quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mateus capítulo 21,A Parábola dos dois filhos...


Oi gente ,como estão,tudo bem?
Que a paz e a graça divina seja com todos nós,em nome de Jesus!!!
Hoje vamos estudar esta parábola de Mateus,e vamos aprender sobre arrependimento e obediência.
Oro e peço a ti Senhor para que tua palavra seja manancial do Senhor em nossas vidas,em nome de Jesus!!!

___Mateus capítulo 21 ___

Dos versículos 28 ao 32 .... A parábola dos dois filhos ___E que vos parece?Um homem tinha dois filhos.Chegando-se ao primeiro,disse:Filho,vai hoje trabalhar na vinha.
Ele respondeu:Sim,senhor ;porém não foi.
Dirigindo-se ao segundo,disse-lhe a mesma coisa.Mas este respondeu:Não quero;depois,arrependido,foi.
Qual dos dois fez a vontade do Pai?Disseram:O segundo.Declarou-lhes Jesus:Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes estarão na vossa frente no reino de Deus.
Porque João veio a vós outros no caminho da justiça,e não acreditastes nele;ao passo que publicanos e meretrizes creram.Vós,porém ,mesmo vendo isto,não vos arrependestes,afinal,para acreditardes nele.

(Esta parábola Jesus nos ensina sobre arrependimento.Ele ilustra através de dois irmãos,um que diz que vai obedecer ao pai e o outro que diz que não vai ser obediente,mas depois se arrepende e obedece.
Bem vamos analisar o que Jesus estava querendo dizer com tudo isso:Deus queria preparar o caminho para seu Filho Jesus que viria a terra para anunciar a salvação e a reconciliação do povo ao seu Deus.
E então Deus escolheu João Batista para este ministério,ou para esta obra,de abrir o caminho para Cristo.João pregou o arrependimento a todos,dizendo que aquele que não se arrependesse e buscasse a Deus e fosse batizado não poderia ser salvo.
Israel era o povo escolhido de Deus,desde da época de Abarão que através de seu filho Isaque Deus lhe deu a promessa de que dele nasceria muitos descendentes e que todos teriam como pai a Abraão.Esta foi a aliança de Deus com Abraão,de fazer de seus descendentes um nação santa ( Gênese 12:7).
Mas depois disso muitas coisas aconteceram e o povo escolhido de Deus passou a viver uma religião apenas, o judaísmo. Ou seja,eles eram religiosos,mas não eram convertidos verdadeiramente a Deus.Usavam a religião para seu bem próprio e tudo era uma grande aparência,eles tinham cara de crentes em Deus,se vestiam como crentes a Deus,mas no seu coração o que encontrava era dureza,pecados,iniquidades,vaidades,hipocrisia.

Então quando Deus levantou João Batista para pregar no meio do deserto para que o povo se arrependesse,os judeus que ate então eram religiosos,não aceitaram a sua pregação,sendo que João pregava as Palavras vindas de Deus.
Porém,muitos que não eram judeus,e eram conhecidos por gentios e pecadores(ou os publicanos,cobradores de impostos que eram ladrões,e meretrizes que eram prostitutas,da parábola),ouvirão a pregação de João Batista e se arrependeram e se converteram a Deus e foram batizados.
E era isso que Jesus estava querendo nos dizer através desta parábola,muitos podem ate ser religiosos,podem ate ter sido batizados,aceito a Jesus em suas vidas,mas se eles não mudarem realmente em seu caráter,seu coração e buscar ser o que Deus deseja que sejam,não serão salvos.Serão como o filho que disse que ia ao pai trabalhar na vinha e não foi.

Mas aquele que se arrepende,por mais que tenha sido um grande pecador antes.Se arrependeu e buscou ao Senhor verdadeiramente e se converteu de seus maus caminhos e designo e passou a viver segundo Deus deseja que ele viva,ele será salvo.Esse é como o filho que foi desobediente ao pai,mas depois se arrependeu e foi trabalhar na vinha ,obedecendo ao pai.)

Linda palavra não é gente?
Podemos desejar várias coisas para nossas vidas,mas a principal delas é ser obediente ao nosso Deus que tem nos chamado para o arrependimento e transformação.
Deus abençoe a todos em nome de Jesus!!!



Nenhum comentário: