sábado, 9 de junho de 2012

Estudo do capítulo 5 do livro Evangelho segundo João...



Olá pessoal,tudo bem?
Que a paz do Senhor seja com todos!!!!
Desejo que estes estudos possam levar vocês mais perto de Deus!
Pois creio que, quando conhecemos a bíblia, que é a palavra de Deus, também conhecemos à ele, porque ele se revela por meio da sua palavra!!!
Então vamos a mais um estudo e que Deus em sua divina misericórdia conceda a cada um de nós o entendimento deste estudo para entendermos a sua palavra, em Nome de Jesus!!!!

A cura de um paralítico,versículos de 1 a 18....Aqui fala de um tanque existente junto a uma das entradas que tinha nos muros da cidade de Jerusalém. Esta entrada era conhecida como a porta das ovelhas.
Este tanque era um dos reservatório feitos pelos judeus para colher água da chuva, para ser usado para o próprio consumo.
Este tanque era também conhecido por seus milagres. Pois eles acreditavam que de tempo em tempo um anjo descia para agitar as águas do tanque e o primeiro que ali entrava era curado de suas doenças. Por isso ficava ali a volta do tanque vários doentes esperando uma oportunidade para serem curados e este paralítico era um deles.
O texto fala que ele estava ali a 38 anos esperando para ser curado, mas sua própria doença parece que o impedia de chegar ao tanque rápido para que fosse curado.
Jesus ao ver aquele homem, sabendo de seu sofrimento foi  ate ele e perguntou:Queres ser curado?....O homem achando que Jesus falava da cura ao entrar no tanque, responde se justificando do que o impedia de ser curado.
Mas Jesus sem nada dizer sobre o que ele disse, diz à ele:Levanta-te, toma sua cama e anda. Ao ouvir isso o homem sentiu que estava curado e pegou sua cama e saiu andando.(a cama deveria ser um tapete usado para deitar,ou ate mesmo uma esteira)
Os judeus ao ver aquele homem carregando sua cama em dia de sábado, chega ate ele e questiona o porque dele estar carregando sua cama em dia de sábado.(os judeus eles viviam sobre as leis de Moisés,eles cumpriam os 10 mandamentos. E nos 10 mandamentos fala que Deus após ter criado o mundo, no sétimo dia descansou. O sétimo dia era o sábado dos judeus e no dia de sábado eles não faziam nada. Era um dia dedicado para Deus).
E o homem respondeu à eles que aquele que tinha curado ele, tinha lhe falado para pegar sua cama e andar, e por isso ele o fez. Os judeus queriam saber quem era este homem que tinha falado isso à ele, mas ele não sabia que era Jesus.
No templo, o homem encontra novamente com Jesus e Ele diz ao homem:Olha como você já foi curado, não peques mais, para que não aconteça coisa pior a você.(Na verdade o que Jesus queria falar com essas palavras é que se ele pecasse poderia sofrer o juízo de Deus, prestar conta do seu pecado).
Quando o homem então, fica sabendo, que foi Jesus quem o curou,vai e fala para os judeus. Os judeus de novo começa a criticar o que Jesus fez e a julgá-lo e crescia a vontade deles de matar Jesus. Mas o que eles não sabiam é que Jesus fazia tudo o que Deus lhe falava.

Jesus explica sua missão,versículos de 19 a 47....(Estes versículos vou explicar de forma diferente)
Os judeus ,eles não entendiam o que Jesus falava ou fazia,e tudo o que Jesus fazia ,eles recebiam como uma afronta ao que eles acreditavam.
Os judeus conhecia a bíblia que era conhecidas como escrituras naquela época e era composta apenas do velho testamento. E conhecendo a bíblia eles sabiam que ela falava da vinda do Messias (Jesus),e eles o esperavam.
Mas o que aconteceu foi que, quando Jesus veio, eles não o receberam como o Filho de Deus, o Messias, não creram em Jesus, nem por suas palavras, nem por suas atitudes que revelavam à Deus.

Os judeus estavam com suas cabeças tão presas a doutrina da religião que eles viviam, que deixaram de viver uma fé verdadeira quando esta fé foi apresentada à eles por Jesus.
Eles ficaram presos as leis que Moisés tinha deixado para que eles cumprisse.
Mas talvez você pense, mas as leis de Moisés (os 10 mandamentos)não foi Deus quem entregou à Moisés. Sim foi!!! Mas foi a forma errada dos judeus interpretar as leis que fez com que ela perdesse seu sentido; E além do mais os chamados mestres da lei acrescentaram muitas coisas as leis que eram interpretações deles próprios e não de Deus para seu povo.
Eles usavam as leis para os seus próprios interesses, cumpriam as leis como um mero ritual, buscando glória para eles.
E foi por isso que Jesus veio, para mostrar que se a lei não fosse cumprida, visando o amor à Deus e ao próximo, ela de nada adiantaria.
Eles tinham um coração tão duro que questionava Jesus por tudo o que Ele fazia. Mesmo Jesus fazendo coisas boas para as pessoas, falando do amor de Deus, eles não acreditavam que Ele era o Filho de Deus e que tudo o que Ele fazia e falava era porque Deus tinha lhe falado. Pois Jesus era o Deus que se fez homem.

No versículo 25,Jesus fala dos mortos que ao ouvir sua voz viverá...Há duas maneiras de ver este versículo,e a primeira é de Jesus se referindo aos mortos espirituais. Aqueles que viviam uma vida de pecado, mas ao encontrar Jesus,ouvir suas palavras,receberam vida eterna.
Mas também fala sobre o juízo final.Quando Jesus vier buscar todos aqueles que o receberam em seus corações,se arrependeram de suas vidas de pecado e buscaram uma vida que agradasse à Deus.Estes mesmo depois da morte,ouvirão a voz de Jesus em seus túmulos e ressuscitaram e irão ao encontro Dele.
Muitos temem o juízo de Deus,mas na verdade quem nos julgará será o próprio Jesus que recebeu esta autoridade de Deus.E Jesus julgará segundo a palavra de Deus.

No versículo 38 Jesus diz aos judeus que eles não tinham a palavra de Deus permanente com eles, porque eles não acreditavam que Ele era o Messias que as próprias escrituras falavam.Eles conheciam a bíblia, mas não entendia ela de verdade.

No versículo 45,Jesus fala que eles, os judeus, seriam julgados pelas suas próprias condutas em relação as leis de Moíses. Porque eles não cumpriam as leis para agradar a Deus, mas sim para se aparecer para os outros homens, mostrando serem religiosos.

Como escrevi antes,o que Deus queria dos judeus era uma fé verdadeira. E que eles vivessem uma fé para agradar à Ele. Sabe na verdade ate hoje tem muitos que pensam como os judeus daquela época...
Mas através de Jesus, nós temos a oportunidade de conhecer a bíblia hoje de maneira diferente. Através de Jesus recebemos o Espírito de Deus que nos da o entendimento de sua palavra.Tenho certeza que com estudo você tem visto que a palavra esta tão simples de entender agora. É por isso, pela sabedoria que o Espírito de Deus nos dá para compreender o que esta escrito.

Fiquem com Deus e ate o próximo estudo, Deus os abençoe em Nome de Jesus!!!!



Nenhum comentário: