Oi amigos!
Que a graça e a paz do Senhor esteja com todos em nome de Jesus!
Hoje estaremos estudando uma libertação e uma cura, operadas por Jesus.Temos estudado as curas do livro de Lucas,mas esta cura em especial estaremos estudando em Marcos,porque Marcos foi mais detalhista ao contar sobre esta cura.Confesso que fico feliz por estar estudando esta cura em especial,pois creio que ela mostra e nos revela tantas coisas para nos ajudar em nossa caminhada cristã.
Então vamos orar ao Pai..... Pai em nome de Jesus nos colocamos diante a tua presença através de tua Palavra e pedimos Senhor que nos ensine ela e traga fortalecimento para nossa fé,em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos,amém!
__Marcos capítulo 9 __
Dos versículos 14 ao 29 .... A cura de um jovem possesso ___Quando eles se aproximaram dos discípulos,viram numerosa multidão ao redor e que os escribas discutiam com eles.
E logo toda multidão, ao ver Jesus, tomada de surpresa, correu para ele e o saudava.
Então, ele interpelou os escribas: Que é que discutíeis com eles?
E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo;
e este, onde quer que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei aos teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam.
Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo.
E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando.
Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde da infância, respondeu;
e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.
Ao que lhe respondeu Jesus: Se tu podes! Tudo é possível ao que crê.
E imediatamente o pai do menino exclamou(com lágrimas): Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!
Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele.
E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem; Morreu!
Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.
Quando entrou em casa, o seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum.
(Bom, para entendermos o que estava acontecendo quando Jesus desceu do monte vou relatar o que fala em uns versículos anteriores.
Jesus chamou três de seus discípulos, Pedro, Tiago e João seu irmão e levou-os consigo a um alto monte para orarem.E quando estavam no monte Jesus foi transfigurado na frente deles e suas roupas ficaram resplandecentes e apareceu entre eles Elias e Moisés que falavam com Jesus e uma nuvem os envolveram e dela saiu uma voz que dizia: Este é meu Filho amado a ele ouvi.
Pedro ,Tiago e João tiveram uma experiência maravilhosa ao contemplarem a presença de Deus, e testemunharam da confissão do Pai, Deus sobre seu Filho Jesus (Marcos capítulo 9:2 ao 8).
Mas nove de seus discípulos haviam ficado, e não tinham subido com ele ao monte, fora os muitos discípulos que o acompanhava em seu ministério, e foi quando aconteceu o que lemos a cima: veio ate eles um homem pedindo para que eles expulsassem o demônio de seu filho e eles não conseguiram. Vendo os escribas que os discípulos não puderam expulsar o demônio do jovem, começaram a discutir com eles sobre o ocorrido.
Os escribas eram homens estudados que conheciam muito bem as leis e os profetas e embora soubessem que as lei e os profetas falavam sobre a vinda do Messias ,eles não receberam Jesus como o Messias, achavam que ele era mentiroso e que ele blasfemava contra Deus. Eles sempre seguiam a Jesus, com o intuito de achar nele algum motivo para o acusá-lo.
Então conhecendo como os escribas eram, sabemos que o que eles falavam para os discípulos em discussão como diz a cima deveria ser algo para acusá-los,talvez, por não terem conseguido expulsar o demônio do jovem.
E quando Jesus desce do monte com os três discípulos Pedro, Tiago e João encontra os escribas discutindo com seus outros nove discípulos e uma multidão que cercava a eles.
Quando a multidão vê a Jesus ficam surpresos,talvez porque não esperavam que ele pudesse chegar naquele momento e Jesus pergunta aos escribas o porque deles estarem discutindo com os discípulos e então um dos que estavam na multidão conta a Jesus sobre seu filho.
O pai então conta a Jesus que tinha rogado aos seus discípulos para que eles pudessem expulsar o espírito mudo de seu filho, mas eles não puderam expulsar e Jesus ao ouvir isso diz que eles eram uma geração incrédula e que ate quando ele estaria com eles e eles ainda sofreriam?
Jesus deveria ter percebido a falta de fé de todos que ali estavam em crer que ele era mesmo o Filho de Deus, o Messias, enviado por Deus para libertar seu povo.
Este homem tinham um filho que desde de pequeno sofria de possessão demoníaca e este espírito o deixava surdo e mudo e quando o possuía fazia com que ele tivesse convulsões,ao ponto de quase o matar por atirá-lo ao fogo e também na água.(Vemos isso quando Marcos descreve que o jovem quando tomado pelo espírito ,rilhava os dentes,espumava e definhava.Também no evangelho segundo Lucas capítulo 9 fala sobre a convulsão).
Tanto que quando o jovem é levado a presença de Jesus é tomado pelo espírito com violência e agitado e jogado por terra espumando.
O pai então pede a Jesus que se ele pudesse fazer algo por seu filho que tivesse compaixão e ajudasse a eles.E Jesus diz: Se tu podes! Tudo é possível ao que crê!
A resposta de Jesus ao pai revela a ele a sua falta de fé.Talvez pelo fato de os discípulos não terem conseguido expulsar o espírito de seu filho, isso tenha feito com que sua fé desse espaço para a incredulidade.
E então com lágrimas ele diz que crê e reconhece sua falta de fé pedindo a ajuda de Jesus.
Jesus então repreendeu o espírito surdo e mudo ordenando a ele que saísse do jovem e nunca mais entrasse nele.
O espírito agitou o jovem com tanta violência que ele caiu ao chão parecendo ate que estava morto.
E Jesus foi ate ele e pegou-o pela mão e o jovem levantou curado e liberto.
Quando Jesus foi para sua casa os discípulos perguntaram a ele em particular, o porque eles não tinham conseguido expulsar o espírito imundo do jovem e então Jesus responde a eles que aquele tipo de espírito não poderia sair se não fosse através de oração e jejum.
Quando Jesus expulsou o espírito diz que ele deu uma ordem ao espírito e esse o deixou.Jesus tinha autoridade sobre os demônios, ele ordenava,mandava e eles imediatamente obedeciam, porque reconheciam que Jesus era o Filho de Deus, podemos ver isso em várias passagens.
Os discípulos que tinham tentado expulsar o demônio do jovem não tinham ido com Jesus ao monte para orar. E pela maneira com que Jesus responde a eles deixa claro que faltava a eles esta dependência de Deus que era através da oração e também de jejum.
Porque quando Jesus separou os doze discípulos ele também deu autoridade a eles para repreender demônios ( Mateus 10:1 ) e no começo eles chegaram a ficar maravilhados porque os demônios saiam quando eles os expulsavam em o nome de Jesus.Mas eles devem ter deixado a dependência de Deus através da comunhão da oração e isso fez com que a fé deles se esfriasse e por isso não conseguiram expulsar o espírito maligno.)
Esta passagem é uma passagem para meditarmos bastante,porque através dela podemos aprender muitas coisas importantes.
Podemos ver como um espírito demoníaco pode agir na vida de uma pessoa,causando ate uma enfermidade e que pode ate tentar contra vida da pessoa possessa.
Podemos ver que por mais que possamos passar por dificuldades em busca de uma cura ou libertação não devemos deixar de crer que tudo é possível para Deus.
Vemos também que temos que reconhecer nossas fraquezas diante de Deus, mesmo que seja a falta de fé.
E por último a importância de mantermos a comunhão com o Deus através da oração ,jejum e acrescento ainda a meditação da sua Palavra.
Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....
2 comentários:
Querido DEUS seja louvado, pelo maravilhoso Artigo. Simples e poderoso como de fato a palavra É.
DEUS te bendiga.
Digo: querida Irmã.
Postar um comentário