quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Estudo da epístola aos Romanos capítulo 12

Olá amigos, que a graça e a paz de Cristo Jesus seja com todos!
Continuando os estudo da epístola ao Romanos, vemos que neste próximo capítulo a ser estudado, Paulo muda um pouco o contexto, para conselhos cristãos. Nos capítulos anteriores vimos ele, discorrendo sobre os judeus e gentios, explicando sobre a graça e justificação e agora ele fala com eles, ensinando os procedimento a ser vividos para desfrutar a graça de Deus.
A minha oração à Deus e Pai, é para que em sua infinita graça, nos conceda o dom de discernir a sua palavra, para que ela se torne também prática em nossas vidas, em nome de Jesus eu oro e também agradeço, amém!

___ Romanos capítulo 12 ___


Dos versículos 1 ao 2 ... A nova vida ___ Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradáveis a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

(Paulo começa o capítulo 12 de Romanos, usando uma expressão bem forte: Rogo-vos ... pela misericórdia de Deus.
Paulo estava fazendo uma súplica aos irmãos da igreja de Roma, e suplicava a eles, pela misericórdia de Deus, para que lembrasse, da obra de Deus em suas vidas, de como sendo maus, ainda assim não receberam o mau de Deus e sim a sua graça. Isso com certeza deveria motivá-los a oferecer a Deus, suas vidas por completo.
Jesus havia sido o sacrifício de sangue que foi oferecido à Deus por nossos pecados, mas um sacrifício ainda nos restava, colocar em Deus a nossa confiança de fé, este é o sacrifício vivo (1 Coríntios 6:19).

Santo e agradável... santo é o procedimento que todos devem ter depois de terem colocado sua confiança em Deus, através de Jesus. O caminho cristão deve ser um caminho de rendição, de negar a sua natureza pecaminosa, para que o pecado não reine mais em nossos corpos, mas que possamos andar em santidade, e isso se torna agradável a Deus (Romanos 6:12-13)
O culto racional é a maneira com a qual vivemos para Deus. Nosso culto não é só oferecido quando estamos na igreja, mas em nosso dia-a-dia também devemos ter a consciência de que vivemos de forma a oferecer a Deus, com a nossa vida, um culto ao Senhor. E isso implica no nosso falar, nas nossas condutas, na nossa gratidão a Deus, e de mantermos longe do pecado.

Não vos conformeis.... Conformar é se adaptar a algo ou se acomodar sobre algo, e Paulo suplica então para que os irmãos não venham a se conformar com o século ou mundo como esta em algumas traduções. 
Quando o cristão através da fé, coloca sua confiança em Deus através de Jesus, sua conduta não deve ser mais segundo os conselhos do mundo, ou segundo a moda do mundo, mas o cristão deve ter sua mente e conceitos renovados (1 João 2:17), e isso é obtido através da meditação das escrituras, que é a palavra de Deus.
Renovar a nossa mente através das escrituras nos fará conhecer e experimentar a boa, agradável  e perfeita vontade de Deus (João 15:3).
Vemos que tudo esta ligado, através de renovarmos nossa mente pela palavra de Deus, deixaremos de ter uma mente mundana, e teremos uma regeneração sendo operada pelo Espírito de Deus em nós (1 Coríntios 6:11), e só assim, poderemos oferecer a Deus um sacrifício vivo, santo e agradável!)

Dos versículos 3 ao 8 ... O devido uso de dons espirituais ___ Porque, pela graça que foi dada, digo a cada um dentre vós que não penseis de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com alegria.

(Pela graça que nos foi dada... Sem merecer recebemos um favor de Deus, não porque éramos dignos de merecer algo. E justamente por isso, Paulo aconselha aos irmãos para que não pense de si mesmo, algo além do que convém, mas todo cristão deve ter moderação, evitar exageros quando pensar sobre si ou falar, lembrando que Deus deu a cada um, uma medida de fé, para que cada um possa caminhar se desenvolvendo no crescimento e no corpo de Cristo (1 Coríntios 12:24-25).

Paulo faz uma comparação com o corpo humano e a igreja de Cristo (1 Coríntios 12:12). O corpo humano possui muitos membros, e cada parte do corpo humano possui uma função, assim também acontece com a igreja que é o corpo de Cristo. Todos nós que estamos em Cristo, passamos a fazer parte do seu corpo que é a igreja viva. E cada um, Deus capacitou com dons e talentos para cooperação do crescimento uns dos outros. Ou seja, o que recebemos não é para nos vangloriar, mas servir uns aos outros em Cristo (1 Coríntios 12:7).

Se o dom recebido foi profecia, então deve ser usada segundo a medida da fé que Deus concedeu. O profeta recebe a medida de fé, que seria a capacidade de profetizar segundo os propósitos de Deus e de acordo com a sua palavra. A profecia sempre deve andar de acordo com as escrituras que é a palavra de Deus.

Se o dom recebido foi ministério, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O ministro, recebe a medida de fé, para que possa ministrar, servir aos irmãos. Jesus mesmo nos deu o maior exemplo de como servir uns aos outros quando lavou os pés dos apóstolos. Ele sendo mestre, se colocou como servo, servindo humildemente aos discípulos (João 13:4-5). Paulo ressaltou também que quando servir, ou ministrar, deve ser feito com dedicação, comprometidos com o serviço, e não fazer como por obrigação.

Se o dom recebido foi ensino, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O que foi chamado para ensinar, também foi capacitado com uma medida de fé para isso. O ensino também deve ser sempre pautado segundo as escrituras(a palavra de Deus) e deve ser feito com esmero, capricho, para entendimento dos irmãos.

Se o dom recebido foi o de exortar, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O que foi chamado para exortar uns aos outros, também foi capacitado com fé para isso. Exortar é aconselhar, animar e ate mesmo encorajar os irmãos na fé. E deve ser feito com dedicação, muitas vezes, os irmãos podem não receber a exortação dada com bons olhos, mas a preocupação do que foi chamado a exortar, deve ser sempre o de obedecer a Deus e não aos homens, e isso requer muita dedicação!

Se o dom recebido foi o de contribuir, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O que contribui, foi capacitado com fé para isso. E deve ser feito com liberalidade, e não com apego ou obrigação. A generosidade deve ser algo presente naquele que contribui. 

Se o dom recebido foi o de presidir, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. Aquele que preside, ou lidera, também foi capacitado com fé para isso. O líder, deve ser zeloso ao liderar, tendo cuidado para com todos os irmãos.

Se o dom recebido foi o de misericórdia, então deve ser usado segundo a medida da fé que Deus concedeu. O que tem misericórdia, também recebeu fé para exercer misericórdia para com os outros. Ter misericórdia é não desejar o mau do outro, mas se compadecer de suas fraquezas e necessidades e deve ser feito com alegria.)

Dos versículos 9 ao 21 ... As virtudes recomendadas ___ O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;
regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
compartilhai as necessidades dons santos; praticai a hospitalidade;
abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens;
não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque esta escrito: A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
Pelo contrário, se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
Não te deixe vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

(Paulo continua dando conselhos aos irmãos, dizendo que todos deveriam amar uns aos outros com amor de irmãos, sem falsidade, fazendo o bem um para com o outro e sempre considerando as necessidades uns dos outros. Jesus disse que o amor ao próximo era o segundo maior mandamento cristão (Mateus 22:37-39).

Os irmãos, também devem ser zelosos, tendo cuidado uns dos outros e mantendo sempre fervor de espírito ao servir ao Senhor. Não servindo a Deus, com peso, mas com alegria!
A nossa esperança é Cristo e todos os planos de Deus para nós na eternidade e isso deve ser o que nos mantém firmes e alegres no tempo presente.

Devemos ser pacientes na tribulação. Paulo disse em Romanos 5:3, que a tribulação produz em nós perseverança, que fará com que nossa fé seja constante e firme.

Perseverantes na oração, como vimos a cima, a perseverança é um estado de quem esta firme e constante e assim deve ser a vida de oração de todo cristão. 
A oração é algo fundamental na vida do cristão! Cristão que não ora, se torna vulnerável ao pecado, se torna frio espiritualmente e carnal.

A prática da hospitalidade deve ser feita com amor. Compartilhando das necessidades dos irmãos. O cristão deve estar sempre pronto a ajudar aqueles que estão passando por dificuldades, sejam elas físicas ou espirituais. Um modo também de praticar a hospitalidade é recebendo bem os visitantes, para que sejam cheios do amor de Cristo e acolham com mansidão a palavra de Deus.

Abençoar os que nos persegue... por mais que o cristão seja perseguido, deve-se sempre ter em mente a atitude de Jesus, pois ele é o nosso maior exemplo a seguir, por isso somos chamados cristãos, porque devemos parecer com Cristo. E Jesus mesmo disse que devemos amar nossos inimigos e orar por eles (Mateus 5:44), e o próprio Jesus nos deu prova disso em seu ministério terreno, sendo perseguido não desejou o mau de seus perseguidores, mas perdoou e orou por eles (Lucas 23:34).

Paulo também aconselhou aos irmãos para que se alegrassem com os que se alegram e chorassem com os que choram, e isso é, ter sempre os mesmos sentimentos uns com os outros. Ou seja, os cristãos devem ter o mesmo pensamento em relação uns aos outros, agindo assim não daremos lugar para vaidade e inveja no corpo de Cristo.
Também não podemos ser orgulhosos, mas devemos ser comodados como os humildes. Os humildes não pensam mais de si mesmo do que é devido, nem se acham sábios aos próprios olhos, mas se mantém da dependência única de Cristo e é assim que todos devemos agir.

Os cristãos não devem pagar o mal com mal, mas se esforçar sempre para fazer o bem ate mesmo ao que nos fazem mal. O sentimento que deve reger o cristão é a paz para com todos.
Não devemos nos vingar, mas podemos dar lugar a ira, no sentindo de deixar que Deus tome conta desse sentimento.

Os cristãos não devem ter as mesmas atitudes que o mudo tem em relação a ira, a vingança. Mas como servos de Cristo, agimos baseados no que a sua palavra nos ensina.
E por isso, devemos alimentar nosso inimigo se ele estiver passando fome, dar água se ele estiver com sede, porque através de nossas atitudes amontarás brasas vivas sobre ele. (Não sabemos o sentindo certo que Paulo referia aqui nesta frase, se seria brasas vivas, representando que nossa atitude boa faria arder a consciência da pessoa, ou se brasas vivas no sentido de ser a vingança de Deus sobre a pessoa, por ver nossa obediência a sua palavra e o mal que a pessoa tem feito).

Temos sempre que vencer o mal com o bem!Jesus nos deu um belo ensinamento sobre não retribuir o mal com mal, em (Mateus 5:38-48), por mais que seja difícil, temos que lembrar que temos conosco o consolador (João 16), o Espírito Santo que nos ajuda, nos  fortalecendo nos momentos que mais precisamos.
E tudo que fazemos, fazemos unicamente para louvor do nome de Deus!)

Deus os abençoe!

2 comentários:

Unknown disse...

Maravilhoso

Unknown disse...

Durante a pandemia, a quase um ano, fazemos um culto diário com nossas famílias. Eu, mesa semana estou encarregada de levar a palavra que se encontra em Romanos, capítulo 11 e 12. Anteriormente já falei Atos e continuo falando sobre os relatos de Paulo. Acho esse homem incrível. Gratidão, por essa explicação tão clara. Tenho certeza que o Espírito Santo me conduziu até essa explicação. Gratidão. Gratidão Gratidão. Nunca me aproximei tanto do Evangelho como nesses tempos, como diz a palavra: devemos ser pacientes na tribulação, pois ela produz em nós perseverança, que fará que a nossa fé seja constante e firme. GRATIDÃO 🙏