terça-feira, 10 de julho de 2012

Estudo do capítulo 13 do livro Evangelho Segundo João...




Oi gente a paz e a graça de Deus seja com todos,em Nome de Jesus!!!
Tudo bem com vocês?Como passaram de final de semana?Aqui no Japão foi com muita chuva!
Hoje estaremos estudando o capítulo 13 do evangelho de João, e vamos aprender uma grande lição de humildade pelo próprio Senhor Jesus.
Eu não sei como esta sendo para vocês o acompanhamento destes estudos, mas em minha vida tem sido algo maravilhoso, tenho amado ainda mais a Jesus!
Ele é o meu salvador que tem me dado vida em abundância!

___Capítulo 13___

Do versículos 1 ao 16...Jesus lava os pés dos discípulos___Estava perto a festa da Páscoa e Jesus sabia que a hora de sua morte estava próxima. 
João diz que Jesus amava aqueles que eram Dele, os que Deus tinha confiado a Ele para salvação e Jesus os amou ate o fim, referindo a sua morte, maior prova de seu amor por nós.
Durante a ceia(jantar), o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes para trair Jesus em troca de algumas moedas de ouro.
Jesus sabia que Deus tinha posto em suas mãos todas as coisas e que Ele estava ali para cumprir sua vontade e depois voltaria para junto Dele. E então, Jesus se levantou da mesa onde estava sentado com seus discípulos, tirou suas roupas de cima, e se enrolou em uma toalha.
Colocando água em uma bacia começou a lavar os pés de seus discípulos e secava com a toalha que tinha se enrolado.
Quando chegou a vez de lavar os pés de Simão Pedro, ele diz a Jesus como Jesus poderia lavar os seus pés?
Pedro sabendo que Jesus era o Cristo, talvez tivesse pensado ser uma atitude humilhante para ele lavar os pés dos seus discípulos.
Mas Jesus disse a Pedro que o que ele estava fazendo era difícil de ele entender naquele momento, mas depois ele entenderia.
Pedro ainda assim disse a Jesus que ele jamais lavaria seus pés.
E Jesus respondeu a Pedro que se ele não lavasse seus pés ele não teria parte com ele.
Quando Pedro soube por Jesus que esse simbolismo de lavar os pés poderia definir se ele era ou não de Jesus, disse a Jesus que era para ele não só lavar seus pés como também as suas mãos e sua cabeça.
Jesus responde a Pedro que quem já tinha se lavado, só precisaria lavar os pés, pois o restante do corpo estava limpo, mas não todos, querendo dizer que tinha pessoas que mesmo sendo lavadas ainda assim se mantinham sujas.
Como o caso de Judas Iscariotes, que tinha deixado seu coração ser contaminado pelo diabo.
Depois que terminou de lavar os pés dos discípulos Jesus colocou suas roupas e voltou a se sentar na mesa.
Naquela época quando uma família recebia um visitante, o servo da família era chamado para lavar seus pés, pois era comum na  época usar sandálias, e como as estradas eram de barro, fazia muita poeira e isso deixava os pés de qualquer um sujos.
Mas o que Jesus quis fazer com sua atitude de lavar os pés dos discípulos foi mostrar a eles, que mesmo ele sendo chamado por eles de Mestre e Senhor, se portava como um servo, para os servir.
Jesus com seu exemplo ensinou a eles e a nós que todos devemos servir uns aos outros e ser humildes, não importa o título que possamos ter, pois o que Deus vê é o coração.
Jesus disse ainda, que com o que eles aprenderam com ele, seriam felizes se praticassem o que ele ensinou.
Jesus disse que o mesmo não esperava de Judas, pois ele o conhecia e sabia que a seu respeito também tinha uma profecia que dizia...Aquele que come do meu pão, levantou o calcanhar contra mim.
Jesus falava aos discípulos do que iria acontecer,para que quando Judas o traísse, lembrassem que ele já tinha dito isso a eles, para que cressem que Jesus era Deus.
A mesma missão que Jesus recebeu de Deus, passaria aos seus discípulos, de também fazer discípulos. Por isso, se recebessem um de seus discípulos também receberia a Jesus e recebendo a ele receberiam a Deus.

Do versículos 17 ao 30...O traidor é indicado___Jesus lembrou-se que Judas estava por traí-lo e com isso ficou angustiado e disse aos seus discípulos que um deles iria traí-lo. 
Os discípulos queriam saber quem seria o traidor e com isso olharam uns para os outros para tentar saber quem era.
João aqui se refere a ele mesmo como o discípulo que Jesus amava.
E João que estava próximo de Jesus, reclinou-se ate Ele e perguntou quem seria o traidor.
Jesus responde que seria aquele a quem Ele daria o pedaço de pão molhado. Jesus pegou o pedaço de pão molhado e deu a Judas Iscariotes, revelando que ele seria o traidor.
Quando Judas pegou o pão e comeu, Satanás entrou nele.
Jesus disse a ele para que fosse fazer o que já estava pensando em fazer.
Os outros discípulos não entenderam o que Jesus queria dizer a Judas. Pensaram que como ele cuidava do dinheiro, o tesoureiro, Jesus tivesse dito aquilo para que ele fosse comprar algo ou dar o dinheiro aos pobres.
Assim que Judas recebeu o pão, logo saiu, e já estava anoite.

Do versículos 31 ao 35...O novo mandamento___Quando Judas saiu para entregar Jesus aos principais sacerdotes, Jesus disse aos seus discípulos:Agora foi glorificado o Filho do Homem e Deus foi glorificado Nele.
O que Jesus queria dizer que com a traição de Judas, ele seria morto, e sua morte seria para sua Glória e para Glória de Deus. 
Através de sua morte muitos reconheceram que Jesus era mesmo o Filho enviado de Deus.
Em um gesto de amor, Jesus chama os discípulos de filhinhos, e diz a eles que por pouco tempo Ele estaria com eles e depois de sua morte eles procurariam a Ele, mas aonde Ele iria eles não poderiam ir.
Jesus então dá a eles um mandamento, para que eles amassem uns aos outros, como ele tinha amado a eles. Jesus diz que seus discípulos seriam conhecidos entre todos por amar uns aos outros.

Do versículos 36 ao 38...Pedro é avisado___Pedro não entendeu que Jesus dizia de sua morte e então perguntou a Jesus para onde Ele iria. Jesus diz a ele que aonde Ele iria ele não poderia ir, somente mais tarde ele iria.
Jesus quis dizer a Pedro que depois que ele morresse então iria para onde Jesus estava.(Pedro morreu crucificado como Jesus, mas não se achando digno de ser crucificado igual a Jesus, de cabeça para cima, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo).
Pedro então diz a Jesus o porque ele não poderia ir com Ele naquele hora, sendo que ele daria a vida por Jesus.
Jesus diz a Pedro :Daria a vida por mim?
Jesus fez essa pergunta porque Pedro negaria a Jesus três vezes durante a madrugada, antes que o galo cantasse.

E assim terminamos o estudo do capítulo 13,Deus os abençoe!!!






Um comentário: