terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mateus capítulo 22...A parábola das bodas...(A justiça e o juízo de Deus)




Olá pessoal,tudo bem?
Que a graciosa paz do bom Deus seja com todos nós,em nome de Jesus!!!
Vamos continuar com os estudos das parábolas de Jesus e hoje aprenderemos que todos nós receberemos o convite para sermos salvos,mas nem todos nós seremos.
Vamos orar....
Deus de misericórdia,em nome de Jesus aqui estamos para aprender a tua palavra,ensina-nos e guarde elas em nossos corações,amém!!!


___Mateus capítulo 22___


Dos versículos 1 ao 14....A parábola das bodas ___De novo,começou Jesus a falar por parábolas,dizendo-lhes:
O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
Então,enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas;mas estes não quiseram vir.
Enviou ainda outros servos,com esta ordem:Dizei aos convidados:Eis que já preparei o meu banquete;os meus bois e cevados já foram abatidos,e tudo está pronto;vinde para as bodas.
Eles,porém,não se importaram e se foram,um para o seu campo,outro para o seu negócio;
E os outros,agarrando os servos,os maltrataram e mataram.
O rei ficou irado e,enviando as suas tropas,exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade.
Então,disse aos seus servos:Está pronta a festa,mas os convidados não eram dignos.
Ide,pois,para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes.
E,saindo aqueles servos pela estrada,reuniram todos os que encontraram,maus e bons;e a sala do banquete ficou repleta de convidados.
Entrando,porém,o rei para ver os que estavam à mesa,notou ali um homem que não trazia veste nupcial.
E perguntou-lhe:Amigo,como entrastes aqui sem vestes nupcial?E ele emudeceu.
Então,ordenou o rei aos serventes:Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora,nas trevas;ali haverá choro e ranger de dentes.
Porque muitos são chamados,mas poucos,escolhidos.

(Para entendermos melhor esta parábola,as bodas que o rei celebrou é uma festa de casamento.E o rei aqui é o próprio Deus.
O filho do rei é Jesus Cristo.
Os servos que receberam as ordens do rei são todos que depois de convertidos ao Evangelho são chamados para cumprir o ide,ou seja,aqueles que fazem evangelizações,falando da Palavra de Deus para as pessoas,e também todos os profetas e apóstolos.

Os convidados que recusaram o convite do rei e maltrataram e mataram os seus servos,são os judeus,líderes religiosos que negando à Jesus como Filho de Deus,levaram-o a morte.E também são todos que hoje negam a Jesus como Filho de Deus,e negam o seu amor,seu sacrifício na cruz por nós.
A ira do rei contra este povo,mandando suas tropas exterminar os assassinos e colocar fogo na cidade,é a justiça de Deus sobre todos que negaram seu Filho,sobre todos que recusaram o seu amor e justificação.

Os convidados bons e maus que receberam o convite do rei e aceitaram,são todos aqueles que não era povo escolhido de Deus à princípio,ou seja,os gentios,ou todos que não são judeus ou pertencentes ao povo de Israel.E também todos que aceitam o Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador.
O convidado que não estava vestido com roupas para casamento,são aqueles que mesmo tendo aceito a Jesus Cristo em sua vida,ainda assim não houve a conversão verdadeira,a transformação,em suas vidas.
Em Gálatas 3:27, diz: Os que foram batizados se revestiram de Cristo e também Romanos 13:14, diz: Mas vos revestis do Senhor Jesus Cristo e nada ofereçais para a carne no tocante as suas concupiscências.
Então as vestes nupcial, é o próprio Cristo Jesus.
Aquele homem que foi achado sem estar com vestes nupcial, ele tinha recebido o direito a salvação, mas não se revestiu de Cristo para ser salvo.
As trevas ,onde há choro e ranger de dentes, é o inferno,onde todos que não forem salvos serão lançados.

Veja bem,aqui Jesus esta contando uma parábola para ilustrar o juízo de Deus,sobre toda raça humana.
Deus em seu amor deu seu Filho único ,para morrer por nós pecadores.Lembrando que desde do pecado de Adão nós,seres humano caímos digamos assim na maldição do pecado de Adão.Ou seja,temos a tendência ao pecado e isso nos afastou de Deus ,assim como Adão, (Romanos 5:12).
Mas Deus teve então o que chamo de plano perfeito.Mandou seu Filho ao mundo para nascer e crescer, ensinando o ser humano como ser verdadeiramente um filho de Deus.Jesus trouxe ensinamentos que o seu próprio Pai o deu.
O plano de Deus era que Jesus seria morto como um sacrifício vivo pelos nossos pecados.E todos que cressem Nele seriam justificados,teriam seus pecados perdoados e seriam salvos da ira de Deus, (Isaías 53:5).

No antigo testamento existiam sacerdotes que eram responsável por fazer sacrifício de um animal no altar de Deus, para que Deus perdoasse os pecados deles e do povo.E este animal tinha que ser perfeito,sem manchas.
E foi isso que Jesus fez por nós!Ele se ofereceu para ser a nossa ovelha sem mancha para que os nossos pecados fossem perdoados por Deus.Jesus era o único que poderia fazer isso,pois Nele não foi encontrado pecado,ou seja,era perfeito,sem manchas, (2 Coríntios 5:21).

Jesus veio para resgatar o povo de Israel e todos os judeu e ensinar a verdadeira vontade de Deus,mas eles o rejeitaram e ainda foram os responsáveis pela sua condenação e morte.
Jesus levantou muitos homens ,Pedro,João,Paulo e muitos outros para levar o seu evangelho após sua subida ao céus.E eles foram usados por Deus para a conversão de muitas vidas, (Mateus 28:19) .
Paulo foi o responsável pela expansão do evangelho que chegou ate nós hoje.Muitos desses homens de Deus, foram mortos martirizados por levar o Evangelho de Cristo.
Muitos gentios,ou seja, pessoas de diversas nacionalidades como a nossa receberam o evangelho.Creram no plano de Deus.
Mas como vemos no final desta parábola não nos basta crer, se este crer não mudar o nosso caráter.

Quando estamos no mundo,alheios as coisas de Deus fazemos e vivemos como todos que estão a nossa volta e o pecado não é percebido por nós.
Mas quando cremos no plano perfeito de Deus,Ele tira toda a cegueira que nos impedia de ver os nossos pecados.
Temos então que nos adaptar a este plano,ou seja,viver de acordo com sua Palavra,(a bíblia).E quando passamos a viver de acordo com a Palavra de Deus somos mudados,transformados,regenerados.Temos em nós um caráter cristão sendo formado pelo Espírito de Deus, (Romanos 8:29).
Mas também há,aqueles que não se deixam mudar operando as obras da carne, (Gálatas 5:19,20,21).Mesmo entendendo o pecado continuam praticando ele e vivendo nas trevas,isso, mesmo depois de ter crido no plano de Deus,recebido seu Filho como Senhor e Salvador.
Estes são aqueles que diante do rei,ou seja, de Deus estão sem vestes nupcial.Não terão seu caráter aprovado por Deus.E mesmo que tenham recebido o convite para salvação,como não mudaram suas atitudes e passaram a viver segunda a Palavra de Deus,serão condenados ao inferno,onde haverá choro e ranger de dentes.

Sabe,muitos esquecem que haverá o juízo de Deus, e isso será muito em breve,e a pergunta é:Será que estamos preparados para isso?
Será que não estamos vivendo acomodados demais com o tempo presente?
Se conhecemos a Palavra de Deus,ela tem mudado as nossas vidas?
A Palavra nos diz que temos que andar como Jesus andou, ( 1 João 2:6):E como sabemos a maneira que Jesus andou?
A resposta é:Meditando nos 4 Evangelhos que conta sobre Ele,Evangelho de Mateus,Evangelho de Marcos,Evangelho de Lucas e Evangelho de João.
Mas posso resumir um pouco sobre Jesus,Ele foi obediente à Deus ,seu Pai em todas as coisas,Ele também amou a Deus acima de todas as coisas,amou o próximo ate mais do que a Ele mesmo, Perdoou aqueles que fizeram mal à Ele,foi misericordioso,paciente,bondoso,perseverou em fazer a vontade de Deus e muito mais....
Este é Jesus e o nosso exemplo a seguir, se quisermos ser salvos!)

Deus os abençoe!!!!




Nenhum comentário: