quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estudo do capítulo 6 do livro Evangelho segundo João...



Oi gente,tudo bem com vocês?A Paz do Senhor para todos!!!

Oro a Deus para que este estudo esteja sendo maravilhoso para cada um de vocês,pois para mim tem sido e digo que tenho aprendido muito,glórias a Deus!!!

Então vamos a mais um estudo.O capítulo 6 de João é um pouco comprido por isso vou estar dividindo em dois estudos.Em Nome de Jesus que Deus conceda cada um de vocês e a mim a revelação de sua palavra e o amor por ela.Amém!!!!

Versículo 1 ao 15...A multiplicação de pães e peixes___Jesus atravessa o mar da Galileia com seus discípulos,e devido aos milagres que Ele tinha feito muitas pessoas estava o seguindo.Jesus sobe um monte com seus discípulos e a multidão atrás.Quando ele chega lá em cima se assenta e olha para a multidão de pessoas e diz a Filipe um de seus discípulos onde comprariam comida para alimentar tanta gente.Jesus já sabia o que iria fazer para alimentar eles,mas disse isso para testar a fé de Filipe.Filipe ao invés de crer que Jesus podia fazer um milagre para alimentar o povo,pois ele viu Jesus transformando água em vinho,mas Filipe foi racional naquele momento e disse a Jesus que nem uma quantia boa em dinheiro era suficiente para comprar alimentos para tanta gente.
André um dos discípulos,irmão de Pedro,teve atitude naquele momento e diz a Jesus de um rapaz que ali estava e tinha 5 pães e 2 peixes.
Jesus sem nada dizer do que Filipe e André tinha lhe dito,apenas diz aos discípulos para que pedissem ao povo que se assentassem.
Jesus pegou os pães,agradeceu a Deus e foi distribuindo cestos e mais cestos de pães para que os discípulos fossem dando ao povo e o mesmo Jesus fez com os peixes.
Eram em torno de 5 mil homens,mas poderia ter muito mais em números de pessoas,porque naquela época as mulheres e crianças não eram contatas.Todos comeram e se fartaram e Jesus depois pediu aos discípulos para que recolhesse os pedaços que sobraram,e eles encheram 12 cestos com as sobras dos pães.Agora olha que interessante,o que sobrou foi apenas os pães,os peixes que era um alimento que estraga com mais facilidade não fala que sobrou.Deus faz tudo perfeito ne!
Com mais este milagre o povo começou a crer que Jesus era um profeta que viria mesmo(Messias),e com isso pensaram em levar ele e fazer dele o rei de Jerusalém.
Jesus quando percebe a intenção deles,sai para orar.Jesus teve esta atitude porque sabia que não era este o plano de Deus para sua vida.

Versículo 16 ao 20...Jesus anda por sobre o mar___Já era atarde e os discípulos resolveram descer o monte e chegando ao mar já estava escurecendo e Jesus não tinha descido ainda,então pegaram um barco e foram para Carfanaum.Eles já tinha navegado bastante e o mar começou a ficar agitado por causa do vento.Foi quando viram Jesus vindo na direção deles,caminhando sobre as águas do mar,na verdade acharam que era um fantasma e ficaram com medo,mas quando estava mais perto Jesus disse para que eles não tivessem medo porque era Ele.Passando o susto ajudaram Jesus subir no barco.

Versículo 22 ao 40...Jesus o pão da vida___Quando amanheceu a multidão de pessoas percebendo que Jesus não estava ali,tomaram barcos e foram para Carfanaum.Chegando lá viram Jesus e foram perguntar como Ele tinha chego ali se não tinha ido no barco com os discípulos.Jesus não respondendo o que eles perguntavam,apenas diz que, eles foram atrás Dele porque tinham comido dos pães e tinham sido saciados.(O que Jesus queria dizer que eles tinham recebido a Ele,recebido suas palavras e a presença de Jesus era o que saciava a eles,dava paz e contentamento).
Jesus continua falando e diz:Trabalhai não pela comida que estraga,mas pela comida que leva a vida eterna.(Jesus estava dizendo o melhor trabalho que eles poderiam fazer era aquele que levasse a vida eterna,a salvação e isso só Jesus poderia dar a eles,porque Deus tinha confiado isso a Jesus.
Eles queriam saber o que poderiam fazer para obra de Deus e Jesus diz a eles que só deles crer que Jesus é o Filho de Deus eles já fazia a obra de Deus.
Mesmo Jesus tendo feito tantos milagres eles ainda falam para Jesus que milagre Ele poderia fazer para eles acreditassem que Ele tinha sido enviado por Deus.
Então o povo fala do milagre do deserto , quando o maná caiu do céu e alimentou seus antepassados(maná era uma farinha que alimentou o povo,esta em Êxodo 16.4 ao 15)
Eles estavam querendo comparar Jesus com Moises e Jesus fala a eles que o pão do céu não foi Moises quem deu a eles,mas o verdadeiro pão só Deus quem dá.Jesus se referia a Ele mesmo sendo o pão que desceu do céu enviado por Deus.
Então eles falam a Jesus para que dê a eles sempre deste pão.
Jesus então se apresenta como o pão,e diz que se eles crerem Nele e seguir Ele,jamais sentiram sede ou fome.
Jesus diz que mesmo eles vendo os seus feitos e o conhecendo eles não acreditavam Nele.E diz que há vidas,(pessoas que Deus tem separado no mundo todo).Essas vidas Deus confiou a Jesus.Essas pessoas irá ate Jesus e acreditaram Nele. Jesus guardará essas vidas da condenação,do (inferno)
Essa é a vontade de Deus e confiou isso a Jesus,vidas que foram separadas por Deus para receber Jesus,e entregar seu coração a Ele,negar a si mesmo,suas vontades para segui-lo e viver segundo Ele viveu,fazendo a vontade de Deus.
Estas vidas receberam a vida eterna e mesmo que estejam mortas quando Jesus vier buscá-las,elas serão ressuscitadas.

Vou dar uma pausa aqui no estudo do capítulo 6 do Evangelho segundo João.Deus os abençoe!!!!!ate mais


Nenhum comentário: