quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 14

Oi amigos!
A graça e a paz do Senhor esteja com todos!
Continuando nossos estudos da epístola aos Romanos, hoje veremos conselhos de Paulo na convivência cristã. Na verdade é mais um reforço da prática do amor entre os irmãos na fé.
---Oração---Senhor, nós te agradecemos pela oportunidade que temos de poder estudar a tua palavra. Ensina-nos a tua palavra Senhor e nos confirma na fé em Cristo. Te pedimos e te agradecemos em nome de Jesus ,amém!


___Romanos capítulo 14___

Dos versículos 1 ao 12.... A tolerância para com os fracos na fé ___ Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.
Um crê que tudo pode comer, mas o débil come legumes;
quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.
Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para suster.
Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.
Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.
Porque nenhum de vós vive para si mesmo, nem morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. 
Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.
Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.
Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.
Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

(Paulo começa o capítulo 14 de Romanos dando mais um sentindo ao amor na vida cristã. 
Ele pede para a igreja acolher os débeis na fé, ou os fracos na fé e o acolhimento não deveria ser para discutir opiniões de crenças, mas o acolher em amor no corpo de Cristo.

Paulo começa a dar característica de como seria um fraco na fé. O fraco acreditava que nem tudo podia comer e por isso comia legumes.
Veja, a igreja em Roma era composta por muitos judeus e gentios. E tanto um como outro tinha restrições a carne pela sua antiga religião. O judeu não comiam alguns tipos de carnes por considerar alguns animais impuros, isso segundo a lei de Moisés (Levítico 11). Já os gentios eram povos pagãos que se converteram ao evangelho da graça, e na sua antiga religião pagã eles sacrificavam animais aos ídolos pagãos e depois comiam sua carne(1 Coríntios 8:4-6).
Ou seja, depois de se converterem ao cristianismo eles estavam se abstendo de alimentos por considerarem ainda alguns pontos da religião passada.

Por outro lado existiam um grupo considerados fortes na fé, cristãos maduros que entendiam que em Cristo a lei tinha passado e que todo alimento é santificado através da oração (1 Timóteo 4:4-5).
E os conselhos de Paulo era para que não houvesse conflito entre esses dois grupos sobre aquilo que deveriam comer, pois Deus tinha os acolhido.
Ambos não deveriam julgar um ao outro, pois o Senhor Jesus, era Senhor tanto do fraco como do forte. E cada um deveria ver seu companheiro cristão como servo de Deus e não de si mesmo.

Outra questão que estava sendo abordada por Paulo era daqueles que ainda se achava sobre o dever de guardar certos dias. 
O calendário judaico era cheio de datas celebrativas guardadas a risca pelos judeus.
E o que Paulo queria explicar era que independente daquele que tinha um dia mais importante do que outro, ou tinha todos os dias como sendo iguais, isso tinha que ser bem definido em sua mente. E não deveria ser motivo de críticas ou julgamentos, pois tanto o que tem um dia como sendo o mais importante, faz isso em honra a Deus e o que tem todos os dias como iguais também faz em honra a Deus.
Assim era também com os que comiam ou deixavam de comer algum tipo de alimento, ambos faziam dando graças a Deus.

Pois o ponto importante aqui é que para o cristão todas as coisas são feitas para glória de Deus(1 Coríntios 10:31)! E os pontos que estavam sendo discutidos não era algo que ia contra a moral de Deus, ou seja, que quebraria um princípio da sua palavra.
Tanto o cristão fraco como o forte tinha o mesmo Senhor, Cristo Jesus que foi morto e ressurgiu para ser Senhor de todos, vivos ou mortos.

E por isso ninguém deveria julgar um ao outro. Pois cada um, certo dia dará conta de si mesmo diante de Deus. Onde nossas obras serão reveladas, sejam elas boas ou más (2 Coríntios 5;10),
diante do Rei da Glória, onde todo joelho se dobrará e toda língua o confessará como Senhor dos Senhores (Isaías 45:23 e Filipenses 2:10)!)

Dos versículos 13 ao 23.... A liberdade e a caridade ___ Não nos julguemos mais uns aos outros, pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim considera; para esse é impura.
Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu.
Não seja, pois, vituperado a vosso bem.
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.
Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.
Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.
É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar (ou se ofender ou se enfraquecer).
A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que prova.
Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.

(Paulo tinha sua consciência liberta pelos ensinos de Cristo e desfrutava essa graça de Deus em sua vida. (Leia 1 Coríntios capítulo 8 e capítulo 9, onde Paulo explica mais sobre a liberdade cristã). 
E por isso Paulo entendia bem que alguns não desfrutava dessa liberdade, mas o caminho não era o julgar, e sim tolerar ou considerar um ao outro, pelo amor fraternal. Assim nenhum irmão seria pedra de tropeço na vida de outro, impedindo o que ainda era fraco de permanecer na fé.

Outro conselho importante de Paulo era que o cristão forte ou maduro não deveria induzir o cristão ainda fraco violar a sua própria consciência para com Deus.
Ou seja, se ele só como legumes não poderia ser induzido a comer carne, porque isso seria como fazer com que ele quebrasse a aliança dele para com Deus. Porque ele ainda acreditava que não se deveria comer carne, mas estava comendo por causa da indução do irmão, e não por ter sido liberto na liberdade de Cristo.

O fundamento do reino de Deus não é comer ou deixar de comer,beber ou deixar de beber, mas viver de acordo com a justiça de Deus operada em Cristo(Romanos 5:1-11), viver em paz para com todos (Hebreus 12:14), e na alegria do Espírito Santo, pois a alegria do Senhor é o que nos fortalece, a alegria também é um fruto do Espírito, e um mandamento para todo cristão (Neemias 8:10a , Gálatas 5:22, Filipenses 4:4).
O cristão que servir a Cristo desta maneira, será agradável ao Senhor e será bem recebido pelos homens. 
Pois devemos seguir a paz e trabalhar para que cada um seja firmado na fé.

O julgar, poderia ser pedra de tropeço na vida do irmão e o induzi-lo a fazer algo contra aquilo que ele crê também.
Mesmo que todas as coisas sejam limpas, o cristão forte ou maduro não deveria usar isso, se pudesse causar escândalo ao que ainda era fraco no conhecimento da verdade. Pois a preocupação do cristão é a consciência do que é fraco. Se beber ou comer pode fazer ele tropeçar então o que é cristão forte e maduro deve se abster de comer ou beber em público tendo em vista o amor cristão e a paz com todos.

A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus.... A nossa fé não deve ser tropeço para aquele que esta iniciando na fé ou ainda é fraco de conhecimento da verdade. Devemos nos privar, se naquilo que cremos fere ao irmão, nesse caso então nossa fé deve ser exposta mesmo só diante de Deus, pois tudo que fazemos ou como vivemos é para Deus!
Se não nos privamos e mesmo sabendo que nossa atitude pode ferir ou escandalizar o irmão,  então pecamos! Pois estaremos sendo condenados naquilo que aprovamos, pois não estamos tendo em vista o amor ao irmão e não tendo a preocupação se isso pode enfraquecê-lo na fé.

O mesmo vale para aquele que come ou bebe sem ter fé. Porque come com dúvida e nisso peca(1 Coríntios 8:7), porque não faz pela fé no que Deus o revelou.
O resumo deste estudo é mesmo a prática do amor cristão e a tolerância que cada cristão deve ter uns para com outros, visando mesmo o amor que é a base do reino de Deus.
Se todos os cristãos visar o amor fraternal, o amor cristão, então desfrutaremos de um evangelho mais acolhedor, frutificador e genuíno.)

Deus os abençoe!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom me esclareceu muito este estudo obrigada irmãos A Paz