sábado, 25 de maio de 2013

Lucas capítulo 11...A cura de um endemoninhado mudo. A blasfêmia dos fariseus. Jesus se defende.



Oi amigos,tudo bem?
Que a graça e a paz do Senhor esteja com todos em nome de Jesus!!!
Continuando nossos estudos sobre as curas realizadas por Jesus,hoje veremos uma enfermidade também causada por um espírito maligno e acompanhado desta cura, veremos a rejeição sofrida por Jesus pelos fariseus e a defesa de Jesus.
Então,vamos orar para que o Senhor nos conceda a sua graça para que possamos estudar a Palavra Dele.
Pai,em nome de Jesus nos colocamos mais uma vez diante de ti Senhor,para meditarmos e aprendermos da sua Palavra.Ajuda-nos Senhor,para que ela possa produzir frutos em nossas vidas.Te agradecemos em nome de Jesus,amém!

___Lucas capítulo 11___

Dos versículos 14 ao 23 ...A cura de um endemoninhado mudo.A blasfêmia dos fariseus. Jesus se defende ____

 ___De outra feita,estava Jesus expelindo um demônio que era mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo passou a falar; e as multidões se admiravam.
Mas alguns dentre eles diziam: Ora, ele expele os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios.
E outros, tentando-o, pediam dele um sinal do céu.
E, sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e casa sobre casa cairá.
Se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Isto, porque dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.
E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam seus filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.
Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.
Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens.
Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.
Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

(Jesus estava curando um homem que era mudo devido a uma possessão demoníaca.
E ao expulsar o demônio do homem ele passou a falar e todos que estavam presentes ficaram admirados com esta cura.
Gostaria de abrir uma explicação sobre este assunto,neste caso ,como também em algumas outras curas que vemos na bíblia a enfermidade era de origem demoníaca,mas nem toda enfermidade vem de demônios, temos também enfermidades naturais do homem pela origem do pecado de Adão (Romanos 5:12 ao 21).

Mas voltando ao estudo, vemos que, alguns também dos que estavam presentes e puderam testemunhar da cura operada por Jesus ,usaram desta cura para acusar Jesus.
Eles ate reconheciam que Jesus expulsava demônios, mas o acusava de expulsar o demônio pelo poder de Belzebu, um deus pagão daquela época, mas nos dias de hoje é um nome também atribuído ao próprio Satanás.
Ou seja, eles estavam acusando Jesus de expulsar demônios pelo poder de Satanás, algo que não tinha nenhum sentido, como vemos na própria defesa de Jesus.

Eles continuaram dizendo a Jesus que queriam um sinal do céu.Jesus sabia o que eles estavam pensando e pretendendo com tudo aquilo e então começou a se defender e mostrando para os que estavam presentes que a acusação dos fariseus era ate mesmo absurda.

E então Jesus disse que se um reino se dividi contra si mesmo não tem como este reino continuar a existir.Ou seja, eles acusavam Jesus de expulsar os demônio pelo poder de Satanás, mas se os demônios são espíritos malignos que servem a Satanás, como pode Satanás expulsar um espírito de um homem sendo que este esta servindo a vontade dele.
Isso seria como um reino dividido contra si mesmo, ou que se levanta contra suas próprias obras.

E Jesus continuou dizendo que se eles diziam que Ele expulsava os demônios pelo poder de Belzebu (Satanás), por quem então expulsava os demônios os filhos deles?
Os seguidores dos fariseus também expulsavam demônios ,então se eles acusavam Jesus de expulsar demônios pelo poder de Satanás, então os filhos ou seguidores deles também eram culpados. 
Com a acusação deles contra Jesus colocava eles mesmo uns contra os outros.Por isso Jesus disse que os próprios filhos deles seriam seus juízes,ou julgariam eles pelo que eles estavam falando.

Jesus disse que se porém ele expulsava os demônios pelo dedo de Deus,ou pela obra do próprio Deus, então era chegado o reino de Deus sobre eles.
Com certeza Jesus não expulsava demônios pelo poder de Satanás, mas pelo poder de Deus e isso deixava claro que Deus estava com Jesus fazendo a sua obra e não precisava de nenhum outro sinal do céus.
Todos os milagres que Jesus operava era uma evidência do reino de Deus,mas muitos deles, como os fariseus, estavam com seus olhos fechados e impedidos de crer que Jesus era o Filho de Deus, e tudo que fazia era para cumprir a vontade de seu Pai.

Na continuação Jesus usa uma parábola para explicar o que tinha acontecido.Jesus fala de um homem valente, que bem armado guarda a sua casa e seus bens, e chegando um mais valente que ele, vence-o tira suas armas e divide seus bens.
Aqui nesta parábola o valente que esta armado e guarda a casa e seus bens ,é o demônio que quando entra em uma pessoa tem todo poder sobre ela e ainda esta armado. 
O outro que é o mais valente é Jesus que tem poder sobre os demônios para desarmá-los e ainda tomar posse sobre os bens que eles tomavam conta, a pessoa.

Por isso é muito importante quando um espírito maligno sai de uma pessoa ela deve buscar dedicar sua vida para Deus. Vivendo com o propósito de cumprir a vontade de Deus ,servindo a Ele. Isso fará com que Deus guarde a vida desta pessoa contra todo espírito maligno( Lucas 11:24 ao 26).

Jesus termina dizendo que quem não é com Ele se coloca contra Ele e aquele que com Ele não ajunta separa.
Ou seja, só existem dois caminhos: O caminho do reino que é andar com Jesus, pois a própria bíblia, que é a Palavra de Deus diz que Jesus é O caminho, A verdade e A vida.
E existe o caminho do mau,da perdição que é andar fora da vontade de Deus e por consequência servindo a Satanás.)

A Palavra de Deus nos ensina muitas coisas, e deixa claro a diferença daquele que vive para fazer a vontade de Deus e daquele que não vive, e os riscos que acaba correndo estas pessoas, por estarem  longe de Deus.
Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....


2 comentários:

Nívea disse...

Obrigada por disponibilizar um estudo cheio de riqueza nas palavras e ao mesmo tempo humildade

Anônimo disse...

Muito bom