quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mateus capítulo 15... A cura da filha da mulher cananeia



Oi amigos que a graça e a paz do nosso Deus esteja com todos vocês,em nome de Jesus!
Hoje iremos continuar nossos estudos sobre as curas realizadas por Jesus e dessa vez, nos outros evangelhos, já que terminamos os estudos das curas no evangelho segundo Lucas.
Vamos orar para que Deus nos capacite em mais um estudo de sua Palavra.... Te pedimos Senhor, para que possa nos dar entendimento da sua Palavra e que ela possa ser firmada em nós para crescimento e fortalecimento em Cristo Jesus. Te pedimos e te agradecemos em nome de Jesus!

__ Mateus capítulo 15 __

Dos versículos 21 ao 28... A mulher cananeia ___ Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom.
E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha esta horrivelmente endemoninhada.
Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.
Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!
Então, ele,respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lança-los aos cachorrinhos.
Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Então, lhe disse Jesus: Ó mulher grande é a sua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.

(Jesus tinha se retirado para os lados de Tiro e Sidom, onde a maioria da população era de gentios, ou seja, não eram judeus.
Uma mulher que morava naquela região, tendo sua origem gentílica, ouve falar de Jesus.
Sabendo ela que Ele se encontrava naquela região, e tendo ela uma filha que estava enferma por uma possessão demoníaca, vai atrás Dele, crendo que Ele poderia curar sua filha.

Ao encontrar com Jesus, ela começa a clamar: Senhor Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Ela diz a Ele que sua filha esta horrivelmente endemoninhada.
Ao chamar Jesus de Senhor e de Filho de Davi, ela demostra ter conhecimento sobre a promessa de Deus para o povo de Israel, e mesmo ela não sendo uma israelita demostra sua fé em Jesus, crendo que Ele é o Filho de Deus.

Jesus não respondeu nada a ela sobre seu pedido e com isso os discípulos vão ate Ele, pedindo a Ele para que mandasse ela embora, pois vinha atrás deles clamando.
Os discípulos eram judeus, faziam parte da religião judaica, onde serviam a Deus.
Os judeus não tinham uma convivência amigável com os povos daquela região. 
Este povo eram idolatras e por isso os judeus os chamavam de cachorros e imundos, pois eles criam em vários deuses e praticavam todo tipo de perversidades para esses deuses.

Quando Jesus diz aos discípulos que Ele não foi enviado senão as ovelhas perdidas de Israel, Ele se refere a promessa de Deus para o povo de Israel.
Abraão gerou a Isaque e Isaque a Jacó e Esaú. A descendência de Jacó foi a que Deus escolheu para cumprir a promessa feita a Abraão, que os descendentes dele seriam numerosos como as estrelas do céu ou a areia do mar e seria o povo que Deus tinha escolhido para herdar a terra que manava leite e mel (Gêneses 26:4). E este seria o povo de Deus, o povo da velha aliança, onde todo filho primogênito era circuncidado e consagrado a Deus, como um voto de obediência a Deus.Eles também viviam sobre as leis dada a Moisés no Monte Sinai e faziam parte do judaísmo,( Deuteronômio 4:13).
Deus mudou o nome de Jacó para Israel (Gêneses 32:28) e o por isso o povo de Deus ficou conhecido como o povo de Israel.
Quando Jesus é enviado por Deus a terra, vem para resgatar o povo de Israel que estava perdido, vivendo longe da obediência a Deus. E por isso Jesus pregava para os judeus e todo o povo de Israel.

Mas esta mulher não desistiu em meia a tantas barreiras que a afastava de Jesus. Ela o adorou!
A fé dela estava unicamente em Jesus e com isso ela não olhou as circunstâncias. Em sua adoração ela clamou a Ele, Senhor socorre-me!!!
Ele então disse a ela que não era bom tomar o pão dos filhos e lançar as cachorrinhos.
Veja bem, esta frase parece que Jesus esta sendo seco e ate grosso com ela, mas Jesus conhecia o coração daquela mulher e com isso Ele usa daquela situação para nos ensinar algo muito lindo.
Quando Jesus diz sobre o pão dos filhos, fala sobre o reino de Deus que tinha sido preparado para o povo de Israel(os filhos), e que não era bom Ele deixar de fazer para o povo de Israel (filhos) para dar o reino para um povo que era idolatra e não cria em Deus, como único Deus no caso aqui os cananeus.

Mas a mulher responde a Jesus que ate os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas de seus donos.
O que ela quis dizer é que ela sabia que Jesus tinha vindo para o povo de Israel (Zacarias 12:10), povo escolhido de Deus, mas ela esperava receber algo do que seria dado a eles, como se o que sobrasse ou o que eles rejeitassem ela esperaria receber, como um cachorrinho que come das migalhas que caem da mesa de seus donos.
Esta mulher e mãe teve uma sabedoria muito grande do plano de Deus para seu povo e não só isso como também teve sabedoria de profetizar o que aconteceria depois da morte e ressurreição de Jesus.
Pois com a rejeição sofrida por Jesus pelo povo judeu e de Israel, nasceu então a nova aliança, através do sangue de Jesus.
Então para ser povo escolhido de Deus, não precisaria mais ser judeu,ou israelita, fazer a circuncisão e viver debaixo das leis do antigo testamento. Com a ressurreição de Jesus agora era pela fé. Aquele então que cresse em Jesus, como sendo o Filho de Deus e se arrependesse de seus pecados para viver uma nova vida através dos ensinamentos de Jesus e fazendo tudo isso em obediência a Deus, este seria o  povo escolhido de Deus.
E com isso todos os povos,não importando raça,ou cor poderia se tornar povo de Deus e receber a salvação. O que basta é ter fé e uma vida transformada segundo a vontade de Deus.

Com a atitude daquela mulher, de se humilhar,adorar e reconhecer que ela não era digna de receber nada,mas desejava receber das sobras, isso, com certeza moveu o coração de Jesus.
Ele então diz a ela, que grande era a fé dela e que era para ser feito conforme ela pedia a Ele.
E desde daquele momento sua filha foi curada.
Esta mulher mostrou ter mais fé do que o povo Israelita ou ate os judeus a quem Jesus pregava e tinha sido enviado. 
E foi isso que Jesus quis nos ensinar nesta passagem bíblica, que através da fé todos podemos receber as promessas de Deus, não importa o quão sujo somos, ou em quanta sujeira agente já tenha se envolvido. Ele sempre nos receberá se nos humilharmos e arrependidos, clamarmos , Senhor socorre-me.)

Então da próxima vez em que você for ler este texto bíblico, não fique triste com Jesus, achando que Ele foi grosso,ou estúpido com a mulher, tente entender o texto.
Tudo que foi escrito na Palavra de Deus, foi com o intuito de nos revelar algo, para nosso crescimento e aprendizado.
Deus os abençoe e ate o próximo estudo se assim Deus quiser...


Nenhum comentário: