quinta-feira, 19 de julho de 2012

Estudo do capítulo 14 do livro Evangelho segundo João...


Oi gente, que a paz do Senhor Jesus esteja com todos !!!!
Como estão,tudo bem?
Nós estamos chegando em partes cruciais em nossos estudos.
Temos vivido o ministério de Jesus junto dele, entendendo e vendo de perto seu ministério terreno.
E creio que tudo isso firmará ainda mais nossos olhos na cruz.
Estaremos estudando o capítulo 14, e veremos o cuidado de Jesus com os discípulos e com todos aqueles que viessem a crer Nele.
Oro a Deus para que ele em sua misericórdia possa abrir nosso entendimento, para podermos compreender sua palavra de maneira suave e doce,em nome de Jesus!!!

___Capítulo 14___

Do versículo 1 ao 15....Jesus conforta seus discípulos___Jesus sabia que sua morte estava muito próxima,na verdade a ponto de acontecer, lembrando que Judas já havia saído para trair Jesus, como vimos no estudo 13, o último.
Jesus não queria que os discípulos se sentisse desamparados e perdidos com sua partida e por isso tem essa conversa com eles, uma maneira de direcioná-los e confortá-los após sua morte.
Jesus diz para que eles não se preocupassem, e era para eles crer em Deus e crer nele.
Jesus diz a eles que na casa do Pai, de Deus, ou no céu, havia muitas casas, moradas para aqueles que creem nele.
Sua ida para junto do Pai, seria também para preparar lugar para os salvos, os que receberam ele como Senhor e Salvador, o Filho de Deus. 

Como já estudamos Jesus voltará para levar consigo todos que creram nele e guardaram seus mandamentos, suas palavras e as praticaram.
Tomé diz a Jesus que eles não sabiam para onde Jesus iria e nem o caminho, e nesse momento Jesus se revela como sendo o único caminho, a verdade e a vida e que ninguém poderia ir ate Deus se não fosse por Ele.
O que Jesus quis dizer com esta frase, foi bem claro. Não existe outro caminho pela qual poderemos ser salvos, mas so em Jesus teremos nossos pecados perdoados por Deus.
Jesus veio da parte de Deus, para trazer a verdade, o plano de Deus para a humanidade e veio para nos dar vida eterna.
Com o plano de Deus para nós, através da morte e ressurreição de Jesus,  podemos ser reconciliados com Deus.
Pois nossos pecados nos separava de Deus, mas Jesus veio para unir novamente o homem(humanidade) a Deus, através da justificação (Romanos 5:1-2).
Recebendo Jesus como Senhor, Salvador e Filho de Deus, e nos arrependendo de todo pecado, temos então nossos pecados perdoados e recebemos uma nova vida, o direito a salvação, porque Jesus nos reconciliou novamente com Deus, por isso Ele é o único caminho que nos leva para Deus.

Jesus continua sua conversa com os discípulos dizendo a eles que se eles conheciam mesmo ele, também conheceriam a Deus.
Pois Deus era manisfesto em Jesus(em suas palavras,obras...)O Pai estava com o filho operando sua vontade.
Filipe não entendendo o que Jesus queria dizer, pede a Ele para mostrar a eles o Pai e Jesus responde, que mesmo ele estando tanto tempo com eles, ainda não reconheciam que ele e o Pai eram um só.Porque Jesus era o próprio Deus que se fez carne.
Jesus perguntou a eles, se não acreditavam que ele e o Pai(Deus) eram um só, pois as palavras que Jesus dizia não dizia por ele mesmo, mas tudo vinha de Deus o Pai que através de Jesus cumpria sua vontade, com palavras, atitudes e ações.
Jesus disse para eles crerem que ele e Deus eram um, pois suas obras eram as mesma.
Jesus diz a eles que aquele que cresse nele faria as obras que ele fez e outras muito maiores, por que ele não estaria no mundo, mas aqueles que cressem Nele poderiam continuariam sua obra.
Ele diz que tudo quanto eles pedissem em seu nome, ele faria para Glória de Deus.
Ele continua dizendo que se pedirmos alguma coisa em seu nome ele fará, ouvirá nossa oração, desde que seja com Fé, você precisa crer realmente que ele fará, isso porque ele nos deixou essa promessa.
Mas deixo claro que a oração será respondida de acordo com a vontade de Deus. Ele sabe que se o que estamos pedindo é pão ou pedra, certo!(Lucas 11.1-13)
Jesus diz que aquele que o ama, guarda seus mandamentos. Quando Jesus fala seus mandamentos, fala sobre tudo que nos ensinou, de amar o próximo como a nós mesmo, servir uns aos outros, sermos humildes, crer que ele é o Filho de Deus, que veio ao mundo para cumprir a vontade de Deus, que e veio para nos dar vida, salvação ....

Do versículo 16 ao 31...Jesus promete outro consolador___Jesus diz que subindo ao céu, estando com Deus Pai, pediria a ele para enviar outro consolador, para estar sempre com os que creem e viessem a crer nele. 
Jesus diz que este consolador é o Espírito da verdade e o mundo não poderia receber, referindo as pessoas que são incrédulas, não creem em Deus, e nem em seu Filho Jesus.
O Espírito da verdade, o consolador foi enviado para morar dentro daqueles que creem em Deus e também em Jesus.
Jesus consola os discípulos dizendo que não iria deixar eles sozinhos. Jesus mandou o Espírito da verdade,(Espírito Santo), para nos guiar depois dele ir para junto de Deus, ate que ele mesmo venha buscar os que são seus.

Estava próxima a sua partida, mas com sua morte, Jesus não iria permanecer morto, ressuscitaria e ele ressuscitou!!!
Ele esta vivo com Deus Pai e no coração de todos que creem nele.
Jesus diz em seguida de um dia, onde todos nós saberemos que ele esta com o Pai. E que,  todos que creem em Jesus estão nele e ele nos que creem.
Com sua morte, Jesus se fez sacrifício em nosso lugar, assumindo assim, nossa dívida de pecados que eram contra Deus, e o sangue de Jesus inocente, nos lavou, nos limpou de todo pecado que havíamos cometido.

Lembrando que para salvação, é preciso crer em Jesus como Filho de Deus, que veio ao mundo como homem, reconhecê-lo como Senhor e Salvador. Confessando-o com a boca, e com sua vida, e se arrepender de todo pecado, abandonando o pecado. E, não viver mais seguindo os próprios desejos e sim cumprir a vontade de Deus, ou como Jesus disse, guardar seus mandamentos.
Não é difícil justamente porque quando confessamos Jesus como Senhor e Salvador recebemos o Espírito Santo, para nos ajudar e guiar na caminhada. E ele é quem nos alerta sobre o que devemos ou não fazer, atuando em nosso coração(alma), onde se concentra nossas emoções e sentimentos.
Por isso Jesus diz que aquele que o ama guarda seus mandamentos, quando o Espírito da verdade esta conosco, atuando em nós, temos a consciência do pecado.
Por exemplo, os pecados que cometíamos antes, e que pareciam ser bobagem, agora fica claro e nos sentimos envergonhados.
E por amarmos a Deus não iremos querer mais pecar, ir contra sua vontade e isso faz com o Espírito Santo nos convença a não ir contra a vontade de Deus.

E aqueles que permanecerem fies a Jesus, a Deus, Jesus se manifestará a eles.
Aquele que mesmo sabendo que Jesus é o Filho de Deus que veio para nos dar salvação e teve seus pecados perdoados, mas continuou pecando, gostando do pecado,e não guardando os mandamentos, esse não amou a Jesus de verdade, não teve o Espírito permanente em si para ser regenerado, transformado, pois amou mais o mundo do que a Deus. Esses não foram fiel a Deus e Jesus não se manifestará a eles.

Como eu escrevi a cima,o Espírito Santo trabalha em nós, nos lembrando das palavras de Jesus, nos tornando consciente do pecado e conscientes das palavras de Jesus para guardá-las.

Queria dizer uma coisas,o significado de pecado é errar o alvo, ou seja, nós que recebemos Jesus como Senhor e Salvador, temos um caminho para seguir, e este caminho conhecemos pelas Escrituras Sagradas que é a Palavra de Deus, onde encontramos os mandamentos de Jesus.
Então errar o alvo, seria sair deste caminho que foi proposto por Deus a nós depois que recebemos o perdão pelos nossos pecados e o direito a salvação.
Mas se por acaso acontece que uma pessoa tendo consciência disso pecou, mas essa pessoa se arrependeu do que fez, e abandonando o pecado, ela volta a ter parte com Deus, porque o Espírito Santo conhece a verdadeira intenção do coração dessa pessoa e sabe se ela se arrependeu mesmo, e se ela realmente se arrependeu, Deus em sua misericórdia perdoa.
Outra coisa que gostaria de falar sobre pecado, que o pecado para Deus não é colocado como uma escala,pecadinho, e pecadão.Em Romanos fala,TODOS NÓS PECAMOS(Romanos 3:23).
 A salvação é um dom de Deus para nós(Efésios 2:8), e graça significa um favor que não merecemos, porque todos nós pecamos.
E como disse o pecado não é em escala, aquele que adulterou, comete o mesmo pecado do que aquele que cobiçou com os olhos e isso Jesus disse em Mateus 5:28.
No dia a dia ainda existem muitas coisas que podem nos fazer errar o alvo, mas o Espírito Santo nos guiará no caminho que devemos seguir.

Jesus terminando diz aos discípulos que deixaria a paz dele com eles, e é uma paz diferente, que no mundo não poderia receber.
E ele diz para que eles não se preocupassem e nem tivessem medo das coisas que iriam acontecer, porque ele iria para junto do Pai e isso deveria ser para eles um motivo de alegria, porque o plano de Deus estava para se cumprir. Jesus disse isso porque sabia que com sua morte, os discípulos ficaria triste.
Jesus disse a eles que tudo o que ele estava falando era para que eles cressem quando viesse acontecer.
Jesus diz a eles que não falaria mais, pois o príncipe deste mundo estava vindo, se referindo a satanás e o que ele faria com Jesus, condenação, crucificação e morte.
Jesus termina dizendo que todo o sofrimento que Ele iria passar era porque Ele amava a Deus e por isso estava fazendo sua vontade.

Terminamos aqui o capítulo 14,qualquer duvida sobre o que tentei explicar no estudo pode me mandar mensagens.Deus os abençoe,em Nome de Jesus!!!!




2 comentários:

Unknown disse...

A paz do senhor!gostei muito do estudo... que Deus continue lhe abençoando...

Natanael disse...

Otimo