quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lucas capítulo 17.... A cura de dez leprosos


Oi amigos,que a graça e a paz estejam com todos em nome de Jesus!!!
Hoje continuaremos nossos estudos sobre as curas de Jesus e aprenderemos da Palavra de Deus que tem poder para nos fortalecer na caminhada cristã e para nos salvar...

Vamos orar... Senhor Deus e Pai, em nome de Jesus te pedimos para que nos dê a tua graça para aprendermos da tua Palavra e que ela possa ser guardada em nossos corações sendo luz para nossos caminhos. Te pedimos e agradecemos em nome de Jesus, amém!



___Lucas capítulo 17___


Dos versículos 11 ao 19 ... A cura de dez leprosos ___ De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia.
Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos;
que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!
Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que , indo eles, foram purificados.
Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz;
e prostrou-se com rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.
Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

(Os samaritanos não gostavam dos judeus (João 4:9) e com certeza não gostaria de ver Jesus com seus muitos discípulos que o acompanhava andando por suas terras por serem eles judeus. E com isso, Jesus ia com seus discípulos percorrendo as fronteiras das cidades.
Ao entrar em uma aldeia alguns leprosos se aproximaram deles gritando por Jesus. Eles chamavam Jesus de Mestre e pedia para que Ele se compadecesse deles.

Os samaritanos eram um povo que se corrompeu ao se misturar com outras culturas pagãs, ao ponto de praticarem bruxarias e adoração a outros deuses. E mesmo depois de terem voltado do exílio, onde estiveram cativos por anos, ainda mantiveram muito dos costumes pagãos de onde estiveram cativos (2 Reis 17:7 ao 23).
Ao voltar para sua terra de origem tentaram restabelecer o culto a Deus, mas ignoravam as doutrinas dos judeus praticando suas próprias doutrinas.
Eles tinham o pentateuco como sua base religiosa, os cinco primeiros livros da bíblia escritos por Moisés. Eles também ignoravam o fato de Jerusalém ser a cidade santa onde o povo judeu se dirija para no templo fazer seus sacrifícios a Deus e onde as festas eram comemoradas.
Eles construirão seu próprio altar de sacrifício no monte Jerezim, para oferecer seus sacrifícios à Deus o que para os judeus era uma profanação ate um escândalo (base bíblia de estudo de Genebra).

Mas embora existisse essa rixa entre judeus e samaritanos, esses dez leprosos tinham ouvido falar de Jesus, pois sua fama percorria todas as cidades.
Eles chamaram Jesus de Mestre reconhecendo a sua autoridade e pediram para que Ele tivesse compaixão deles.
Com certeza Jesus teve compaixão deles pois se dirigiu a eles dizendo para que fossem se mostrar aos sacerdotes.
Era de costume da Lei de Moisés, que quando um leproso se visse curado fosse a procura do sacerdote para que esse pudesse certificar da sua cura e com isso, essa pessoa pudesse voltar ao seu convívio normal com a sociedade (Levítico 14). Um leproso era considerado uma pessoa impura e não podia fazer parte da sociedade e nem participar de cerimônias religiosas. Eles viviam nas periferias das cidades e por onde passassem tinham que gritar impuro, impuro, para evitar contato físico com outras pessoas. A lepra era uma doença contagiosa e por isso era impura (Levítico 13).

Jesus se dirigiu a eles dando uma ordem o que exigiu deles realmente fé para obedecer, lembrando que para eles eram um Mestre judeu quem dava essa ordem.
Mas eles obedeceram e por sua obediência eles indo a procura do sacerdote foram curados.
Mas somente um voltou para agradecer a Jesus pela cura recebida. E este reconhecia que sua cura era divina, pois voltou glorificando a Deus e chegando ate Jesus se prostrou aos pés Dele agradecendo  por estar curado.

Jesus pergunta a ele se não eram dez, os que tinham sido curados e onde estavam os outros nove?E acrescentou que dos nove que foram curados não tinha havido gratidão da parte deles para com Deus, mas somente de um que era estrangeiro.
O fato de Jesus dizer que dos dez só um estrangeiro tinha voltado dando glória a Deus, pode ser que entre os nove que não voltou poderia ter judeus que era o povo escolhido de Deus. Na verdade isso não fica claro nos versículos.
Jesus o chamou de estrangeiro porque ele não era judeu e também porque Jesus estava cumprindo a missão que Deus tinha lhe confiado de resgatar seu povo (os judeus),ou seja, Jesus tinha sido enviado  a princípio para os judeus (Zacarias 12:10), mas como temos estudados muitos deles não o receberam.
Mas depois da ressurreição de Jesus o plano de salvação de Deus foi derramado para os gentios,( todos os povos no mundo todo que não são judeus.)(Efésios 2)

Jesus diz a ele que a fé dele tinha o salvado. Porque além de ser curado ele teve um coração agradecido e o fato de voltar e reconhecer que Deus tinha o curado ele recebeu a salvação por ter tido fé em Jesus, Filho de Deus.
Isso nos mostra que não devemos buscar somente algo que Deus pode nos dar, mas temos que acima de tudo o reconhecer como Senhor e Salvador e ter uma vida de adoração à Ele.
Tenho convicção que o mais importante do que curas, bens materiais, dons, é receber direito à salvação. Para aqueles que desejam este caminho sabem em seu coração que  podem encontrar paz, alegria e prazer na presença de Deus.)

Deus os abençoe em nome de Jesus e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....







Nenhum comentário: