quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 13

Olá amigos, graça e paz seja com todos!
Hoje no capítulo 13 da epístola aos Romanos, iremos aprender com alguns ensinos de Paulo muito importante para todo cristão viver bem tanto na igreja como na sociedade.
E oro ao Senhor Deus, para que nos capacite neste estudo, e para que estas palavras sejam guardadas em nossos corações e que façam parte do nosso dia-a-dia, vivendo em obediência ao Senhor Jesus, eu assim peço e agradeço, em nome de Jesus, amém!


___ Romanos capítulo 13 ___


Dos versículos 1 ao 7 .... Da obediência as autoridades ___ Todo homem esteja sujeito as autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,
visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ele traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.
É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.
Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço.
Pagai a todos os que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

(Paulo neste capítulo fornece conselhos práticos para os cristãos. Ensinando que toda autoridade constituída provém de Deus e por isso o cristão deve ser obediente e se sujeitar as autoridades.
Aquele que se coloca contra uma autoridade, é o mesmo que se rebelar contra o próprio Deus!
Paulo diz que elas não foram estabelecidas por Deus para que o povo tenha medo dela, pois, se vivermos na prática do bem não teremos motivo para temer qualquer autoridade.
As autoridades foram instituídas  para o bem das pessoas, para que na sociedade contenha paz, ordem e bem moral.

As autoridades são como servos de Deus para trazer ordem a sociedade, ou espada, como Paulo diz. São usados por Deus para exercer justiça sobre aquele que pratica a injustiça.
Nossa consciência deve ser motivada a se sujeitar as autoridades, não por ter medo delas, mas porque elas são servas de Deus para sua justiça.
(Por mais que a autoridade não cumpra seu papel moral com a sociedade, não devemos nos rebelar contra ela, mas orar, para que Deus possa exercer sua justiça sobre aquele que praticou a injustiça, pois acima de toda autoridade esta DEUS!).

Paulo usa uma frase bem familiar com a de Jesus em (Mateus 22:21), que devemos pagar a todos o que lhe é devido; tributo, que é o imposto devido ao poder público, respeito que é sobre qualquer autoridade (pais, empregadores, professores, pastores e outros), honra, que seria uma espécie de reconhecimento ao que merece ser reconhecido.
Então podemos entender que tudo que se opõe ao que Jesus e o apóstolo Paulo disse, é rebeldia contra Deus e isso seria, não pagar impostos, não respeitar aos autoridades e não dar honra a quem é digno de honra.)


Dos versículos 8 ao 10 .... O amor ao próximo é o cumprimento da lei ___ A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
Por isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
O amor não pratica o mal contra o próximo, de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

(A ninguém fiqueis devendo nada, mas o amor sim devemos ter uns pelos outros sempre, pois o amor é o cumprimento de toda lei. E por mais que amamos o próximo, ainda assim podemos amar mais, por isso o amor seria como uma dívida ainda a ser paga. 
Quando amamos o próximo, com o verdadeiro amor que procede de Deus,  também cumprimos a lei que diz, não adulterarás, não matarás, não roubarás, não cobiçarás, ou invejar. E qualquer que seja o mandamento em relação ao próximo, temos que entender que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Pois, assim como não desejamos o mau a nós, também não devemos desejar o mau à ninguém.
Por isso quando amamos o próximo praticamos a lei, pois o amor nos leva a cumprir a lei.
No livro de Gálatas 5:13-14 Paulo dá conselhos semelhantes a este.)

Dos versículos 11 ao 14 .... O dia está próximo ___ E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; Porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamos-nos das armas da luz.
Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias  e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

(Devemos por isso estar conscientes do tempo em que vivemos, e despertar do sono espiritual em que podemos estar.
Pois a cada dia que passa nossa salvação se torna mais perto de quando nos convertemos ao Senhor.
Paulo dava esses conselhos a igreja em Roma e isso quase a 2.000 mil anos atrás, se naquela época já era uma preocupação do apóstolo Paulo para que a igreja despertasse, para viver o amor cristão, para a obediência a Deus e as autoridades, o que dirá hoje na igreja atual.
Os conselhos de Paulo com certeza deve nos motivar a viver um evangelho genuíno e verdadeiro, praticando o amor de Cristo.

Vai alta a noite.... Noite aqui se refere as trevas, que é o pecado e o mundo, duas coisas que podem deixar qualquer cristão dormindo. 
O dia que esta chegando é o próprio Cristo que virá trazer a salvação ao seu povo.
Por isso tudo que nos liga as trevas, como vínculo com o pecado ou práticas mundanas, devemos abandoná-las o quanto antes e nos revestir da armadura da luz que é Cristo Jesus.

Devemos andar de forma digna em Cristo Jesus, ele é o dia, a luz(João 8:12) e na luz não há orgias, bebedices, imoralidades sexuais, brigas e ciúmes que são também as obras da carne, daquele que não anda em Espírito(Gálatas 5:16-21).
Mas devemos nos revestir do Senhor Jesus e não nos vincular ao pecado e ao desejo contínuo de fazer ou ter o que Deus não deseja que tenhamos ou façamos. 
Termino com aquele versículo bem conhecido de todos, aquele que diz estar em Cristo, esse deve também andar como ele andou...(1 João 2:6).)

Um comentário:

Unknown disse...

Amei estudar esta passagem de romanos 13, sim devemos cumprir com nossos devereres , e quem paga nao deve e nao tem medo porque fez o certo devemos ser cautulosos e andar na luzdo dia Que e' Cristo se assm andar-mos nada termeremos.AmemAmem.