quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lucas capítulo 18... A cura do cego de Jericó




Oi amigos,a paz do Senhor Jesus!!!
Tudo bem com vocês?
Hoje estudaremos a última cura registrada no livro de Lucas, mas ainda não será o último estudo sobre as curas realizadas por Jesus, pois ainda veremos algumas nos outros evangelhos.
Vamos orar: Querido Pai, nos capacite Senhor para podermos estudar a tua Palavra de forma a ser para nós alimento sólido a nos firmar e solidificar na fé em Cristo Jesus... Te louvamos e te agradecemos em nome de Jesus, amém!

___Lucas capítulo 18___

Dos versículos 35 ao 43... A cura do cego de Jericó ___ Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.
Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno.
Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: 
Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor que eu torne a ver.
Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

(Nos versículos a cima conta que Jesus se aproximava da cidade de Jericó, não sabemos qual cidade era, já que naquela época existiam duas cidades de Jericó e ambas perto uma da outra, coisa de 1.5 km de distância. Existia uma cidade antiga de Jericó e depois Herodes construiu uma outra cidade.(referência Bíblia de estudo de Genebra)
Então poderia ser que Jesus saia de uma Jericó e se aproximava da outra Jericó isso explicaria os outros evangelhos (Mateus 20:29 e Marcos 10:46), que narram que esta cura aconteceu quando Jesus saia de Jericó.

(Assentado a beira do caminho estava um cego pedindo esmolas. No evangelho de Marcos (10:46) diz que este cego chamava-se, Bartimeu. 
E Mateus (20:30) conta que eram dois cegos assentados a beira do caminho.
Lucas (18:35) e Marcos (10:46) falam de apenas um cego, talvez seja porque dos dois cegos que foram curados apenas um tenha seguido a Jesus, como relata em Lucas e Marcos e já em Mateus não conta sobre eles terem seguido a Jesus, na verdade Mateus faz um relato bem resumido sobre este fato, mais mesmo para relatar a cura dos dois cegos. 
Lucas e Marcos fazem um relato mais detalhado, relatando que este cego,(um deles) chamava-se Bartimeu e que teve fé e por sua fé foi curado e salvo e passou a seguiu a Jesus.
Podemos ver algo semelhante em a cura dos dez leprosos (Lucas 17), dez foram curados, mas apenas um voltou para agradecer a Jesus e creu Nele.)

Ele ao ouvir o barulho da multidão que passava pergunta para os que estavam próximos a ele o motivo daquele barulho e alguém diz a ele que era porque Jesus o Nazareno passava por ali.
Jesus é chamado de Nazareno por causa da cidade onde ele foi criado, ele nasceu em Belém da Judeia(Lucas 2:4) onde ficou um tempo, mas depois foi para Nazaré cidade da Galileia (Lucas 2:39).

Quando Bartimeu o cego ouve dizer que Jesus passava por ali ele começou a clamar e gritar: Jesus Filho de Davi tem compaixão de mim!
Bartimeu chamou Jesus por um título atribuído a Ele que cumpria uma profecia bíblica.(2 Samuel 13 ao 16)
Lembrando, no antigo testamento fala sobre aquele que viria e seria grande da casa de Davi. Isso, porque Jesus vem da linhagem de Davi . 
José seu pai (terreno e adotivo) porque Jesus foi gerado pela obra miraculosa do Espírito de Deus, onde Maria que era desposada,noiva de José, sendo ela virgem recebeu a visita do anjo Gabriel que deu a ela a mensagem que ela conceberia e daria a luz a um filho e este seria gerado pelo Espírito de Deus e seria Filho de Deus (Lucas 1:26 ao 38).
Mas voltando ao assunto, José era descendente de Davi(Mateus 1:1 ao 16) e sendo pai adotivo de Jesus, cumpria a profecia de que Jesus era Filho de Davi.
Naquele tempo a genealogia era algo muito importante, inclusive muitos recebiam nomes de seus ancestrais. E sabendo de onde você vinha, tinha muita influência do que você era e como seria tratado.
Por isso Jesus também era chamado de Rei dos reis e Senhor dos senhores ( Apocalipse 19:16),pois Ele teria autoridade sobre reis e senhores e também, porque ele tinha uma linhagem real terrena e celestial.

Mas para Bartimeu chamar Jesus de Filho de Davi, ele também deveria conhecer as promessas de Deus para seu povo, e ele deveria esperar estas promessas e ter reconhecido em Jesus como aquele que viria para libertar seu povo, aquele que seria o Messias (Zacarias 12:10), o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Ele clamava por Jesus ao ponto de algumas pessoas repreenderem ele, ficarem bravos dizendo para ele ficar quieto.
Mas isso não o impediu de clamar ainda mais alto, e gritava Filho de Davi tem compaixão de mim!
E Jesus o ouvindo mandou o chamar e perguntou a ele: O que queres que eu te faça?
E ele disse que eu torne a ver.
Um detalhe importante que também podemos ver aqui é que ele não é um cego de nascença, pois pede a Jesus para que ele torne a ver novamente.

Jesus mandou ele recuperar a sua vista e disse a ele que a fé que ele tinha tido havia o salvado.
Mais uma vez vemos Jesus curando alguém, e dizendo que esta pessoa por ter tido fé estava salva. 
A salvação aqui não é somente por ele ter recebido a cura, mas por ter crido em Jesus como Filho de Deus, vemos isso também porque no versículo 43, quando ele se vê curado passa a seguir a Jesus e glorifica a Deus pela cura recebida.
Então ao ser curado por Jesus ele recebeu a cura como sendo Divina, crendo que Jesus curava pelo poder de Deus a Ele atribuído.
E isso fez com que ate as pessoas que o seguiam louvassem a Deus pela cura de Bartimeu.)

Que linda passagem! Uma das lições que mais temos visto e aprendido nas curas de Jesus é que a fé não só nos leva a ser curados por Ele, mas o principal nos leva a salvação.
Porque ser curado é importante claro que sim, mas você passar a eternidade ao lado do seu Mestre e ser justificado por Ele, é ainda melhor! 
E isso se dá pela fé, pois não o vendo mas crendo que Ele é o Filho de Deus que nos resgatou, livrando-nos da condenação que receberíamos por sermos infiéis e pecadores. Ele nos justifica diante do Pai, Deus, por crermos Nele. E por crermos Nele somos livres da divida de pecados que tínhamos contra Deus.
Deus os abençoe em nome de Jesus!



3 comentários:

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

COMO ESTOU aprendendo com essa palavra 🙏🏾

Unknown disse...

O cego Bartimeu tinha convicção que Jesus era o Messias que haveria de vim da descendência de davi,e ele jamais poderia perder aquela oportunidade de ser curado,e pela sua fé recebeu duas bençãos do Senhor Jesus foi curado e o mais importante foi salvo.