quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 6



Oi amigos, a paz do Senhor Jesus esteja com todos!
Hoje iremos estudar o último capítulo da carta de 1 Timóteo e assim encerraremos esta carta e nos próximos estudos iniciaremos a carta de 2 Timóteo, se assim Deus quiser....
Vamos orar... Pai infinita é oh Senhor as tuas muitas misericórdias, Tu Senhor também é conhecido por sua grandeza e soberania, diante de Ti nos colocamos Senhor, para meditarmos em tua palavra, ensina-nos oh Senhor pelo amor do teu nome, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém!

___ 1 Timóteo capítulo 6 ___

Dos versículos 1 ao 2 ... Dos senhores e dos servos ___ Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
Também o que têm senhor fiel não o trate com desrespeito, porque é irmão; pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom serviço, é crente e amado. Ensina e recomenda estas coisas.

( Paulo aconselha que os servos fossem sinceros no servir aos seus senhores, de modo que assim ninguém teria do que falar mal da doutrina de Cristo e do nome de Deus.
Os que tinham senhores irmãos da mesma fé em Cristo deveriam trabalhar ainda com mais zelo pelo seu senhor por compartilharem da mesma fé em Cristo Jesus. 
Paulo também dá conselhos aos servos, em sua carta aos Colossenses 3:22, dizendo que eles deveriam obedecer aos seus senhores, não servindo somente para agradar, mas com o coração sincero, sempre temendo ao Senhor.)

Dos versículos 3 ao 10... Os falsos mestres e os perigos da riqueza ___ Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de quem nascem invejas, provocações, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.
Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.
Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
Ora, os que querem  ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens em ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 

( Paulo dá características dos falsos mestres, eram homens que estavam pervertendo a doutrina da piedade, que eram os ensinos de Cristo Jesus. Eram pessoas arrogantes, que não entendiam as verdades da doutrina da graça, mas gostavam de discussões, provocando sempre invejas, suspeitas, provocações e difamações.
Tinham suas mentes fechadas e pervertidas para a verdade do evangelho e acreditavam que a piedade, o evangelho da graça, era uma fonte de lucro para eles.
Na verdade a piedade é fonte de grande lucro para nós sim, só que não da maneira com que os falsos mestres criam e ensinavam. O lucro que podemos ter da piedade é a salvação pela graça de Deus(Efésios 2:8), e para os que perseverarem ate o fim(Mateus 24:13)
Tudo que possuímos neste mundo nada levaremos no dia da nossa morte, temos que estar contentes em termos o que comer e no que nos vestir. O evangelho de Cristo Jesus não nos prometeu fartura e riquezas(João 16:33), mas claro que Deus pode conceder sim estas coisas para aqueles que forem obedientes as suas leis(Salmo 1:2 ao 3), porém, não é esse o sentido do evangelho. A promessa é a salvação, o perdão de nossos pecados, uma vida eterna ao lado do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo(Romanos 6).

Paulo diz que os que queriam ficar ricos corriam um grande risco de se perderem, por caírem em tentação, pelas suas próprias cobiças, tornando-se fracos e incapazes de saírem do buraco em que entraram.
Os que amam mais o dinheiro do que a Cristo, se perdem da verdadeira fé, foi o que aconteceu com os falsos mestres em Éfeso.
Quando Jesus disse que ninguém poderia servir a dois senhores,(Mateus 6:24) estava justamente se referindo aquele que serve ao dinheiro e se torna escravo dele.
A ganância fez muitos se perderem na igreja em Éfeso, pois caíram por suas cobiças ao dinheiro, se desviando do evangelho da graça.)

Dos versículos 11 ao 16... Apelo para Timóteo ___ Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também fostes chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todos as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão;
que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo;
a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;
o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

(Paulo exorta a Timóteo para que ele fuja dos enganos pela qual os falsos mestres e alguns irmãos tinham caído.
Mas ele como um homem de Deus, deveria seguir a justiça: seguindo os mandamentos de Deus e andando em retidão; seguir a piedade: tendo devoção pelo caminho da graça; seguir a fé e o amor: a fé a qual foi lhe dado por Deus e, praticando o amor através do ministério e vida cristã; seguir a constância: sendo perseverante na fé a qual ele foi chamado; seguir a mansidão: andando em paz, dominando suas emoções com calma e tranquilidade(Gálatas 5:22).
Paulo chamou a Timóteo para que ele não ficasse acomodado, mas viesse a exercer a fé como um soldado, que sempre esta armado e vigilante.
Assim Timóteo tomaria posse da vida eterna, a qual esta reservada para os que creem(Tito 1:2 e João 3:16), e para isso Paulo lembra a Timóteo da confissão de fé que ele tinha feito diante de muitas testemunhas, referindo-se ao batismo de Timóteo ou uma situação a qual ele confessou sua fé em Jesus Cristo.
Paulo diz a Timóteo que os conselhos dele eram apresentados diante de Deus e de Jesus Cristo, que tinha feito a confissão diante de Pôncio Pilatos (Mateus 27:11 e Marcos 15:2).
Mais uma vez Paulo exorta a Timóteo a se manter firme na fé, guardando os mandamentos de Deus, sem manchas e sem motivo de ter do que acusá-lo e mantendo-se assim ate a vinda de Cristo Jesus(Mateus 16:27), quando em sua vontade Soberana, Deus o revelar.
Reis dos reis e Senhor dos senhores, é um título dado a Jesus(Apocalipse 19:16). E Paulo termina o versículo com um louvor a Deus por sua imortalidade, expressão de glória, e luz inacessível.)

Dos versículos 17 ao 19... Acerca dos ricos ___ Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;
que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;
que acumulem para si mesmos tesouros, sólidos fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.

(Paulo aconselhou aos que na igreja eram ricos, para não apoiarem sua confiança nas suas riquezas, mas suas esperanças deveriam estar sempre em Deus, que nos dá o que precisamos segundo a sua vontade(Mateus 6:33).
Paulo os aconselhou a serem bons, generosos, sempre dispostos a repartir, agindo assim acumulariam um verdadeiro tesouro para a vida eterna(Mateus 6:19).)

Dos versículos 20 ao 21... O conselho final e a bênção apostólica ___ E tu, ó Timóteo, guarda o que foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam,
pois alguns, professando-o, se desviaram da fé. A graça seja convosco.

(Terminando o capítulo Paulo lembra a Timóteo da importância de guardar seus conselhos dado em toda a epístola de 1 Timóteo, evitando conversas inúteis e profanas e tudo que se levantasse contra ao evangelho de Cristo, pois agindo assim muitos tinham se perdido da fé.
Paulo termina deixando a graça com Timóteo)

Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser...


Nenhum comentário: