quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lucas capítulo 15...A parábola da ovelha perdida e a Parábola da dracma perdida


Oi gente,tudo bem com vocês?
Que a paz e a graça do nosso Poderoso Senhor esteja com todos nós,em nome de Jesus!!!
Hoje vamos continuar nossos estudos sobre as parábolas de Jesus,mas vamos meditar no livro de Lucas hoje.Para quem não sabe ,Lucas não foi um Apóstolo como João e  Mateus que escreveu os outros evangelhos,e ,que andou com Jesus.Lucas foi um discípulo do Apóstolo Paulo,e ele escreveu dois livros, Evangelho Segundo Lucas e os Atos dos Apóstolos.Lucas era médico.
Senhor ,em nome do teu Filho Jesus, peço para que nos dê entendimento para sua palavra,amém!

___Lucas capítulo 15___


Dos versículos 3 ao 7....A parábola da ovelha perdida ___Então lhe propôs esta parábola:
Qual,dentre vós,é o homem que,possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas,não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu,ate encontrá-la?
Achando-a,põe-na sobre os ombros,cheio de grande alegria.
E,indo para casa ,reúne os amigos e vizinhos ,dizendo-lhes:Alegrai-vos comigo,porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim,haverá ainda mais grande alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.


Dos versículos 8 ao 10....A parábola da dracma(moeda equivalente a um dia de trabalho) perdida___Ou qual é a mulher que,tendo dez dracmas,se perdeu uma,não acende a candeia,varre a casa e a procura,sendo zelosa ate encontrá-la?
E,tendo-a achado,reúne as amigas e vizinhas,dizendo:Alegrai-vos comigo,porque achei a dracma que tinha perdido.
Eu vos afirmo que,de igual modo,há grande alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

(Como essas duas parábolas tem o mesmo sentindo,vamos analisá-las juntas.

O homem e a mulher representados nestas duas parábolas é o próprio Jesus.
A ovelha e a dracma perdida são:pessoas que conhecendo a palavra de Deus,sendo elas já convertidas,se desviaram deste caminho,se perdendo.

Então no caso da ovelha perdida,Jesus usou esta ilustração porque naquela época era comum existir pastores.Era uma profissão comum na época.
Jesus usou o caso de um pastor que perdeu uma de suas ovelhas ,porque ele sabia que era uma linguagem que os homens que estavam ali entenderiam com muita clareza,ate mesmo se colocando no lugar deste pastor.
Jesus mostra na parábola da ovelha perdida,o quanto é importante cada vida que se arrepende e segue o caminho da vontade de Deus.
E quando uma se desvia deste caminho,isso trás a Ele grande preocupação, que o faz deixar as noventa e nove que estão seguindo o caminho certo,para ir atrás daquela uma, que se desviou deste caminho.Mas as noventa e nove não ficaram sem o cuidado dele...

Essa parábola mostra a tamanha misericórdia de Deus por nós!
E algo que podemos ver também que quando a ovelha é encontrada,ou seja, quando essa pessoa que se desviou do caminho de Deus se arrepende,Ele a trás sobre os ombros.
Sabe porque?Porque aquele que se desviou as vezes se encontra fraco ate mesmo para ir caminhando sozinho ate a vontade de Deus.
Linda esta parábola!Olha o tamanho amor e misericórdia que Deus tem por nós!
E depois de encontrada esta vida e ela então se arrepende de ter se desviado do caminho da vontade de Deus,este é acolhido com grande alegria pelos anjos que estão no céu.
Na parábola o homem vai ate seus amigos e vizinhos para contar a boa notícia.Ou seja, Jesus reúne os anjos de Deus para que se alegrem com Ele pela vida que se arrependeu e voltou para os caminhos de Deus.


Na parábola da dracma perdida,Jesus também usou uma ilustração que seria muito fácil para qualquer mulher que estivesse presente ouvindo entendesse.
As mulheres casadas da época, usavam dracmas costuradas em suas roupas.No caso da mulher que ia se casar, era costurada na guirlanda que ia na sua cabeça.
Dracmas eram moedas grega,feita de prata e que equivalia a um dia de trabalho.
As dez dracmas poderia ser as economias de uma vida inteira daquela mulher.E perder uma dracma era algo muito triste para qualquer mulher.
O fato de ela ter usado uma candeia(era uma iluminação de óleo ou cera,com base de lata ou barro),poderia ser porque as casas não possuía muitas janelas ou nenhuma e por isso a casa não tinha muita iluminação natural.

Na bíblia fala que aquele que se arrepende e passa então a viver segundo a vontade de Deus,ela passa a andar na luz.Então aquele que se desvia, volta a andar nas trevas e por isso Jesus também deu o exemplo da luz que é acessa para encontrar a dracma perdida,ou a pessoa que se desviou.
Nas duas parábolas,mostra a alegria de encontrar a vida que se desviou e por ela ter se arrependido e voltado para o caminho da vontade de Deus para sua vida.
E também a grande alegria que é há céu por um pecador que se arrependeu .)

No próximo estudo vamos analisar a parábola do filho pródigo.Ela também fala sobre alguém que se desvia da vontade de Deus,mas nesta parábola fala mais claramente o que acontece com a pessoa que se desviou.
Deus abençoe a todos em nome de Jesus e que a palavra seja vida para cada um de nós!!!


Nenhum comentário: