quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Estudo da carta de 2 Timóteo capítulo 3

Oi amigos, que a graça e a paz de Cristo esteja com todos!!!
Hoje no estudo da carta de 2 Timóteo estaremos aprendendo com o Apóstolo Paulo sobre a corrupção dos últimos dias e a importância da Palavra de Deus.
Oração: Pai, nos colocamos Senhor para meditação da tua Palavra e te pedimos para que o Senhor possa nos ensinar segundo a Tua Soberana Vontade, em nome de Jesus.... Amém!

___ 2 Timóteo capítulo 3 ___

Dos versículos 1 ao 9 ....  Os males e as corrupções dos últimos dias ___ Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínios de si, cruéis, inimigos do bem,
traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,
que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistiram à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto a fé;
eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.

(Paulo começa o capítulo 3 de sua carta a Timóteo, falando à ele sobre os últimos dias. Lembrando que Timóteo era o presbítero responsável da igreja de Éfeso (1 Timóteo 1:3) e a igreja passava por um período de dificuldades, pois alguns estavam se  levantando contra as verdades do evangelho de Cristo Jesus (1 Timóteo 1: 3 ao 7). Esses foram identificados por Paulo como falsos mestres e falsos crentes (2 Timóteo 2:14 ao 26).
Então Paulo fala de como seria difíceis os últimos dias e de como as pessoas teriam seus caráteres deformados e corrompidos.
Seriam homens egoístas, amantes do dinheiro, orgulhosos, arrogantes, se opondo em palavras e atitudes contra Deus, desobedientes aos pais, ingratos, com falta de respeito as coisas de Deus. Seriam também homens que teriam perdido a capacidade de amar, seriam cruéis, envaidecidos e orgulhosos de si mesmos, mais amigos dos prazeres deste mundo e da carne do que de Deus.
As características que Paulo deu foi para que Timóteo pudessem identificar os falsos mestres e os que estavam no erro, porém podemos identificar essas características ainda hoje no homem moderno. Isso tem sido a característica da sociedade em que vivemos e ate mesmo de alguns que dizem professar sua fé em Cristo.

Paulo diz a Timóteo que alguns poderiam ate ter a forma de piedade, ou seja, parecer seguir a fé em Cristo, mas seu interior estava corrompido e não haviam sidos transformados pela regeneração do Espírito de Deus (Tito 3:3 ao 7). Eles chegam a negar o poder de Deus para salvação, que são as verdades do evangelho (Romanos 1:16).
Algumas mulheres na igreja de Éfeso tinham se perdido, por darem ouvidos sem discernimento aos falsos mestres. Eram mulheres vulneráveis por ainda estarem em pecado.

Paulo fala sobre Janes e Jambres, homens que resistiram a Moisés. Nas escrituras, (bíblia) não se encontra o nome destes dois homens. Uma tradição judaica identificou estes dois homens como sendo aqueles mágicos que eram conselheiros de Faraó (Êxodo 7:8). Esses foram homens que resistiram a verdade, assim como os falsos mestres e falsos cristãos da igreja de Éfeso e ambos  tinham suas mentes corrompidas e se mostravam condenados quanto à fé. 
A exortação e repreensão de Timóteo sobre estes falsos cristãos e mestres deixaria evidente a falta de razão deles perante todos, assim como Moisés fez com aqueles dois homens, Janes e Jambres (Êxodo 7:12).)

Dos versículos 10 ao 11 ....  Paulo elogia a Timóteo por sua firmeza e o exorta a permanecer leal à verdade ___ Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,
as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônico e Listra, _ que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor.
Ora, todos os que querem, viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

(Paulo lembra a Timóteo da sua própria perseverança na fé, mesmo tendo passado por oposições e  perseguições. 
Paulo cita o nome de três cidades nas quais sofreu com oposições e perseguições, Antioquia, Icônico e Listra, a cidade de Listra inclusive é a cidade natal do próprio Timóteo. 
Paulo diz a Timóteo que por mais que tenha passado por tantas dificuldades e perseguições, Deus os livrou de todas.
Paulo diz a Timóteo que, todos que querem viver piedosamente em Cristo, tendo um espírito de devoção ao Senhor, sofreram por perseguições. Na verdade isso é uma certeza que todo cristão deve ter ao se converter ao evangelho de Cristo, que a caminhada não será fácil (João 15:20), mas se for fiel e perseverar, o Senhor dará uma chegada segura, e alcançará a coroa de glória (2 Timóteo 4:8).
Mas os homens que insistirem em seus erros, vivendo de forma perversa, receberam condenação por suas vidas de enganos (Salmos 9:17).)

Dos versículos 14 ao 17 .... A inspiração, valor e utilidade das Santas Escrituras ___ Tu, porém, permanece naquilo que aprendestes e de que fostes inteirados, sabendo de quem o aprendestes
e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

(Paulo exorta a Timóteo a permanecer fiel em tudo que ele aprendeu ainda na sua infância. Pois o conhecimento das Escrituras é o instrumento de Deus para que seja gerado fé dentro de nós (Romanos 10:17) , e pela fé em Cristo sermos salvos (Efésios 2:8).
Timóteo recebeu o ensino das Escrituras ainda criança, isso mostra a sabedoria de sua avó Loide e sua mãe Eunice, que foram as responsáveis por discipular ele quando criança e com isso Deus em sua graça, honrou a fé de sua avó e mãe, pois Timóteo não se desviou deste caminho (Provérbios 22:6).

Paulo declara que toda Escritura é inspirada por Deus, ou seja, Deus não só é o personagem principal das Escrituras como autor de toda ela. Deus através de seu Espírito inspirou homens fiéis, justos a escrever a sua Palavra.
E por isso ela é útil para ensinar qualquer um sobre o evangelho de salvação (CRISTO), para repreensão e condenação para aqueles que estão no pecado, para corrigir os que estão no erro e para que todos tenham o conhecimento da verdade para salvação.
Se tornando habilitado para caminhar na justiça e retidão do Senhor.)

Nenhum comentário: