quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Lucas capítulo 18,A parábola do fariseu e o publicano




Oi gente,tudo bem?

Que a graça e a paz do Senhor que excede qualquer entendimento seja a luz para o caminhar de cada um de nós,em nome de Jesus!
Hoje estudaremos mais uma parábola do capítulo 18 de Lucas e aprenderemos que sinceridade e um coração humilde é o que mais vale para Deus.
Amado Senhor, na tua presença peço-te que o Senhor possa abrir o nosso entendimento para a tua palavra, te agradeço em nome de Jesus,amém!!!

__ Lucas capítulo 18 ___

Dos versículos 9 ao 14.... A parábola do fariseu e o publicano ___Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmo,por se considerarem justos,e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar:um fariseu,e outro,publicano.
O fariseu,posto em pé,orava de si para si mesmo,desta forma:Ó Deus,graças te dou porque não sou como os demais homens,roubadores,injustos e adúlteros,nem ainda como este publicano;
Jejuo duas vezes por semana e dou dízimo de tudo quanto ganho.
O publicano,estando em pé,longe,não ousava nem ainda levantar os olhos para céu,mas batia no peito,dizendo:Ó Deus ,se propício a mim,pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa,e não aquele;porque todo o que se exalta,será humilhado;mas o que se humilha será exaltado.

(Jesus aqui nos deixou uma bela parábola.Ele conta sobre um fariseu,que era chamado de fariseu por fazer parte da seita judaica,onde acreditam na Torá,os 5 primeiro livros da bíblia, escrito por Moisés.Os fariseus eram seguidores das leis e se intitulavam povo escolhido de Deus.E há princípio eram mesmo,mas o que aconteceu é que muito pouco deles receberam o Deus que se fez carne Jesus Cristo.
Jesus também fala sobre um publicano,os publicanos eram cobradores de impostos que trabalhavam para o governo.Muitos publicanos acabavam se corrompendo pelo dinheiro ,cobrando a mais o que era justo ao povo.Temos um caso assim bem conhecido na bíblia:Zaqueu, era um publicano e se arrependeu e devolveu tudo quanto tinha roubado e passou a seguir a Jesus.Isso esta em Lucas capítulo 19,dos versículos 1 ao 10.
Mas aqui Jesus faz a comparação dos dois quando oravam.Ambos subiram ao templo,ou nos dias de hoje foram a igreja orar.

O fariseu fez sua oração ,porém uma oração convencida,uma oração sem arrependimento,ele mostrou em sua oração ser soberbo,se achando melhor do que todos.
Mas na Palavra de Deus,diz que : todos nós pecamos e destituídos estamos da glória de Deus,Romanos capítulo 3 versículo 23.
Ou seja,todos nós cometemos pecados e precisamos da graça,do perdão de Deus.Estamos muito enganados se por que fazemos boas obras então estamos livre de pecar.
E a boas obras também não nos justifica diante de Deus.Em Gálatas capítulo 2,versículo 16 explica melhor isso,o que nos justifica é só mesmo a fé em Jesus Cristo e através da fé verdadeira vem as obras genuínas.
Porém aquele que decide viver para Deus ,pela fé em Cristo Jesus,não vive pecando,mas luta contra o pecado.
Mas o que faltou então no fariseu?
Faltou à ele um coração arrependido,humilde para enxergar suas falhas e pecados.

O publicano por sua vez,diante de Deus não se achava digno nem de levantar os olhos para olhar para o céu.Ele sabia que era pecador e estava ali se humilhando pedindo a graça,misericórdia e perdão de Deus.Ele sabia que não era nada diante da grandeza de Deus.
O publicano não ficou se vangloriando de sua boas obras diante de Deus,mas sabia que a única coisa que o salvava por ser pecador e estar na presença de Deus era a sua misericórdia.Por isso pedia a Deus que fosse favorável à ele.

Mas o que Jesus queria nos ensinar através desta parábola?
Ele nos ensinou que quando nos apresentamos na presença de Deus não é lindas palavras,que trará o favor de Deus para nossas vidas e sim um coração sincero e arrependido.
E também nos ensinou que por mais que diante dos homens podemos parecer bons cristãos,honestos,justos,cheio de boas obras,mas por dentro podemos estar cheios de orgulho,soberba.
Mas Deus olha sempre para o nosso coração,nosso íntimo e não para o nosso exterior,Ele sabe o que esta dentro de nós e qual a intenção de nossas palavras dirigidas à Ele.
O fariseu quis se parecer justo e bom diante dos homens enquanto orava à Deus e Deus viu a sua intenção ,por isso a oração dele saia dele e voltava para ele mesmo,não subia ao céus.)

Que através deste estudo e meditação da palavra possamos nos apresentar diferentes diante de Deus.Deus abençoe a todos em nome de Jesus!!!!


Nenhum comentário: