarem as opiniões impostas recebidas através de visões arrogantes, cheios de vaidades. Porque ao que parece estas visões recebidas os levavam ao culto de anjos, e por isso era carnal e demoníaca. Porque não devemos prestar culto a nada que foi criado por Deus e sim ao criador de todas as coisas.
Paulo ainda deixa claro que essas práticas fazia com que eles buscassem o favor de seres angélicos (o que na verdade era a invocação de demônios) ao invés de dar a verdadeira honra a Cristo.
Porque se estivessem firmados em Cristo que é o cabeça da igreja, poderiam se desenvolver espiritualmente e crescer espiritualmente em todo conhecimento de Deus.

Dos versículos 20 ao 23 .... A obediência a tais práticas não vence o pecado ___ Se morreste com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
não manuseies isto, não proveis aquilo, não toqueis naquilo outro,
segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto a si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra sensualidade.

Paulo lembra aos irmãos que eles tinham morrido com Cristo, através do batismo que é o sepultamento do velho homem e de tudo que o velho homem se sujeitava como rituais e ordenanças, que eram coisas criadas por homens e não por Deus. Viver sobre estas ordenanças era como se eles estivessem ainda fazendo parte do mundo (Romanos 7.4 e 7.6).
Estes falsos ensinos poderiam demostrar sabedoria, mas por trás disto revelava uma falsa humildade de se abster de coisas para se tornar mais santos. E abster-se de comida, bebida, ou outras coisas não fortaleceria na luta contra o pecado.
Porque em Cristo somos livres de ordenanças impostas por homens, e nele podemos vencer todo tipo de pecado.

Deus os abençoe e ate os próximos estudos ,se assim Deus quiser...

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Estudo da Epístola aos Colossenses capítulo 3

Oi amigos!
Como estão todos?
Que a graciosa paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês!
Hoje continuaremos nossos estudos da carta escrita por Paulo à igreja em Colossos. E, aprenderemos muito através deste capítulo que nos incentiva a buscar a Cristo, a deixar a prática pecaminosa e buscar uma vida de renúncia e santidade.
--- Oração--- Pai, te louvamos por podermos ter o conhecimento da tua palavra, sabemos que nela encontramos vida e paz! Ajuda-nos a entendê-la Senhor, capacita-nos com toda sabedoria que precisamos, assim pedimos e já te agradecemos em o nome do Senhor Jesus! Amém!

Introdução:
Lembrando que nos capítulos anteriores Paulo estava exortando os irmãos da igrejas em Colossos dos perigos dos falsos ensinos e de rituais místicos (Colossenses 2.8-19). Pois eles estavam acrescentando esses tipos de rituais ao evangelho achando que com isso poderiam alcançar uma vida mais pura (Colossenses 2.20-23).
Por isso o capítulo 3 desta carta é de suma importância, pois vemos o Apóstolo Paulo mostrando a maneira pela qual a igreja poderia vencer o pecado que seria se envolver de forma mais viva e intensa com o Senhor Jesus.

___ Colossenses capítulo 3 ___


Dos versículos 1 ao 4 --- A união com Cristo glorificado ___
Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
porque morreste, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manisfestar, então, vós também sereis manisfestados com ele, em glória.

Paulo inicia o capítulo 3, desta carta, lembrando os irmãos de como eles haviam iniciado no evangelho. Fazendo eles recordar de que tinham sido mortos para o pecado e ressuscitado com Cristo em uma nova vida e por isso suas vidas já não estavam mais firmadas em coisas terrena e temporais, mas nas coisas eternas ( 2 Coríntios 4.18 ).
Buscar as coisas do alto: É o primeiro conselho de Paulo para uma vida santa; O segundo é semelhante a este; pensar nas coisas do alto: O que seria ter uma vida plena de comunhão com Cristo em Deus, através de orações, leitura e meditação da sua santa palavra e de viver como testemunhos vivos da sua palavra, sendo luz e sal para esta terra (Mateus 5.13-16).

Paulo lembra os irmãos que a vida deles estava morta para as coisas deste mundo e por isso não deveriam se empenhar nas coisas desta vida e se esquecer de que neste mundo deveriam viver como peregrinos e forasteiros, se preparando para uma vida eterna, nos céus com Cristo (1 Pedro 2.11 e Filipenses 3.20).
Quando Cristo se manisfestar: Paulo lembra os irmãos que na volta do Senhor Jesus Cristo a igreja será também manifesta em glória, santa e irrepreensível.

Dos versículos 5 ao 11 --- Os resultados desta união. Os vícios devem ser abandonados ____
Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
por estas coisas é que vem a ira de Deus ( sobre os filhos da desobediência ).
Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

Com a morte do velho homem, os cristãos deveriam fazer morrer os desejos deste mundo, como a imoralidade sexual, indecência, paixões más, os maus desejos e cobiças que também é um tipo de idolatria.
Paulo fala aos irmãos que, estas coisas são condenadas por Deus e fará com que ele castigue e derrame sua ira sobre todos que foram rebeldes a suas palavras e andaram em desobediência. 
Ele lembra que todas estas coisas faziam parte da vida antiga dos irmãos, pois andavam e viviam neste caminho, mas agora deveriam se livrar destas coisas e também de todo sentimento de: raiva, maldade, de serem maldizentes e de terem conversas indecentes.
A mentira também não deveria fazer parte do novo homem, pois o novo homem deveria seguir o exemplo de Cristo, que revela o caráter de Deus para nós.
E este novo homem ou este caráter transformado é para todos quanto creram em seu nome, sejam judeus, ou não judeus, circuncisos ou não circuncisos, selvagens, escravos, ou pessoas livres, independente de raça, língua ou cor, Cristo é tudo em todos.
Ou seja, nosso novo homem, ou nosso caráter deve ser transformado dia a dia a imagem de Cristo Jesus ( 2 Coríntios 3.18 ).

Dos versículos 12 ao 17 --- As virtudes devem ser cultivadas ___
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor nos perdoou, assim também perdoai vós;
acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, hinos, cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 
E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Nos versículos anteriores Paulo incentivou os irmãos a se livrarem do velho homem, de suas atitudes, e desejos carnais e aqui nos versículos 12 em diante ele incentiva os irmãos a se vestirem dos frutos que o Espírito Santo gera na vida dos cristãos, que são ( Gálatas 5.22-23 ): atitudes de misericórdia que é ( não dar o mal que a pessoa merece), também se vestir de humildade, de delicadeza e paciência, pois tudo isso faz parte do caráter de Cristo e deve também fazer parte do caráter do cristão.
Paulo também lembra do grande amor de Deus para com a igreja, que fez com que ele nos escolhesse para ser seu povo santo ( Efésios 1.4-5 ).

Paulo sabia que a convivência talvez pudesse trazer desentendimentos a igreja, mas isso não deveria ser motivo para brigas, e quebra da comunhão dos irmãos, pois como filhos de Deus, deveriam perdoar as ofensas uns dos outros, lembrando do próprio Deus que perdoou nossas ofensas ( Salmo 86.5 ), pelo grande sacrífico de Cristo na cruz ( Mateus 6.14-15 ).

A base da vida cristã então deveria ser o amor, pois o amor nos leva a Cristo, que é o amor revelado do Pai por nós ( João 3.16 )! E por isso o amor nos une a Cristo!

A paz de Cristo deveria reger as decisões dos irmãos, pois todos foram chamados para fazerem parte do mesmo corpo, que é Cristo e isso deveria levar todos os cristão a uma vida de gratidão para com Deus.

Paulo continua seus conselhos para a igrejas, falando aos irmãos para que a palavra de Cristo, que são seus ensinos, habitasse ricamente neles, para que pudessem instruir e aconselhar uns aos outros em toda sabedoria. 
A palavra também deveria levar os irmãos a uma vida de louvor a Deus, com salmos, hinos e cânticos espirituais e com o coração cheio de gratidão por tamanha revelação que a palavra nos trás.
E tudo que os irmãos fizessem deveriam ser para o louvor do nome do Senhor Jesus Cristo, para que ele receba a honra e glória junto com Deus Pai.

Dos versículos 18 ao 25 --- Os deveres da família ___
Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém ao Senhor.
Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;
pois aquele que faz a injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

Depois de ter dado várias instruções aos irmãos sobre como deveria ser suas vidas no Senhor e também com os irmãos da mesma fé; em seguida Paulo dirige suas instruções para a família, para que os irmãos soubessem como deveria ser o convívio de uma família que estava alicerçada em Cristo.

Ele começa dando conselhos para as esposas, para que elas fossem submissas ao seu próprio marido,como convém ao Senhor,ou seja, deveriam ser submissas como uma mulher cristã .E também na carta aos Efésios 5.22 Paulo diz que a mulher deveria se submeter ao seu marido, semelhantemente como a igreja se submete a Cristo, em liberdade e dignidade.
A submissão na verdade não é como o mundo impõe ou ensina, no evangelho os princípios mudam e a submissão não é por obrigação e sim um ato voluntário de se colocar debaixo da autoridade de alguém, confiando em sua liderança.
Assim a esposa se submete ao seu esposo, confiando em seus cuidados e liderança e proteção que a levará para mais perto de Cristo.

Aos maridos ele instruiu para que amassem suas esposas e não tratassem elas com amargura. Paulo diz na carta aos Efésios capítulo 5 versículo 25, que o amor do marido para com a esposa deveria ser como o amor de Cristo por sua igreja ao ponto de dar sua própria vida por ela. O marido também não deveria tratar sua esposa com grosseria mas com ternura, com o propósito de cuidar, ter zelo por ela, como Cristo tem por sua igreja.

Aos filhos a instrução era para que obedecessem aos seus pais em tudo, porque a obediência dos filhos para com os pais era algo que agradava ao Senhor.
E os pais não deveria tratar seus filhos de maneira a deixá-los irritados e desanimados.

E aos servos, ou escravos, a instrução de Paulo era para que eles obedecessem aos seus donos, não servindo só por medo ou preocupados se eles estivem vendo, mas deveriam servir com pureza de coração, temendo ao Senhor.
E tudo que eles fossem fazer, deveriam fazer de todo o coração, tendo como motivação o fazer para o Senhor Jesus e não para o homem. Pois a recompensa deles viria do Senhor Jesus, que é a herança que eles tinham, pois a cima de tudo eles serviam a Cristo.

E Paulo termina o capítulo dizendo que aqueles que fizessem injustiça, receberia pela injustiça que tivessem cometido, independente de quem fosse. No caso aqui é bem provável que Paulo estava encorajando os irmãos escravos que se eles viessem a sofrer alguma injustiça, por estarem servindo aos seus donos, a pessoa que tivesse cometido a injustiça pagaria pelo mal cometido.
Pois todos prestaram contas a Deus por suas atitudes, sejam elas más ou boas  ( Romanos 14.12 ).

E assim terminamos mais este capítulo.... Deus abençoe a todos!!!