quarta-feira, 11 de julho de 2012

Idolatria...



Oi gente,tudo bem?A Paz do nosso amado Jesus Cristo seja com todos!!!
Hoje gostaria de falar sobre algo que ate hoje gera muita polêmica e por isso estou pedindo muita direção de Deus sobre o que devo escrever.Na verdade é algo que tenho pensado muito a respeito e me analisado também, e sobre isso vou compartilhar com vocês hoje.Para termos uma base bíblica vou começar usando os versículos de Êxodo capítulo 20 que estão a baixo.

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; 

Êxodo 20:3-5


Eu acredito que todos já devem ter ouvido sobre esses versículos que citei a cima,mesmo porque eles fazem parte dos 10 mandamentos e é o primeiro dos 10 mandamentos.
Aqui Deus é bem claro quando escreve na tábula de pedra sobre não ter nenhum tipo de imagem e muito menos adorar a elas.E nos diz que não devemos fazer nada que seja semelhante o que há nos céus,exemplo anjos,pássaros,sol,estrelas,lua e adorar a isso,e também nada que seja semelhante o que há em baixo na terra,ou seja em baixo do céu e sobre a terra,exemplo,animais,pessoas,objetos,natureza e por aí vai.
E nos diz também que não devemos fazer nada semelhante que tenha nas águas e debaixo da terra,exemplo ,peixes,todo tipo de animais marinhos,conchas,estrelas do mar....
No novo testamento Jesus nos disse que dois mandamentos resumia todos os dez mandamentos e o primeiro é Amar a Deus de todo coração e segundo amar o próximo cono a nós mesmo.
Mas olhando para o primeiro mandamento que Jesus nos deixou,podemos ver que aquele que ama a Deus de todo seu coração não faria nenhum tipo de imagem semelhante a coisas que tem no céu,na terra,nas águas ou debaixo da terra não é verdade?
Mas isso é bem claro na bíblia e creio que se você lê a bíblia já deve ter lido sobre isso,porque pesquisei na bíblia online sobre idolatria e descobri que em toda bíblia existe 15 versículos que falam a respeito disso,e sobre ídolos existem cerca de 215 versículos a respeito disso.
Mas o que quero falar é sobre algo que muitos não levam em conta.Mas o  ídolo também nem sempre é uma imagem de escultura,mas pode ter todo tipo de formas e ser qualquer coisa que se torne elevado em nosso coração.
E por não se ligar a isso muitos de nós temos pecado diante de Deus achando que por não ter {imagens de escultura} não temos ídolos.
Mas hoje ate no meio evangélico temos visto irmãos se deixando pela idolatria.
Vemos hoje que muitos cantores gospel,ou evangélicos,Pastores,profetas,se tornando ídolos do povo cristão.Isso tem se tornado um erro no cristianismo hoje.Estão deixando de adorar o criador,para adorar a criatura.
Isso é um caso que podemos estar pecando sem ate perceber.E outras coisas também podem se tornar ídolos em nossas vidas ,sem que que agente perceba estar cometendo este pecado.Vou citar alguns exemplos:


_Dinheiro_ Esse pode ser um dos maiores ídolos que podemos ver na humanidade atual.É claro que ter dinheiro hoje é fundamental para se alimentar,ter moradia,vestimentas.Mas muitos tem se preocupado tanto e ganhar mais e mais dinheiro que isso tem se elevado em seu coração.E essa busca por ter mais e mais dinheiro tem deixado em segundo plano sua família,amigos,e o principal Deus.

_Internet_ Ouvi um Pastor dizer uma vez,a internet pode ser uma bênção na vida do cristão,mas ela também pode se tornar maldição.Por isso temos que saber usar.Mas o que vemos é muitos passando horas e horas,na frente do computador,e com isso mais uma vez tem deixado sua família de lado,deixado de ler a bíblia,e deixado Deus de lado.{Eu mesma,logo que me converti passei por isso,eu não tinha o controle sobre o tempo que gastava na frente do computador,mas o Espírito Santo começou a me incomodar a respeito disso e eu entendi que eu estava deixando de lado muitas coisas importantes por causa da internet,graças a Deus fui liberta}

_Pessoas e animais de estimação_A idolatria pode ser por pessoas ou animais de estimação,que colocamos elas como tão importantes em nossas vidas que acabam sendo ídolos para nós sem que agente perceba,como por exemplo:pais, cônjuges,filhos,amigos,cantores,artistas,cachorros,gatos e por aí vai...

_Todo tipo de coisas materias_Roupas,carros,casas,games ,aqui a lista é grande mas vou parar por aqui.
Sabe o que gostaria de explicar novamente,tudo que se torna elevado em nosso coração a ponto de tirar Deus do centro e deixar Ele para segundo,terceiro plano ,isso é idolatria.
E é isso que, como escrevi a cima, tenho me auto analisado,porque pode parecer tão banal no nosso dia a dia que pode passar desapercebido por nós.
Eu sou uma cristã e tenho a bíblia como uma referência para minha vida hoje,por isso tenho me preocupado em agradar a Deus em tudo.E tudo que escrevi são coisas que eu creio que Deus tem colocado em meu coração para que eu entenda para não cair no erro.
Eu sempre faço uma oração pedindo a Deus para sondar meu coração e meus pensamentos e me revelar aquilo que é pecado e esta oculto aos meus olhos.
Essa oração tem base bíblica e esta em Salmos 139.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. 

Salmos 139:23-24

O que temos que entender que muitas vezes julgamos aqueles que tem suas imagens de esculturas e esquecemos de nos auto analisar diante de Deus.Gostaria de terminar deixando um versículo que li e foi um dos instrumentos de Deus para me trazer esta mensagem que deixei a cima.

Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.
Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade.
Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? 

Romanos 2:1-3

Que Deus abençoe a todos em Nome de Jesus!!!!




Nenhum comentário: