quarta-feira, 26 de junho de 2013

Marcos capítulo 7... A cura de um surdo e gago




Oi amigos!
Tudo bem com vocês?
Que a paz e a graça do nosso Deus e Pai estejam com todos em nome de Jesus!
Continuando as curas agora no evangelho segundo Marcos, vamos ver uma cura diferente. Jesus usou uma maneira diferente para realizar esta cura, e é isso que iremos estudar com muito temor e tremor.
Vamos orar: Santo Deus, esta é a tua Palavra Senhor, escrita e inspirada com grande sabedoria pelo Teu Espírito! Pedimos para que o Senhor possa nos ensiná-la, nos instruindo em toda verdade, em nome de Jesus te agradecemos, amém!

___Marcos capítulo 7___

Dos versículos 31 ao 37... A cura de um surdo e gago ___ De novo, se retirou das terras de Tiro e Sidom até ao mar da Galileia, através do território de Decápolis.
Então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele.
Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva;
depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá! , que quer dizer: Abre-te!
Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente.
Mas lhe ordenou que a ninguém o dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam.
Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem; não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos.

Jesus tinha saído das terras de Tiro e Sidom, e descido para o mar da Galileia pelas terras de Decápolis, que também eram terras de gentios (pessoas que não eram judeus e nem israelitas).
Jesus já tinha andado por aquelas terras e ate curado um endemoninhado (Marcos 5:1 ao 14), o que deixou o povo daquela região bastante assustado e ate rejeitaram à Jesus por causa disso, pedindo que Ele se retirasse daquelas terras (Marcos 5:15 ao 20).

Mas com a cura do endemoninhado geraseno, a fama de Jesus deve ter percorrido por toda Decápolis e por isso quando o povo viu que Ele estava por ali, já sabiam quem era Jesus.
Uma grande multidão seguia à Jesus, o que era normal em seu ministério, eles levaram ate Ele um homem que era surdo e gago e suplicaram à Ele para que colocasse suas mãos sobre Ele.

Diferente das outras curas, aqui Jesus usa uma maneira diferente para curá-lo: Primeiro, Jesus o tira do meio da multidão e o leva a um lugar à parte, talvez para o deixar mais a vontade, ou para evitar o alvoroço da multidão; Segundo, Ele coloca os dedos nos ouvidos daquele homem; e Terceiro, Ele toca com saliva a língua daquele homem; Quarto e último, Ele olha para céu e suspira, dizendo Abre-te!

Jesus fez muito mais do que colocar suas mãos sobre aquele homem, Ele com grande sensibilidade tocou nas enfermidades daquele homem, naquilo que o impedia de ter uma vida normal.
Jesus colocou os dedos nos ouvidos daquele homem para que sua surdez fosse curada. 
Sua outra debilidade era a fala e isso com certeza se dava justamente por ele não ouvir, pois uma pessoa que não ouve, também tem dificuldades de falar.
Jesus tocou com saliva a língua daquele homem, para que sua gagueira fosse curada. Não sabemos porque Jesus usou a saliva para curar, o que sabemos é que tudo o que Ele fazia era com o propósito de nos ensinar.

Depois que colocou os dedos nos ouvidos dele e tocou sua língua com sua saliva, Jesus olhou para o céu e suspirou. Naquele momento Jesus se reuniu com o Pai para que aquela cura fosse realizada. Olhar para o céu e suspirar foi uma maneira de demostrar sua dependência do Pai, pois tudo o que Jesus fazia era  para que o Pai recebesse a honra e a glória.
Jesus após olhar para o céu diz: Efatá, uma palavra aramaica que significa abre-te. O fato de Marcos ter escrito uma palavra em aramaico (Efatá) e depois ter traduzido a palavra em grego (Abre-te), pode ser que Marcos esperava que gentios fossem ler o seu evangelho.Pois o aramaico era a língua usada pelos judeus.

Com a palavra de Jesus, o seus ouvidos foram abertos e todo impedimento que ele tinha em falar foi tirado e ele passou a falar normalmente.
Isso deve ter chamado a atenção tanto deste homem, como dos que estava a sua volta, pois Jesus lhe ordena para que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.
Mas quanto mais Jesus pedia para que não contassem, mais a notícia se espalhava.

As pessoas ficavam maravilhadas ao saber as curas que Jesus realizava e diziam que tudo quanto Ele fazia, era esplendidamente, pois tinha poder tanto para fazer surdos ouvirem, quanto mudos falarem.)


Jesus tinha um jeito todo especial para tratar e cuidar das pessoas, pois conhecia-lhe os pensamentos e suas necessidades.
Era um homem simples, mas capaz de atrair multidões, pelos seus ensinamentos e por sua compaixão para com os enfermos.

Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser...



Nenhum comentário: