quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 10

Oi amigos!
Graça e paz seja com todos, em nome de Jesus!
Hoje estaremos estudando o capítulo 10 da carta aos Romanos. Também é um capítulo muito importante pois fala sobre o ponto chave da conversão.
---Oração--- Pai, te louvamos e te exaltamos Senhor! Sabemos que só o Senhor é Deus e que a tua palavra é para nós como um tesouro de valor incalculável. Capacita-nos Senhor, para que possamos meditar e aprender da tua palavra, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém!

___ Romanos capítulo 10 ___

Dos versículos 1 ao 15 ... Os judeus rejeitam a justiça de Deus ___ 1- Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.
2- Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.
3- Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.
4- Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
5- Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça da lei viverá por ela.
6- Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo;
7- ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos.
8- Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
9- Se com a tua boca, confessar Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10- Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
11- Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
12- Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13- Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14- Como, porém invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
15- E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

( Paulo inicia o capítulo 10, falando da sua preocupação para com os judeus. Assim, como vimos no capítulo 9, Paulo orava à Deus pelos seus compatriotas israelitas. Era um desejo intenso em seu coração de que os israelitas fossem salvos.
Paulo reconhecia que eles eram um povo dedicado à Deus, mas sua dedicação não era baseada no verdadeiro conhecimento de Deus que é a doutrina de Cristo, pregada pelos apóstolos (2 Timóteo 1:13).
Eles não entendiam a justificação pela graça de Deus em Cristo, e como rejeitavam a doutrina da justificação (Romanos 5:1), buscaram o seu próprio meio de serem aceitos por Deus.
Mas Paulo afirma que a lei tinha chego ao fim em Cristo (Mateus 5:17-19). Pois em Cristo a lei tinha sido cumprida sobre aqueles que creram e foram justificados por Deus. Já não havia mais nenhuma condenação para aqueles que tinham crido na pregação de Cristo (Romanos 8:1-3).
Em Cristo, a lei ganhou um sentido real. E não mais era por obras de justiça, mas sim pelo Espírito de Deus que nos deu vida, pois crendo em Cristo já não andamos na carne, como sendo guiados pela carne, mas andamos no Espírito e vivemos no Espírito para termos comunhão com Deus que nos justificou pelo sangue de Cristo na cruz (Romanos 8:2-5 ; Romanos 5:1 ; Romanos 5:9).

Paulo recorda uma passagem das escrituras que se encontra em (Levítico 18:5), onde Deus fala através de Moisés ao povo, que se o povo cumprisse seus estatutos, suas leis, então viveria por cumpri-las.
Mas Paulo aqui queria fazer uma comparação entre aquele que vive debaixo da lei e aquele que vive pela fé. Em Levítico 18:5, era notório que se havia uma exigência sobre o cumprimento da lei, algo impossível aos esforços humanos, por suas fraquezas e falhas (Romanos 8:3).
Mas a justiça da fé era diferente e era isso que Paulo queria que eles entendessem. Paulo usou a passagem das escrituras que esta em (Deuteronômio 30:10-14), para explicar sobre isso.
Que eles não deveriam perguntar em seu coração quem subiria ao céu para trazer Cristo de lá, ou quem desceria ao abismo para trazer ele dentre os mortos. A justiça da fé era diferente pois não era algo impossível de se alcançar que estaria no céu ou no abismo, mas eram palavras vivas que estavam perto deles, na boca e no coração. 
Ou seja, se tornar justo diante de Deus, era algo que estava perto deles, pois eram as palavras da fé que os apóstolos e discípulos e o próprio Paulo pregava.

Paulo explica que a justificação pela fé, era obtida por, com sua boca confessar a Jesus como Senhor, e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos para poder ser salvo.
Pois com o coração se crê para poder ser justo diante de Deus, e com a boca confessa para ser salvo.
Paulo diz que todo aquele que crer em Jesus, como Senhor e salvador, não será confundido, ou seja, aquele que confiasse na promessa de justificação pela fé, não seria desamparado por Deus.
E, o mais maravilhoso dessa doutrina oferecida por Deus através de Jesus Cristo é que, não se finda apenas ao povo judeu, mas é extensiva para todos os povos, tanto judeus como gregos. Pois ele se tornará Senhor de todos os que com fé suplicarem por sua salvação.

Mas como eles poderiam suplicar a Deus se ainda não tivesse crido? E como poderiam crer, se nunca tivessem ouvido sobre Cristo? E como poderiam ter ouvido se não tivesse quem pregasse a palavra de salvação à eles? Como poderiam ir pregar a palavra se ninguém os enviasse?
Paulo quis mostrar que para uma pessoa chegar ao pleno conhecimento da verdade, era preciso que vidas fossem preparadas para levar as palavras de Cristo, para que ao ouvir as palavras elas pudessem crer para que com fé suplicassem a salvação do Senhor.
Ele completa dizendo que os pés daqueles que anunciam coisas boas (as palavras de vida eterna), são belos, bonitos.)  

Dos versículos 16 ao 21 ... Israel não pode alegar falta de oportunidade ___ 16- Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?
17- E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
18- Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, ate os confins do mundo.
19- Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira.
20- E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim.
21- Quanto a Israel, porém diz: Todo o dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente.

(Paulo diz que nem todos que ouviram as palavras de salvação, acreditaram nessas palavras, e citou a passagem de (Isaías 53:1), para autenticar que já era algo previsto nas escrituras pelos profetas.
Ele explica que a fé é obtida quando se ouve a palavra de Cristo sendo pregada.
E por isso os judeus não poderiam se desculpar, pois tiveram a oportunidade de ouvir as palavras de Cristo, pois nas escrituras mesmo diz que por toda a terra seriam pregadas essas palavras de salvação (Mateus 24:14).

Paulo lembra uma profecia de Moisés através de um cântico, onde dizia que Deus colocaria Israel em ciúmes com um povo, que não fazia parte da nação escolhida de Israel, um povo que ate então eram loucos e isso seria como uma provocação que deixaria o povo de Israel irado (Deuteronômio 32:21)
Na profecia de (Isaías 65:1), Paulo completa que O Senhor tinha sido achado por aqueles que não haviam procurado a ele e ele tinha se revelado para aqueles que não tinham perguntado por ele. Essa é uma profecia de que as palavras de salvação alcançaria ate mesmo aqueles que dantes não era povo de Deus como Israel. Louvado seja a Deus pois suas promessas, pois graças a elas podemos estar hoje meditando e crendo em sua palavra de vida.
E sobre Israel o Senhor disse que, todo o dia ele estendia as mãos para um povo que era rebelde e contradizente (Isaías 65:2), pois sempre andavam por caminhos ruins e seguiam seus próprios pensamentos.

Conclusão: Se ouvimos a palavra de Cristo, e cremos somos salvos... E se somos salvos, devemos viver esta pslavra em nossas vidas e também devemos levar a palavra de Cristo para aqueles que ainda não ouviram e nem creram, pois a fé vem pelo ouvir da palavra de Cristo sendo pregado.
Aquele que crê, não será desamparado!!!)

Deus os abençoe!

13 comentários:

Joice Silva disse...

Que Palavra edificadora, estava buscando uma palavra e em oração eu falava o que li aqui, então nasceu em mim um alegria, uma confirmação... É essa a palavra! Que Deus seja louvado!!!
Deus te abençoe muito!!!!

Unknown disse...

Muito bom gostei muito

Unknown disse...

A paz do Senhor ? Edificante glória Deus .

Unknown disse...

Lindo esse estudo escrito de forma bem clara .. Boa tarde

ap disse...

Graça e paz
Que o Senhor nos capacite para pregar liberdade aos cativos.

Unknown disse...

Obrigado senhor por tudo

Unknown disse...

Jesus é o mesmo de hontem hoje é sempre porquê ele está com nos a todo momento

Unknown disse...

Louvado seja o Senhor aleluia 🙌🙏

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Glória a Deus, quê o Espírito Santo nos ajude nessa linda e indispensável missão de evangelizar a todos quantos Deus nos enviar

Unknown disse...

Como é bom estar com o coração aberto pra ouvir a palavra de Deus

Unknown disse...

Deus abençoe, muito edificante

Unknown disse...

Muito edificante Glória a Deus pela vida de vcs.