quinta-feira, 28 de junho de 2012

Estudo do capítulo 9 do livro Evangelho segundo João...



Oi gente!!!A Paz e a graça de Deus seja com todos em nome de Jesus!!!
Quanta alegria poder estar aqui novamente fazendo este estudo com vocês!!!Louvo a Deus por cada vida que tem dedicado um tempinho para estar fazendo este estudo comigo,creio com toda convicção da minha fé que vocês serão grandemente abençoados,assim como eu tenho sido por este estudo.
Oro a Deus pedindo a Ele que nos revele sua palavra da maneira verdadeira que ela é,em nome de Jesus!!!

__Capítulo 9__


Versículos de 1 a 12...A cura do cego de nascença___Vemos que Jesus estava caminhando quando vê um homem que tinha nascido cego.Os discípulos que estavam com ele ,perguntam o motivo da cegueira daquele homem,porque os judeus acreditavam que quando alguém nascesse cego,essa pessoa estava pagando por um pecado.Eles acreditavam que tanto o homem poderia ter pecado no ventre materno,ou ate mesmo seus pais também poderiam ter pecado.
Mas Jesus responde a eles que nem o homem,nem seus pais tinham pecado,mas ele tinha nascido cego para que Jesus através da vida dele pudesse fazer a obra de Deus,curando ele.
Jesus diz que enquanto Ele estivesse no mundo era preciso fazer a obra de Deus.Aqui Jesus se referia a Ele mesmo como luz e dia, e também para os dias de hoje referindo a nós,enquanto temos o Espírito de Deus no mundo e estamos neste mundo temos que fazer as obras que Deus tem nos dado,porque na Bíblia diz que o Espirito de Deus,Espírito Santo Ele não ficará sempre no mundo,chegará um tempo que Ele será retirado do mundo,quando vier o tempo das dores,das tribulações,e o fim do mundo como já ouvimos falar.Daí será muito mais difícil crer,porque o Espírito Santo Ele trabalha no coração humano revelando seus pecados para que se arrependam e volte sua vida a Deus.
Depois Jesus cuspiu na terra e fez como se um lodo e colocou nos olhos do homem que estava cego e disse para ele se lavar no tanque de Siloé,que também é chamado de o tanque do Enviado.Vemos que o homem que estava cego creu nas palavras de Jesus,mesmo pela atitude estranha que Jesus usou para curá-lo.E quando ele voltou de ter se lavado ele já estava vendo,vendo pela primeira vez já que ele tinha nascido cego.
Muitos que conheciam ele,quando o viram enxergando não acreditavam ser ele mesmo,porque sabiam que ele tinha nascido cego e ate mesmo por sua deficiência para sobreviver pedia esmolas.E ele mesmo disse a eles que era ele mesmo quem antes era cego,as pessoas perguntaram como ele passou a ver  e ele falou a eles que um homem chamado Jesus tinha feito lodo com a saliva e aplicado em seus olhos  mandou ele se lavar,ele foi e voltou vendo.
Com isso muitos queriam saber de Jesus e o homem que antes era cego diz não saber onde Jesus estava.

Versículos de 13 a 34...Os fariseus interrogam o cego___Eles levaram o homem que tinha sido curado da cegueira ate os fariseus,porque Jesus tinha curado aquele homem no dia de sábado,como estudamos antes os judeus guardavam os sábados ,era um dia dedicado somente a Deus.
Quando os fariseus ficam sabendo do acontecido,perguntam para homem que tinha sido curado da cegueira,como ele tinha passado a enxergar,e ele responde a eles que aplicando lodo nos olhos dele,depois de lavar ele passou a ver,referindo a Jesus,que Ele tinha feito isso.
Alguns dos fariseus diziam que por Jesus não guardar o sábado,por ter curado em dia de sábado não podia ser de Deus,porque para eles o fato de Jesus ter feito lama era como se tivesse trabalhado e aquele que não guardava o sábado era um pecador.E outros diziam que se Jesus fosse pecador não podia fazer milagres.E com isso os fariseus ficaram divididos em suas opiniões.
Perguntaram de novo ao cego o que ele dizia a respeito de Jesus e ele respondeu que achava que ele era um profeta.
Com isso começaram os judeus a duvidar que ele tinha nascido mesmo cego e mandaram então chamar seus pais para perguntarem diretamente a eles.Os pais do homem que antes era cego confirmou que aquele era o filho deles que tinha nascido cego e que, como ele tinha passado a enxergar eles não sabia, mas que eles perguntasse diretamente para ele,pois já era homem adulto.
Na verdade os pais daquele homem que antes era cego ficaram com medo de dizer que tinha sido Jesus quem tinha curado seu filho,porque sabia que eles poderiam ser expulsos da sinagoga,que era o lugar de adoração dos judeus a Deus.
Chamaram de novo o homem que tinha sido cego e disseram a ele que ele tinha que agradecer a Deus por sua cura e que Jesus era um pecador.Ele respondeu a eles que se Jesus era um pecador não sabia,mas que Jesus tinha curado ele isso ele sabia.
Eles como que não querendo acreditar de novo perguntam a ele como Jesus tinha curado ele,ele responde que ele já tinha dito como tinha sido curado mas eles não acreditavam então porque queriam que ele falasse de novo,e se era porque eles queriam ser discípulos de Jesus.
Eles se irritaram e disseram que ele era discípulo de Jesus,mas eles eram discípulos de Moisés,porque sabiam que Deus tinha falado com Moisés no Monte Sinai,mas Jesus nem sabia de onde ele tinha vindo.
O homem que antes era cego e que tinha sido curado por Jesus disse que eles sabiam que Deus não atendiam a pecadores,mas se fosse temente a Ele e fizesse sua vontade a esse Deus atendia.Ele quis dizer que se Jesus fosse pecador como poderia Deus ter atendido a Ele e curado ele que era cego.??E que se Jesus era temente a Deus e fazia a vontade de Deus,como ele que tinha sido curado por Ele cria,como que os fariseus ,que serviam e criam em Deus não conhecia as obras de Jesus.??
Eles então retrucaram acusando o cego de pecador por ter nascido cego e por ser pecador quem era ele para querer ensinar eles,e com isso expulsaram ele da sinagoga.

Versículo de 35 a 41...Jesus revela-se ao cego___Quando Jesus fica sabendo que os fariseus tinham expulsado aquele homem que Ele tinha curado da sinagoga, o encontra e pergunta a ele se ele cria no Filho do Homem(Filho de Deus).Ele responde a Jesus perguntando quem é para que ele creia nele.Jesus se revela a ele como sendo Ele mesmo.Então aquele homem que tinha sido curado por ele,disse que cria Nele e adorou a Jesus.A adoração dele talvez tenha sido de ele se ajoelhar em sinal de honra a Jesus,por crer Nele.
E com isso Jesus diz a eles que tinha vindo ao mundo para juízo,ou julgamento,para que os cegos vejam e os que veem se tornem cegos.(Eu tenho uma interpretação para esta frase,os cegos são aqueles que vivem uma vida que acham ser normal,não conseguem enxergar que precisam de Deus em suas vidas,por isso Jesus veio para dar a visão a estas pessoas,para que entendam que precisam Dele para serem salvos,Ele é o único que pode nos levar ate Deus,Ele mesmo disse,quem crê em mim crê no Pai que é Deus.
E os que vêem se tornem cegos,porque mesmo crendo em Deus, enxergando a Deus como Deus,não recebe a Jesus como o Filho de Deus que veio ao mundo para trazer a salvação,essas pessoas se tornam cegas para a verdade de Deus.
Por isso Jesus diz aos fariseus que se eles fossem cegos ,eles não teriam pecado,porque aquele que é cego ainda não recebeu a verdade de Deus em seu coração,não conseguem entendeu que o que ele faz,e contra a vontade de Deus,mas os fariseus conheciam a palavra de Deus e sabiam que o que eles faziam,vivendo uma falsa religião não era a vontade de Deus.Como eu disse em um outro estudo,eles viviam uma fé falsa,onde eram hipócritas,faziam tudo para seus próprios interesses.Ate mesmo o comentário do irmão Giuliano Godoi nos esclarece muito sobre isso.

Deus abençoe todos vocês!!!!




Nenhum comentário: