segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mateus capítulo 13....A parábola do Semeador...


Oi gente!!!
Como estão,tudo bem?
Vamos começar hoje os estudos sobre as parábolas de Jesus.O dicionário diz que parábolas são :Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra uma verdade, um ensinamento.
Então, com a ajuda do Espírito Santo que nos mostra a verdade,iremos estudar sobre que verdade Jesus nos ensina pelas parábolas.
Na verdade a parábola do Semeador,Jesus mesmo deu a explicação,mas vamos meditar sobre isso.
Oro a Deus para que a sua palavra venha firmar a verdade em nosso coração,e nos permitir conhecer mais e mais Dele,em nome de Jesus.Amém!

___Mateus capítulo 13___

Do versículo 1 ao 9.... A parábola do Semeador ___Naquele mesmo dia,saindo Jesus de casa,assentou-se à beira-mar;
e grandes multidões se reuniram perto dele,de modo que entrou num barco e se assentou;e toda a multidão estava em pé na praia;
E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia:Eis que o semeador saiu a semear.
E,ao semear,uma parte caiu à beira do caminho,e,vindo as aves,a comeram.
Outra parte caiu em solo rochoso,onde a terra era pouca,e logo nasceu,visto não ser profunda a terra.
Saindo,porém o sol,a queimou;e,porque não tinha raiz,secou-se.
Outra caiu entre os espinhos,e os espinhos cresceram e a sufocaram.
Outra,enfim,caiu em boa terra e deu fruto:a cem,a sessenta e a trinta por um.
Quem tem ouvidos (para ouvir), ouça.

(O semeador são todos que falam da palavra de Deus para as pessoas,pessoas que com seu estilo de vida vivem a palavra de Deus causando impacto naquele que observa,essa também é uma maneira de levar a palavra de Deus.)
(A semente é a palavra de Deus,os ensinamentos de Jesus,a vontade de Deus para nossas vidas)
(O solo que recebe a palavra,seja a beira do caminho,(estrada),seja o solo rochoso,seja em espinhos ou terra boa,são todas as pessoas que têm a oportunidade de ouvir,ler,ver a palavra de Deus e ter ela em suas vidas.O solo também pode ser a maneira em que nosso coração(alma,sentimento) reage, quando recebe a palavra de Deus)
(O fruto a cem,a sessenta e a trinta,é um exemplo dado da pessoa que recebe a palavra de Deus em sua vida,e a palavra de Deus gera nela, transformação,mudança,regeneração,vida em abundância e tudo isso é de tal maneira que alcança outras vidas também.E isso vai crescendo por onde passa,vai dando frutos.)


Agora vamos para explicação da parábola e ficará mais fácil de entender o que Jesus nos diz: 

Dos versículos 18 ao 23 ...A explicação da parábola do semeador ___Atendei vós,pois,à parábola do semeador.
A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem,vem o maligno(satanás) e arrebata o que lhes foi semeado no coração.Esse é o que foi semeado a beira do caminho.
O que foi semeado em solo rochoso,esse é o que ouve a palavra e a recebe logo,com alegria;
mas não tendo raiz em si mesmo,sendo ,antes,de pouca duração;em lhe chegado a angústia ou a perseguição por causa da palavra,logo se escandaliza.
O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra,porém os cuidados com o mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra,e fica infrutífera.
Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende,este frutifica e produz a cem,a sessenta e a trinta por um.

(Jesus diz que as pessoas que ouvem a palavra de Deus,o plano de salvação,mas não compreendem, aquilo que ouviram ainda lhe roubada por satanás.É aquela pessoa que ouvir a palavra,mas nem se quer lembra dela.
Outras recebem a palavra e quando a ouvem logo sente alegria por conhecer a palavra.Mas no primeiro confronto que enfrenta por ter recebido e crido na palavra ,se escandaliza e deixa de crer.Na verdade, sua fé não era verdadeira, como ela acreditava,não tinha uma base firme,para sua fé e por isso deixa o que acreditou ser verdade. 
Outras recebem a palavra e acreditam nela,e passam viver segundo a palavra lhe ensinou,mas os cuidados com o mundo,o amor pelo dinheiro,ou com coisas sem valor,sufocam a palavra e ela vai morrendo,antes mesmo de dar frutos,ou gerar transformação em sua vida.São aqueles que acabam deixando Deus para segundo plano.
Outros são a boa terra,recebem a palavra e acreditam nela,e a palavra produz mudança,nessa vida.Ela passa a andar e obedecer o que a palavra lhe ensina.E frutos são gerados por essa vida e outras pessoas também são alcançadas por ela e assim vai....a palavra sendo passada para muitos,para arrependimento,transformação,nova vida e salvação.)

Não importa que tipo de solo você tem sido ate hoje.Se leu esta mensagem saiba que Deus esta te dando mais uma oportunidade de receber a palavra.Enquanto se há vida,há esperança de ser salvo.E oro, para que dessa vez seja de forma diferente,que teu coração seja uma terra fértil e que nada lhe roube a palavra semeada em seu coração e que em tempo oportuno ,Deus de o crescimento à ela,em nome de Jesus!Deus abençoe!!!!


Nenhum comentário: