segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Estudo da carta de 2 Timóteo capítulo1

Oi amigos!
A graça e a paz do nosso Senhor Jesus!
Hoje começaremos os estudos sobre a carta de 2 Timóteo e veremos mais uma série de conselhos de Paulo ao jovem Pastor Timóteo.
(Oração)... Pai, esta é a tua palavra, na  qual, desejamos conhecer, pois sabemos que ela é a tua verdade revelada. Ensina-nos oh Senhor,  as tuas verdades e nos ajude a vivê-la a cada dia, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém! 


__ 2 Timóteo capítulo 1 __


Dos versículos 1 ao 2... Prefácio e saudação ___ Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus,
ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

(Paulo inicia sua epístola, com uma saudação pessoal ao seu jovem  filho ou discípulo na fé, Timóteo. Lembra a Timóteo da promessa de salvação de Deus para eles e todos que creem em seu Filho Jesus e termina abençoando Timóteo com a graça, misericórdia e paz de Deus Pai.)


Dos versículos 3 ao 5... Ação de graças ___ Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.
Lembrando das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria
pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo  de que também, em ti.

(Um dos objetivos de Paulo nesta carta também era pedir para que Timóteo fosse encontrar com ele. Paulo estava preso e por isso alguns tinham o abandonado(2 Timóteo 1:15), mas em Timóteo Paulo via um irmão com fé genuína. 
Paulo diz sempre lembrar de Timóteo em suas orações noite e dia e de seus sofrimentos e diz estar ansioso por rever seu filho na fé, Timóteo. O encontro com Timóteo, traria grande alegria a Paulo, pois sabia que podia confiar nele como irmão da mesma fé em Cristo Jesus. Paulo sabia que sua fé era verdadeira e que isso também era pelo fato de Timóteo ter tido uma boa base familiar, por ter crescido e sido educado em um lar cristão, pois a avó e a mãe de Timóteo tinham uma fé verdadeira em Cristo Jesus. Seu pai sabemos que era grego(Atos 16:1), mas provavelmente não possuía a mesma fé que sua esposa e sogra, pois isso não é retratado por Paulo em suas cartas.)

Dos versículos 6 ao 14... A prática do zelo, da firmeza e da fidelidade ___ Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,
que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
e manifestada, agora, pelo, aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,
para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre
e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.
Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.
Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.

(Paulo exorta Timóteo para que ele reavivasse o dom de Deus que ele havia recebido através de oração e imposição das mãos do próprio Paulo.
Talvez Timóteo não estivesse desenvolvendo o dom que havia recebido com tanto zelo como no princípio, e Paulo o incentivou a buscar o renovo, deste dom dado por Deus.
A igreja em Éfeso ainda passava por problemas criados pelos falsos crentes e suas falsas doutrinas(2 Timóteo 2:14 ao 26) e isso exigiria de Timóteo pulso firme e autoridade de Deus para corrigi-los, por isso Paulo lembrou a ele que Deus não tinha dado a eles espírito de covardia, mas de poder (autoridade), de amor (piedade) e moderação (domínio próprio).

Paulo diz a Timóteo para que ele não se envergonhasse do evangelho de Cristo, nem mesmo dele, por estar preso, mas Timóteo deveria participar dos sofrimentos com Paulo, pois eram em favor do evangelho de Cristo. Pois Deus em seu poder, os havia chamado para uma vida santa, não por eles terem feito algo para merecer o chamado de Deus, mas sim pela determinação de Deus, sua vontade e graça, que foi dado a eles por sua fé em seu Filho Jesus.
E tudo isso era plano de Deus desde da fundação do mundo, mas só veio a se manifestar quando o Senhor Jesus apareceu como Salvador. O Senhor Jesus destruiu o poder da morte através de sua morte e ressurreição, revelando a vida eterna para os que creem Nele.
Paulo foi escolhido por Deus com o propósito de pregar o evangelho, era um apóstolo de Cristo e sabia que todos os seus sofrimentos eram pela grande responsabilidade recebida, mas isso não o envergonhava pelo contrário, Paulo sabia e conhecia aquele a qual ele cria e pregava, e sabia que Deus era poderoso e o recompensaria no final de tudo.
Paulo diz a Timóteo para ele manter o padrão dos ensinos que ele havia recebido, guardando a fé e o amor em Cristo Jesus e o Espírito Santo que manteria vivo dentro dele as sãs doutrinas de Cristo.)


Dos versículos 15 ao 18... A situação do apóstolo preso e o procedimento de alguns de seus colaboradores ___ Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes.
Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas;
antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar.
O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor. E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso.

(Paulo lembra a Timóteo dos irmãos que haviam o abandonado por ele estar preso e citou o nome de Fígelo e Hermógenes.
Paulo também reconhece a ajuda e o zelo da parte de Onesíforo. Ele não se envergonhou da situação que Paulo encontrava, mas fez de tudo para o animá-lo. 
Paulo termina este primeiro capítulo orando a Deus por suas misericórdia sobre a vida de Onesíforo.
Onesíforo também foi um grande colaborador na igreja em Éfeso, onde Timóteo se encontrava.)

Nenhum comentário: