Oi gente,como estão?
Que a maravilhosa paz do Senhor esteja com todos,em nome de Jesus!!!
Que bom,poder sentar aqui e escrever sobre a Palavra de Deus.Isso me dá grande alegria!
Oro e desejo que vocês também venham se alegrar com a Palavra de Deus e que ela não venha ser peso para ninguém mas, um prazer imensurável!
Lucas capítulo 15___
Dos versículos 11 ao 32....A parábola do filho pródigo___Continuou:Certo homem tinha dois filhos;
o mais moço deles disse ao pai:Pai,dá-me a parte dos bens que me cabe da herança.E ele lhe repartiu o que tinha.
Passados não muitos dias,o filho mais moço,ajuntando tudo o que era seu,partiu para uma terra distante e lá desperdiçou todos os seus bens,vivendo pervertidamente.
Depois de ter consumido tudo,sobreveio àquele país uma grande fome,e ele começou a passar necessidade.
Então,ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra,e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.
Ali,desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam;mas ninguém lhe dava nada.
Então,caindo em si,disse:Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura,e eu aqui morro de fome!
Levantar-me-ei,e irei ter com meu pai,e lhe direi:Pai pequei contra o céu e diante de ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho;trata-me como um dos seus trabalhadores.
E,levantando-se,foi para seu pai.Vinha ele ainda longe,quando seu pai o avistou,e,compadecido dele,correndo,o abraçou,e beijou.
E o filho lhe disse:Pai,pequei contra o céu e diante de ti;já não sou digno de ser chamado teu filho.
O pai,porém,disse aos seus servos:Trazei depressa a melhor roupa,vesti-o,ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;
Trazei também e matai o novilho cevado.Comamos e regozijemo-nos,
Porque o meu filho estava morto e reviveu,estava perdido e foi achado.E começaram a regozijar-se.
Ora,o filho mais velho estivera no campo;e quando voltava,ao aproximar-se da casa,ouviu a música e as danças.
Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo.
E ele informou:Veio teu irmão,e teu pai mandou matar um novilho cevado,porque o recuperou com saúde.
Ele se indignou e não queria entrar;saindo porém,o pai,procurava conciliá-lo.
Mas ele respondeu a seu pai:Há tantos anos que te sirvo sem jamais desobedecer uma ordem tua,e nunca me deste um cabrito sequer para alegra-me com meus amigos;
vindo,porém,esse teu filho,que desperdiçou os teus bens com meretrizes,tu mandaste matar para ele o novilho cevado.
Então,lhe respondeu o pai:Meu filho,tu sempre estás comigo;tudo que é meu é teu.
Entretanto,era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos ,porque esse teu irmão estava morto e reviveu,estava perdido e foi achado!
(Jesus mais uma vez para poder explicar sobre o amor de Deus e sua misericórdia para com uma pessoa que se perdeu dos seus caminhos ,usou esta parábola como ilustração.A parábola tem como título o filho pródigo,que quer dizer o filho que desperdiçou,perdeu sua herança.
Vamos analisar esta parábola e comparar com o que Jesus queria realmente dizer através dela.
O filho estava com o pai e tinha tudo que um filho amado poderia ter.Mas ainda assim não reconhecia o que tinha e pede ao pai parte de sua herança para com o dinheiro, partir para uma terra distante.
O filho que tinha o amor,conforto e tudo para seus cuidados,deixou a casa do pai para ir ao mundo e caminhar com seus próprios pés.
O filho que tinha o amor,conforto e tudo para seus cuidados,deixou a casa do pai para ir ao mundo e caminhar com seus próprios pés.
Mas, estando no mundo viu que o dinheiro pode comprar muita coisa e com isso viveu sua vida de forma pervertida,gastando seu dinheiro em tudo que podia satisfazer sua carne.
Com o tempo já não tinha mais dinheiro e foi morar de favor na casa de um morador daquela cidade,que deu a ele o serviço de cuidar de porcos.Com fome,desejou comer as alfarrobas que eram servidas aos porcos como comida.Alfarrobas era uma espécie de grão,por fora parecido com a vagem.
E foi neste momento que ele foi despertado e viu em que situação estava.
E lembrando ele,que na casa de seu pai ate mesmo os trabalhadores comiam bem e eram bem tratados,isso motivou ele a voltar, e pedir perdão ao pai,pedindo a ele, que deixasse ele pelo menos ser um trabalhador em sua terra.
E lembrando ele,que na casa de seu pai ate mesmo os trabalhadores comiam bem e eram bem tratados,isso motivou ele a voltar, e pedir perdão ao pai,pedindo a ele, que deixasse ele pelo menos ser um trabalhador em sua terra.
O filho aqui é uma pessoa que conhecendo o amor de Deus e vivendo debaixo de sua vontade decide,deixar este caminho e ir para o mundo viver e fazer tudo que lhe desse vontade.
Mas depois de ter feito tudo quanto podia e ter perdido tudo ate sua dignidade,se arrependeu,reconhecendo que no amor de Deus ,tinha de tudo e nada lhe faltava.Arrependido decide voltar para Deus e humilhando-se pede a ele que o aceite novamente nem que seja como seu servo.
E mais uma vez Deus dá prova de sua misericórdia para com aqueles que se arrependem.Deus assim como o pai desta parábola recebe o filho arrependido com os braços abertos.
Na parábola o pai manda colocar no filho roupas novas,um anel e sandálias.As roupas podem ser representadas pelos cuidados de Deus sendo novamente restabelecidos sobre aquele que se desviou,o anel,a restauração da sua dignidade, e as sandália a liberdade que Deus em seu amor, nos dá.
O pai manda matar um novilho cevado para a ocasião.O novilho cevado era matado somente em ocasiões muito especiais,ou seja ,o ato de um pecador que se arrepende e volta para os braços de Deus, é visto como algo memorável para Deus.
Mas uma coisa é bem clara nesta parábola e gostaria de ressaltá-la:Deus recebe aquele que pecou e reconheceu o seu pecado,se arrependeu de todo seu coração ao ponto de se humilhar diante Dele para lhe pedir o perdão.
Muitas vezes o que nos afasta do amor de Deus é o nosso orgulho e vaidades que nos impede de reconhecer os nossos pecados e nos arrepender diante de Dele...
Mas, e o irmão, que sempre foi bom?Bom,o pai lhe disse que tudo quanto ele possui é dele também,ou seja,aquele que nunca se desviou e é obediente a Deus,sempre terá Dele tudo quanto precisar,basta pedir e saber pedir....
Mas vale lembrar que para aquele que se arrepende Deus esta sempre com os braços abertos!!!)
Deus os abençoe a te a próxima parábola de Jesus!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário