quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Estudo da Epístola aos Colossenses capítulo 3

Oi amigos!
Como estão todos?
Que a graciosa paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês!
Hoje continuaremos nossos estudos da carta escrita por Paulo à igreja em Colossos. E, aprenderemos muito através deste capítulo que nos incentiva a buscar a Cristo, a deixar a prática pecaminosa e buscar uma vida de renúncia e santidade.
--- Oração--- Pai, te louvamos por podermos ter o conhecimento da tua palavra, sabemos que nela encontramos vida e paz! Ajuda-nos a entendê-la Senhor, capacita-nos com toda sabedoria que precisamos, assim pedimos e já te agradecemos em o nome do Senhor Jesus! Amém!

Introdução:
Lembrando que nos capítulos anteriores Paulo estava exortando os irmãos da igrejas em Colossos dos perigos dos falsos ensinos e de rituais místicos (Colossenses 2.8-19). Pois eles estavam acrescentando esses tipos de rituais ao evangelho achando que com isso poderiam alcançar uma vida mais pura (Colossenses 2.20-23).
Por isso o capítulo 3 desta carta é de suma importância, pois vemos o Apóstolo Paulo mostrando a maneira pela qual a igreja poderia vencer o pecado que seria se envolver de forma mais viva e intensa com o Senhor Jesus.

___ Colossenses capítulo 3 ___


Dos versículos 1 ao 4 --- A união com Cristo glorificado ___
Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
porque morreste, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manisfestar, então, vós também sereis manisfestados com ele, em glória.

Paulo inicia o capítulo 3, desta carta, lembrando os irmãos de como eles haviam iniciado no evangelho. Fazendo eles recordar de que tinham sido mortos para o pecado e ressuscitado com Cristo em uma nova vida e por isso suas vidas já não estavam mais firmadas em coisas terrena e temporais, mas nas coisas eternas ( 2 Coríntios 4.18 ).
Buscar as coisas do alto: É o primeiro conselho de Paulo para uma vida santa; O segundo é semelhante a este; pensar nas coisas do alto: O que seria ter uma vida plena de comunhão com Cristo em Deus, através de orações, leitura e meditação da sua santa palavra e de viver como testemunhos vivos da sua palavra, sendo luz e sal para esta terra (Mateus 5.13-16).

Paulo lembra os irmãos que a vida deles estava morta para as coisas deste mundo e por isso não deveriam se empenhar nas coisas desta vida e se esquecer de que neste mundo deveriam viver como peregrinos e forasteiros, se preparando para uma vida eterna, nos céus com Cristo (1 Pedro 2.11 e Filipenses 3.20).
Quando Cristo se manisfestar: Paulo lembra os irmãos que na volta do Senhor Jesus Cristo a igreja será também manifesta em glória, santa e irrepreensível.

Dos versículos 5 ao 11 --- Os resultados desta união. Os vícios devem ser abandonados ____
Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
por estas coisas é que vem a ira de Deus ( sobre os filhos da desobediência ).
Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

Com a morte do velho homem, os cristãos deveriam fazer morrer os desejos deste mundo, como a imoralidade sexual, indecência, paixões más, os maus desejos e cobiças que também é um tipo de idolatria.
Paulo fala aos irmãos que, estas coisas são condenadas por Deus e fará com que ele castigue e derrame sua ira sobre todos que foram rebeldes a suas palavras e andaram em desobediência. 
Ele lembra que todas estas coisas faziam parte da vida antiga dos irmãos, pois andavam e viviam neste caminho, mas agora deveriam se livrar destas coisas e também de todo sentimento de: raiva, maldade, de serem maldizentes e de terem conversas indecentes.
A mentira também não deveria fazer parte do novo homem, pois o novo homem deveria seguir o exemplo de Cristo, que revela o caráter de Deus para nós.
E este novo homem ou este caráter transformado é para todos quanto creram em seu nome, sejam judeus, ou não judeus, circuncisos ou não circuncisos, selvagens, escravos, ou pessoas livres, independente de raça, língua ou cor, Cristo é tudo em todos.
Ou seja, nosso novo homem, ou nosso caráter deve ser transformado dia a dia a imagem de Cristo Jesus ( 2 Coríntios 3.18 ).

Dos versículos 12 ao 17 --- As virtudes devem ser cultivadas ___
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor nos perdoou, assim também perdoai vós;
acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, hinos, cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 
E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Nos versículos anteriores Paulo incentivou os irmãos a se livrarem do velho homem, de suas atitudes, e desejos carnais e aqui nos versículos 12 em diante ele incentiva os irmãos a se vestirem dos frutos que o Espírito Santo gera na vida dos cristãos, que são ( Gálatas 5.22-23 ): atitudes de misericórdia que é ( não dar o mal que a pessoa merece), também se vestir de humildade, de delicadeza e paciência, pois tudo isso faz parte do caráter de Cristo e deve também fazer parte do caráter do cristão.
Paulo também lembra do grande amor de Deus para com a igreja, que fez com que ele nos escolhesse para ser seu povo santo ( Efésios 1.4-5 ).

Paulo sabia que a convivência talvez pudesse trazer desentendimentos a igreja, mas isso não deveria ser motivo para brigas, e quebra da comunhão dos irmãos, pois como filhos de Deus, deveriam perdoar as ofensas uns dos outros, lembrando do próprio Deus que perdoou nossas ofensas ( Salmo 86.5 ), pelo grande sacrífico de Cristo na cruz ( Mateus 6.14-15 ).

A base da vida cristã então deveria ser o amor, pois o amor nos leva a Cristo, que é o amor revelado do Pai por nós ( João 3.16 )! E por isso o amor nos une a Cristo!

A paz de Cristo deveria reger as decisões dos irmãos, pois todos foram chamados para fazerem parte do mesmo corpo, que é Cristo e isso deveria levar todos os cristão a uma vida de gratidão para com Deus.

Paulo continua seus conselhos para a igrejas, falando aos irmãos para que a palavra de Cristo, que são seus ensinos, habitasse ricamente neles, para que pudessem instruir e aconselhar uns aos outros em toda sabedoria. 
A palavra também deveria levar os irmãos a uma vida de louvor a Deus, com salmos, hinos e cânticos espirituais e com o coração cheio de gratidão por tamanha revelação que a palavra nos trás.
E tudo que os irmãos fizessem deveriam ser para o louvor do nome do Senhor Jesus Cristo, para que ele receba a honra e glória junto com Deus Pai.

Dos versículos 18 ao 25 --- Os deveres da família ___
Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém ao Senhor.
Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;
pois aquele que faz a injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

Depois de ter dado várias instruções aos irmãos sobre como deveria ser suas vidas no Senhor e também com os irmãos da mesma fé; em seguida Paulo dirige suas instruções para a família, para que os irmãos soubessem como deveria ser o convívio de uma família que estava alicerçada em Cristo.

Ele começa dando conselhos para as esposas, para que elas fossem submissas ao seu próprio marido,como convém ao Senhor,ou seja, deveriam ser submissas como uma mulher cristã .E também na carta aos Efésios 5.22 Paulo diz que a mulher deveria se submeter ao seu marido, semelhantemente como a igreja se submete a Cristo, em liberdade e dignidade.
A submissão na verdade não é como o mundo impõe ou ensina, no evangelho os princípios mudam e a submissão não é por obrigação e sim um ato voluntário de se colocar debaixo da autoridade de alguém, confiando em sua liderança.
Assim a esposa se submete ao seu esposo, confiando em seus cuidados e liderança e proteção que a levará para mais perto de Cristo.

Aos maridos ele instruiu para que amassem suas esposas e não tratassem elas com amargura. Paulo diz na carta aos Efésios capítulo 5 versículo 25, que o amor do marido para com a esposa deveria ser como o amor de Cristo por sua igreja ao ponto de dar sua própria vida por ela. O marido também não deveria tratar sua esposa com grosseria mas com ternura, com o propósito de cuidar, ter zelo por ela, como Cristo tem por sua igreja.

Aos filhos a instrução era para que obedecessem aos seus pais em tudo, porque a obediência dos filhos para com os pais era algo que agradava ao Senhor.
E os pais não deveria tratar seus filhos de maneira a deixá-los irritados e desanimados.

E aos servos, ou escravos, a instrução de Paulo era para que eles obedecessem aos seus donos, não servindo só por medo ou preocupados se eles estivem vendo, mas deveriam servir com pureza de coração, temendo ao Senhor.
E tudo que eles fossem fazer, deveriam fazer de todo o coração, tendo como motivação o fazer para o Senhor Jesus e não para o homem. Pois a recompensa deles viria do Senhor Jesus, que é a herança que eles tinham, pois a cima de tudo eles serviam a Cristo.

E Paulo termina o capítulo dizendo que aqueles que fizessem injustiça, receberia pela injustiça que tivessem cometido, independente de quem fosse. No caso aqui é bem provável que Paulo estava encorajando os irmãos escravos que se eles viessem a sofrer alguma injustiça, por estarem servindo aos seus donos, a pessoa que tivesse cometido a injustiça pagaria pelo mal cometido.
Pois todos prestaram contas a Deus por suas atitudes, sejam elas más ou boas  ( Romanos 14.12 ).

E assim terminamos mais este capítulo.... Deus abençoe a todos!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Que palavra linda, continui assim nos alimentando com o verdadeiro alimento que é a palavra de Deus



Unknown disse...

Amém 🙏❤️

Unknown disse...

A palavra de Deus é maravilhosa

Anônimo disse...

Palavra linda de motivação