quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mateus capítulo 13,A parábola do joio.



Oi gente,a paz e a graça do nosso maravilhoso Deus seja com todos!!!
Como estão,tudo bem?
Nosso estudo hoje será sobre a parábola do joio,mais um ensinamento de Jesus, sobre o reino de Deus.E essa parábola Jesus também explica sobre ela,e meditaremos sobre isso.
Senhor,capacita-nos a aprender sua palavra,e que seu Espírito que é Santo, possa nos dar entendimento dela,em nome de Jesus,amém!

___Mateus capítulo 13___

Dos versículos 24 ao 30 ... A parábola do joio ___Outra parábola lhes propôs,dizendo:O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo.
Mas,enquanto os homens dormiam,veio o inimigo dele,semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.
E,quando a erva cresceu e produziu fruto,apareceu também o joio.
Então,vindo os servos do dono da casa,lhe disseram:Senhor,não semeaste boa semente no teu campo?Donde vem,pois,o joio?
Ele,porém,lhes respondeu:Um inimigo fez isso.Mas os servos lhe perguntaram:Queres que vamos e arranquemos o joio?
Não!Respondeu ele,para que,ao separar o joio,não arranqueis também o trigo.
Deixai-os crescer juntos até à colheita,e,no tempo da colheita,direi aos ceifeiros:ajuntai primeiro o joio,atai-o em feixes para ser queimado,mas o trigo,recolhe-o no meu celeiro.

Dos versículos 36 ao 43 ....Jesus da a explicação da parábola do joio ___Então,despedindo as multidões,foi Jesus para casa.E,chegando a ele os seus discípulos,disseram:Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele respondeu:O que semeia a boa semente é o Filho do Homem.(Filho do Homem é Jesus)
O campo é o mundo;a boa semente são os filhos do reino;o joio são os filhos do maligno.(os filhos do reino serão todos que forem salvos,e os filhos do maligno os que não serão salvos)
O inimigo que semeou é o diabo;a ceifa é a consumação dos séculos,e os ceifeiros são os anjos.(consumação dos séculos,é o fim de tudo,onde todos comparecerão diante de Deus e prestarão contas de suas vidas nesta terra.)
Pois,assim como o joio é colhido e lançado ao fogo,assim será na consumação dos séculos.
Mandará o Filho do Homem os seus anjos,que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade.(os que dão escândalo e praticam iniquidades,são os que tem endurecido seus corações e não querem saber de Deus,e praticam todo tipo de pecado,e aí estão incluídos ate os que se dizem cristãos,mas não são.)
E os lançarão na fornalha acesa;ali haverá choro e ranger de dentes.(fornalha acesa é o inferno,onde as pessoas condenadas serão mandadas e sofrerão eternamente)
Então,os justos resplenderão como sol,no reino de seu Pai.Quem tem ouvidos para ouvir ouça.(os justos,serão os salvos no reino de Deus)

( Meditando nessa parábola e na explicação dada por Jesus,vemos que:Jesus semeia a boa semente no mundo em que vivemos,a boa semente é a palavra de Deus,o que conhecemos hoje pela Bíblia.
Todos que recebem a palavra são considerados como trigo,os justos.E os que não recebem a palavra como joio,ou,os que não se converterão de verdade a vontade de Deus.

Bom,mas não sei se vocês já virão o joio,bom,eu já vi e digo que é igual ao trigo.Então aqui Jesus não esta só falando dos que não receberão a palavra como o joio,mas aqueles que ouvirão a palavra e vive uma vida de maneira enganosa,para que todos pensem que ele realmente é um cristão convertido.
Quem olha e não conhece, acha que é trigo,mas na verdade ele se parece com trigo,se veste como trigo,fala como um trigo,anda como um trigo,mas não vive como trigo e esta longe de ser trigo.Um cristão de verdade.
Mas digo que essa pessoa pode ate se passar por trigo ,ou cristão para os homens que vêem apenas a aparência externa,mas à Deus que vê o interior,com certeza não engana.

E Jesus diz ,que ele vai permitir o joio junto com o trigo,ou seja ,os que fingem que são convertidos,ou cristãos ,com aqueles que são os verdadeiro cristãos e amam a Deus,receberam Jesus e se converterão de verdade.
E Jesus vai permitir ate que venha o julgamento final,onde os anjos de Deus virão separar os que endurecerão seus corações para vontade de Deus e viveram uma vida cristã falsa e esses receberão condenação diante de Deus e serão levados para o inferno,onde o sofrimento será eterno.
E os verdadeiros cristãs,os trigos da parábola,serão justificados diante Deus ,pela sua fé em Cristo Jesus,e receberão salvação.Viverão no reino de Deus.

Na Bíblia diz que todos pelo menos uma vez, terão a oportunidade de receber e ouvir a palavra de Deus e terão livre escolha de receber e viver esta palavra,ou não,durante o tempo que estiver vivo nesta terra.
Então diante de Deus não adianta falar que não ouvir,ou que ninguém falou para ele,ou,ela.Porque na mesma hora Deus trará a lembrança o exato momento em que ela ouviu e recebeu a palavra.
E também diz que aqueles que confessarão Jesus como seu Senhor,crendo nele como seu único e suficiente salvador,convertendo-se de verdade a palavra de Deus,terão seus nomes escritos no livro da vida,e este livro será aberto,e se o nome não estiver lá,também é uma prova de que nessa vida foi joio e não trigo.

O diabo atua no mundo,como o inimigo de Deus,e ele já recebeu a condenação dele,e por isso o que ele faz é tentar levar o máximo de pessoas que ele pode com ele para o inferno.
Talvez você,pode ate pensar,mas porque Deus permiti isso?Primeiro ele nos deu o livre-arbítrio,temos liberdade de escolha,Deus jamais nos obrigará receber o amor Dele,ou acreditar em Jesus Cristo como seu Filho que morreu naquela cruz ,sendo inocente,para salvar todos nós que somos pecadores.
Por isso a escolha é nossa,receber a palavra,o amor de Deus por nós,viver em obediência a sua palavra;
Ou viver nossas próprias vontade,satisfazendo apenas nossa carne em tudo que
podemos...amor,sexo,dinheiro,vaidades,vícios,mentiras,ou acomodados a uma religião que não trouxe mudança nenhuma em nosso caráter.
Porque conhecendo a bíblia sabemos que religião ou igreja não salva ninguém,o único que tem este poder e que é o caminho para nos levar ate Deus é Jesus Cristo.
Mas também só crer em Jesus nada adianta se essa fé não trouxer mudança em nossas vidas, e isso esta na Bíblia.
O diabo também atua em tudo isso,afundando ainda mais aquele que não quer saber de Deus,ou obedecer a sua vontade.Ele faz com que a pessoa fique mais presa em seu mundo de pecados,afastando ele cada vez mais do caminho de Deus.

Bom,eu tentei dar uma aprofundada na explicação que Jesus fez,pelo que tenho aprendido da Bíblia sobre a vinda Jesus,os que serão salvos e os que receberão juízo e julgamento eterno.
Peço a Deus,em nome de Jesus que abra o entendimento de todos para compreenderem a vontade dele para cada um de nós,amém.
Deus abençoe a todos!!!


Nenhum comentário: