terça-feira, 28 de maio de 2013

Lucas capítulo 14... A cura de um hidrópico





Oi amigos que a paz e a graça de Deus esteja com todos em nome de Jesus!
Tudo bem com vocês?
Hoje vamos estudar mais uma cura realizada por Jesus e aprender um pouco mais de como Jesus se comportava em meia a tantas pessoas que procuravam à Ele.
Na bíblia diz:Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor( Oséias 6:3)......  Então nossa busca para conhecer a Deus,deve ser contínua...a cada dia... Então vamos orar para podermos estudar a Palavra de Deus: Senhor,Deus e Pai ,nos colocamos em tua presença para aprender um pouco mais da tua Palavra e te conhecer através dela, conceda-nos teu Espírito para que possamos entendê-la , em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos,amém!

___Lucas capítulo 14 ___


Dos versículos 1 ao 6 .... A cura de um hidrópico ___Aconteceu que, ao entrar ele num sábado na casa de um dos principais fariseus para comer pão, eis que o estavam observando.
Ora, diante dele se achava um homem hidrópico.
Então, Jesus, dirigindo-se aos intérpretes da Lei e aos fariseus, perguntou-lhes: É ou não lícito curar no sábado?
Eles, porém, nada disseram. E, tomando-o, o curou e o despediu.
A seguir, lhes perguntou: Qual de vós, se o filho ou o boi cair num poço, não tirará logo, mesmo em dia de sábado?
A isto nada puderam responder.

(No versículo 1 fala que Jesus entra na casa de um dos principais dos fariseus para comer pão em dia de sábado.
A refeição do dia de sábado era muito importante,a comida era preparada no dia anterior e no dia de  sábado comia com a família e amigos (Êxodo 20:8)e (Deuteronômio 5:12 ao 15).
Jesus não era amigo dos fariseus,não porque Ele não queria, pelo contrário eram os fariseus e escribas que perseguiam a Jesus para ter com que acusá-lo.Eles não criam em Jesus como sendo o Filho de Deus.
Mas aqui vemos que um dos fariseus e ainda um dos principais deles convidou Jesus para comer em sua casa, uma refeição que seria reservada somente para a família e amigos, se eles não gostavam de Jesus o porque fizeram isso?

Veja bem, no final do versículo 1 diz que eles observavam a Jesus, lembrando que este era o dia de sábado, um dia reservado para O Senhor, eles procuravam observar a Jesus para ver se Ele iria quebrar uma das Leis do dia de sábado.
Lembrando que Deus tinha dado através de Moisés as Leis para que o povo judeu observasse ,fazendo isso para Deus (Deuteronômio 5:12 ao 15).
Bom, mas com o passar dos anos os escribas, homens instruídos da lei e que eram responsáveis também por interpretar as Leis, eles acrescentaram um monte de doutrinas criadas por eles, sobrecarregando e tornando as Leis de Moisés complicada e difícil (Mateus 15:1 ao 9) e (Lucas 11:45 ao 52).

Diz também que diante de Jesus tinha um homem hidrópico ( Pessoa que sofre de hidropsia, doença que consiste no acúmulo de líquido e inchaço no corpo ou numa das partes. Procurando fotos desta doença no google pude ver que ate crianças podem nascer com essa doença e a aparência é de um inchaço avermelhado,onde a pele chega ate a rachar).
Quando Jesus viu este homem ,sentiu de curá-lo. Este homem não pediu para ser curado, mas Jesus o curou porque teve compaixão dele e também porque queria mostrar aos escribas e fariseus, e aos que estavam presentes o verdadeiro propósito de Deus em cumprir e viver as Leis.

Jesus se dirigiu aos escribas (intérpretes da Lei ) e aos fariseus e perguntou a eles se era permitido ou não curar no sábado.
Eles não disseram nada em resposta a pergunta de Jesus, então Jesus curou o homem hidrópico e o despediu.
Depois que curou o homem, Jesus fez uma nova pergunta para os escribas e fariseus. E perguntou se qual deles que estavam ali se o filho ou o boi caísse em um poço, não tiraria logo, mesmo que fosse no dia de sábado?
E eles nada puderam dizer a Jesus.

A pergunta de Jesus veio para confrontar a maneira egoísta com que eles viviam as Leis e o dia de sábado.
Jesus usou dois termos que sabia ser importantes para eles, um filho que fariam com que eles fossem movidos pelo sentimento e um boi, que fariam com que fossem movidos pelo bem material.
Isso ate não seria errado, deles salvar um filho ou um boi, mas o fato é que aquilo que era para favor deles eles não se preocupavam se estavam ou não quebrando as Leis, mas se fosse para ajudar o próximo daí já não fariam porque estariam quebrando as Leis.

Nas leis de Moisés não proíbe alguém de ser curado em dia se sábado, pelo contrário é um dia dedicado a Deus onde deve se fazer o bem em louvor à Deus.
Mas como disse a cima os escribas, intérpretes da Lei, acrescentaram muitas coisas sobre as Leis e uma dessas coisas foi que, não podia curar em dia de sábado, ao menos que esta pessoa estivesse a beira da morte.
Então a cura realizada por Jesus sobre o homem hidrópico fazia com que Jesus estivesse quebrando as Leis, não as de Deus mas as que eles acrescentaram sobre as Leis, porque este homem hidrópico não estava a beira da morte, o que parece é que ele estava ali para comer junto com eles.
Os escribas e fariseus criaram tantas regras e doutrinas sobre as Leis que os tornaram cegos para as verdadeiras Leis de Deus, as que Jesus ensinava.)

Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....





9 comentários:

Unknown disse...

simples e direto.. vivemos assim ainda hoje, uns tentando servir a Deus e outros criando sistemas fechados.

Dayane CH disse...

É verdade irmão... o evangelho hoje esta sendo mais egocêntrico do que Cristo centro.

walbercarvalho57@gmail.com disse...

São muitos que estão assim dentro das igrejas, não fazem e críticam quem quer fazer. São os verdadeiros pedras de tropeços (fariseus).

walbercarvalho57@gmail.com disse...

São muitos que estão assim dentro das igrejas, não fazem e críticam quem quer fazer. São os verdadeiros pedras de tropeços (fariseus).

Unknown disse...

Parabéns pela bela explanação da palavra.Deus o abençoe. Até a próxima.

Unknown disse...

Bem explanado a palavra de Deus
Só não entendi quem não quer
Pois foi bem edificante
Show
Que Deus continue lhe abençoando e lhe dando esse discernimento e a sabedoria de Deus
Shalon graça e paz

Unknown disse...

Muito bom esse estudo gostei parabens Deus abençoe

Unknown disse...

Maravilhoso estudo

Unknown disse...

Como faço pra receber os estudos do velho Edo novo testamento