quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Estudo da carta de 2 Timóteo capítulo 2

Oi amigos, tudo bem?
A graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!
Continuando os estudo da carta de 2 Timóteo, hoje estaremos expondo o capítulo dois, onde Paulo falará com mais detalhes sobre as falsas doutrinas e falsos mestre que estavam diluindo o evangelho de Cristo na igreja em Éfeso.
(Oração)... Pai ,nos colocamos mais uma vez para estudarmos a tua palavra, sabemos o quanto ela nos é preciosa Senhor, por isso te pedimos ajuda-nos a compreendê-la e renova o temor do Senhor em nossos corações para que possamos, aplicar os teus ensinos em nossas vidas... Te agradecemos  Senhor, em nome de Jesus, amém! 

___ 2 Timóteo capítulo 2 ___

Dos versículos 1 ao 13 .... Os estímulos no combate da fé e no sofrimento por Cristo ___ Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.
E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.
Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seus objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.
Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.
O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.
Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas.
Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendentes de Davi, segundo o meu evangelho;
Pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada.
Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, como eterna glória.
Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele; também viveremos com ele;
se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;
se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.

(Paulo começa o capítulo 2, dando uma exortação para que Timóteo se mantenha firme na fé , se fortalecendo na graça que ele recebeu em Cristo Jesus.
Paulo recomenda a Timóteo para instruir outros na mesma fé que na qual ele tinha sido instruído por Paulo. Talvez Paulo estava se referindo de quando Timóteo foi ordenado a presbítero. Paulo esta aconselhando Timóteo a escolher homens fiéis e capazes que também pudessem instruir a outros na mesma fé.

Paulo faz a seguir como que três analogias a respeito daquele que segue a fé genuína.
Timóteo deveria participar dos sofrimentos de Paulo como um bom soldado que vendo seu companheiro ser atingido,continua a luta, se focando unicamente na vitória e não se deixando levar pelo mundo a sua volta, pois o único objetivo do soldado é cumprir as ordens de seu comandante.
E fala também sobre o atleta que se esforça na competição e segue a risca todas as normas para receber a vitória (1 Coríntios 9:25). E também sobre o lavrador que trabalha honestamente, e, é o primeiro a receber a recompensa do fruto quando esta no tempo da colheita.
Todas essas são comparações feitas por Paulo, de como um cristão deve proceder em sua vida depois de sua conversão, quando creu em Jesus e foi por Ele justificado.

Paulo fala para que Timóteo se lembra-se de Jesus Cristo, que foi ressuscitado entre os mortos, pois Jesus era o consumador da sua fé (Hebreus 12:2), seu sacrifício não se compara a nada que possamos passar em nossa caminhada cristã. 
Descendente de Davi, foi a promessa de Deus para Davi e todo Israel, que um dos seus descendentes reinaria eternamente (2 Samuel 7:12 ao 16) e isso era também o evangelho que Paulo pregava.
Paulo sabia que seus sofrimentos eram porque ele pregava o evangelho de Cristo Jesus e que por isso era tido em cadeias e como um malfeitor. Porém, ele sabia que nada disso podia algemar a palavra de Deus, por isso ele suportava todas as coisas, pelos eleitos, aqueles que desde da fundação do mundo tinham sido eleitos para salvação por meio de Jesus Cristo em eterna glória (Efésio 1:3 ao 5).

Os versículos 11, 12 e 13, talvez seja um hino cristão da época. Paulo diz que fiel era a letra deste poema ou hino, e vemos que fala unicamente de Cristo. Se morremos com ele (mortos para o pecado), também viveremos com ele (vivificados pela palavra e pelo Espírito); Se perseveramos, não desistimos, também com ele iremos reinar; Se o negamos, ele diante de Deus também nos negará (Mateus 10:32 e 33); E mesmo que agente seja infiel para com ele, ele sempre continuará sendo fiel, pois não pode negar a si mesmo, seu caráter.)


Dos versículos 14 ao 26 .... As falsas doutrinas e os falsos crentes. Como corrigi-los ___ Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.
Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto.
Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns.
Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.
Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas.
Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,
Disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
Mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.

(Paulo recomenda para que Timóteo desse testemunho, lembrasse aos irmãos diante de Deus de todas palavras por ele ensinadas, para que assim não viessem a se perder em discussões que nada aproveitavam, mas só causavam rebelião e revolta.

Timóteo deveria se apresentar como um obreiro aprovado, ou seja, deveria manejar bem as escrituras, para não ser envergonhado, e ter uma boa conduta na fé e na vida, para que ninguém tivesse do que acusá-lo.
Timóteo não deveria se envolver na conversas pervertidas e profanas, pois isso poderia o levar a se perder na impiedade. Paulo diz que essas conversas profanas eram como um câncer, que destrói e corroí e Paulo lembrou que tinha sido assim que Himeneu e Fileto tinham se perdido. 

Himeneu e Fileto provavelmente eram uns dos falsos mestres que estavam distorcendo o evangelho de Cristo na igreja de Éfeso. Eles pregavam que a ressurreição já tinha acontecido (1 Coríntios 15:12 ao 14) e muitos tinham se desviado da fé verdadeira por conta dessas falsas doutrinas.

Paulo diz que o fundamento de Deus tinha um selo, que Ele conhecia os que eram dele e que todo aquele que era dele, que confessava que Jesus Cristo era o Seu Filho, não poderia mais fazer parte da injustiça.
Paulo faz uma metáfora entre uma casa e seus utensílios e a igreja de Cristo. Assim como em uma casa tinham utensílios de ouro e de prata, que eram utensílios valiosos, também tinham utensílios de madeira e barro, que eram mais frágeis e de pouco valor. Os utensílios mais valiosos seriam usados com honra, porém os outros inferiores para desonra. 
Ou seja, a igreja, os templos podem possuir cristãos verdadeiros que são valiosos para o Senhor, como também falsos cristão que estariam reservados para o dia onde Deus derramará da sua ira (Colossenses 3:6).
A seguir Paulo usa a metáfora aplicando para cada cristão que se arrepende dos seus erros e busca a purificar-se dos seus maus atos. Esse poderá se tornar um cristão valioso, como um utensílio para honra, santificado para que Deus possa usá-lo para sua glória.

Paulo se dirige a Timóteo dizendo para que ele fugisse das paixões da mocidade. Lembrando que Timóteo era um jovem presbítero e poderia estar sujeito a isso, se não guardasse os conselhos de Paulo.
Timóteo deveria então seguir a justiça, a fé, o amor e a paz que possui os que tinham coração puro e invocavam o nome do Senhor (Romanos 10:13).
Ele também deveria rejeitar as questões loucas e absurdas, pois o fim delas eram contendas, brigas.
O servo do Senhor não poderia estar envolvido com discussões, mas deveria ser manso, paciente, ensinando sempre com mansidão, e tendo por expectativa que Deus possa conceder o arrependimento e o conhecimento da sua verdade para aquele que se opõem ao verdadeiro evangelho.
E, com a graça de Deus, o que antes se opunha ao evangelho, poderia voltar a ter equilíbrio e ser livre dos laços do diabo, que o tinha prendido para que fazer a sua vontade.)

Nenhum comentário: