sábado, 2 de junho de 2012

Estudo do Capítulo 3 do livro Evangelho segundo João...



Oi gente,como estão,tudo bem?

Vamos para mais um estudo da Palavra ,e oro à Deus para que a palavra Dele se revele a cada um de nós e traga vida,em Nome de Jesus!!!!

No capítulo 3 de João do versículo 1 ao 15,fala sobre o encontro de Jesus com Nicodemos.
Nicodemos era um homem importante ,era fariseu,um dos principais dos judeus.
Nicodemos era um mestre das escrituras.Naquela época existia a bíblia,mas ela era composta apenas pelo velho testamento, e Nicodemos era um mestre da palavra, ele fazia parte do sinédrio, era como se fosse um grupo de homens respeitados.Eram juízes e julgavam segundo a lei de Moisés,os 10 mandamentos.
Ele foi visitar Jesus de noite, não sabemos o motivo dele ter ido anoite, talvez não queria que seus companheiros do sinédrio, os fariseus vissem(eles eram os que julgavam à Jesus), ou se foi anoite, porque com isso não teria uma multidão com Jesus, como teria durante o dia e isso daria mais privacidade para conversar com Ele.
Bom podemos sugerir vários motivos, mas na verdade na bíblia não deixa claro isso.

Nicodemos com suas palavras declarou que sabia que Jesus era um Mestre que tinha vindo da parte de Deus, pelos sinais que Ele fazia. Mas ao mesmo tempo não compreendia muitas coisas.
Jesus disse à ele que, quem não nascesse de novo não poderia ver o reino de Deus. E isso deixou ele confuso por não entender. 

Quando Jesus fala sobre nascer de novo, fala do arrependimento, do receber à Ele em seu coração, se tornar uma nova criatura, ser batizado, morto para o velho homem, para os seus pecados, e isso Nicodemos não compreendia.
Na verdade ele não compreendia porque não tinha nascido do Espírito ,(falo dos que se arrependem, por terem tido convicção de seus pecados, e se voltam para Cristo, crendo que ele é o Senhor e Salvador e passa então a viver segundo a vontade de Deus e não mais a sua ou a do mundo). 

Era isso o que Jesus queria dizer com suas palavras.
Nicodemos podia ser mestre em Israel,mas se não arrependesse de seus pecados, e cresse que Jesus era o Filho de Deus que veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados, ele não poderia ser salvo, ou nascer de novo.

Jesus também fala de ter estado no céu e de lá ,ter descido,Ele estava com Deus e tudo que fazia era para testemunhar daquilo que Deus tinha lhe confiado.
No versículo 14 e 15 fala sobre uma profecia que foi cumprida com sua morte. Em números 21:9, Moisés foi instruído por Deus, para que fizesse uma serpente de bronze e a levantasse no deserto, para que todo que olhasse para a serpente pudesse ser salvo. Jesus compara a si mesmo como sendo a serpente que foi levantada para salvar aqueles que olhassem para ela.
E termina falando que aquele que crê Nele será salvo.

A missão do Filho...Do versículo 16 ao 21...Jesus fala o porque Ele veio ao mundo e foi enviado por Deus.Estes versículos fala do tamanho amor de Deus por nós,amor tão grande que fez com que Ele escolhesse o melhor que Ele tinha para morrer por nós(seu Filho único).
Todo aquele que entende e crê nestas palavras receberá à salvação. Jesus não veio para nos julgar, mas para nos salvar.
Em seguida, Ele fala que aquele que crê em Nele não será julgado por Deus pelos seus pecados, mas aquele que não crê, já esta julgado.Porque não crê,que Jesus é o Filho de Deus.

No versículo 19 ao 21,fala de Jesus como a luz. Muitos preferem viver para o mundo(amam as trevas), satisfazer seus próprios desejos e não se preocupam  com o que acontecerá quando eles morrerem.
Não se lembram de Deus,nem buscam conhecer a sua palavra (Bíblia) para entendê-lo e saber de seus planos para nós.
As palavras de Jesus nos mostra onde temos errado diante de Deus, por isso Ele é luz, assim como a luz ilumina as trevas assim também Jesus ilumina nossas vidas e revela o que temos feito de errado(pecado).

João Batista testemunha....Do versículo 22 ao 30....Aqui fala que Jesus estava batizando nas terras da Judeia e João Batista também batizava mas em outro lugar, em Enom, antes de ele ser preso.
E um dos discípulos de João falou à ele que Jesus batizava em outro lugar, e muitos iam para ser batizado.
João Batista lembra à eles que ele João não era o Cristo, e fala que ele veio para abrir o caminho de Jesus. E por isso ficava feliz que muitos estavam crendo e sendo batizados por Jesus.

O Filho em relação ao mundo...Do versículo 31 ao 36....Aqui esta bem claro o que Jesus diz à respeito Dele mesmo. Quando Jesus estava com Deus, Deus preparou Jesus, deu à Ele seu Espírito e as sua palavras.
Deus ama Jesus seu Filho e deu à Ele autoridade sobre todas as coisas.
Versículo 36 ...  Por isso,quem crê no Filho (Jesus) tem a vida eterna, o que não crê e fica rebelde contra o Filho (Jesus), não verá a vida, mas esta debaixo da ira de Deus.

Este estudo que fizemos é muito importante porque fala da salvação,então leia e peça à Deus para que Ele te dê fé para crer,se você não consegue crer.Hoje nós vivemos e não nos preocupamos com o fim de todas as coisas como todos já devem ter ouvido,mas isso é sério, e quem tem lido a Bíblia sabe que tudo o que tem acontecido hoje no mundo,guerras,fome,desastres da natureza,tudo isso fala que aconteceria nos finais dos tempos e tudo isso seria o começo das dores. Muitos temem mais a Satanás do que a Deus, mas aquele que não crê em Jesus e que Deus o enviou ao mundo para salvação de todos os que creem serão julgados, a ira de Deus cairá sobre estes. Em Mateus 10:28 fala que devemos temer a Deus que tem o poder para fazer nosso corpo e alma perecer no inferno.

Deus abençoe você que tem feito este estudo!!!!



4 comentários:

Unknown disse...

Gostei do estudo muito forte e verdadeiro glorificado e exaltado seja o nome do altíssimo Todo Poderoso o rei dos reis senhor dos Senhores

Lamonyque disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Lindo estudo ajuda a esclarecer bastantes dúvidas sobre esse capítulo.

Unknown disse...

Mto bom