terça-feira, 2 de julho de 2013

Marcos capítulo 8.... A cura de um cego em Betsaida



Oi amigos!
Tudo bem?
Que a paz de Deus esteja com todos em nome de Jesus!
Hoje estudaremos a cura de um cego e veremos o que Jesus quis nos ensinar através desta cura.
Vamos orar: Pai ,ajude-nos a estudar a sua Palavra, e aprender dela de forma verdadeira para que possamos vive-la em nossas vidas, em nome de Jesus te pedimos e te agrademos, amém!

___Marcos capítulo 8___

Dos versículos 22 ao 26... A cura de um cego em Betsaida ___ Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse.
Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?
Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando.
Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito.
E mandou-o Jesus embora para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia.

(Jesus e seus discípulos tinham chegado a Betsaida, uma aldeia de pescadores que ficava a margem do mar da Galileia e lar de Filipe, André e Pedro.
Chegando lá os moradores trouxeram a Jesus um homem cego pedindo a Ele para que o tocasse.
Jesus pegou nas mãos dele e o levou para fora da aldeia e aplicou saliva em seus olhos, depois colocando as mãos sobre ele, perguntou-lhe se ele via alguma coisa.
Então ele começou a enxergar e disse a Jesus que via os homens, mas como árvores os via andando.

No versículo 24, diz: que ele, recobrando a vista, via os homens como árvores andando. Se a tradução da palavra recobrando estiver correta do original no grego, vemos que ele não é um homem que nasceu cego, pois recobrar também significa recuperar algo que tinha sido perdido. Isso explicaria o fato dele ter respondido a Jesus que via os homens andando e se parecia com árvores.
Um cego de nascença não poderia descrever uma árvore, mas um homem que teria perdido sua visão e depois voltado a enxergar sim.
Com a resposta dele vemos também que por mais que ele tenha recobrado a sua vista, ainda não conseguia ter uma visão nítida das coisas, pois os homens andando para ele era uma imagem distorcida de árvores andando.

Então Jesus novamente colocou as mãos sobre os olhos dele e ele passou a ver claramente e ele foi curado da cegueira e via tudo perfeitamente.
Jesus com certeza poderia ter curado este homem no primeiro momento em que lhe tocou, como já vimos em vários estudos de curas realizadas por Jesus, mas porque Ele podendo não curou?
Porque Jesus queria nos ensinar que há determinadas curas que são graduais em nossas vidas, como por exemplo a cegueira espiritual.

A cegueira espiritual é aquela que nos impede de reconhecer a obra de Deus em nossas vidas e na vida das pessoas.
Quando nós buscamos a Deus, saímos do mundo, aqui no texto representado pela aldeia. 
E Jesus nos resgatando do mundo, começa um processo de cura em nossas vidas. Passamos a ser transformados pelo Espírito de Deus, ao receber a Palavra em nossas vidas, e no começo não conseguimos enxergar o reino de Deus de forma nítida.
Mas conforme somos regenerados, mais revestidos de Cristo somos,e começamos a receber o seu caráter em nós, o que nos faz enxergar tudo com olhos de fé, pelas perspectivas de Deus e o reino de Deus se torna claro para nós.
A conversão genuína é a cura de uma cegueira gradual em nossas vidas e creio que é isso que Jesus nos ensinava também nessa cura.

No ultimo versículo Jesus manda ele embora para casa e diz para ele não entrar na aldeia.
Jesus queria evitar a publicidade que aquela cura poderia trazer, e por isso disse a ele para não entrar na aldeia.
Mas não entrar na aldeia, também nos revela algo importante no processo de uma conversão. Se a aldeia representa o mundo, então ao sermos convertidos para Deus, não devemos voltar ao nosso estado anterior, onde vivíamos no mundo.
Jesus diz para ele ao invés disso ir para casa,que também representa um lugar de proteção em Deus. Jesus disse em Mateus 21:13, que a casa Dele seria conhecida como casa de oração, o que conhecemos também por igreja.
A casa de oração, ou igreja é um lugar onde um curado espiritualmente pode receber apoio espiritual, para crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo Jesus (Efésios 4:15).)

Deus abençoe a todos e ate os próximos estudos se assim Deus quiser...



Nenhum comentário: